Dicas para organizar o ensaio da banda

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: erico.ascencao


    Neste tópico surgiu uma discussão a respeito de organização de ensaio. Entretanto, como e tratava de uma situação bem específica (banda de igreja, com vários integrantes que se alternavam na formação, etc.), decidi criar este tópico para discutirmos algumas dicas sobre organização de ensaio de banda em geral.

    Atualmente toco em uma banda de covers de classic rock há cerca de um ano e comecei também a ensaiar com um outra banda voltada mais para covers de pop rock. Seguem alguns pontos que aprendi neste tempo:
    - 1º mandamento do estúdio: jamais tirar música no estúdio. Cada integrante tem que fazer a lição de casa, como o próprio nome diz, em casa. O ensaio deve servir para coordenar as partes de cada um - principalmente quando há mais de uma guitarra ou guitarra e violão;
    - Definir previamente o repertório para o ensaio, seja ele composto por músicas já "prontas" que devem ser repassadas para reciclagem ou por músicas novas a serem tocadas pela primeira vez;
    - Quando for tocar músicas novas num ensaio, reservar 30 minutos por música. Este é um tempo razoável para tocar uma vez, rever determinadas passagens e arredondar;
    - Procurar manter os ensaios no mesmo estúdio. Desta forma a banda se acostuma com os equipamentos e o ambiente, perdendo menos tempo com passagem de som.

    Bom, dêem suas dicas também - principalmente a galera que trabalha com material autoral, já que não tenho experiência com este tipo de trabalho.

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Dicas valiosíssimas.

    A quebra do primeiro mandamento é o que mais me desaponta com a minha banda. É incrível a perda de tempo que é ficar no estúdio mostrando um pro outro como é tal parte dam úsica, que nota é, como se faz e etc, quando podia já todo mundo estar ciente da música e estar ensaiando-a de fato.

    Vou colocar alguns que acho pertinentes:

    1 - Nunca toque seu instrumento quando um parceiro de banda pede silêncio pra afinar o instrumento dele.

    2 - O mesmo de cima, mas quando alguém pede silêncio pra falar.

    3 - Quando algum parceiro de banda estiver te mostrando alguma passagem que você não está executando bem, pare e observe ele a executar até o final antes de você tentar fazer. É um saco você estar mostrando algo pro cara e no meio ele, por achar que já entendeu, começa a tentar fazer, te interrompe e ainda tá fazendo tudo errado.

    4 - Não fique o tempo todo tentando improvisar nas músicas durante o "arredondamento" delas. Se tem ideias, elabore essas ideias em casa. Apesar de ser legal a experiência com a banda junta pra dar cor à música que está nascendo, ficar descaracterizando ela o tempo todo e tocando ela de forma diferente cada vez que tocam ela é horrível. A música precisa ganhar uma identidade e permanecer com ela.

    caioscattini
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    ótimo tópico

    gostaria de deixar uma dica:

    - tem ensaios que são preparações para apresentação e tem ensaios que são experimentais, mais descontraídos.

    No primeiro caso, sugiro gravar. Trará uma responsabilidade maior com a execução e a perfeição, deve-se minimizar improvisos e mudanças, visto que os outros membros se apoiam num determinado arranjo e se guiam por ele, logo variações surpresa atrapalham

    No segundo caso, que geralmente não é em estudio visto a menor importancia , deve se dar espaço para improvisos, auxilios, erros, para que seja descontraido e não seja tedioso..O ambiente nesse caso deve ser amigável, sem muita cobrança com perfeição para que não acanhe a criatividade que é a base de qualquer arte

    Portanto saiba separar os dois momentos, qualquer banda precisa desses dois momentos. Se tiver só um ou outro, não é saudável.

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Minha dica (quase que uma súplica):

    - que os membros da banda não ensaiem achando que estão no palco do Rock In Rio, com relação aos volumes dos instrumentos.

    Há que se ter bom senso, senão depois de duas músicas tá todo mundo com o ouvido zoado e sem qualquer sensibilidade pra sacar as nuances e a dinâmica das músicas.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Natanael_DM
    que os membros da banda não ensaiem achando que estão no palco do Rock In Rio

    Complementando: com relação também à postura física no ensaio. Tudo bem que música serve pra se divertir, mas é chato pra caralho aquele cara ficar fazendo head banging no ensaio... porra, você tá ali pra treinar a música, não pra se exibir pra alguém.

    Marcos Martini
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    caioscattini
    No primeiro caso, sugiro gravar. Trará uma responsabilidade maior com a execução e a perfeição, deve-se minimizar improvisos e mudanças, visto que os outros membros se apoiam num determinado arranjo e se guiam por ele, logo variações surpresa atrapalham


    Sábias palavras !

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    erico.ascencao
    Apoiado! Uma coisa é sentir uma energia bacana durante a execução das músicas no ensaios, outra é o cara fazer dança da chuva enquanto tu tá tentando entender como é que se toca o som! Heheheheeheh
    o/

    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Pra mim, quando o guitarrista não engole todos os instrumentos colocando em um volume atmosférico, já me deixa 90% mais feliz com o ensaio. O resto para mim é detalhe pequeno

    alexandrecoppo
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Headstock invertido

    Não somente na sua, a minha também alguns membros deixam pra tirar a música na hora do ensaio

    alexandrecoppo
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    que os membros da banda não ensaiem achando que estão no palco do Rock In Rio, com relação aos volumes dos instrumentos.

    Acho que o dia em que eu pegar um estudio pra ensaiar vou notar isso, atualmente ensaiamos em um quarto pequeno onde a bateria engole quase todo o som dai o volume tem que ficar no talo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para organizar o ensaio da banda