Gentle Giant - vamos falar de musica.

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

"O que ferrou o GG foi o punk rock..."

Na verdade o Punk surgiu por causa do Progressivo e mesmo eu sendo um Progressista de Carteirinha, tenho que reconhecer que os Punks (que eu não curto muito) tinham motivos palpáveis para iniciar sua rebelião.

Na verdade, o que aconteceu, foi um pouco antes. Com o crescimento do Glam Rock, em meados dos 70, a verve psicodélica/cabeção foi ficando para trás. Os hippies estavam barrigudos, e a sociedade experimentava o início da revolução tecnológica e consumista.

Não havia mais espaço prá cabeludos vagando frases de Allan Ginsberg e fazendo fumaça nas praças. Vinha uma nova geração, que não estava nem aí prá política, guerra do Vietnã e filosofia, esta nova geração vinha sedenta por calças Lewis e McDonald´s.

Muitos progressistas migraram para o famigerado Rock de Arena, que era um rótulo bonitinho para trilha sonora de propaganda de cigarros na TV.

Fazendo "Hollywood Rock" de 40 minutos de duração e vestindo roupinhas de travestis, foi um prato cheio para o surgimento do Punk Rock.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Vai dar treta qualquer hora... Sou veado demais pra deixar falar assim de glam kkk

Mas a migração é essa aí...

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Ismah

Não tô falando mal do Glam não!

Apenas os progressivos ficaram sem rumo..... O Glam era propositalmente despirocado, andrógino e avacalhado.

Os caras "certinhos" vindos do Prog, ficaram fora das calças, com um pé na sala de concerto e outro na boutique gay... vide o Yes, fazendo música sobre filosofia indiana vestidos de Drag Queens e capinhas de Super Herói da Marvel.

Viraram, com exceções, uma caricatura de si mesmos.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Não seria exatamente falando mal, mas com certo despreso (merecido - diga-se de passagem)... Falei lá de brincadeira...

Acredito que o glam é o princípio do pop. Músicas comerciais, performances perfeitas, e música depois. É uma mutação que nas suas colocações está claro...

Vinha uma nova geração, que não estava nem aí prá política, guerra do Vietnã e filosofia, esta nova geração vinha sedenta por calças Lewis e McDonald´s.


Consumismo, novas tecnologias - na guitarra as fantásticas multiefeitos que perduraram até 90 e pouco.

Vou deixar para fraseado um trecho da bio do Slash:

"Eles (Def Leppard se bem me recordo) eram superiores a nós. Nós fazíamos um rock porco, de qualquer maneira. Enquanto eles, buscavam uma performance perfeita." Tá aí.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Ismah

Sim...teve muita farofa no Glam, muita viadagem e posers.

Mas, como sempre, tem os caras visionários, que souberam usar o Glam, como plataforma de protesto e reivindicações importantes à época.

David Bowie teve um olhar genial sobre o Glam...

Mas, o rock sempre foi ladrão.....porque quem inventou o Glam, de verdade, foi o Liberace!! Que pode ter sido a maior "trixa loka" do planeta mais foi um virtuoso sem precedentes, destes que dá raiva ver tocando.



cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
Eu entendi direito ou o Glam surgiu do Prog? Ou o prog entrou na onda do Glam?

Ismah
Veterano
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar


cafe_com_leite

Entenda o glam como um progressivo com os pés no chão. A vibe é a mesma, mas o tema e efeito buscado é outro. Apenas no prog se usa tudo que puder ser usado, e o glam tem a presença dos synths e efeitos digitais (tecnologia sempre de ponta).

Progressivo te faz viajar, desfocar da realidade, o glam a refletir, e cair na real.

Ismah
Veterano
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar


Lelo Mig

Não foi exatamente isso que quis dizer... Mas é o caminho.
Quero dizer que é a primeira vez que se busca ganhar dinheiro com música, e muitas vezes a paixão por tocar é deixada de lado - é um movimento mais frio. Encaro o punk como a passagem do mundo de glitter, imposto pela mídia na época, pra dura realidade das moléstias da sociedade.

Viu a mensagem in-box?

Julia Hardy
Veterano
# out/14
· votar


"O que ferrou o GG foi o punk rock..."

E a disco music.

Conversando com pessoas que viveram o período, como o meu pai, elas me disseram que as pessoas gostavam de disco music. Muito por causa do filme Embalos de Sabado á Noite. Até na escola, o pessoal se vestia igual ao John Travolta. Que punk era coisa de "maluco". Acho que punk só foi grande na Inglaterra. .

Ismah
Veterano
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar


Deletado po mim mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Julia Hardy
Conversando com pessoas que viveram o período, como o meu pai, elas me disseram que as pessoas gostavam de disco music.
Eu curti muito Disco e dancei muito em bailes de subúrbio (morava em Jacarepaguá, pertinho da Cidade de Deus):
Isso aqui é coisa boa:
http://www.youtube.com/watch?v=hCO6EK8yRIM
Que punk era coisa de "maluco". Acho que punk só foi grande na Inglaterra. .
http://www.youtube.com/watch?v=22lSR-o4n98
Assista.
Bjs

Calime
Veterano
# out/14
· votar


Meus cents: Gentle Giant é de fato uma grande banda; músicos excelentes, composições densas e consistentes, experimentais e bem feitas, em fim, mto legal msm, mas minha preferida é o YES. Me identifico muito com a vibe da banda em geral, acho muitas composições de fato geniais, algo que toca qdo ouço.

Outro estilo que chegou perto do prog, mas é mais disperso e extremamente abrangente é o Fusion. Gosto mto tbm de um gênero chamado de World music, mas esse rótulo eu acho mais vago ainda...

Julia Hardy
Veterano
# out/14
· votar


Ismah

???

Mauricio Luiz Bertola

Já assisti. O que tem?

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Julia Hardy

Postei uma coisa que não teve relação. Ia desvirtuar o tópico.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Julia Hardy

"Acho que punk só foi grande na Inglaterra..."

Não...

Vivi esta época Júlia. O movimento Punk foi bastante forte no Brasil, principalmente nas periferias (cariocas chamam de subúrbio), do Sul e Sudeste brasileiro. Claro, que não tão forte, como em seu país de origem, mais foi bem forte sim.

A galeria do Rock, em São Paulo, reunia punks de toda a cidade. Conflitos entre Punks e Metaleiros/Headbangers eram muito comuns.

O rock brasileiro dos 80, que eclodiu logo depois, só aconteceu devido ao Punk. Justamente ele, foi a mola propulsora para o Rock BR 80. Integrantes da Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, Ira, Plebe Rude e muitos outros nomes expressivos vieram diretamente do movimento Punk Brasil que ocorreu no final dos 70.

A discoteca, não foi tão expressiva como "Movimento Musical". Apesar de músicos de grande qualidade, fazendo coisas interessantes e trazendo o swingue que o Rock Branquela Duro tinha perdido desde os anos 50, era um movimento lúdico, sem pretensões culturais. Era apenas música para dançar e se divertir.

Muito rockeiro ia à discotecas.

Contudo, tanto o Punk, quanto a Disco Music, não tiraram espaço do rock. Apenas ocuparam um espaço que o Rock havia perdido por si mesmo.

O Rock começou a ficar gordo, pomposo, glamouroso, metido à besta, vaidoso, se achando um estilo musical melhor, maior e mais importante que os outros.

Acabou virando piada...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Julia Hardy
O movimento Punk foi bastante forte no Brasil
Bj

giant_steps
Membro Novato
# out/14
· votar


Realmente me dói o coração as bandas tendo que se "popificar" para tentar sobreviver comercialmente. Na minha humilde opnião, desta leva progressiva, o que chegou mais naturalmente perto do pop, sem soar forçado, foi o Genesis, mas para isso contavam com o tio Phil.

JJJ
Veterano
# out/14 · Editado por: JJJ
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu curti muito Disco
Lelo Mig
Muito rockeiro ia à discotecas.

Caraca... Estávamos em trincheiras opostas nessa época, colegas! Eu e uma parte da galera roqueira DETESTÁVAMOS discoteca (não se chamava ainda "dance music" aqui no Brasil - era "discoteca" mesmo). Lembro de um editorial da VIGU (lembram dela?) falando cobras e lagartos da disco.

Houve até um show de uma banda minha em que colamos cartazes do Travolta (Tony Manero, de Saturday Night Fever) nas paredes, para as pessoas picharem durante o show! Que infantilidade!!! kkkkkk (bom, em minha defesa, eu era praticamente uma criança nessa época... hehehe)

Vendo em retrospecto, era uma bobagem, menos pela música em si do que por sentir que estavam tirando espaço do rock (o Bertola deve lembrar, só pra citar um exemplo, do fim da sensacional Eldo Pop FM e a entrada de uma dançante e ensossa 98, no Rio); embora houvesse, sim, muita coisa medíocre musicalmente na discoteca (ok, o rock sempre teve mediocridades também... hehehe).

Mas, no fim das contas, a disco trouxe elementos interessantes para a música (especialmente o "swing", já que era tudo muito "duro" na música pop de então).

Quanto ao punk ter sido um fenômeno mais britânico. Em parte (Sex Pistols e Clash que o digam), mas extrapolou muito as fronteiras da Rainha. Ramones é o quê? E Ratos de Porão? E os próprios Sex Pistols dizem ter tido influência de bandas como New York Dolls, que são americanos. Bandas não-punk também foram influenciadas. AC/DC e U2, por exemplo. Foi um movimento mundial.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Eu também odiava Disco na época......era da "sua turma".

Mas, hoje, que estou mais velho e maduro, sei que no fundo, eu odiava porque eu nunca soube dançar (sou parente do Robocop), e quem não sabe/consegue dançar, não pode se divertir com a dança.

Consequentemente, por dançar tão bem quanto um poste, eu não tinha chances com boa parte das "gostosinhas" que frequentavam as discos.

Então, restava me rebelar....kkkk.

Seja rockeiro, punk, funkeiro, pagodeiro ou que raios for, no fundo, no fundo, toda rebeldia masculina têm sempre a mesma essência:

Mulheres!! Sempre queremos trucidar a "classe" que esta levando a melhor com elas no momento!

Julia Hardy
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Contudo, tanto o Punk, quanto a Disco Music, não tiraram espaço do rock. Apenas ocuparam um espaço que o Rock havia perdido por si mesmo.

Pois é.

Mauricio Luiz Bertola

Bj

Não, merci.

Xeper
Veterano
# out/14
· votar


Na minha humilde opnião, desta leva progressiva, o que chegou mais naturalmente perto do pop, sem soar forçado, foi o Genesis,

O Camel tbm fez coisas razoavelmente boas quanto tentou "simplificar" seu som

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


JJJ
Eu era e sou rocker até a medula, mas curtia também a Disco Music e as bandaças funk que havia naquela época. Lembro-me bem que fui assistir a um show do Earth, Wind & Fire na (sempre) Maracanãzinho... Fui um showzaço, coma bandaça, e ainda achei um relógio Cartier!!!! Kkkkkk..........
Abç

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Lelo... Te compreendo kkkk

É esse um dos motivos de eu ter me tornado técnico - e aqui no sul tem coisa pra dançar, de 2/4 a 6/8.

Não diria que sempre somos movidos pelas mulheres - só quando não há cerveja kkk Mas sim, somos movidos por elas. Comecei na guitarra por uma.

------------------

Sei que vou tomar esporro, mas vamos lá... Eu creio ser o mais novo na discussão, e não vivi o século passado ouvindo música - andava ocupado, entre mamadeiras e latas de nestogema (algo assim).

Comecei em 2000 aulas de piano e órgão, vindo a deixá-las de lado por motivos de saúde - perdi toda a memória anterior daquele período. Retomei as aulas somente em 2003, mas dessa vez ao teclado. Em 2004 foi auge do italo dance aqui no RS. Então como tecladista fazia sucesso tocando as músicas ao teclado, mas isso teve um preço: LER. Chegava a praticar 18 horas por dia em tempos de folga. Tive que parar de vez com tudo, ou correr o risco de perder a mobilidade da mão direita.

Até 2007 me contive em ser músico passivo e me recuperar. Então passei a trabalhar na noite como carregador (chapa, se preferir um termo de caminhão). Em 2008 ganhei meu fiel companheiro, Casio CTK800, que tá comigo até hoje - e confesso que pouco explorado ainda.

----------------

Como contribuição essas eras disco trouxe para a música em geral, a inovação dos teclados. Aqui no sul, as "bandinhas", sempre foram guiadas pelos metais (trompete, trombone, flugelhorn, sax), ganharam espaço por causa da disco. O teclado se tornou popular ali. Até 2003 não se via solos de teclado na música regional aqui.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Ele fala do Gentle Giants ali.



cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Ele fala do Gentle Giants ali.



E tu viu que o Jô se interessou na banda né.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/14
· votar


JJJ
Quanto ao punk ter sido um fenômeno mais britânico. Em parte (Sex Pistols e Clash que o digam), mas extrapolou muito as fronteiras da Rainha. Ramones é o quê? E Ratos de Porão? E os próprios Sex Pistols dizem ter tido influência de bandas como New York Dolls, que são americanos. Bandas não-punk também foram influenciadas. AC/DC e U2, por exemplo. Foi um movimento mundial.
Curto muito aquele livro "Mate-me Por Favor". Talvez a visão do livro seja meio parcial, mas dá a entender que o punk nasceu nos EUA (com MC5, Ramones, Dolls, etc) e foi só depois pro Reino Unido. E mais, as entrevistas da época acusam o Sex Pistols de ser uma banda montada pela gravadora e focar mais na pose do que na música. Justiça seja feita, MC5 e Dolls pra mim são proto-punk. Não chega a ser punk rock na acepção que a gente tem hoje.

Já sobre o tópico propriamente dito: Gentle Giant é genial, apesar de eu preferir o Yes e principalmente o King Crimson. Sobre a guinada pro pop: o Genesis se deu super bem, não só pela própria banda mas também pelo caminho que o Peter Gabriel e o Phil Collins seguiram na carreira solo. Mas acho que o Marillion com Steve Hogarth também conseguiu um resultado pop legal, que soava pelo menos sincero (Holidays in Eden tem toda a cara de algo que a banda escolheu deliberadamente fazer, não necessariamente por pressão do mercado). Só que não fez sucesso, né? Aí eles lançaram Brave, bem mais progressivo e lembrado com muito mais carinho pelos fãs.

Mas uma coisa que todas essas bandas de progressivo têm em comum na minha opinião é que soa datado. Não que não seja bom (porque é), mas você escuta e saca na hora que é coisa de 40 anos atrás. Se alguém tenta fazer isso hoje (Flower Kings, Spocks Beard), vai ter um público limitado. É uma pena que esse público limitado às vezes seja tão metido a elitista que acha que todo mundo que ouve progressivo é culto, e que todo mundo que é culto tem que ouvir progressivo. Progressivo é música de nicho e isso não é demérito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Julia Hardy
Mauricio Luiz Bertola

Bj

Não, merci.

????!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=csA2qxbIfEU

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tava assistindo esse show ontem. Tem um outro que eles fizeram em 74 que tem quase as mesmas músicas e me pareceu bem melhor que esse, no final rola até um show de peecursão com todos os membros batucando. Hoje virou até clichê nos shows, mas naquela época era algo totalmente diferente, se pá foi eles que começaram com isso, tem alguma informação a respeito?

ROo
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite
Sobre o Dream Theater sim, eles seguem estrutura de riffs de metal, com algumas pitadas de elementos passados. Como eu sempre me refiro ao DT, embora eu goste, pouco metal para eu gostar pra caralho, mas ao mesmo tempo pouco progressivo para eu gostar pra caralho hahahahaha.

Mauricio Luiz Bertola
cafe_com_leite
Uma das coisas que mais me impressiona no GG, além de todos os instrumentos e tudo que já foi falado, é a perfeição, que mesmo ao vivo, os cara executavam as linhas extremamente complexas de vozes com perfeição, com cânone, contraponto comendo solto... é muito difícil.


Ismah
Pô, que legal, o Jô pareceu realmente bem interessado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gentle Giant - vamos falar de musica.