Plágios de trechos e/ou músicas inteiras

Autor Mensagem
MAGRO DO BONFA
Veterano
# abr/03 · Editado por: Moderador


DIGAM AÍ EXEMPLOS DE PLÁGIOS DE TRECHOS E/OU MÚSICAS INTEIRAS. AÍ VAI UMAS (obs.: a primeira música citada é a cópia; a segunda é a verdadeira):

Adoled (Planet Hemp) = The Ocean (Led Zeppelin) - a guitarra é exatamente igual, só muda um pouco a velocidade;

Don't look back in anger (Oasis) e Imagine (Lennon): o piano da introdução da primeira é igual ao da segunda.

Uma porcaria duma música do Jota Quest e "Back in Black" do AC/DC: o grupo mineiro plagiou descaradamente a introdução da música do AC/DC, falando inclusive em entrevistas sobre isso. Eles devem ter comprado os direitos autorais da música.

Ain't talkin'bout dub (Apolo não sei o quê) e Ain't talkin'bout love (Van Halen): a primeira é praticamente uma versão integral eletrônica da segunda).


NOTA DO MODERADOR: Não use o CAPS LOCK pra título de tópico! Leia as regras!

Grow
Veterano
# abr/03
· votar


a do planet hemp os kras sempre disseram q foi a versão q eles fizeram pra música do Led

Seu Madruga
Veterano
# abr/03
· votar


já tem um posto aqui com esse tema...
child in time do purple...plagiada descarada (e assumidamente) da musica bombay calling, da banda its a beautiful day

Walker
Veterano
# abr/03
· votar


Reza a lenda que sweet child o mine do guns foi uma música comprada por eles, e não é de autoria deles. E Don´t you cry falam que foi plágio, mas não sei de quem...

Walker
Veterano
# abr/03
· votar


E o Kurt compôs Smell like teen spirit tentado imitar "Debaser" do Pixies.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# abr/03
· votar


na verdade kurt compos smells no riff ra More Than A Feeling do Boston .....

MORE THAN A FEELING
Tabbed by: Pontus Ottosson (greedo@dangerous-minds.com)
Performed by: Nirvana
Boston cover jammed at 8/30/92

Tuning:Standard ½step down


Hint:use SLTS strumming.
F5 Bb D5 C5
e-|--------------------------------|
B-|--------------------------------|
G-|-----------3-3-3-3-7-7-7-5-5--5-|
D-|-3-3-3--3--3-3-3-3-7-7-7-5-5--5-| x2
A-|-3-3-3--3--1-1-1-1-5-5-5-3-3--3-|
E-|-1-1-1--1-----------------------|

F5 Bb D5 C5
e-|--------------------------------|
B-|--------------------------------|
G-|-----------3-3-3-3-7-7-7-5-5--5-|
D-|-3-3-3--3--3-3-3-3-7-7-7-5-5--5-|
A-|-3-3-3--3--1-1-1-1-5-5-5-3-3--3-|
E-|-1-1-1--1-----------------------|
"More than a feeling....."

F5 Bb D5
e-|---------------------|
B-|---------------------|
G-|-----------3-3-3-3-7-|
D-|-3-3-3--3--3-3-3-3-7-|
A-|-3-3-3--3--1-1-1-1-5-|
E-|-1-1-1--1------------|

let the last D5 feedback and seque into SLTS

metal_defender
Veterano
# abr/03
· votar


ouçam drakkar ......essa banda plageia um tanto de musicas eruditas!

Grow
Veterano
# abr/03
· votar


kra, isso pode ser coinscidência, músicas com power chords dá muita confusão por muitas serem parecidas apenas na tab, mas na maneira de tocar é algo totalmente diferente, aliás, eu não acho q o kurt tenha copiado smell pois ninguém na imprensa nunca falou nada sobre isso

MKazan
Veterano
# abr/03
· votar


MAGRO DO BONFA
essa Adoled do Planet Hemp foi feita de propósito.
Eu vi uma entrevista dos caras na MTV falando sobre isso. Inclusive o título da musica ja é sobre isso. Adoled significa "A do Led." A (musica) do Led.

guitarrafuriosa
Veterano
# abr/03
· votar


O Régis Tadeu, da Cover Guitarra afirma que Smells Like Teen Spirit é um plágio descarado de uma música de outro grupo, não sei dizer agora mas vou procurar pra pôr o nome depois.
Parece que a linha de baixo de Come As You Are também foi roubada, não sei dizer de quem...

leonnardo
Veterano
# abr/03
· votar


Walker
Sweet chil o' mine é de autoria do Guns N' Roses sim, tanto que já vi uma entrevista do Slash dizendo como eles comporam a musica: ele disse que estavam numa roda na praça com o violão e oslash tava mandando o solinho/riff do começo toda hora só que não tinha sentido sozinho e o Axl falou pra ele fazer uma base porque ele tava com uma letra nova.
E Don't Cry é plágio sim tanto que depois que eles foram indiciados eles nunca mais podem tocar, tanto que hoje em dia se ele tocar vai ter de pagar uma multa a cade execução da musica. (tanto que nao tocou no RIR, Las Vegas...)

leonnardo
Veterano
# abr/03
· votar


Mkazan
tu tá certo essa musica do Planet Hemp "adoled" é uma homenagem mesmo.... eu ja ouvi o d2 falar arespeito

srvaughan
Veterano
# abr/03
· votar


O piano de Don't Look Back in Anger NÃO é igual ao de Imagine... só a batida...

Walker
Veterano
# abr/03
· votar


Leonnardo,
É óbvio que o slash não vai admitir se a música é "comprada" ou não, isso é só uma lenda, não tem nada provado... todo mundo é inocente até q se prove o contrário.

Anônimo
Veterano
# abr/03
· votar


Adoled = A do Led (Zeppelin)

=]

Ah.. o Kurt Cobain era mto fã dos Pixies (e eu tbm!), e porisso tentou se aproximar deles em Smells..

Não sei se foi baseado em alguma musica especial, mas a batida percusiva e o solinho seguindo a melodia da música eh 100 % Pixies!

Rafinha Walkabout
Veterano
# ago/04
· votar


a "Buterfly" do crazy town tem o mesmo instrumental q a "Pretty little ditty" do red hot.Claro q eles devem ter feito isso d proposito, ou ter conseguido os direitos, sei lah, mas o fato eh q eh igual, e quem conhece as mais antigas do red hot sabe disso.

maggie
Veterana
# ago/04
· votar


Direto do Túnel do tempo.

Outro caso de plágio - não confirmado - é Já Sei Namorar, dos Tribalistas, que se parece muito com Family Affair, do There's a Riot Goin' On.

CIRO
Veterano
# ago/04
· votar


O Vanilla Ice também plagiou uma música do Queen.

Rafinha Walkabout
Veterano
# ago/04
· votar


TIHUANA: O grupo foi acusado de ter copiado "Praia nudista", seu primeiro sucesso, de uma banda latina, e "Pula!", seu segundo hit, de uma banda chamada King Kong de Konga. Em ambos os casos ficou difícil negar a acusação.

naum curto tihuana, mas axei isso na net.

Rafinha Walkabout
Veterano
# ago/04
· votar


axei tamen essas:

LEGIÃO URBANA: Renato Russo pegou o "hey white boy/what are you doin´in the town?" de "Waiting for the man", do Velvet Underground, e inseriu na cara-dura em "Mais do mesmo" ("hey menino branco/ o que você faz aqui?").

PARALAMAS DO SUCESSO: Um antigo amigo de faculdade de Bi Ribeiro acusou a banda de ter plagiado uma obscura banda de reggae africana em "Alagados". E um radialista de São Paulo lançou o boato de que "O beco", sucesso da banda de 1987, tinha sido chupado de "Johnny B. Goode", na versão de Peter Tosh.

TITÂS: O então octeto paulista chupou o arranjo de "I´m free", do Who, deu uma mexidinha básica e meteu no final de "Desordem" (do disco Jesus não tem dentes no país dos banguelas), além de copiar umas frases de "Damaged goods" (do Gang of Four) para incluir em "Corações e mentes" (do mesmo disco).


ENGENHEIROS DO HAWAII: há rumores de que a letra de "Infinita highway" tenha sido chupada de uma música dos Talking Heads chamada "Road to nowhere".

Rafinha Walkabout
Veterano
# ago/04
· votar


E ateh o elogiadissimo raul seixas tah nessa:

RAUL SEIXAS: O velho e saudoso Raul praticou por muitos e muitos anos a fellatio musical. O único admitido foi o de "Rock das aranhas", que Raul disse ser copiado de um antigo rock gravado por Elvis Presley, "Killer driller", mas o mais cara de pau é "S.O.S.", idêntica a "Mr. Spaceman", dos Byrds. Isso sem falar em "Eu nasci há dez mil anos atrás", homônima de um country gravado também por Elvis ("I was born 10.000 years ago"), "Loteria de babilônia", cuja finalização é chupada de "How many more times", do Led Zeppelin (que já era chupada de "The hunter", um antigo blues de Albert King) e a pouco conhecida "O dia da saudade", que mistura duas músicas dos Beatles ("Back in the U.S.S.R." e "Get back").


Fik a duvida neh.....

boka
Veterano
# ago/04
· votar


isso chama-se citaçao;;; nao plagio
o q o raul faz

Rafinha Walkabout
Veterano
# ago/04
· votar


boka

pode cre, eu soh axei amssa destacar isso, eu axei na net.Naum estou afirmando q seja plagio, mas na fonte q eu tirei isso dizia plagio.MAs eh uma opiniaum da fonte e naum minha.Mas vlw ae.....

Akan
Veterano
# ago/04
· votar


O que a galera do Rap faz é plagio discarado! ( vejam o topico, aqui, musica USA)

Bico
Veterano
# ago/04 · Editado por: Bico
· votar


Por falar em rap...
Descobri um numa música do primeiro CD do Gabriel Pensador. Em Rap do 175 tem um trecho em q o baixo é o de Love Cats, do The Cure.

Nesses casos, nem considero plágio, pq no rap, esses "samplers" são muito comuns e não é feito pra ser nada secreto.

Não sei se no encarte, é citada a música do The Cure. Tem muito tempo q eu perdi esse CD do Gabriel.

conte
Veterano
# ago/04
· votar


mamonas assassinas faz um certo plagio do the mirror - dream theater na musica boys don't cry
pode vê

Rafinha Walkabout
Veterano
# ago/04
· votar


mamonas eh um caso a parte.os karas soh zuavam, nem eskentavam cum essas coisa.O album todo era uma zuação, tinha humor.Pode ser q eles apenas tenha feito uma satira desa musica q vc citou, sei lah kra, como eu falei, eles saum uma caso a parte.

Bico
Veterano
# ago/04 · Editado por: Bico
· votar


conte
Mamonas tb é um caso à parte. A idéia daquele CD é parodiar geral mesmo. Tem exemplo q vc citou (The Mirror do Dream Theater em Bois Don´t Cry), em Chopis Centis, parodiam trechos de Should I Stay or Should I Go do The Clash, em Vira-vira eles parodiam Roberto Leal e por aí vai. Eu tb suspeito q vários dos riffs do bento Hinoto eram "plágios".

Só as músicas 1406 e Cabeça de Bagre II q me parecem serem "totalmente deles". Aliás, são minhas preferidas!

Rafinha Walkabout
Veterano
# ago/04
· votar


Bico

podi cre, como eu disse, o negocio deles erazuar mesmo.

Só as músicas 1406 e Cabeça de Bagre II q me parecem serem "totalmente deles". Aliás, são minhas preferidas!

tamen saum minhas preferidas.

Tuarelli
Veterano
# ago/04
· votar


Tem aquele riffzinho de Paranoid (Black Sabbath) que é igualzinho ao de Dazed And Confused (do Led Zeppelin).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Plágios de trechos e/ou músicas inteiras