Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos

Autor Mensagem
marcelosz
Membro Novato
# abr/16
· votar


Sáporra tá ficando da hora!!!!!

Mais uma versão: Mix

Como temos 2 guitas meio que fazendo uma base, desisti do violão. Mas botei um Hammond, vejam aí o que acham.

EduJazz
O finalzinho ta pedindo umas frases de guitarra
Também acho! Acabei fazendo aqueles riffzinhos do final no B3, mas uma guita seria uma ótima!

Ningen
Veterano
# abr/16
· votar


marcelosz

Muito bom!!!

Adorei o Hammond...

Só achei a voz deslocada... Muito atrás e "opaca"...

Mas o restante tá muito legal.

JJJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz

Eu sei que ainda estamos em "beta", mas só pra ir dando pitacos:alguma coisa aí ficou com reverber demais... não consegui identificar o quê... talvez o hammond.

Como você nem colocou na mix, entendi que achou o solo com o B9 meio estranho, né? kkkkkkk

Também não gostei... pra ficar bem "mais ou menos", teria que haver um baita malabarismo na mixagem. E, mesmo assim, não ficaria grande coisa. Vamos aguardar algo melhor. Quem sabe o adler3x3 consegue o sax...

Ningen
Muito atrás e "opaca"...

Dá pra melhorar na mix. Mas, pra ficar bom mesmo, só chamando o Jagger... hauhuahuahau

Ningen
Veterano
# abr/16
· votar


Mas, pra ficar bom mesmo, só chamando o Jagger

Que isso cara, vcs são feras!

Adler3x3
Veterano
# abr/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


O problema do Sax é nem tanto a qualidade do som, mas sim nas articulações, que não se acham num instrumento virtual.
Como tem muitas notas curtas, o som final acaba soando martelado (percussivo) em demasia e fica horrível, desconexo com um bom sax, isto pode também ser observado na gravação do órgão (que também tá martelado), acho que tem editar mais para ficar com legato.
É que este solo do Bobby Keys é demais, acho que somente um músico de verdade consegue interpretar, mas ainda não desisti de todo.
Não é a toa que a interpretação do Bobby é considerada como um marco na história do rock no uso do Sax, nem tanto pela dificuldade de executar as notas, mas sim pela forma como ele articulou.
Mas a saída vai ser editar o sintetizador até encontrar um som decente.
Seria bom ter uma cópia do arquivo midi usado, para ver o que dá para editar, que parece ser um pouco diferente do original, e outra versão que tenho de arquivo midi também é diferente com muito mais notas.
Estou seguindo a partitura original do sax, mas não tá fácil, não tenho todas as articulações que ele tocou, e tem uma parte de vibrato que fica mais difícil ainda, não custa experimentar também fazer isto com um solo de guitarra (som mais grave pois é um sax tenor).
E se for experimentar com um outro synth tem que resolver este problema das articulações, tem um bom som no órgão mais teria que editar a exaustão cada parte e criar vários sax.

marcelosz
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ningen
Obrigado pelo feedback!!!

JJJ
Eu acabei focando na voz e na guitarra e esqueci o solo! kkkk

---
Ouvi denovo hoje, e realmente tem reverb sobrando em alguma coisa.
A performance do JJJ no vocal ficou muito boa, mas acabou ficando muito destacada na mix. Vou dar uns tapas aqui e ali e ver se melhoro a mix.
Pessoal, feedbacks positivos ou negativos são muito bem vindos pra gente ir acertando! Abraços!!!

Ningen
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ningen
· votar


[null]

JJJ
Veterano
# abr/16
· votar


marcelosz

Voz é uma das coisas mais difíceis de acertar na mix (ainda mais quando o cantor é meia-boca! kkkkkkkkkkkkkkkkk).

Rachmaninoff
Veterano
# abr/16
· votar


marcelosz
Sáporra tá ficando da hora!!!!!
Mais uma versão: Mix


Realmente está ficando muito boa. Não estou participando, mas se me permite uma crítica técnica, acho que a bateria está com muita compressão.

EduJazz
Veterano
# abr/16 · Editado por: EduJazz
· votar


JJJ
marcelosz

Rapeize, acabei gravando mais uma guitarra. São alguns licks no final... se gostarem, usem. Se não, nãos e acanhem e descartem!

GUITARRA SOLO!

Quanto ao timbre, esse não da pra mexer tanto quanto o outro, eis que usei um amp (da pra mexer nos IRs, pq foi em linha). Tem um slapback delay, que da pra tirar também se não curtirem... de resto não mexi nada.

Vou tentar os backing vocals mais tarde...

marcelosz
Membro Novato
# abr/16
· votar


Rachmaninoff
Realmente está ficando muito boa. Não estou participando, mas se me permite uma crítica técnica, acho que a bateria está com muita compressão.
Valeu pelo feedback. Tens razão...

Mais uma versão: MIX Beta 3
- Ajustei os vocais, coloquei um pouco de delay e encaixei melhor (eu acho)
- Refix a submix da batera, tirando um pouco de compressão, dando uma arejada, tentando melhor a dinâmica de uma batera MIDIalesca.
- Adicionei o solo do Edu no final

kiki
Moderador
# abr/16
· votar


Mais uma versão: MIX Beta 3

esse povo daqui é profiça demais, por isso nem agora só ouço!

EduJazz
Veterano
# abr/16
· votar


marcelosz

Pra mim essa mix ficou a mais bacana até agora (até porque não somos caranguejos pra andar pra trás aiuhaiuahahaiuhaiuhaa). A bateria ficou mais legal e a voz encaixou bem mais!

Estamos no caminho certo!

Uma dúvida, esse hammond vc fez na mão ou escreveu? Ficou muito legal!

Temos ainda a questão do solo... vou tentar fazer os backing vocals hoje. Se não conseguir, só depois do feriado (ou outra pessoa se candidata, o que seria muito bom, dada minha inaptidão para cantar).

JJJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz

Cada vez melhor. Mas só pra ficar um titiquinho mais melhor de bom ainda... rs

- eu abaixaria um teco da minha guitarra do iniciozinho (aquelas 3 frases - no resto tá um volume ótimo e nem precisa mexer mais, na minha opinião)

- as castanholas no solo ainda estão telecoteco demais... muito mecânicas... talvez um volume menor, um pan mais ao centro e um afastamento maior (reverb) resolvam sem precisar mexer muito (mas é questão de testar)

- alguém consiga um solo bacana, please!!! Seria muito triste a música - que está ficando ótima - ser "prejudicada" por um solo meia-boca...

- e os backings, claro...

marcelosz
Membro Novato
# abr/16
· votar


EduJazz
Uma dúvida, esse hammond vc fez na mão ou escreveu? Ficou muito legal!
Essa linha de Hammond eu escrevi mesmo , num dô conta de tocar isso não :-)

JJJ
Beleza! Anotado aqui!
Curtiu a mix da voz, JJJagger? kkkk Talvez eu tenha exagerado um bucadim no reverb/delay, deu uma descolada...
O Hammond tb ficou um pouco alto no final, eu acho.

Vou esperar os backings e o solo principal pra fazer mais uma versão.

Bora animar ae galera! :-)

EduJazz
Veterano
# abr/16
· votar


JJJ

Cara, uma sugestão: pq vc não faz um solo de guitarra mesmo? Acho que é um instrumento com a tessitura parecida com a do sax, e pode ficar muito legal!

JJJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz
Curtiu a mix da voz, JJJagger?

Quem me dera... hehehe

Acho que é por aí mesmo, agora é no detalhe...

EduJazz
pq vc não faz um solo de guitarra mesmo?

acho que tem que ser sopro ali... queria muito que a gaita tivesse ficado boa, mas não teve jeito... se não aparecer nada, a gente pode experimentar outros instrumentos...

EduJazz
Veterano
# abr/16
· votar


JJJ

Sim, concordo que o ideal seria um sopro... mas acho muito difícil..

Um cara igual o Adler3x3, que entende bastante de VST, pode até conseguir algo digital, mas ele mesmo disse não ser fácil! De toda foram, se não surgir nada, voto em vc fazer um solo de guitarra bem rasgado, bacana...

De toda forma, gravei os BACKING VOCALS . Nesse ínterim, sem demagogia nenhuma, acho que ficaram, no máximo, mais ou menos. Não sou cantor, passo muito longe. Pra piorar, o único cachimbo que eu tinha pro condenser aproveitou a oportunidade pra espanar o parafuso, então teve que ser com um 57.

De toda forma, ta na mão, é o que deu pra sair. Se acharem usável, mandem bala. Se não, não tenham medo de descartar. Na hipótese de usar, não tenham medo de editar, usar melodyne, etc.

tito lemos
Veterano
# abr/16
· votar


Vou tentar algo desse sopro ai.

EduJazz
Veterano
# abr/16
· votar


marcelosz

Viu os backs?

marcelosz
Membro Novato
# abr/16
· votar


EduJazz
Opa!!! Vi sim mano!
Até botei na mix já. Ficou maneiro, vou subir mais uma versão ainda hoje...

Sobre o solo, concordo com a idéia de usarmos guitarra mesmo (se não surgir nada diferente nos próximos dias, claro.....)

JJJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: JJJ
· votar


Galera, vou filosofar um pouquinho aqui e propor uma parada... beleza?

Ok, "Brown Sugar" tá ficando ótima; já fizemos várias músicas, muita coisa bem legal, com a participação de muitos membros... tem sido um barato participar e tenho certeza de que os colegas que já fizeram parte disso vão concordar comigo que tem sido muito bacana.

Curiosamente, quando eu abri o tópico, mais de dois anos atrás, a primeira sugestão que apareceu, do colega Marco Skiter foi "Supper's Ready" do Genesis, uma música enorme, complexa, cheia de partes, arranjos e tal.

Naquele momento, a escolha inusitada do colega, suscitou alguns comentários:

cafe_com_leite
Po, uma música de 23 min? tá de brincadeira né?

tito lemos
Cara, sugerindo uma música de 24 minutos? Altamente complexa? Corajoso hein?

Eu mesmo comentei:
Daqui a pouco vem a tia Rute sugerir a nona de Beethoven...

Claro que não foi adiante e a primeira foi mil vezes mais simples: "I Saw Her Standing There"

Porém... acho que a gente já pode se dar ao luxo de tentar algo mais... ousado... uma música mais complexa, maior...

Não especificamente Supper's Ready, que, embora eu não ache ruim, está longe de ser das mais "populares", se é que me entendem... rs

Mas... uma "Echoes" (Floyd), uma "Close to the Edge" (Yes), uma "2112" (rush)... Eu sei que não é projeto pra 3 ou 4 dias. É coisa que vai ficar na prateleira um tempo, garimpando partes, com calma... Mas é uma proposta...

tito lemos
Veterano
# abr/16
· votar


Eu tentei algo do sopro usando timbres do meu teclado, mas sinceramente... Não tive êxito.

JJJ

Cara, eu super topo essa parada! Mesmo que passe um ano pra terminarmos. Das que você citou, acho que "Echoes" seria a mais simples. "Supper's Ready" é muito complexa e pouco conhecida... Eu sugeriria "Firth Of Fifth", mas qualquer uma das que você citou eu entraria com o maior prazer!

E ai, quem mais topa?

Adler3x3
Veterano
# abr/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


tito lemos todos
escreveu:
Eu tentei algo do sopro usando timbres do meu teclado, mas sinceramente... Não tive êxito.

Eu fiz o mesmo com instrumentos virtuais do Kontakt e do Sampler Tank 3, e como já expliquei ficou com o som martelado, tentei editar de tudo que jeito, mas também não tive êxito.

A minha esperança é usar os timbre do Teclado Workstation Yamaha PSR S 910, que tem:
- Mega Voices e
- Super articulations

O som dos instrumentos de sax são ótimos, mas a edição destas vozes especiais exige o acerto nota por nota, e ir criando presets do usuário e vai dar um bom trabalho, mas acredito que vai dar certo, já fiz alguns testes,
O teclado foi feito para isto, mas não é fácil ir editando, é uma tarefa bem complexa, conforme a força que você aperta nas teclas sai um som diferente, pois o teclado tem camadas.
Conforme você toca, é incrível, quando você não toca bem o teclado não ajuda, parece que se nega a colaborar.
Mas quando você consegue tocar bem e encaixa, fica mágico, o teclado começa a te ajudar, parece que tem uma certa inteligência artificial de humanização, que quando você acerta ele interpreta o que você vai fazer e fica show com um legato muito bom, e não fica martelado.
Este teclado é muito bom, nas mãos de um tecladista de verdade produz ótimos resultados.
Se você não toca bem nestas vozes especiais, o teclado não colabora, e parece que te diz, deste jeito não dá cara, me nego a tocar com você, e o som sai todo quebrado, mas se você acerta o teclado tem um ótimo comportamento parecendo advinhar as corretas articulações.
Faço algumas coisas com ele, uso como controlador e aproveito também muitos dos timbre internos, mas não sou um exímio tecladista.
Não sei quanto tempo pode demorar, não sou saxofonista, não é a minha praia, mas li algum material na internet a respeito, e simular um sax não é fácil não, pois o músico usa a língua no bocal de diferentes maneiras, e até o modo de segurar o instrumento afeta o som,
E o Bob Keys era um músico muito bom, mas muito bom mesmo, acima da média, um monstro do Sax, até um saxofonista de verdade vai ter dificuldades para tocar como ele tocou em Brow Sugar, só a parte do vibrato é um inferno de fazer.
Outra coisa surpreendente que notei nesta música são as guitarras, parece que na interpretação tem algo jazz, parece que o Keith e o Mick de certa forma se espelharam na interpretação do Bob, não sei explicar direito, mas parece que as bases tem algo assim, e parece que o som do sax as vezes esta oculto ali, pude perceber isto até na interpretação do JJJ, que esta muito boa, pensava que era um truque do técnico da da mixagem/masterização, mas esta embutida na interpretação da guitarra.
E até esta parte do vibrato no sax em outros instrumentos virtuais e até na guitarra de verdade não vai ser fácil fazer.
Até existem recursos virtuais para criar o efeito vibrato, mas milisegundo por milisegundo como o Bob fez é impossível.
Só não sei quanto tempo vou demorar, mas não desisti.
Outra hipótese seria usar instrumentos virtuais de gaita de boca, para isto precisaria do midi original usado no projeto, não seguindo o solo propriamente dito (pois tem esta parte de vibrato e outras loucuras do Bob Keys), mas sim para tem alguns solos e harmonias complementando a música, criando algo diferente que encaixe bem.
É para ser uma versão e não um cover na acepção da palavra?
Tenho alguns sampler de gaita da Real Tracks, que são baseados em gravações originais por tom, e que podem ser manipuladas até certo ponto de modo a encaixar na música, até sax tem mas não experimentei por que estou bem baseando na partitura original, mas se for para experimentação livre até que este sax pode funcionar dentro da harmonia, pois é baseado numa gravação original de músico de verdade, e é flexível até certo ponto, não para encaixar nota por nota, mas sim encaixar na harmonia geral da música compasso por compasso.
O que importa é o resultado final.

marcelosz
Membro Novato
# abr/16
· votar


Adler3x3
Realmente o solo de sax dessa música é coisa de outro mundo!

Mas, na minha opinião, já "fugimos do original" da música em vários pontos, e ainda assim tem ficado muito bom. Ou seja, acho que não teria problema se o solo fosse diferente do original.

Adler3x3
Veterano
# abr/16
· votar


marcelosz
Eu preciso do arquivo mid usado como base.
Tenho várias versões aqui do Brow Sugar em midi, mas não sei qual combina melhor com a gravação, para poder fazer edições precisas na harmonia.

meu e´mail:
não tenho medo de divulgar meu e-mail, já recebo centenas de mensagens inúteis todo dia, e já me acostumei a deletar rápido.

pfranzen@terra.com.br

marcelosz
Membro Novato
# abr/16
· votar


Adler3x3
MIDI... na verdade eu teria só do Hammond. Aqui está: arquivo MIDI

marcelosz
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: marcelosz
· votar


Novo beta da Brown Sugar:
Mix Beta 4
Críticas e sugestões serão muito bem vindas!

Adler3x3
Veterano
# abr/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Melhorou bastante.
Esta última versão esta se saindo bem, esta com uma pegada melhor, acredito que com persistência no final vai ficar show.
Vamos ter paciência que vale a pena.
Ouvindo a versão você sentiu, como de certa forma o Sax parece embutido na base? principalmente no início e em certas partes, não estou me referindo ao solo do órgão.
Não sei como foi o processo criativo dos Stones, mas o Bob influenciou, a base inicial deveria ser diferente, depois que ouviram o Bob tocar adaptaram e isto transformou a música.
Uma base inspirada na forma de tocar natural do Sax, parece que os harmônicos da guitarra criam este ambiente.
Queria dar parabéns também para a edição da bateria.

EduJazz
Veterano
# abr/16
· votar


JJJ

Conte com este amigo! Yes, Rush, Pink Floyd, King Crimson...

Como dizem por aqui, "se não começar não acaba"! Então, acabando brown sugar, lancemos o desafio!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos