Dante Mantovani e o rock.

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# jan/20


https://jovempan.com.br/noticias/brasil/funart-proibe-rock-edital.html

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Qual o problema com essa gente?

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Qual o problema com essa gente?"

Bem feito pros "roqueiros conservadores" que elegeram estes caras.

Aliás, roqueiro conservador é o mesmo que puta evangélica. O cara pelo menos é coerente, conservador que se preza abomina o rock.

Ultimamente eu dou é risada deste país de bosta.

Já te falei meu amigo, vai por mim, prá mudar este País só saindo as ruas e chutando umas bundas.

makumbator
Moderador
# jan/20 · Editado por: makumbator
· votar


entamoeba
Lelo Mig

Isso nem é recente e nem foi fundamentado por esse governo. Já contei aqui do meu antigo maestro (pessoa excelente e de quem aprendi muito) e que tinha a mesma opinião sobre o rock (e o Jazz ele chamava de falsa improvisação sem estrutura). Mas esse meu maestro nasceu nos anos 30, então ele era de muitas gerações passadas.

Como vocês me conhecem, eu gosto de brincar. Então eu gostava de falar com ele sobre rock e jazz só pra ele ficar louco e tentar me mostrar o quão ruins esses estilos eram. Eu me divertia nessas conversações (e também aprendia no processo).

É realmente um tanto estranho um maestro jovem ter tal visão, MAS aqui mesmo nesse fórum muita gente tem a mesma opinião sobre funk carioca e adjacências (não é música, é coisa de primitivo, é apologia de bandidagem, apologia de putaria e drogas, etc...).

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Bom....Maluf e Lalau estão condenados.

HortaRates
Membro
# jan/20
· votar


Lelo Mig
makumbator
Excelentes comentários. Tenho opiniões semelhantes.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20
· votar


tem que chegar com um proibidão carioca só de zoas

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


makumbator

Cara, uma coisa é você achar que o rock é musiquinha de merda, coisa menor, em termos de "arte/técnica" musical.

Até porque, sob certo ponto de vista, é mesmo! Eu gosto, muito! sou rockeiro, mas é fato!

Agora, outra bem diferente, é achar que é coisa de "satã", que leva ao aborto e as drogas....afff.........aí não né?

HortaRates
Membro
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Mas tem muito "rockeiro conservador" que tem a convicção que o funk também leva às drogas, bandidagem e putaria. Acho que essa foi a crítica.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Agora, outra bem diferente, é achar que é coisa de "satã", que leva ao aborto e as drogas....afff.........aí não né?


Então, mas tem gente que faz a ligação entre essas coisas. Acho que já comentei aqui de um livrinho odioso sobre esse assunto que comprei em um sebo. Vou até procurar ele aqui pra falar o nome.

Um dia andando em uma livraria/sebo eu vi sobre o que era esse tal livro e achei interessante ler sobre (mesmo não concordando, aliás em geral eu gosto mais de ler sobre coisas que não concordo). Peguei e fiquei segurando pra comprar na saída.

Aí o dono da livraria (que me conhecia há tempos) veio me perguntar se eu ia mesmo levar aquela obra, pois logo depois chegou um pastor evangélico que estava procurando o tal livro. Eu reafirmei que levaria, mas ,mesmo assim o tal pastor ficou me urubuzando pra ver se eu desistia e deixava pra ele a obra...hehehe. Aí é que eu ia comprar mesmo! Hahaha!

Depois o dono me contou que o pastor concorda com as teorias do livro e estava procurando por ele fazia tempo.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


HortaRates
Mas tem muito "rockeiro conservador" que tem a convicção que o funk também leva às drogas, bandidagem e putaria. Acho que essa foi a crítica.


Isso mesmo. E às vezes são roqueiros que se colocam como progressistas e tudo mais (só por ouvirem rock), mas só até a página 2.

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Coisa de satã ou não...
Acredito que existe um certo elemento hierárquico entre os evangélicos e este governo
Galerinha que vê futebol pelo 360 é muito inteligente
E foram seus pais que votaram
A gente tem que fazer um sacrifício pelas gerações futuras

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Eu conheço esse livro, já li....kkkk

HortaRates

"que o funk também"

Neste aspecto você esta certo.

A diferença (não questionando moralmente) é que o rock "foi" um movimento rebelde que colocou em pauta estas questões e fez uso de subversões para confrontar o sistema. Ainda que existam algumas apologias.

O Funk, não generalizando, não é subversivo e é mais apologista (O RAP é bem subversivo, mas nunca vi subversão no funk). Mas, ainda assim, sou contra a censura.

HortaRates
Membro
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Eu vejo o funk como extremamente subversivo. Talvez não necessariamente nas letras, e, talvez, não de forma completamente intencional. Mas o funk coloca em pauta uma questão social muito peculiarmente brasileira. De uma forma que o rock, por ser americano, nunca seria capa de fazer.

makumbator
Moderador
# jan/20 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Eu conheço esse livro, já li....kkkk

É "O poder oculto da música", do David Tame, escrito em 1984. Tem umas coisas bem "interessantes" nele, como relacionar o rock com marxismo.


O Funk, não generalizando, é menos subversivo e mais apologista. Mas, ainda assim, sou contra a censura.

Não sei, acho o funk carioca mais subversivo do que o rock nos tempos áureos. Ah, e também sou contra tentarem barrar e censurar o funk, mesmo eu pessoalmente não gostando do estilo.

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Rock é vida sexo é vida e não devemos demonizar as drogas

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


...afirmou que o rock “leva ao aborto e satanismo”...

Uhum.....concordo total.
Que bom que tem os outros estilos que levam a procriação e a deus.

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Crianças façam sexo é mais gostoso que usar drogas

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Buja
...afirmou que o rock “leva ao aborto

E pelo sempre crescente número de habitantes no planeta, parece que esse lance de aborto não está funcionando. Isso é a prova que o rock morreu. Se estivesse na crista da onda a população mundial deveria decrescer.

-Dan
Veterano
# jan/20
· votar


makumbator
Isso nem é recente e nem foi fundamentado por esse governo. Já contei aqui do meu antigo maestro (pessoa excelente e de quem aprendi muito) e que tinha a mesma opinião sobre o rock (e o Jazz ele chamava de falsa improvisação sem estrutura). Mas esse meu maestro nasceu nos anos 30, então ele era de muitas gerações passadas.

Como vocês me conhecem, eu gosto de brincar. Então eu gostava de falar com ele sobre rock e jazz só pra ele ficar louco e tentar me mostrar o quão ruins esses estilos eram. Eu me divertia nessas conversações (e também aprendia no processo).

É realmente um tanto estranho um maestro jovem ter tal visão, MAS aqui mesmo nesse fórum muita gente tem a mesma opinião sobre funk carioca e adjacências (não é música, é coisa de primitivo, é apologia de bandidagem, apologia de putaria e drogas, etc...).


Então voce tá querendo que a gente acredite que o Motovani só busca uma sofisticação na musica, assim como seu amigo maestro que nasceu em 30. Mesmo apos o montovani tendo falado aquelas imbecilidades sobre rock?

Cara, não tem uma bizarrice desse governo que vc não tenta passar pano. Nem o Brunohardrocker tá nessa linha mais.

Credo nocê.

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Buja
Já disse que te acho uma gracinha?

-Dan
Veterano
# jan/20
· votar


HortaRates

Eu vejo o funk como extremamente subversivo. Talvez não necessariamente nas letras, e, talvez, não de forma completamente intencional. Mas o funk coloca em pauta uma questão social muito peculiarmente brasileira. De uma forma que o rock, por ser americano, nunca seria capa de fazer.

E revolucionário. Recordes de audiencia no youtube. é o que os jovens escutam e dançam. Prontinho pra gente exportar e faturar, tal qual a coreia fez com aquela merda musical que eles produzem.

rock é musica de tiozao.

makumbator
Moderador
# jan/20 · Editado por: makumbator
· votar


-Dan
Então voce tá querendo que a gente acredite que o Motovani só busca uma sofisticação na musica, assim como seu amigo maestro que nasceu em 30. Mesmo apos o montovani tendo falado aquelas imbecilidades sobre rock?

Não sei. Não conheço o cara pessoalmente. Não estou defendo o sujeito, só observando que há uma tradição nessa visão de mundo, bem mais antiga que governo Bolsonaro. Aquele livrinho do qual comentei é um exemplo disso, e foi feito no auge de popularidade do rock arena.

Cara, não tem uma bizarrice desse governo que vc não tenta passar pano.

Você está doido? Onde que eu passo pano pra essa ideia. Eu nem concordo com ela...por qual razão tudo que eu falo você acha que estou defendendo? Você pode me apontar o ponto exato do meu discurso em que concordo com tais ideias? Você está obviamente com preconceito contra mim. Nem tenta entender o que eu coloco e já me veste de farda da Gestapo (que são lindas, aliás, mas isso é outro papo).

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


TendTudo
Já disse que te acho uma gracinha?

aiiiiiiiii o ursão nao pode ouvir isso

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Buja
aiiiiiiiii o ursão nao pode ouvir isso

O Odion/tendTudo/mais um monte nicks também é meio ursão...vai ser briga de urso Grizzly contra urso polar!

-Dan
Veterano
# jan/20
· votar


makumbator

Nao falei que vc é contra essa ideia de tirar o rock do edital. Mas pega todo topico sobre as bizarrices desse governo e leia o que vc comenta.

É sempre um "veja bem..."

Fernando
Veterano
# jan/20
· votar


No edital de 2013 constava a mesma restrição ao rock, com texto praticamente idêntico: http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2013/02/Edital-Bandas-de- Musica_2013.pdf

Devem ter seguido o padrão anterior - o que não anula as bizarras opiniões do atual presidente da Funarte.

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


A extrema imprensa divulgou, o entamoeba compartilhou e vocês todos caíram!

>Edital do mesmo concurso em 2013 (proibindo Bandas de Rock):

http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2013/02/Edital-Bandas-de- Musica_2013.pdf

>Edital do mesmo concurso em 2020 (proibindo Bandas de Rock):

http://www.funarte.gov.br/edital/edital-premio-de-apoio-a-bandas-de-mu sica-2020/

Reparem que são "proibidas" (by imprensa) também, conjuntos musicais
de instituições religiosas, bandas militares e bandas de instituições de segurança pública.

E aí, Dilma perseguia os rockista em 2013?

As vezes o anti-birolirismo cega as pessoas.

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


HortaRates
makumbator

"vejo o funk como extremamente subversivo"
"acho o funk carioca mais subversivo do que o rock"


Não sei, talvez vocês estejam certos, mas não vejo assim...

Entendo por subversivo algo que se posiciona oposto ao modus operante vigente, ao establishment. Não acho que o funk e seus artistas façam isso, muito pelo contrário, acho o funk bastante machista e materialista, apegado a grifes e reivindicando futilidades.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


-Dan

Não senhor, eu estava apenas dando um contexto musicológico sobre as ideias que o tal maestro defende, de forma a deixar claro que existe sim uma pequena "tradição" desse viés na música "acadêmica".

Mas eu sou contra isso. Sempre fui, aliás. Mas nada disso me impediu de ter contato e aprendido música com pessoas que comungavam dessas ideias no todo ou em parte.

É sempre um "veja bem..."

Mas então você quer apenas que todo mundo condene tudo que te parece errado e não podem ponderar razões (mesmo que irracionais) e motivações dessas pessoas? Isso é meio fascista hein...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dante Mantovani e o rock.