Anida exitem investidores interessados em Rock/Metal?

Autor Mensagem
UnderDog
Membro Novato
# fev/16
· votar


Ismah

Pode deixar, ainda vai levar de 1 a 1 ano e meio pra acontecer, mas quando for marcado eu divulgo aqui pra vocês virem o/

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Em resposta ao Del-Rei

Cara, especificamente no Rio, o movimento das bandas autorais está bizarramente enorme. Existe um movimento incrível acontecendo sim. A merda é que continua no underground, porque obviamente é (bem) caro chegar no mainstream. Eu poderia aqui citar no mínimo umas 80 bandas e certamente estaria esquecendo muitas. E destas, existe um top 15 que são excelentes, mas não conseguem chegar junto por motivos óbvio$$.

Existe um movimento chamado #acenavive que começou há uns anos atrás e deu um gás às bandas autorais no Rio. Hoje existem algumas casas específicas (e não são poucas) que acendem o circuito autoral por aqui.

Mas sabe qual o problema?

A maioria do público nesses shows é composta por músicos de outras bandas, ao invés de fãs mesmo. Como sempre, é quase impossível conseguir convencer um amigo a ir num show seu se for pra ouvir música autoral. As pessoas só querem sair pra ouvir o que já conhecem. E aí pagam 50 reais pra ouvir cover, mas não pagam 15 pra ir na autoral.

Mas existe um circuito bem forte acontecendo no underground do Rio. O problema é que basicamente só sabe quem está participando , porque o mainstream continua tocando as mesmas coisas.

A Rádio Cidade aqui no Rio tinha acabado há uns 10-12 anos atrás. Há uns 2 voltou ao ar, e advinha: uns 85% da programação é música antiga, parece que ainda estamos nos anos 80-90.

Um aceno de longe!!!

in http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/326176/p2#9158613

Bem, meu amigo, eu te questiono como a Dinamite Joe, consguiu isso. Somos uma banda do interior, tão interior que quando começaram não tinha nenhum pub na cidade, e na minha que é ao lado, ainda não tem.

Somos uma banda autoral, que ao vivo, executa geralmente 60% autoral...
Eu entrei a um ano e meio na história, mas a banda existe a 13...

Como estando fora da muvuca, conseguimos coisas que bandas desse eixo conseguem?

https://www.youtube.com/watch?v=Hduuo3llzoU&list=PLJEfHucdMJDJwgE8xMEh 1CRtalmds36I0&index=1

Julia Hardy
Veterano
# mar/16
· votar


http://g1.globo.com/musica/noticia/2014/07/dead-fish-bate-recorde-e-ar recada-quase-r-200-mil-em-vaquinha-virtual.html

Xeper
Veterano
# mar/16
· votar


http://g1.globo.com/musica/noticia/2014/07/dead-fish-bate-recorde-e-ar recada-quase-r-200-mil-em-vaquinha-virtual.html

O ultimo album do Obituary foi lançado assim, né? Campanha no kickstarter ou algum parecido. Bom album alias...
Futuro ou só casos isolados?

UnderDog
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Julia Hardy

Obrigado pelo link.

É uma ideia interessante e independe, mas nesse caso a banda já ia lançar seu 7°disco, os caras já não tinham um público?

Também mostra que os fãs deram dinheiro em troca de recompensas (Cds, camisetas,bonés e etc...) isso meio que não seria uma venda de produtos com valores bem acima da média??
Tipo, um fã deposita R$100 e eu mando um Cd que custa em torno de uns R$30, foi como eu se eu tivesse vendido o Cd pelo valor que depositaram,mas emfim apesar de ser uma alternativa não me parece justo com os fãs, eu dou dinheiro pra uma fabrica de roupas e depois vou lá comprar o oque eles produziram com meu dinheiro ,é estranho pra mim, mas é uma alternativa

Mas no meu caso também não daria muito certo, afinal eu não tenho publico ainda, a minha ideia de investidor seria um que investisse no capital inicial da banda. Mas obrigado pela ideá.

Julia Hardy
Veterano
# mar/16
· votar


UnderDog

Não tem nada de injusto. Quem contribuiu, sabia exatamente o que estava fazendo. Ninguém foi lesado ali. E, como você apontou, não é só o CD, tem outras coisas no pacote. Tudo de acordo com a contribuição dada. Anyway, estamos falando de uma banda com vinte e cinco anos de existência. Os caras tem público, credibilidade, etc. No caso de uma banda iniciante, não vejo outra alternativa a nao ser fazer o nome por conta própria por algum tempo.

Rednef2
Veterano
# mar/16
· votar


O Youtube e Facebook também tem um contrato que divulga seus videos, musicas, livros, etc.
Acho que é o adwords, algo assim. Mas ai tem que ter uma grana preta pra pagar isso.

Rednef2
Veterano
# mar/16 · Editado por: Rednef2
· votar


Duplo.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Rednef2

Não é nada impagável. Com 50 reais por mês deixando rodar nos horários de pico dá pra levar bem de boa.

UnderDog
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Julia Hardy

não é só o CD, tem outras coisas no pacote. Tudo de acordo com a contribuição dada

Se eles estiverem dando "recompensas" de acordo com o valor contribuído, você pode estar trocando 6 por meia duzia, e não deixa de ser um venda indireta, eles contribuem eu dou o produto, você paga você ganha, no fundo da história eles tão ganhando dinheiro com a venda dos seus produtos, o lance da contribuição é um marketing pra vende-los, mas enfim, vou mudar um pouco de assunto, esse o principal foi só mostrar a ideia, e não oque ela é ou deixa de ser, obrigado por me mostrar esse caminho.

No caso de uma banda iniciante, não vejo outra alternativa a não ser fazer o nome por conta própria por algum tempo.

É ai que se encontra o X da questão, uma banda que não tem dinheiro, com membros humildes, que recebem apenas um salario mínimo, tem que pagar contas, se alimentar, se vestir e etc, fica difícil se manter por esse algum tempo.

Será que pessoas humildes com grandes talentos (não sei se tenho talento, apenas acredito na minha arte, tenho os pés no chão e sei que posso não ser bom o bastante.) com sonhos de se tornarem grandes músicos tocando Rock/Metal em uma banda é algo impossível? Por culpa desse "inimigo" chamado dinheiro? Ou ainda existem "investidores" que podem te ajudar a conquistar ao menos um publico inicial?

Rednef2
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah
Não é nada impagável. Com 50 reais por mês deixando rodar nos horários de pico dá pra levar bem de boa.

Não sabia dessa. Esse esquema de divulgação é uma boa para bandas iniciantes?

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Rednef2

Não sei dizer, mas sei que além da banda, já divulgaram eventos, páginas de empresa etc assim. Não sou a pessoas certa pra falar mais a cerca disso. Vou perguntar sexta se der, e te trago novidades.

UnderDog

Eu te devo desculpas de certo modo. Conversei a cerca disso, com um amigo e ele me disse algo que mudou um pouco minha visão. Segue o texto (adaptado).

Cara, banda de som próprio é isso mesmo. Tem que mostrar o som... Tocar de graça é normal. Agora Cover... Banda de entretenimento. Ai não né bicho!
Geralmente quem tem banda de som próprio sabe que tem outro caminho a percorrer.
Em caso de som próprio [tocar de graça] não [leva a banda a nunca se profissionalizar]. É outro lance velho. Autoral precisa de incentivo.

Eu tenho 43 anos, toco a 30. Se você quer ser musico e tocar com artistas estude muito, e vá se profissionalizar como musico.
Se você tem uma banda de som próprio isso é investimento, você aposta na sua arte... Pra isso serviam as grandes gravadoras.
Você quer ser musico ou artista? Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

[Se a aposta for errada] Bom, ai é problema de quem aposta. Eu nunca tive banda de som próprio por causa disso. Sempre fui side man, gravando, tocando com artista.
Mas o Kiko Loureiro era rico, sempre pôde tocar por prazer e hoje esta no Megadeath. Ele sempre teve banda de som próprio. Tirando que tocou no Dominó um tempo, e dai saiu o Angra. Conheço todos eles desde os meus 16 anos velho.
São duas coisas diferentes [ter banda autoral e cover]. Totalmente [diferentes].

Banda de cover é um jukie box. É entretenimento. E as pessoas confundem isso. Som autoral é sempre novo, uma surpresa. Você tem que mostrar seu trabalho, gravar vídeo, CD, e colher fãs. Esses pagarão por seu CD,
por seu show. Esse é o SEU público.
Banda de cover, é um bando de nego que goza com o p** dos outros, no sentido chulo da palavra. Mas isso é um serviço prestado, e isso tem um custo.

Muito difícil [mesclar ambos]. O público que vai em um show de cover, muito pouco provável que esteja afim de ouvir o que não conhece. O cara está la pra pegar mulher, beber... A banda é só uma trilha sonora. A grosso modo
eles pedem CD da banda, mas com o repertorio cover.

O repertório é quase sempre o mesmo. E se você tenta tocar som autoral, pode deixar o dono do bar puto com isso.
Ih velho... É foda... To nessa a 30 anos, já toquei pra 150.000 pessoas e pra 5 neguinhos "beldos" em puteiro.

Julia Hardy
Veterano
# mar/16
· votar


UnderDog

É exatamente como você disse. Se você contribui com valor x, você vai receber y. Não entendo o que há de errado ou injusto.

Sobre o apoio: cara, você tem que ser realista. Você citou o Queen, Metallica, acdc, entre outras. Essas bandas estavam num contexto muito diferente. Esqueça deles. Se a sua banda não tem história, não tem público, não tem credibilidade, fica difícil. Mesmo que você seja rico ou tenha qi no meio musical, não significa que você terá sucesso na empreitada.

fernando tecladista
Veterano
# mar/16
· votar


é preciso ir além, ir a lugares maiores, com mais audiência, para mostrar seu talento e conquistar mais publico, e a medida que você vai conseguindo, sua carreira de sucesso começa a ser construída, e enquanto menos esperar você estará tocando naquele tão sonhado evento, ou local..."
Na teoria isso parece ser bem fácil e feliz, mas na realidade é bem diferente, para que você possa criar os próprios shows nesses locais com bastante audiência, é preciso de algo chamado DINHEIRO,
sera que se uma banda cometer a loucura de fazer um alto investimento em um grande show montassem uma estrutura q

Minha humilde opinião
Hoje como o mundo gira mais rapido e todo mundo tem pressa, todo mundo tem pressa de ficar famoso e acha que precisa gastar pra ter seu lugar, se for tocar sertanejo sim, teu empresario chega e compra um espaço no rodeio, onde vai um monte de gente que nem sabe o que está fazendo lá
Mas voce pode gastar milhões pra elaborar um show rock, mas ninguem vai sair de casa pra te ver se não te conhece, por mais pirotecnica que ela seja

Primeiro defeito de banda hoje e falta de experiência de palco, saber montar um setlist que não da sono, ou que canse o ouvido, não deixar barriga entre as músicas, cantor que só olha pra pasta... e isso só se aprende vendo outras bandas tocarem, e tocando em tudo que e lugar fuleira até a troco de X-músico

Um espaço mais bacana pra tocar você até consegue, de quarta ou quinta feira e se uma parte da galera que viu você nos fuleira for te ver o dono do local até te da outra data daqui uns dois meses também de dia de semana, se levar mais gente talvez até ganhe uma sexta ou sábado (em feriado prolongado onde ninguem vai)

Dinheiro pra essa fase é só pra pagar ensaio, e cada um gastar pra dar um tapa no visual sem ficar cafona
--------------------------------------------------------------------------
Ramsay
Se a sua banda for realmente boa, eu sugiro que vc crie e coloque muitos vídeos no Youtube e divulgue pelas redes sociais, tipo Facebook, Whatsapp e outras.
Ajuda, mas geralmente a banda perde a noção fazendo isso
Os caras pegam uns 20 grupos no face da região e posta nos 20 no mesmo dia, ai eu que sigo os 20 veja 20 postagens no mesmo dia, então já é um bando de mala sem eu ter ouvido, fora os mendigos do face, eu poderia estar matando, eu poderia estar roubando, mas venho aqui humildemente nesse grupo de culinaria mostrar o meu trabalho
-------------------------------------------------------------------------


Mas a minha ideia seria apenas conseguir ajuda da prefeitura pra bancar a contratação de uma banda famosa e os equipamentos de som básicos pras bandas autorais (Amplificadores, P.As, Mesa de som, e luzes).


Banda top mesmo já tem a sua lista de equipo de PA que "tem que ser" ai tem que ver custos, licitação. ..

Muito top talvez de o problema que deu na festa da uva aqui
Enche de gente, entope o local do evento, só da trabalho pro policiamento, emporcalha a cidade e quem queria ir pro evento mesmo pra curtir outras coiss nem foi

UnderDog
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Obrigado gente, não vou ter tempo de responder um por um como queria, mas li coisas legais agora, em particular a reflexão que o Ismah compartilhou, ele contem algumas coisas que já vinha pensando também, e isso mostra que posso estar no caminho certo. Acho que minha reflexão "final" após tudo que vi aqui e juntando com oque eu já tinha em mente, seria o seguinte:


"Uma banda funciona como uma empresa, onde seu show, e sua música, são os seus produtos, e que para vender, você precisa de um marketing para chamar atenção dos "consumidores", e uma boa qualidade para que continuem comprando, e assim aos poucos você vai conquistando um publico, de um bar para um município, de um município a uma cidade, de uma cidade a um estado, de um estado a outro país, sempre começando de baixo e devagar, sem dar passos maiores que a perna, e nesse caminho muitas oportunidades podem surgir, e estando preparados podemos aproveitar e alavancar a nossa carreira. Agora como ter qualidade e um bom marketing? Através de estudos e treino, afinal acho que o produto [estilo musical] que você vende não importa, oque importa ter qualidade no mesmo e saber vender."

Se alguém tiver algo mais a acrescentar fiquem a vontade.

Obs. Só agora que percebi que "Existem" esta escrito errado no título do tópico ta faltando um "S" rsrs

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


UnderDog

Não foque numa cidade. Nós, aqui Dinamite Joe, fomos ser conhecidos numa cidade "longe" da nossa natal. Velha premissa de que santo de casa não faz milagre.

OBS o "Anida".

UnderDog
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Ismah

Sim concordo, o que escrevi sobre foi só pra demonstrar o crescimento da banda começando em pequenos bares e terminando em grandes cidades.

Santo de casa não faz milagre mesmo, primeiro que na sua cidade ou próximas sempre vão ter "conhecidos" invejosos que não pagam 5 reais pra ter ver tocar,com pretexto de que conhecem, mas gastam 30 pra ir ver um cover ruim.

Obs. Esqueci de dizer que foi meu cachorro que escreveu o título, e olha que nem cachorro eu tenho. Mas oque interessa é que isso não impediu de virem aqui postar suas ideias ^^

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Como disse antes, traga notícias.

UnderDog
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah

Pode deixar o/

Rednef2
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah
Não sei dizer, mas sei que além da banda, já divulgaram eventos, páginas de empresa etc assim. Não sou a pessoas certa pra falar mais a cerca disso. Vou perguntar sexta se der, e te trago novidades.

No aguardo.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Rednef2

Tem q ter uma pagina para poder pagar propaganda.
Ai tendo a pagina tu posta o texto, as fotos e clica em impulsionar.
E coloca o valor que quiser. Mas... tem umas manhas...
Tu determina o valor e quanto tempo quer que a propaganda veicule. O.minimo eh 1 real por dia. Mas quanto mais colocar mais visibilidade tem.

E vc pode escolher o publico.
Pode determinar a cidade.. Pode escolher varias cidades...
Pode escolher a idade do publico.que quer atingir: de 13 a 65 anos...
Pode escolher se quer homens, mulheres ou ambos

Por exemplo, meu amigo trabalha com móveis antigos, ou estilizados. (ele falando)
Eu invisto sempre 15 reais por 5 dias (dá 3 reais por dia), em Caxias, Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, e Bento Gonçalves. Escolho ambos os sexos de 18 a 58 anos. Da faixa dos 16 aos 58 o publico a ser atingido é maior. Porem 16 eu não creio que tenha mercado para meu ramo.
Usa o cartão de crédito ou boleto.
Mas assim, pelo cartão é melhor. Porque mesmo q a publicação estiver em andamento, tu pode adicionar dinheiro. Digamos que passou 2 dias (dos 5), teria ainda 3 dias e 9 reais. Aí eu coloco mais 10, e terei 19. Dá 6 e pouco por dia, claro gasta mais, mas tem mais visualizações.

Com relação ao público, dos 16 aos 58 tu pode escolher. Aí vai aparecer o alcance, tipo de 26 a 40mil (pessoas). Nunca vai pelo máximo, sempre pelo mínimo. Mas vou te dizer, é a melhor propaganda que eu já fiz: gasto pouco, e tenho bastante retorno.


Na página da empresa, ele conseguiu 3 213 curtidas, de dez/15 pra cá. Considerando que a cidade dele tem 9mil hab, a minha, que é vizinha tem 11mil hab, isso é um número bom. Média de mil likes por mês.

Tu pode editar todos os parâmetros, e pausar o impulsionamento da publicação.

Por exemplo numa postagem de um banco e mesa, eu tenho 53 curtidas, 2 comentários e 3 compartilhamentos. Fiz o anúncio com 540 reais pra impulsionar por 14 dias. Vai comendo bastante. Pausei no primeiro dia, gastou 20 reais. Mas vendi os dois, por 1050. Então eu tive 1020 de "lucro".
Lucro não, porque tive o material, mão de obra etc. Mas quero dizer que por 20 pila, eu vendi pra 1050.

Tem uma parte que pede sobre interesses. Aí eu coloquei "tags" de móveis antigos, móveis rústicos, e pessoas que tem grana (pra gastar com isso) advogados, arquiteto, tudo nesse estilo que tem dinheiro mesmo.

Eu vi que tu (se referindo a mim) curte bastante coisas de mercado livre, etc, isso é impulsionamento. Logicamente o MercadoLivre deve impulsionar pro Brasil inteiro ver. Mas tu faz pra tua região e vai de boa.

Melhor jeito pra aprender, é ir fazendo. Mas não bota muita grana no começo, porque se der alguma m*r*a, tu pode perder muito.


Créditos ao "amigo empresário" (não quer se identificar).

-------------------------

Na minha humilde opinião, pra uma BANDA nem sempre vale a pena.
Uma cover genérica (isto é, não é cover de UMA outra banda) provavelmente, em nenhum momento - só mesmo para os eventos que ela vá tocar.
Para as autorais, acho válido para o produto, isto é, música, clipe, CD's, camisetas que se relacione a VENDA DE MATERIAL da banda.

Claro, do outro lado, isso pode colocar o nome da banda numa cidade, divulgando coisas não vendáveis como uma música etc.
Por exemplo, vão fazer show em lugar X. Coloca lá 5% do cachê do evento naquela cidade X. Pode dar certo, e levar uma galera pro lugar... Pode não ser tão relevante, mas acho que vale a tentativa.

E óbvio, o dever de casa de ir em rádios, ligar para as rádios locais pedindo a música, escolas (de ensino médio né!) universidades, trabalho de campo de modo geral, não é dispensável. Não adianta se fiar que o bendito alFace trabalhará por ti.

Rednef2
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah
Pow mano valeu pelo toque. Vou levar essa ideia para a minha banda.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Rednef2
Boa sorte.

Wade
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Wade
· votar


Ótimas dicas no tópico. Menos a do Ismah de a banda ser o que não é pra "agradar inicialmente".

Se montou a banda pra tocar Black Metal do Capeta, toque Black Metal do Capeta desde o primeiro show. Se o objetivo da banda é ser autoral e já tem repertório autoral suficiente pra um show, jamais faça cover. Tributo é uma outra coisa. Um tributo é uma musica perdida no meio do repertório, em que a banda faz uma homenagem a uma banda que inspira e tem a ver com o som autoral. É mais uma satisfação pessoal da banda que um chamariz. E de preferência que seja uma versão própria.

O cara começar uma banda de Metal e precisar tocar cover de Legião Urbana e Raimundos pra manter gente na casa é sinal de uma coisa: você foi tocar no lugar errado pras pessoas erradas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Anida exitem investidores interessados em Rock/Metal?