Um fórum de música, carente de música

Autor Mensagem
tito lemos
Veterano
# mai/16


Fiz este comentário no tópico do mvrasseli, e creio que um tópico sobre isso vai dar mais visibilidade a esse pensamento:

Post

É isso ai, penso que, apesar de o fórum estar bem morto ultimamente, podemos sepultá-lo de vez por passar por alto o que ainda há de bom nele.

Dissertem.

Chev Chelios
Membro Novato
# mai/16
· votar


Acho que o fórum é democrático e prestigiar uns com mais atenção que outros é algo tendencioso. Você tem o direito de ir e vir no fórum. Procure bem e acharás teu ouro!

Jabijirous
Veterano
# mai/16
· votar


O que vai ter de gente defendo o próprio trabalho aqui...

renatocaster
Moderador
# mai/16 · Editado por: renatocaster
· votar


As pessoas vão se afastando aos poucos do fórum pelos mais diversos motivos. Não dá pra controlar isso, infelizmente. E nem colocar a culpa no próprio fórum como se ele fosse o único agente causador disso.

Bobagens? Sempre teve, sempre! E sempre deu muito IBOPE. Qual é o topico mais famoso do fórum de todos os tempos? É sobre alguma música muito boa que postaram? Não. É sobre um tributo que ficou muito bacana? Não. É sobre uma collab super maneira? Não. É sobre um prêmio de música que foi organizado? Não.

Se o fórum já foi mais musical? Sim, muito! Mas pq diminuiu? A conta é simples, diminuiu pq o número de participantes proporcionalmente diminuiu tbm. O fato é que as pessoas estão perdendo interesse em fóruns. Esse formato datado, está se tornando mais obsoleto a cada dia que passa.

Os mais novos não estão indo mais para fóruns, estão indo para as redes sociais...Facebook, YouTube, Instagram, etc... É mais interativo, é mais dinâmico... Dá mais visibilidade. Quem não está por aqui é pq está por lá. É isso.

Mas, ainda vejo alguns poucos resistentes por aqui ainda, que curiosamente são os mesmos que já declararam que não possuem contas em redes sociais.

felipelfln
Veterano
# mai/16
· votar


O pessoal que da uma olhada nos trabalhos que os outros postam é o mesmo pessoal que posta seus trabalhos aqui. Esses sabem como é importante o feedback do publico daqui do forum (ou de qualquer outro publico) e tendem a dar seu proprio feedback no topico dos outros.

Mas concordo com o renatocaster, o pessoal ta mais focado em outros tipos de rede social, o forum está menor mesmo.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16
· votar


Não é só este fórum, observo este esvaziamento em todos os fóruns que eu frequento (de música ou não). É a simples evolução dos meios de comunicação, que é uma perninha da evolução tecnológica como um todo, não há nada de errado nisso.

Por exemplo: alguém aqui além de mim usava IRC antes de existir este fórum?

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Me corrijam se estou errado, mas é um fórum de MÚSICOS, e não de MÚSICA.

tito lemos
Veterano
# mai/16
· votar


Acho que preciso me fazer entender melhor:

Apesar do título, eu não coloquei a culpa no fórum. Coloquei a culpa em nós, incluindo a mim (quem leu o post no tópico do mvrasseli percebeu isso). O fato é que, se o cara grava um som, um ep, um disco, se ele tá dando a cara a tapa assim, é pq quer feedback. Todo artista quer feedback. Ainda tem coisa boa acontecendo, mas tá passando em branco. E ai o que acontece com o cara que teve um trabalhão pra produzir algo e não recebe o feedback? Abandona o fórum. E a gente perde qualidade.

Concordo com o fato de o formato fórum estar perdendo a graça face às redes sociais. Mas nós que gostamos de estar aqui, poderíamos nos dar mais atenção.

Quero destacar mais uma vez: Eu cometo o mesmo erro. Eu quero dar mais atenção aos trabalhos que aparecem. E acho que seria bacana mais gente pensar assim.

Abraço a todos!

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


tito lemos

Eu publico muito no sentido da ciência da coisa, principalmente elétrica e amplificação, onde tudo é passível de crítica, e pode haver uma prova que derruba todo um conceito, ás vezes secular.

No caso de um disco/música/trabalho eu já desisti de dar feedback. Pois sou mais técnico, ao sugerir outras opções e/ou ideias complementares, erros etc. E ao opinar eu não minto, sou e serei direto com o que achar, mas... O que eu de fato acho, o cara que ler vai achar ofensivo.

Voltamos ao cerne que muitos outros tópicos desembarcam: hoje todos são politicamente corretos, e isso faz com que vivam num mundo não podemos criticar - ainda mais artes, já que é uma forma de expressão, e toda forma de expressão é válida, colocando os grandes ao lado de medíocres lançando ideias (mesmo quando os conceitos em jogo sejam fundamentais ao ramo).

OFF... Aí depois disso, o cara vai chorar no colo da mamãe, e te processar por opressão.

Adler3x3
Veterano
# mai/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem primeiro gostaria de dar minha opinião que não concordo que o sistema de fórum esteja fora de tempo com os dias contados.
Nós ainda não utilizamos toda a tecnologia para melhorar e deixar o fórum mais atrativo.
Digo isto citando como exemplo o fórum do ReasonStation, que era um fórum para os aficionados da DAW Reason, que não sei dizer por qual motivos fechou.
Acredito que o problema foi financeiro, e o sucesso do fórum aumentou em muito os gastos com servidores, muito além das expectativas dos proprietários, pois tinha milhares de acessos diários.
E o fórum era dedicado exclusivamente a DAW Reason, mas além da parte do fórum, tinha inúmeros recursos, entre os quais destaco:
- Arquivos de projetos do Reason para download, das mais diversas versões do programa, todos cotados, com notas e comentários, milhares e milhares de arquivos, que dava para selecionar, por estilo, por versão, por autor e muito mais;
- Você tinha uma conta, podia fazer uploads e downloads a vontade, não tinha limitações;
- Era bem focado na música, e em consequência nos músicos; evitava-se questões políticas e fora de ordem do mundo musical;
- Arquivos de música em outros formatos, não tão amplo, mas tinha;
- Sistema de links externos muito bem organizados e sempre atualizados;
- Sistema de votação para dar notas aos projetos de música;
- Tinha recursos que não sei detalhar, ou quase não lembro, mas que facilitava mais o relacionamento entre os usuários, e era muito comum trabalhos conjuntos;
- Era também um laboratório de pesquisas e um excelente campo para os designers de instrumentos virtuais , como também para efeitos dos mais diversos;
- Tutoriais dos mais diversos;
- entre outras coisas que já não me lembro;

O fórum Cifra Club já tem um bom legado, mas acho que deveria ser modernizado, com adições de mais recursos.
E é isto que deveríamos estar tratando no momento, dentro da realidade e do interesse de toda a comunidade, e claro do interesse de quem mantém o fórum.
O mais importante seria abrir um canal para discutirmos isto melhor, um canal junto ao mantenedores do fórum, com respeito, disciplina e ordem, para então encontramos soluções que sejam práticas, que funcionem e melhorem o nosso fórum.

renatocaster
Moderador
# mai/16
· votar


Eu sou entusiasta do fórum, tanto é que todos podem ver que participo regularmente e ainda realizo as atividades como moderador voluntariamente, não recebo nada do Studio Sol por isso. Também organizei voluntariamente os últimos dois prêmios que foram realizados.

Eu gosto do fórum, eu gosto das músicas que postam aqui, e tbm tenho apreço por muitas pessoas daqui, mesmo sem conhecer pessoalmente a grande maioria. Sobre comentar, dar feedback, eu faço isso na medida do possível, também não é com a frequência que eu gostaria.

O que acontece é que o fórum está em baixa atualmente pelos motivos que já citei acima. Acho que algumas pessoas ainda não perceberam isso, e talvez o "erro" está aí. Quando vc posta algum material aqui no fórum nos dias de hoje, não pode criar a mesma expectativa de receber o mesmo feedback de 5, 6, 7 anos atrás. O fórum está esvaziado, é fácil perceber isso.

Mas enfim, apesar de todas as ponderações que fiz, eu entendo a mensagem do Tito como um alerta. Como aqui a gente faz parte de uma comunidade, temos que ajudar uns aos outros. Vou tentar ficar mais atento aos trabalhos dos amigos.

Abs

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Adler3x3
Nós ainda não utilizamos toda a tecnologia para melhorar e deixar o fórum mais atrativo.

Vira e mexe, mexe e vira, chega-se à mesma conclusão: daria pra melhorar, se houvesse vontade.

renatocaster
Moderador
# mai/16
· votar


Adler3x3

Nós ainda não utilizamos toda a tecnologia para melhorar e deixar o fórum mais atrativo.

Na minha visão, isso não é viável. Porque a concorrência é desleal, se o fórum passar hoje por uma repaginada total, ganhar um monte de recursos, incrementos, e outras coisas mais, ainda sim ele vai estar largando lá atrás em relação as outras mídias sociais. Vai ter que lutar e muito para recuperar um espaço que foi perdido, e SE recuperar.

Analisem bem, se vc posta um vídeo no YouTube hoje, a própria plataforma oferece recursos para vc interagir por lá mesmo. Claro que não com a mesma estrutura de organização de um fórum. Mas será que isso é necessário mesmo? Para quê um fórum? Mesmo esquema o Facebook, Instragram, etc, estes ainda contando com mais recursos de interatividade do que o próprio YouTube...

Honestamente, acho que nem eu investiria pesado num fórum de internet hoje. O que sustenta isso daqui até hoje é o "carinho" especial que nós (poucos) nutrimos, pelo FCC...E eu levo a crer que é pelo mesmo sentimento que o "dono" dessa parada ainda o mantém ligado até hoje. Só que esse "carinho" dele se resume a isso, deixar o fórum funcionando assim, do jeito que tá. Até que o último saia e apague a luz.

Lelo Mig
Membro
# mai/16
· votar


Em minha opinião, como tudo que há na internet, o FCC não foge a regra. Têm alguns pontos positivos (que me mantém aqui até hoje) e pontos negativos, que ainda que maioria, não foram suficientes para me fazer largar.

Têm caras aqui, que sentaria numa mesa de bar ou numa sala, com o maior prazer. Têm caras aqui, que tenho quase certeza, seriam brothers meu na vida real. Com afinidades e diferenças, como qualquer amigo.

Outros eu daria um pé na bunda com o maior prazer.

Me divirto aqui, aprendo aqui, acho que ensino alguma coisa, as vezes. Sou zoado, zuo também...

Cometo erros... escrevo algumas vezes pelo impulso ou pressa e falo merda ou me expresso mal; videos como o que você usa no exemplo passam batido, as vezes...

No final, acho que é assim mesmo.

Concordo em muitas partes com todos amigos acima, mas penso se "as vezes" não esperamos demais de um fórum de internet?

Quando essas coisas me ocorrem eu sempre olho para meu mundo real, no que tenho deixado de fazer nele, para estar me dedicando "mais do que deveria" ao virtual.

Sei lá... devo tá falando besteira.

Iversonfr
Veterano
# mai/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


Lelo Mig
Têm alguns pontos positivos (que me mantém aqui até hoje) e pontos negativos, que ainda que maioria, não foram suficientes para me fazer largar.
Me divirto aqui, aprendo aqui, acho que ensino alguma coisa, as vezes. Sou zoado, zuo também...
Cometo erros... escrevo algumas vezes pelo impulso ou pressa e falo merda ou me expresso mal; videos como o que você usa no exemplo passam batido, as vezes...

mas penso se "as vezes" não esperamos demais de um fórum de internet?

Essa foi a melhor descrição do que penso desse fórum. Também concordo com a frase do Ismah: "
Me corrijam se estou errado, mas é um fórum de MÚSICOS, e não de MÚSICA.".

Entro aqui para aprender, ver coisas novas e tentar ajudar quem tá penando para fazer algo que já fiz ou querendo fazer alguma coisa que me fez perder dinheiro à toa no processo de aprendizado.

Curto ver os videos do De Ros, algum áudio quando o Christian posta cantando, ver algum pedal de fuzz diferente que não conhecia que aparece no tópico fixo, aprender muito com os posts do Pedrone e os vários outros gurus de amplificadores em diversos tópicos, ver os artesãos fuçando as guitarras como o JJJ rs, ver videos como os dois recentes que saíram do pessoal mandando Lenny excepcionalmente bem, tirar dúvidas e ver dicas ótimas do Bertola, descobrir equips novos como por exemplo o PentaSwitch que fiquei sabendo que existia por aqui, ler os tópicos e artigos absurdamente técnicos que o Ismah posta e que muitas vezes nem entendo direito rs, etc. E tem muito mais coisa boa acontecendo por aqui sim.

Música eu toco com minha banda e teoria quando preciso busco nos meu cadernos da época que fazia aula. Realmente pra mim esse fórum é para músicos, que acabam falando de equipamentos e afins, nunca entendi aqui como fórum de música propriamente dita.

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


Me corrijam se estou errado, mas é um fórum de MÚSICOS

E o OT?

Sobre o assunto do potico, msm antes da debandada de users o que chamava mto atenção aqui eram tretas envolvendo gear, novatos postando alguma besteira e xiliques de veteranos sobre alguma coisa.
JAMs, covers (dependendo do user), topicos focados em teoria e tentativas de trabalhos autorais sempre passaram batido. Isso só levando em consideração o forum de guitarra, pq desde quando fiz o cadastro por aqui os outros foruns (tirando o OT) já estavam meio mortos e sempre era a msm galera de veteranos postando.

Flipe J.
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Flipe J.
· votar


Como amador, entro aqui pela curiosade de ver o que os músicos veteranos discutem e pelas divulgações de trabalhos.

Concordo com o caro tito lemos mas infelizmente acho que não tem solução, o formato está velho e algumas exceções se mantém com grande fluxo hoje em dia.

Se o camarada quer divulgar um trabalho de padrão comercial esperando retorno, na minha opinião já começou errado, aqui seria só um plus.

Gosto dessa coisa meio underground que o fórum possui, as bobeiras é só ignorar e sobre coisas de baixa qualidade eu digo que é proveitoso pra mim pois assim posso aprender com o erro dos outros.

- Fun fact: canal do youtube nem linka ou menciona o fórum -

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Flipe J.
- Fun fact: canal do youtube nem linka ou menciona o fórum -

Tem muitos participantes que tem canal lá (eu, por exemplo... hehehe). E tem o canal do próprio Cifra Club, com testes, video-aulas, etc.

Não tenho certeza, mas acho que é possível criar links externos pra cá, no vídeo. E, obviamente, na descrição do vídeo, é possível haver links pra cá.

TODOS

Mesmo com todo o marasmo reinante, quando a gente googla qualquer dúvida de música, é comum que o FCC surja sempre entre os primeiros resultados.

Não acho que fórum é um formato "antiquado" ou "decadente". Neste exato momento, um fórum estrangeiro, dedicado apenas a um modelo de guitarra, está com o seguinte panorama: "Total: 2,540 (members: 224, guests: 2,040, robots: 276)".

E continuo achando que, sim, daria pra melhorar alguns detalhes por aqui e, com isso, gerar mais usuários interessados e - porque o dinheiro move o mundo e eu não tenho nada contra isso - mais anúncios, propaganda e retorno para o Studio Sol.

Eu concordo em parte com o Lelo Mig, quando diz que é apenas um local de encontro no "mundo virtual", que é só um fórum e não é a "vida" de ninguém. Mas as pessoas que aqui postam são reais e tem uma paixão em comum que é o mundo musical.

Vou morrer na depressão se o fórum acabar? Não. Mas é algo que eu não gostaria.

Lelo Mig
Membro
# mai/16
· votar


JJJ

Não vai acabar, querido.... Têm muitos "heróis da resistência" aqui, alguns se perdem no caminho, mas surgem outros.

Manja o exército de preto que guarda a muralha no Game Of Thrones? Nós somos que nem aqueles tranqueiras lá...

"Winter is coming"


Lets get...hehehe

carlcarl
Veterano
# mai/16
· votar


na minha maneira de ver,tem muita musica no forum(mesmo se esta não é a função principal do forum)
o que acontece é que não somos curiosos para ouvir estilos musicais que não fazem parte dos nossos preferidos e executados por instrumentos que não atraem a maioria.
posts com nomes atrativos e que nem sempre são fontes de novidades são visitados por centenas de usuarios,ao contrario,posts com obras personalizadas e muito bem executadas,com muita sorte tem uma dezena de pessoas que se interessam em ouvir e comentar.vou citar duas obras muito bem feitas: um cd de musica classica e uma interpretação de "flor de liz" tocada em um violão de 11 cordas que foram postadas e pouquissimos colegas nossos visitaram ou comentaram é logico que isto desanima e possivelmente estas pessoas perdem a motivação de postar outras musicas.
continuo a visitar o forum,quando tenho tempo,tento ser util quando é possivel,aprendo muita coisa por aqui e fiz algumas amizades tambem.
abç

renatocaster
Moderador
# mai/16
· votar


E continuo achando que, sim, daria pra melhorar alguns detalhes por aqui e, com isso, gerar mais usuários interessados e - porque o dinheiro move o mundo e eu não tenho nada contra isso - mais anúncios, propaganda e retorno para o Studio Sol.

Não quero ser pessimista, mas continuo achando que isso não vai acontecer. Mas se calhar de acontecer, ok. Queimarei minha língua com o maior prazer, hahahaha! Mas falando sério, eu já fui bem mais otimista com melhorias no fórum. Hoje não sou nem um pouco.

E quando falo em formato antiquado, ou datado, etc...estou me referindo à comparação do fórum perante outras mídias, e não perante a outros fóruns. Até pq, formato de fórum é isso aí, não tem muito o que inventar. Se não, deixa de ser um fórum e vira uma rede social propriamente dita.

A questão é: Ninguém está migrando de um fórum para outro, estão migrando dos fóruns para outras mídias.

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


Sei lá, tem tempo que vejo o pessoal falando que forum é datado, ta morrendo e tal. Mas ai lembro que existe o reddit que é, basicamente, um "forumzão". E aquela parada sempre está apinhada de gente (retardada, é verdade, mas isso é outro assunto) e fico na duvida se realmente o formato é datado ou o pessoal só está indo para onde está a galere e pouco importa a ferramenta e/ou o formato...

l30guitar
Membro Novato
# jun/16
· votar


Sou novato no forum e li cuidadosamente todas as respostas neste topico.

Vou dar minha opiniao que e' baseada em poucas semanas de forum.

Por saber que o CifraClub e' certamente um dos sites de conteudo musical mais visitados do Brasil ha anos, eu diria que esperava um pouco mais de movimento neste forum. Como alguns veteranos e moderadores explicaram, tal movimento ja existiu, porem nao extiste mais por conta de redes sociais, etc.

Nao sei se a ideia de forum e' um caso perdido. O reddit e' basicamente um forunzao, como o Xeper disse, e ainda tem um alcance gigantesco! Aquele video da menina que aprendeu a dancar em um ano explodiu por causa do reddit, por exemplo. Eu partiticpo de 2 foruns de violao classico e um de popular, alem dos foruns do CC, e todos 3 sao bastante frequentados, bastante movimentados. Nao acho que o problema e' so a questao do formato "forum" estar ficando obsoleto. Frequento esses foruns que citei ja ha muitos anos e nao notei nenhuma queda de movimento neles durante este tempo, pelo contrario! E' claro que o CC ja foi muito maior do que esses todos esses 3, mas hoje parece muito menor!

Agradeco ao elogio do carlcarl sobre meu "Flor de Lis" no violao de 11 cordas. Confesso que fiquei surpreso com a falta de repercussao que o arranjo teve no forum de violao. Nao sei se e' pq poucos o tem frequentado, pode ser. Pois nao vejo como um post sobre Djavan num violao de 11 cordas nao possa ser atrativo para quem toca violao.

Acho que medidas simples podem dar um grande "up" no forum. O canal do CifraClub no YouTube tem muita visibilidade. Certamente caberia um link do forum na descricao dos videos. Propagandas do forum no proprio site do CC podem certamente ajudar, uma vez que o site e' muuuuuito frequentado.

Gosto desse espaco e espero que ele continue a existir por muito tempo. Musicos progridem tocando, estudando, ouvindo e conversando a respeito de musica.

tito lemos
Veterano
# jun/16
· votar


Tem um ponto que esqueci de comentar em minhas considerações:

O feedback que se costumava receber aqui era muito melhor do que o feedback que se recebe em redes sociais. Explico: era um feedback técnico, era gostoso postar ficha técnica, receber dicas de mix e master, conselhos sobre em que pontos melhorar tecnicamente, etc. Ou seja, apesar de relativamente poucos coments, eram coments que valiam demais. Dá saudades isso...

Adler3x3
Veterano
# jun/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Tito Lemos

Acontece que as outras mídias, facebook, whats up e outras, são mídias invasivas, quando você vê a caixa postal esta lotada, é bem diferente de um fórum, que ainda pode atender bem.
Basta nos organizarmos, e o próprio fórum pode dispor de melhores ferramentas de integração.
Se não me engano, o fórum Cifra Clube esta dentro de um portal maior, que tem a parte das Cifras, com milhares de arquivos, tutoriais, a parte de divulgação musical para artistas, com mp3 e até venda de músicas, e outras partes.
O ideal seria integrar melhor estas partes, por exemplo: reservar espaço para os músicos do fórum colocarem os arquivos (uploads e downloads) de uma Jam ou de uma produção musical conjunta, em arquivos, e depois usar a parte do portal que divulga as músicas, todos sairiam ganhando.
No fórum tem até bons tutoriais, que também poderiam ser melhor aproveitados na outra parte do portal.
O portal pelo que tudo indica tem bons servidores, e isto não parece ser o problema, só que as partes estão estanques, distantes entre si.
Melhorar o sistema de procura, enfim fazer uma melhor integração dos recursos que já existem na prática, e acredito que isto é do interesse do portal, quanto mais qualidade tiver, melhor para os usuários, mas também melhor para o proprietário do portal, uma verdadeira oficina de música.
Sob o ponto de vista de portal e integração, a realidade é que o fórum faz parte do portal, uma ferramenta essencial, não é datada não, não pode acabar, muito menos ser substituído por outra mídia, que até pode existir mas como um complemento.
O Fórum, tanto é essencial que é a ferramenta adequada de ligação entre as várias partes do portal, portanto ledo engano quem pensa que é uma ferramenta superada.
Assim como um celular não é adequado para produzir música assim o é para participar nos fóruns, uma coisa não exclui a outra, para produzir, até existem os tablets, mas ainda não são adequados, ainda não atingiram o nível ideal, e olha para o fórum, como já disse como uma espécie de usina de música, esta é a minha maior expectativa, claro o fórum serve também como uma espécie de ajuda para os iniciantes da arte, e troca de informações entre os músicos, deixando as vaidades de lado, todos nós as vezes precisamos de ajuda.
E quem não esta usando notebooks e computadores desktop, não esta produzindo música de bom nível.
A palavra chave é integração, claro não dá para fazer tudo de uma só vez, mas tem que progredir.

Jube
Veterano
# jun/16
· votar


O renatocaster falou tudo lá encima, os foruns são datado demais, somente os mais antigos continuam acessando.

Uma coisa que acredito que impacta, é o fato de que os computadores desktop não são mais utilizados pela massa para acessar a internet, o celular tomou o lugar deles e os fóruns não são nada amigáveis em celulares, aquela coisa antiga de ligar um pc com windows xp, abrir o msn e ir navegar em sites não existe mais, agora é chegar, pegar o celular e ir para o facebook.

Wade
Membro Novato
# jun/16
· votar


O corre corre do dia-a-dia é o que mata na minha opinião. Pelo menos pra mim.

É o que me impede de participar das jams, organizar jams, criar tributos, postar músicas quando aprendo elas, postar um solo que tirei, mostrar minha evolução, mostrar um timbre legal e pedir opiniões, fazer reviews de equipamentos, comentar as jams e sons da galera.

Na época de Headstock invertido eu tinha tempo sobrando pra tudo isso. Não trabalhava, não tinha conta pra pagar, parceira pra dar atenção, não tinha preocupações e responsabilidades que tenho hoje. Era no máximo a faculdade.

Hoje em dia eu até passo um bom tempo no fórum, mas é do trabalho, onde não posso ficar ouvindo sons e muito menos gravando pra postar.

De casa, até vejo uns tópicos com músicas e as vezes até ouço, geralmente quando é de um usuário que conheço ou uma música que eu conheço e gosto. Mas na maioria das vezes ouço e já fechei o tópico porque to na correria pra acertar coisas do trabalho do dia seguinte ou projetos paralelos e etc. Ou seja, ouvi mas não comentei.

Então pra mim é tempo. Não só tempo em si, mas responsabilidades e obrigações que vão empurrando seus hobbies pro canto.

Quando era novão e entrei no fórum, tinha uma penca de jovens que também produziam pra caramba. Hoje minha desculpa é tempo, mas não vejo a mesma movimentação entre os jovens "desocupados" de hoje como era antigamente.

Concordo com o renatocaster. Cada dia que passa, o fórum vai virando um antro pra quem é usuário antigo (e não consegue ir embora) ficar batendo papo e gente nova que entra pra sanar alguma dúvida específica (geralmente sobre equipamento) e depois rapa fora.

Casper
Veterano
# jun/16
· votar


Eu fiquei ausente um tempo mas as coisas continuam
parecidas. Eu gosto do formato do FCC mas tem horas
que eu sinto que falta foco. Eu, por exemplo, não acho
mais que vale a pena focar as conversas somente no lado
técnico, e que ficar comparando instrumentos é perder tempo
precioso que poderia ser usado para fazer música. De agora
em diante, vou evitar postar qualquer coisa puramente
técnica. Para isso tem o gearslutz.com que é feito para isso.

Vou tentar dar contribuições apenas musicais, apesar de
eu ser apenas um aspirante medíocre a músico.

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Jube
o celular tomou o lugar deles e os fóruns não são nada amigáveis em celulares

Particularmente, o formato "móvel" deste fórum é de lascar... realmente desanima. Eu sempre mando ir pro "formato clássico" (que não é adequado a uma tela pequena, mas, ainda assim, é bem melhor do que o móvel...).

Essa é uma das melhorias relativamente simples que poderiam ser feitas.

De Ros
Veterano
# jun/16
· votar


Flipe J.


- Fun fact: canal do youtube nem linka ou menciona o fórum -



Cara, nessa observação tu matou a pau! Nunca tinha me dado conta disso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um fórum de música, carente de música