Gentle Giant - vamos falar de musica.

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


cafe_com_leite

"Tem algum show registrado que o Phill Shulman aparece?"

Phil Shulman é o irmão mais velho. Ele dividia os vocais com Derek e tocava saxophone, trumpete, clarinete, percussão, teclados e etc., funções estas assumidas pelos irmãos quando ele saiu.

Eu não lembro de ter visto nenhum video do GG anterior a 74, ou seja, Phil Shulman já havia saído. Mas lembro, pelas fotos, que ele era muito parecido com o Ray, quando novos, mesmo ele sendo mais velhos, eles pareciam gêmeos.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig


Esse aqui parece ser de 72 ó:




Ele não tá nesse vídeo também, acho que a data deve ser forjada.


Nessa foto aqui ele deve estar ó:
http://halsprogressiverockblog.blogspot.com.br/2010/06/gentle-giant-mo ntreal-october-27-1972.html


consegue identifica-lo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite
Essa "Kites" um trabalho pop bem típico da época, com certa influência psicodélica.... Gostei também...
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É, achei interessante essa mistura do pop com o psicodélico. Ficou um negócio bem exótico, não pela loucura, mas pela mistura que acabou soando estranho e belo ao mesmo tempo.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Ele não esta neste vídeo. Só há 5 integrantes, a formação com Phil tinha 6. (os caras eram tão bons que não o substituíram e sim assumiram os instrumentos dele...hehehe)

consegue identifica-lo?

Sim! Da esquerda para direita:

Gary Green, Phil Shulman (de blusa branca e colar), atrás dele à direita Ray Shulman (note como são parecidos), Kerry Minnear, Derek Shulman e John Weathers.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
os caras eram tão bons que não o substituíram e sim assumiram os instrumentos dele

Imagina esses viventes, coma tecnologia atual.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Tem coisa que eu gosto e tem coisa que eu acho chato em GG.

Acho muito foda as melodias bem estruturadas, desenvolvidas encima de ritmos quebrados na bateria, como na música The Advent of Panurge, com essa sonoridade exótica. Todas as linhas de bateria da música, achei lindamente estimulantes, quebradas, e cobertas com melodias muito boas e também quebradas.

Já na música Raconteur, Troubadour. Acho bacana, só que desistimulante esse começo da música. Me coloca num estado de inquietação "busca por um desenvolvimento" que acho incomodo. A música tem um ritmo "preso".

Aquela banda Area, música Cometa Rossa, achei Foda o começo e o desenvolvimento. Essa bateria que parece ter vindo diretamente do bebop jazz. Muito legal. A continuação cantada da música não achei tão interessante, mas é legal.

Essa música Kites postada também é legal pra curtir, bem tranquila. Buscava um som assim.

Eu tenho a impressão que esses músicos de Prog Rock flertam com a mesma proposta do Jazz, vide as baterias muito semelhantes e as melodias quebradas. E por isso acho muito interessante algumas músicas ou trechos de prog rock.

Enfim, acho legal prog rock, GG, e etc.. Não tanto quanto acho Jazz legal, mas acho.

E claro que não estou levando em consideração a parte política, contexto social, letras, e etc.. Só a parte músical.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Imagina esses viventes, coma tecnologia atual.



Pois é cara. Uma banda que eu vejo um pouco da atitude experimentalistica no sentido de conjunto é o Snarky Puppys.
Não sei o porquê, mas a ousadia deles me lembra muito o GG. É uma virtuosidade marcada pelo ótimo trabalho em grupo, a precisão ritmica, a uniformidade dos metais, do encaixe perfeito em um grande número de intregantes etc. E o som deles é bem atual, bem comtemporâneo, isso me agrada muito. É claro que o som é muito mais voltado pro jazz e não tem a gana vanguardista e a pluralidade sonora que o GG tinha, mas não deixa de ser interessante. Vale a dica aí, caso não conheça.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


cafe_com_leite
Po! Que foda. Obrigado por compartilhar.

Pra quem não conheçe, olha o som desse pessoal.


Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Meu problema com boa parte do Prog Moderno (não tudo, há exceções) é que pós anos 80, houve uma clara divisão no "espírito da coisa"...ramificou:

De um lado o virtuosismo técnico, de outro o experimentalismo. Nos 70, os caras primavam pela experimentação e a técnica era um "abuso" em favor dela.

Hoje, existem bandas muito virtuosas tecnicamente (bem mais que os dos 70), algumas apenas cópia, releitura de bandas do passado, soando muito parecidas, e outras só no efeito "olha como eu toco prá k7" e o "experimentalismo" ficou com a galera mais tosca.

O "espírito Progressivo", numa roupagem mais "punk maloqueiro desleixado", sobrevive em grupos como estes:







cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
O Ozric Tentacles eu já conhecia, mas ouvi por cima, preciso dar uma ouvida mais atenta. As outras não conheço, vou ouvir aqui.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig
Gostei das 3 músicas. Eu venho buscado essas sonoridades em becos sem saidas. Valeu por compartilhar.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wuju Wu Yi

À disposição, com o inusitado, o exótico, fora das paradas de sucesso, fora dos padrões estéticos "comercialmente aceitáveis" e música indigesta em geral....hehehehe.

Acostumei meus ouvidos e cérebro ao "incomum" e "inusitado"...Fui "ninado" com este tipo de coisa:











Entre outras....hehehehe

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Esse tópico vai dar ainda muito o que falar hehe

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig
Legal as sonoridade. rs Desses eu gostei mais do primeiro e do ultimo. E achei legal a bateria do segundo também, apesar de n ter gostado muito de alguns solos. kk! Soou-me meio free, e ainda n tenho a percepção pra achar free tão bacana. Mas legal.

Eu gosto de sonoridades fora do comum. Não que não goste do que é comum. Eu sou um cara que você vai ver ouvindo de Tudo. kk!

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Ismah

"Esse tópico vai dar ainda muito o que falar hehe..."

Então, vou te dedicar uma de minhas bandas favoritas e que considero uma das mais "subestimadas estupendas" bandas de todos os tempos.



cafe_com_leite
Veterano
# out/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig
Essa música Vitamin C do Can é fantástica. É tão antiga e tão atual, se não datar dá pra falar que foi feita ontem.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


cafe_com_leite

"É tão antiga e tão atual, se não datar dá pra falar que foi feita ontem."

Uma banda alemã com vocalista japonês, como era o Can, mesmo sendo dos anos 70, será eternamente moderna....kkkkk

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14
· votar


cafe_com_leite
A que eu mais gostei das 4.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
Uma banda alemã com vocalista japonês, como era o Can, mesmo sendo dos anos 70, será eternamente moderna....kkkkk


hahaha. Mas falo da sonoridade mesmo. Esse tipo de linha de bateria é meio difícil achar nessa época, é um pouco diferente do padrão dos anos 70, esse bumbo rápido e tal.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
Curti o Morte Macabre.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Eu disse aqui que Snarky Puppy me lembrava Gentle Giant. Caramba, esse som só confirmou:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gentle Giant - vamos falar de musica.