Como vcs organizam os ensaios?

    Autor Mensagem
    danubio_gpi
    Veterano
    # nov/04


    blz?

    Galera o esquema é o seguinte, estamos comecando uma banda (ja tem uns 15 dias)e ja estamos tocando na igreja 3 vezes por semana, a galera da banda individualmente é muito boa, só que no conjunto a coisa não ta 100% (nem 50%...rs), e pra complicar um pouco os ensaios tão ficando muito ruins; eu queria saber da galera mais experiente como vcs fazem pra organizar os ensaios???????

    NowhereMan
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    cara tenta focalizar o problema ou os problemas preste bem a tençao no que esta acontecendo reuna a banda e discutam sobre oq esta acontecendo de ruim tipo sei la grava o ensaio no pc ou numa fita e depois ouve e ve c vc consegue ver o problema

    e tipo minha banda parece ser um poko o contrario da sua tipo ninguem eh muito muito bom individualmente mas como banda nós até q somos bons

    danubio_gpi
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O problema maior nos ensaios acho ta sendo o excesso de improviso, tipo, ta dificil da galera tocar pq poucas musicas sao conhecidas por todos então quem nao sabe ta meio tentando adivinhar e consequente tendo que improvisar.

    Qtas vezes deveriamos ensaiar por semana?
    como vcs distribui as cifras pra galera?
    como passar os solos?

    *acho que nao estou sabenda me expressar bem.rs

    NowhereMan
    vlw

    Piper Music
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Oi Danubio_gpi,

    Onde você acha fica o problema? "Ensaios ruins" é uma coisa genêrica demais para resolver. Existe muitos motivos para ter um ensaio ruim, e nem todos têm a ver com a música.

    NowhereMan está certo em definir o problema, mas não é necessário gravar cada ensaio, salvo quando vocês querem trabalhar em cima dos arranjos (se leva uma cópia para casa e escute e volte para o próximo ensaio com idéias).

    Quando identificar o provável causa, poste neste fórum.

    Boa sorte.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    danubio_gpi

    Bom... vou tentar te ajudar com alguma coisa do que ja passei

    algumas coisas parecem meio óbvias, mas sao fundamentais

    1) se for um ensaio de duas horas (mais do que isso pode se tornar massante... ainda mais em uma banda em formação) focalizem umas 5 musicas no máximo... toquem quantas vezes forem necessárias.

    2) é legal fazer um pre ensaio só com os isntrumentos de corda, antes de juntar todo mundo... no inicio a minha banda nao tinha batera, entao agente fazia cordas e voz... quando o batera entrou, foi bem mais facil o entrosamento dele.

    3) se forem covers (meu caso) faça todo mundo ouvir as musicas exaustivamente, grave seu set list em um cd-r faça cópia pra todos, todos tem que conhecer todos os detalhes da musica, e principalmente do seu instrumento.

    4) Respeito é tudo cara, opinem sempre... mas nunca tentem mudar o estilo de ninguem, sem essa de que toda banda tem que ter um lider, um chefe... de liberdade a todos de falar e se expressar.

    5) é fundamental gostar do que está tocando... quando isso nao acontece, a dedicação e por cpnsequencia a execução vao por agua baixo.

    danubio_gpi
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Piper Music

    somos 7 pessoas que ja tocamos à algum tempo, alguns em igrejas diferentes e agora nos juntamos e resolvemos formar uma boa banda, alguns de nós (ex:eu e o batera) não temos experiencia de tocar com banda completa, nos ensaios a gente ta perdendo muito tempo passando as musicas acorde por acorde, solo po solo, virada da batera etc., tipo, ontem ficamos quase uma hora pra todo mundo pegar uma musica e quando fomos tocar demorou mais uma hora e ainda ficou "cansada", daí ja era mais de 10 Hrs da noite e a gente ja tinha que ir embora

    Piper Music
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Oi Danubio,

    Quantos componentes tem a banda?

    danubio_gpi
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ed_Vedder
    vlw mano!

    ...grave seu set list... num entedi bem essa parte?

    gustavo macaco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    passando as musicas acorde por acorde, solo po solo, virada da batera etc., tipo, ontem ficamos quase uma hora pra todo mundo pegar uma musica

    po irmão isso vcs tem que fazer em casa, sozinhos.

    se vc nao conhece a musica, arrume um CD e escute até conhecer.

    cada um tem que ir pro ensaio saendo o que vai fazer, esse lance de cada um tentar a prender na hora é um puta desperdício (falo por experiencia propria), ainda mais qdo o ensaio é em estúdio alugado.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    danubio_gpi

    sao covers, certo? grave as versoes originais em cd-r pra todos terem acesso... mas te digo uma coisa... o inicio é sempre muito complicado

    Piper Music
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ok. A primeira coisa para fazer é decidir num repetório. Repetório decidido fazer 7 cópias em fita cassette ou CD do repetório (se são covers, com os originais, se são inéditas, com um músico seu, mas só precisa ser voz e violão).
    Com estas cópias, cada inegrante deve levar para casa (onde a maioria do trabalho deve ser feito) e trazer cinco idéias para a primeira música. No ensáio concentre-se em esta música. Pareceria uma maneira devagar para ensaiar mas pode acreditar, ninguem aprenderá nada se você fujam de uma música para a outra.
    Após o primeiro ensaio, se faça a mesma coisa, só no segundo ensaio a primeira música para ser tocada é aquela que vocês aprenderam no ensaio anterior (entendeu?). Com a passagem de tempo, cada um vai sintonizar mais um com o outro. Pensamentos vão concordar e se começa a ter um conjunto. Eu já vi muitas "bandas" mas poucos conjuntos. Eu gosto de ver um conjunto e não cinco ou seis pessoas tocando na mesma hora!

    Espero que ajudei um pouco.

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Piper Music
    gustavo macaco
    Ed_Vedder
    Falaram tudo.

    rpassaro
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara, o que tá acontecendo com vc é normal, mas as dicas que o Ed_Vedder são perfeitas!
    Um ensaio de duas horas(o ideal)vcs não podem querer tocar muitas musicas por que não vai rolar, escolham poucas musicas!Todos os componentes da banda, devem chegar no estúdio com a musica decorada...o ensaio é para se acertar detalhes, e não para aprender a tocar a musica!O tempo que vcs perdem no estúdio passando solos e viradas, vcs poderiam anular isso se cada escutasse a musica em casa!

    Emerson Guita
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    danubio_gpi
    Eu tb toco em ogreja e a gente pega uma música de cada vez até ficar legal, mas o que é bom é que nós somos do mesmo nível musical e temos um bom entrodamento, mas levou um bom tempo pra isso, os egos tiveram que ficar de lado.

    meiomundo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Se os arranjos naturamente não se acertaram é porque não rolou aquela "química". Mas às vezes isso resolve com a intervenção de alguém, dizendo qual o rumo que o som tem que tomar. O problema aí são os egos. Enfim, coisas de bandas.

    danubio_gpi
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Piper Music
    Ed_Vedder
    gustavo macaco
    rpassaro

    Valeu galera é isso aí. hoje depois do culto vou reunir a galera da o "choque" neles sobre fazer uma lista dumas 15 musicas gravar nuns 7 CDs, escolher a tonalidade dessas musicas, fazer 7 "apostilas" dessas musicas e distribuir entre nós, detalhe é que vamos fazer um caixa da banda como o baixista ja havia sugerido pra cobrir essas despesas.

    PigO
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: PigO
    · votar


    Ressuscitando


    Galera, eu sou o líder da banda na igreja e estamos em 12 integrantes....

    por enquanto temos uma formação fixa que é:

    1 Guitarra
    2 Violões (era 1 violão, enquanto eu não separar (fazer escalas) eu deixei os 2 tocando)
    1 Baixo
    1 Teclado
    1 Bateria
    1 Vocal
    2 Backing

    tem um que está aprendendo bateria para entrar, e tem dois que tocam violão e cantam que começaram a ensaiar (esses dois já eram da banda a um tempo atrás)...


    Eu irei fazer escalas para quem toca e quem não toca....semanalmente. Para não ficar muita gente..... eu só não fiz isso ainda porque to esperando os dois que já tocam pegarem as músicas para voltarem a tocar.


    Nos ensaios não tem entrada pra plugar todos os instrumentos, sem contar que irá ficar tudo embolado se colocar todos tocar.....como fazer pra ensaiar com tanta gente?

    1 - Fazer dois ensaios, primeiro com uns e depois com outros (no mesmo dia ou em dias diferentes)
    2 - de acordo com a escala, só ensaia quem vai tocar
    3 - Estou sem outras idéias....

    alguém pode ajudar?

    Edit: O tempo de ensaio é 1h..... e ensaio só durante o final de semana.... durante a semana não tem como..

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Caramba, estava lendo e vendo nego aconselhando a gravar as músicas em CD r e até em fita cacete. Fiquei pensando: em que séculos esses caras estão? Dai saquei que o tópico é de 2004 Haha.

    PigO
    2 - de acordo com a escala, só ensaia quem vai tocar
    3 - Estou sem outras idéias....



    Isso. E todo mundo tem que conhecer minimamente o repertorio, no caso dos músicos não serem tão experientes.

    Cara, 2 violões e uma guitarra é impraticável. A não ser que o trio seja bem experiente e tenha muita noção de trabalho em conjunto. E tu tem que ter um som bom também, é muita corda junta hehe.

    Eu já apanho pra tocar com mais um guitar/violonista, imagina com 2, iria ficar perdidaço huehuhue

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    cafe_com_leite
    fita cacete

    HUahuahuahu

    PigO
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    cafe_com_leite

    Cara, 2 violões e uma guitarra é impraticável. A não ser que o trio seja bem experiente e tenha muita noção de trabalho em conjunto. E tu tem que ter um som bom também, é muita corda junta hehe.

    Eu já apanho pra tocar com mais um guitar/violonista, imagina com 2, iria ficar perdidaço huehuhue


    poisé, normalmente eu deixo eles fazendo a base e eu faço linhas melódicas em cima dos acordes ou vou arpejando....
    ---------------------------------------------------------------------- ------
    2 - de acordo com a escala, só ensaia quem vai tocar
    O lance seria todos saberem o repertório pra de acordo com a escala ninguém ficar para trás e todos saberem as músicas, quem não ensaiou, pega em casa e ensaia pra quando for sua vez.... ai todos tem que ficar ligado o que o grupo do dia ensaiou....

    Acho que assim pode dar certo

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    PigO
    Esteja preparado pra isso não dar certo. Enquanto você tá empolgado e comprometido, saiba é bem capaz que tenha pessoas que estão cagando e andando pro ministério. É ai que entra a função maior do lider, gerir pessoas. Pelo que vejo você tem bastante músicos em mãos, o que te dá a possibilidade de não dar moleza pra vagabundo. Não tá comprometido? Senta no banco. Eu participo do ministério de louvor da minha igreja e é duro aturar gente que não tem a minima condição fazer o que tá "fazendo" por não ter outra opção.

    ogner
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    3 musicas por 2hs, ensaiando, repassando, ajustando.
    1h pro passadão, tocando "todas" do set estilo show..

    Hoje temos 15 musicas no set "bem" tocadas...Assim organizamos nosso ensaio atualmente.

    Henry D. Thoreau
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    fev/15

    normalmente a gente se droga e toca qualquer coisa por algumas horas, com algumas pausas pra tocar o que tem gravado.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    PigO
    Eu acharia melhor fazer ensaios só com quem for tocar no próximo "evento". Como já mencionaram, já é desafiador ensaiar com uma banda grande, imagina ensaiar com a banda que já é grande e os suplentes.

    Eu vejo alguns shows de bandas com grandes formações e fico pagando um pau justamente por ver todo aquele conjunto soar muito bem. Mas sabe qual é o segredo por trás de tudo aquilo? Um figura chamado produtor musical. É um cara que fica de fora, só ouvindo tudo e dando pitacos para ajustar o som globalmente. Sem este cara, a máquina não funciona.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    PigO

    "1 - Fazer dois ensaios, primeiro com uns e depois com outros"
    Meia hora de ensaio para cada metade uma vez por semana? Não dá nem tempo de se aquecer e entrosar! É pouco!

    "2 - de acordo com a escala, só ensaia quem vai tocar"
    Meia hora de ensaio para cada metade uma vez por semana? É pouco!
    Se fizer 1 hora com cada metade = 2 horas de ensaio mês para cada metade. É pouco!

    "3 - Estou sem outras idéias...."
    Cara, não existe milagre! É muito pouco tempo dedicado a uma banda. E quanto mais integrantes mais tempo de ajuste e ensaios necessita.

    O ideal era separar por seções. Baixo/Batera, Violões, e Vozes. Mas, pelo menos, 1 hora por semana cada grupo e um ensaio geral com todos a cada 15 dias.

    Menos que isso... "só rezando"!

    Luisfelp FR1
    Membro
    # fev/15
    · votar


    PigO

    Quantas músicas vocês tocam por ensaio em média?

    PigO
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Luisfelp FR1
    Quantas músicas vocês tocam por ensaio em média?

    1, 2 ou tres..... as vezes ficamos dois ensaios em uma única música.... depende da música, se for facil, se tiver muito detalhes, etc..

    Luisfelp FR1
    Membro
    # fev/15
    · votar


    PigO

    Eu toco no grupo de canto da minha igreja, que é compostos por vozes + guitarra + violão + percussão. Nos tocamos em média 10 músicas (porém pode ser de 15 músicas dependendo da época do ano) por ensaio em um ensaio que em média dura três horas quando as músicas são novas e de uma hora e meia quando já ensaiamos as músicas os ensaios ocorrem uma vez por semana. Antes a formação contava com 2 guitarras + 1 violão, e o som não ficava embolado, pois nós nos entrosamos facilmente (desde quando entrei) o que facilitava as coisas. Basicamente nessa antiga formação nós faziamos assim: o violão fazia a base com acordes nas formas mais simplificadas; a outra guitarra parte tocava a base (mudando algumas formas de acordes em relação ao violão, usando mais do CAGED) e fazia alguns arpejos; eu fazia os acordes usando mais o CAGED fazendo-os em outras formas, as vezes até oitavando e fazendo algumas 'pontes' em alguns acordes.
    Fazendo isso o som nunca embolou pelo contrário a melodia ficou muito gostosa de se ouvir e vale ressaltar que todos os instrumentos eram ligados diretamente na mesa de som! Eu quis falar isso pois, é possível conciliar 3 instrumentos de corda semelhantes
    Na formação atual o violão faz a base fazendo o ritmo da música variando as formas de acordes e eu as vezes toco o ritmo fazendo as mesmas formas de acorde que o violão; as vezes arpejo os acordes, em formas oitavadas, tocando somente a tríade do acorde, dependendo do que a música pedir. E te falo que o som de uma forma geral fica bem preenchido e não embola, pelo contrário fica até mais bonito que só com um instrumento de corda tocando.
    Mas a chave pra isso dar certo é entrosamento entre os membros do grupo!
    Cara, se o grupo tiver um bom entrosamento, em uma hora na minha opinião da pra ensaiar 3 músicas de boa, que da tempo.

    as vezes ficamos dois ensaios em uma única música

    As vezes a gente também tem alguns problemas algumas músicas, principalmente andamento desta, uma vez que certas músicas possuem um tempo nem um pouco usual o que as vez deixam as coisas confusas. Outra coisa que as vezes atrapalha é a presença de acordes um pouco mais chatos de serem montados. Se o grupo estiver estagnado por causa disso simplesmente pegue a melodia (tanto no tempo como nos acordes) e a simplifique e estimule o grupo a domina-la dessa maneira mais simples, após esse passo, vá alterando um pouco o andamento ou mudando um pouco as formas dos acordes, porém sem mudanças radicais, digo somente para ir adicionando os elementos conforme for achando necessário, aos poucos sucessivamente. Você vai perceber que seu grupo vai ter uma versão ainda diferente da versão original mas na mesma linha desta, no grupo que estou isso funciona muito bem.
    Outro ponto se os vocais estiverem em um tom diferente dos outros instrumentos, opte por alterar o tom dos instrumentos (a menos que seja uma distancia tonal "pequena" para quem canta) evitando que os vocais se degastem muito, fora que pode agilizar as coisas.
    Fora que nem é preciso dizer que nesses últimos pontos citados deve-se ressaltar que o grupo tem de estar de comum acordo e 100% cientes sobre como a mudança será feita, se não tudo vai ficar embolado e extremamente confuso digo isso por experiência própria! xD

    Espero ter te ajudado!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vcs organizam os ensaios?