Sobre grunges... ????

Autor Mensagem
Syf Rahoim
Veterano
# jan/04


Oi galera. Então, abri este fórum pra perguntar se ainda tem grunges no mundo... não grunges de roupa mas atitude.
E outra coisa: o que é ser grunge então, já que a idéia é não ser só gente que usa camisa xadrez (até porque os bicho-grilos tb andam usando...). Se tiver algum aí, dá um grito!

Ed_Vedder
Veterano
# jan/04
· votar


Olha, eu nunca soube verdadeiramente o que é grunge, além da referencia ao estilo musical... na minha opinião as bandas do movimento grunge são bem distintas, não só musicalmente falando, algumas viraram marionetes da MTV como o Nirvana e o Pearl Jam (que depois do segundo álbum caiu na real e viu que a MTV é uma merda) e outras ficaram um pouco longe dos holofotes da grande midia como o Alice in Chains e o Soundgarden... uma coisa que eu achava legal nas bandas grunge era a simplicidade dos integrantes, usavam roupas simples, e não com aquelas coisinhas gays com bermudinha de coton, calça de coro apertadinha e etc... eles nunca foram posers, como os bon jovi da vida.. eu acho legal no pearl jam o fato de eles ainda usarem algumas guitarras que eles usavam no inicio da carreira até hoje... acho muito show isso.... bem voltando ao topico eu me considero grunge sim, muito mais por curtir a musica feita naquela época, e acho que grunge não se restringe a Seattle, tem bastante banda que seguiu aquela linha e faz um som de qualidade como Silverchair, Stone Temple Pilots, Bush e o ECA! CREEDo

Syf Rahoim
Veterano
# jan/04
· votar


é Vedder, condorco com vc.
Quando abri este fórum, queria ver o que a galera pensa sobre isso pq minha opinião é a seguinte: apesar de toda aquela frescura em torno do Nirvana e do movimento grunge e aqueles rótulos tosquentos, o essencial da coisa pouca gente entendeu: eram gente normal fazendo um som com letras que faziam sentido pra eles. Posso até ser a única pessoa do mundo que se considera grunge e não curte muito Nirvana - pra mim, as letras do Pearl Falam muito mais sobre a minha realidade que as do Nirvana, e o que me irrita nesse povo de hoje que tenta fazer cópia do Eddie, feito o Creed, é o fato de que no fundo, o essencial se perdeu: fazer músicas simples sobre a vida de gente... comum, que percebe que o mundo de fato está numa situação cada vez mais doida, sabem que poderão fazer muito pouco ou quase nada e a única coisa que poderão fazer é cantar... Ohhhh aaahh ohhh, I'm still Aliveeeeeeeee...

Ed_Vedder
Veterano
# jan/04
· votar


Cara vc não é o único que não curte muito Nirvana não... eu respeito e reconheço a importancia do Nirvana na historia do rock... mas acho as letras do Kurt Cobain fraquissimas, e honestamente não me acrescentam nada... mas curto a energia da banda em si... quanto ao pearl jam bem pelo meu nick acho que nem precisa falar muito não é mesmo? puxa é só prestar atenção nas letras do eddie... poutz o cara é muito bom... eu fico pensando como ele escreveu black... puxa aquilo é demais, eu sempre fico triste quando escuto aquela musica, e nã só pela letra, mas tb pela interpretação dele... eu acho que uma banda deve sim exercer esse papel de falar sobre os problemas de jovens com armas (jeremy) suicidio (rearviewmirror) relacionamento entre pais e filhos (daughter), e ele escreve de uma forma que eu adoro... ele não dá respostas, apenas faz agente pensar sobre um assunto... não tenho nada contra nenhum estilo musical, mas é com o grunge que eu me identifico e não com "6666 the number of the beast"

Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


Ed_Vedder e Syf Rahomim

Pois é... Não quero que vocês levem a mal o que vou dizer, caras, mas isso que vocês chamam de essência do movimento grunge, "gente comum falando sobre gente comum" está muito presente naquele hardrock poser - e discutir o que é poser ou não já rendia um tópico novo - representado por bandas como o Bon Jovi.

Letras de clássicos do repertório de Jon Bon Jovi e sua trupe nos falam sobre o cara que perdeu o emprego e cuja garota tem que se virar para sustentar a casa trabalhando num restaurantezinho fuleiro... ou sobre as histórias engraçadas que todos nós temos quando somos adolescentes descobrindo as delícias de fazer algo proibido, como comprar uma garrafa de whiskey ou pegar uma puta na esquina... ou coisas sobre aquela primeira garota que realmente fode a tua vida de uma maneira que tu nem entende o que é porque essa coisa do "amor" é algo que nunca tinha acontecido antes... Se vocês ouvirem o hard rock com ouvidos abertos, vão perceber que essa também é a essência da coisa.

Keep rocking!

Ed_Vedder
Veterano
# jan/04
· votar


Fencer... é exatamente isso que eu odeio!!! hehehehe

Musiquinhas colegiais.. minha garota me abandonou... peguei a gatinha, oh baby.. isso pra mim não é rock... mas eu respeito quem curte entende... vc nunca vera uma letra do pearl jam parecida com isso... o grunge fala sobre tortura, sofrimento, problemas sociais... coisas que vão muito além de aventuras sexuais, bebedieras e etc... acho que talvez esteja ai a grande diferença do grunge... são letras depressivas, pesadas que nos fazem refletir... se vc pegar uma letra do pearl jam que fala sobre uma historia de amor (black) vc vai entender o que estou querendo dizer... é com outra conotação totalmente diferente

Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


Ed_Vedder

Cara... então eu acho que eu perdi alguma coisa no meio do caminho. Pelo menos o meu conceito de gente comum não engloba todo esse lado obscuro que o grunge representa bem aos teus ouvidos. Comum é algo que acontece com todos (ou com a maioria, pelo menos) e essa visão negativa do mundo, esse pessimismo que esteve tão em voga com os poetas românticos, não me parece a forma pela qual a maioria dos jovens - foi assim que tu disse - encara a vida, principalmente aqui no Brasil, onde por menos grana que se tenha, e por mais fundo que seja o poço onde o país vai entrando, o pessoal sempre tem disposição para se divertir do jeito que consegue.

Sei que essa adolescência problemática - que na minha opinião mais parece uma coisa inventada pelos psicólogos do que uma realidade geral - tem um certo apelo, mas vestir esse chapéu do desajustado depressivo me parece mais 1) uma atitude que não traduz a maioria das pessoas, e portanto não pode ser chamado "comum" e 2) algo tão forçado e posado (poser) quanto as lantejoulas do Poison, as pinturas demoníacas na cara de um King Diamond ou a cabecice vanguardista de um White Stripes.

Que te parece?

Keep rocking!

Ed_Vedder
Veterano
# jan/04
· votar


com certeza cara, eu sei que a minha opinião não é comum a maioria dos jovens, e honestamente isto não me preocupa... só quis estabelecer o que pra mim é a diferença entre o grunge e os outros estilos entende? acho que foi um época em que a depressão e a atitude de "essa é a minha opinião, se vc não gosta foda-se" prevalecia... e tipo não importa onde eu vivo, eu tenho uma visão pessimista do mundo sim... não vejo motivos para não ter e não ficar preocupado com isso... uma vez eu li uma frase do bon jovi que dizia mais ou menos assim "quando eu tinha 10 anos, enquanto meus amigos brincavam na rua, eu estava em frente ao espelho com minha guitarra fazndo pose" ai eu me pergunto, será que eddie vedder, kurt cobain, layne staley chris cornell se preocupavam com isso?

Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


Ed_Vedder

Sabe, cara... quando a conversa entra por esse lado de poser e comportamentos artificiais eu sempre lembro daquela frase do Shakespeare que diz que o mundo é um palco e todas as pessoas são atores. Essa frase é muito correta.

Todo mundo, uma hora ou outra, acaba representando um papel, não tem como fugir disso. Alguns mais, outros menos. Os headbangers usam suas roupas pretas e fazem cara de malvado com os braços cruzados nas fotos. Os hardrockers jogavam o cabelo para trás, faziam aqueles beicinhos gays com as calças metidas na bunda. Os grunges andavam por aí com suas bermudas arrastando os fundilhos no chão fazendo ares de não me importo com nada. Metaleiros, rockeiros, pagodeiros, forrozeiros... todos tem os seus códigos estéticos... Fazer a pose faz parte do show.

Até tu e eu, quando estamos jogando aquele charme de quinta categoria para alguma menina estamos fazendo pose, cara... :P

Agora, cá para nós... que declaraçãozinha bem maricas essa do Jon Bon Jovi, hein?

Ed_Vedder
Veterano
# jan/04
· votar


não sei mas o eddie vedder está com 40 anos de idade.. e ainda usa o mesmo all star preto da epoca do ten sem contar que o guarda roupa ainda é o mesmo... vc sabia que até o lançamento de vs eddie vedder ainda morava numa van? mesmo ten vendendo mais de 10 milhoes... eu não acho que com mais de 10 anos de estrada e com 40 anos na cara eles estejam fazendo pose de não estou nem ai, entende???


O bon jovi é uma marreca mesmo... detesto esse poser do caralho

Syf Rahoim
Veterano
# fev/04
· votar


Bem, meninos, acho que cheguei meio tarde no debate rsss... mas vamos ao que interessa. É, Vedder, o Vedder de lá realmente é inquestionável... Black é um hino cara! Quanto ao Bon Jovi e aos poser, olha Fender, desculpa, mas dá uma olhadinha no visual dos clips dessa galera... vc pode até dizer que as letras são sobre situações comuns, mas a produção daquilo não é uma coisa comum, os caras não se vestem da mesma forma que eu ou você saímos na rua... a não ser que você ainda use aquelas calças coladas e tal... Sobre o que é ou não comum, primeira coisa: já ouviu falar na antropologia e naqueles mnalditos desconstrutores de discurso? Bem, o comum que vc procura não existe. Quando digo "gente comum" estou falando das pessoas que não possuem um determinado tipo de status social, ou seja, a massa. Se as situações descritas pela minha banda grunge preferida - e do Eddie aí tb - são comuns, o olhar que aparece sobre elas não o é, e esta é a diferença. é fácil sair gritando "Take me down to the paradise city when the cross is green and the boys are preatty", e eu canto isso várias vezes, mas não me leva a nada além... não me faz pensar no que estou sentindo no momento. Você não precisa ter uma atitude depressiva, mas suponhamos que vc se apaixone e não consiga nada com o alvo, vc prefere cantar "" I miss your love.. but i have to kill..." (e olha que eu adoro guns) ou "I know some day you'll have a beautyful life, I know you'll be a star in somebody esle sky... but why can't it be in mine?"
Entendeu a diferença? É o modo como os sentimentos são tratados que é diferente...

Syf Rahoim
Veterano
# fev/04
· votar


Continuando...
Olha, eu sou obrigada a decretar aqui neste fórum que o Bon Jovi já é cachorro morto (risos)....
Sobre o palco... De fato, todo mundo faz pose, até quando faz aquela cara de mau olhando pras menininhas com camisa de banda no meio de uma bela tarde de sábado. Cabe a cada um encarar o traje que melhor lhe cai, e isto depende de sua abertura não para um determinado estilo musical, mas sim para a vida.
Talvez seja isto que o Vedder esteja comentando sobre o ou tro Vedder (essa coisa de dois Vedders está me confundindo...) Nem ele, nem o Bon Jovi, fazem pose.. eles adotaram uma atitude diante da vida; se vc concorda com a atitude de um cara que escolhe as poses em frente ao espelho, ou então de outro que grava sempre baseado no que as tendências mercadológicas apóiam, blz... mas quem consegue manter algumas coisas - mesmo que nem tudo - durante anos... veja, um norte-americano que sobe ao palco fantasiado de Bush pra protestar contra a guerra e vê metade do público de um estádio lotado ir embora - e nem adianta dizer que ele não sabia que isso ia acontecer pq sabia sim ... é uma atitude com relação à vida. Eu sei que o mundo é uma droga, sei que a revolução não existe mais, ou pelo menos querem que eu acredite nisso e, no entanto, alguma coisa eu posso fazer.... pelo menos eu protesto junto àqueles que poderão me ouvir.
Isso é o que eu chamaria de "atitudes... grunge" e que talvez - só talvez - pudessem ajudar em questões mais periféricas..
Vc já andou na periferia de São Paulo num sábado à tarde? Dá uma olhada em todo aquele mar de caras teoriamente felizes dentro do bar, todos com menos de 20 anos, pais de dois ou 3 filhos, sem perspectivas... e nem adianta falar que eles não querem nada com a vida, pq a idéia do "self made man" é a mais cruel de todas...
É essa a felicidade que eu não quero pros meus filhos.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/04
· votar


Syf Rahoim

Legal cara, concordo com quase tudo que vc falou e se não tivesse com tanta preguiça até escreveria algumas coisas tb hehehehe... só uma informação não está totalmente correta... o Ed vestia a roupa e a mascara do bush em todos os shows da turne de riot act.. e esse episódio que vc se referiu.. na verdade foram umas 15 pessoas que vaiaram e foram embora... mas legal a tua visão de mundo em geral... é bem semelhante a minha... na verdade na minha opinião a musica tem esse poder de juntar pessoas que tem alguma coisa em comum... não me refiro só ao grunge... mas quem curte pearl jam como nós dois, de certa forma tem uma visão semelhante das coisas... assim como os punks, metaleiros e tal... e isso ai, um abraço a todos!

Syf Rahoim
Veterano
# fev/04
· votar


Legal, valeu pela informaçào, eu li isso num site mas acho q não era oficial ( e olha eu propagando mentiras aqui rsss)
Só corrigindo uma coisinha, caro Eddie: não é cara, é mina!
Beijocas

Ed_Vedder
Veterano
# fev/04
· votar


Syf Rahoim

Po que gafe!!! foi mal...

beijos

Syf Rahoim
Veterano
# fev/04
· votar


Tudo bem, chuchu, desculpas aceitas. Mas quem manda fica colocando nicks de mitologia tb rss

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Ed_Vedder

Cara esse tipo de som é o q mais curto até porque gosto de fazer músicas nesse estilo que sempre trás coisas pra vc pensar e não estão tão claras e idiotas, infantil e tal, as letras, e isso já trás uma grande vantagem, pois a parti daí vc pode melhorar nas metafóras e lógico vc também tem uma sonoridade bem legal, por isso que esse tipo de Rock fez e faz tanto sucesso!


Comprovando esse sucesso veja na Revista Veja de 25 de janeiro desse ano que o Pearl é reconhecido pela crítica como um bom grupo de grunge e com conteúdo!!!


Quanto ao Nirvana, que não é novidade q eu gosto muito e me inspiro, sei q as letras, muito delas, são um nada haver, mas outras precisam ser interpretadas e por isso a primeira vista soam como imbecis!!!


Eu me considero grunge e gosto de fazer minhas músicas nesse estilo e sei q é pouco complexo e q eu quero evoluir em certo sentido, mas a essencia desse movimento quero sempre levar comigo e posso fazer no futuro coisas mais simples q comunicam algo e coisas mais elaboradas q comunicam algo também!!!

Dogs
Veterano
# fev/04
· votar


Ah, remumam por favor, só tem texto de mais de 3146134 milhões de linhas

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Dogs

Isso pq vc não viu o da explicação do video The Wall de Pink Floyd!!!

Ed_Vedder
Veterano
# fev/04
· votar


Syf Rahoim

Obrigado pelo chuchu, assim eu me apaixono hehehehe


Dogs

Po velho, ta com preguiça de ler???

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Dogs

Compadre... sinceramente, eu acho muito difícil atingir tamanho poder de síntese ao ponto de conseguirmos dizer o que pretendemos em uma, duas ou três linhas. Poder de síntese é mesmo uma dádiva divina, poucas pessoas o possuem. As linhas solitárias caem melhor àqueles argumentos patéticos do mesmo campo semântico de "é uma merda", "é uma bosta", "esse cara não toca porra nenhuma". Deixa se ser preguiçoso e toca a ler os textos aí, rapaz :) A discussão está interessante!

Syf Rahomim

Só um detalhe... não é Fender... é Fencer... ;)

Ed_Vedder e Syf Rahomim

Já que o tópico voltou aparecer em frente aos meus olhos, outra hora eu volto aqui para a gente conversar mais sobre aquele momento de transição entre o império hard e a revolução grunge. Particularmente eu acho um monento de crucial importância na história da música do final do século passado e como eu vivi minha adolescência bem na época dessa transição, tenho alguns pontos de vista particulares a respeito. Mas o negócio é o seguinte... vocês dois foram uma das poucas conversas inteligentes que consegui por aqui nos últimos tempos... Acreditem, saber manter a discussão sem descambar para as frases solitárias do tipo que expliquei para o Dogs aí em cima está se tornando mais raro...

Keep rocking!

Syf Rahoim
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
Mil desculpas por ter trocado seu nome, Fencer. De fato, concordo com tudo o que disse acerca dos argumentos de linhas solitárias... Entrei em alguns outros fóruns e admito que se formos contar todas as intervenções "é uma bosta" e coisas do gênero, teríamos estatísticas alarmantes rss... Agradeço os elogios sobre as discussões e também agradeço suas pontuações. Agora, lá vai: já que vc vivei sua adolescência num dos períodos mais interessantes da história do rock - e admito que vivi parte alguns anos muito legais brigando com meus amigos, pois na época eu era "hard" e eles "grunges" e agora sou meio grunge e eles são heavys, me explica aí como foi essa sua vivência, o que te impressionava naqueles anos...

Dogs

Ah, perde um tempinho e Lê vai!!!!


Ed_Vedder

Se apaixonar? Q isso chuchu, assim eu é que me apaixono!

Xaus

Ed_Vedder
Veterano
# fev/04
· votar


Syf Rahoim

Love´s in the air... :-)

Ed_Vedder
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer e Syf Rahoim

Realmente galera... eu sempre ficava só espiando os debates aqui e raramente dava minha opinião... até pensei que talvez eu fosse o ultimo brasileiro grunge hehehhe... e o melhor ainda é que alem de conhecer pessoas que gostam das mesmas coisas que eu, são pessoas legais e de nivel, o que me deixou mais contente ainda.

Bem eu moro em Porto Alegre e sou vocal duma banda cover de Pearl Jam (chama-se Blood) estamos ainda no inicio, e se deus quiser semana que vem vamos pro estudio gravar alive e black, para tentar tocar na noite porto alegrense... como nossa amiga gatinha falou eu sei que sozinho ninguem consegue nada, mas vou tentar com unhas e dentes levar essa bandeira do espirito grunge para o maximo de pessoas que eu conseguir

Bem valeu por enquanto... vamos continuar que tá bom demais!!

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Ed_Vedder

Penso que tu tens meu email e quero falar contigo!

Syf Rahoim
Veterano
# fev/04
· votar


Ed_Vedder

Love is in the air? Rss q bunitinho!

Sobre a outra mensagem:

Que legal mocinho! Tomara q dê certo, se for possível mandar a gravação em mp3 depois, por favor, mande pelo messenger. Também canto alguma coisa (tem gente que diz q eu deveria entrar na carreira, mas morro de vergonha rsss).
Já que vc mandou sua ficha, aqui vai a minha - e peço ao Fencer e ao Fernando que também coloquem quem são, de onde vieram e pra onde vão. Atualmente, sou uma aprendiz muito ruim de violão, estou no quarto ano da faculdade de História na USP e trabalho numa sala q parece uma estufa.
Hum, acho q tá bom. Faltam o resto da galera masculina dar o ar da graça heheh

É uma pena vcs morarem aí em Porto Alegre, é meio longe... Sou de SP.

Ah, Eddie, e o Fórum do Pearl que vc ia organizar, quedê?


fernando canuto

Ei! Q isso? rs

Beijocas a todos

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Syf Rahoim

Quem sou, de onde venho e para onde vou? Estão perguntando isso desde a época do Aristóteles e tu aquer que eu responda, mocinha? Vamos ver o que se pode arranjar...

Estou agora com 27 anos e toco guitarra desde os 13. Fiz o caminho clássico hard rock - heavy metal - prog metal e atualmente venho me interessando muito por jazz, mas não como guitarrista e sim como baixista (estou me arriscando com as 4 cordas). Fiz faculdade de Letras e de Belas Artes, trabalho como designer para uma empresa e como free lancer e tenho duas ratas brancas como animais de estimação: Dawn e Floor. Ah... odeio leite.

FanDeGuitarra
Veterano
# fev/04
· votar


pq grunge é grunge e vice-versa

Ed_Vedder
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer

Hehehehehe "odeio leite" boa essa

Bem eu esqueci de dizero que eu faço para ganhar dinheiro né? eu sou analista de suporte, trabalho no CPD de uma empresa de tranporte de passageiros, tenho 22 anos, estou no 3 ano da faculdade de ciencias da computação... bom e o resto sobre a banda eu já contei, toco desde os 18 e canto desde que me conheço por gente... um pearl jam eu seguro legal até, por ter um timbre parecido com o do Eddie... mas nunca estudei canto (meu sonho) pois falta tempo e dinheiro... na banda eu só canto, toco só em algumas barbadinhas como black, crazy mary, as outras eu deixo pra quem sabe (temos dois guitarristas)

Syf Rahoim
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer

Mas nunca te disseram que quanto mais complexo, melhor? Além do mais, eles podem não ter dado a resposta final, mas tentaram... não nos custa tentar, e foi uma ótima explicação!

FanDeGuitarra
Tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre grunges... ????