Opinião sobre meu trabalho

    Autor Mensagem
    titanix
    Veterano
    # jan/13


    Vi que o pessoal aqui costuma pedir opinião sobre composições e etc. Por isso achei legal pedir uma opinião também. Vou explicar meu caso:

    Há alguns anos venho brincado de compor. Meu equipamento é uma guitarra desafinada que só sei arranhar, Guitar Pro onde eu escrevo as midis pela facilidade de poder usar as notações de partitura e FLStudio onde faço os arranjos e deixo com uma sonoridade mais chiptune, a qual me agrada.

    Enfim, é isso, nunca estudei música a sério, sei tocar muito pouco na guitarra e acredito que não saiba compor também. Mas tenho vontade disso e por isso vou me aventurando.

    Ultimamente andei compondo algumas pequenas canções para serem usadas em games para trabalhos da faculdade. No futuro pretendo expandir isso e começar a compor de verdade, para games de verdade, mas isso é outra história.

    http://dl.dropbox.com/u/24554047/demos.rar
    Neste link há 3 pequenas canções e 3 loops simples que usei em um evento (a idéia é que saissem 3 musicas estilo anos 70, mais ou menos como You Should Be Dancing do Bee Gees, foi o mais perto que consegui chegar). Meus amigos todos gostam pra caramba dessas musiquetas que eu me meto a fazer. Mas, infelizmente, sei que não posso levar em consideração, pois são meus amigos. Tenho uma dificuldade tremenda pra compor essas canções. Me inspiro principalmente em músicas dos anos 80 e no som do Mega Drive (videogame) e é claro que vou juntando coisas de outros estilos conforme o contexto.

    O fato é, não sei como melhorar, tenho muita raiva dessas músicas que eu faço, por que perco longas horas e até dia nelas e sai algo tao simples e pobre que me da até desgosto.

    Enfim, é isso, gostaria que o pessoal me desse uma opinião e se possível algumas dicas, leituras, cursos, qualquer coisa é util.

    Agradeço desde já a toda a comunidade!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tá na hora de mudar de equipamento, tua criatividade não está batendo com a qualidade de equipamento que tu tem.

    Aconselho a ter:

    1. Uma guitarra melhor;
    2. Uma DAW melhor, tipo cubase, nuendo, pro tools, sonar e etc;
    3. Pegar um monte de instrumento virtual de boa qualidade;
    4. Interface de audio boa;

    O resto é paciência e criatividade, o que você tem de sobra.

    titanix
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Jabijirous
    obrigado pelos toques
    acho que faltou explicar uma coisa. Eu não gravo nada na verdade, até por falta de equipamento, faço as coisas na minha cabeça, tento achar mais ou menos na guitarra e ai escrevo uma tablatura no guitar pro e exporto como .mid. E faço isso pra todos os instrumentos.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    então começa com os instrumentos virtuais.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bem.
    Dentro do contexto do megadrive e outros games mais antigos os sons me agradaram.
    Ficou com cara de música de games.
    Para melhorar além do que o Jabirous indicou:
    - é estudar mais teoria musical;
    - começar usar além da Daw editores de partitura.
    Os games de hoje estão mais sofisticados, verdadeiras trilhas sonoras.

    odion
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    titanix
    pow cara vc é um genio, parabéns...nao volte mais aqui. mas aconselho a continuar os seus trabalhos...para música de tele-atendimento ta legal, e olha que é dificíl pra caramba fazer isso. mais uma vez parabéns.

    titanix
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Adler3x3
    Existe algum estudo em composição? Sei que não existe "receita de bolo" pra isso, mas existe algo no assunto em que possa se estudar ou é tudo na base do dom?

    odion
    Desculpa cara, mas sinceramente não entendi se você foi sincero ou sarcástico...

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    titanix

    Existe algum estudo em composição? Sei que não existe "receita de bolo" pra isso, mas existe algo no assunto em que possa se estudar ou é tudo na base do dom?

    Existe sim, vários.
    Aqui mesmo no fórum existem tópicos a este respeito.
    Basta digitar a palavra composição na parte de busca.
    Um exemplo de um tópico ativo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/295612/

    Muitos livros também.
    Obviamente num simples tópico de fórum você não vai encontrar tudo.
    Mas algumas referências para pesquisa e estudo.
    O próprio Jabijirous que postou aqui também tem vários posts sobre composição e principalmente instrumentos virtuais de orquestra.
    Com o tempo cada um desenvolve o seu próprio estilo de compor.
    O Ken Kimura aqui do fórum é um estudioso no assunto.
    Consulte também a Universidade de Berkeley que tem um material gratuíto muito bom.
    http://www.berkeley.edu/index.html

    Outro blog muito bom, é do meu amigo Carlos Correia que também é membro do fórum, e é um grande compositor:

    http://tecnicasdecomposicao.blogspot.com.br/2009/05/mozart-sonata-em-a m-kv-310-analise.html

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    titanix

    Se você quer compor música para jogos você vai ter que aprender coisas novas e não se limitar ao chiptune. É usado ainda, mas em lugares específicos, justamente pelo valor nostálgico, mas em geral não fazem isso.
    http://www.youtube.com/watch?v=2SdPZ9yJvsM
    http://www.youtube.com/watch?v=F8y_6o8UvR4
    http://www.youtube.com/watch?v=WuAEzTahg9o

    Então você vai ter que aprender sobre sound design, e tem muitos livros sobre isso (um curso no coursera começou essa semana. coursera.org).
    Se você quer fazer chiptune mesmo você não vai realmente entrar no mundo dos jogos com apenas esse vocabulário, mas existe um gênero inteiro baseado nisso.

    odion
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    titanix
    o que vc faz, esse tipo de música, pouca gente faz. como os games de hoje são verdadeiras trilhas sonoras, vc poderia procurar escolas de informática pra vender as suas músicas como música de espera no tele-atendimento. só nao curto black metal. acho muita hipocresia.

    titanix
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Adler3x3
    Obrigado pelas dicas cara, irei consultar esses materiais na medida do possível enquanto não posso procurar um curso. Valeu mesmo.

    Scrutinizer
    Sim cara, conheço bastante trilhas sonoras de games e procuro estudar elas em paralelo. A tal sonoridade chiptune, escolhi porque era o que eu tinha mais fácil no momento e também por que vinha de encontro com outras coisas que venho desenvolvendo em relação a games. Só é meio difícil porque eu sou, na verdade, programador. Então a parte musical é mais um hobbie do que outra coisa, mas gosto muito do assunto. Mas agradeço muito pelo seu comentário (e Sword & Sworcery é um excelente jogo!).

    odion
    ...

    fla3d
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Coloca no sound cloud que fica mais facil, no celular fica complicado baixar um arquivo rar pra poder ouvir e dar opiniao.

    odion
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    titanix
    outro dia liguei em uma loja de informática e o som da espera é esse.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião sobre meu trabalho