Sobre filtrar opiniões sobre seu trabalho. [Desabafo]

    Autor Mensagem
    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13


    Então, há poucos dias, minha banda lançou o primeiro EP (inclusive, postei aqui e tive um bom feedback, quem não viu, por favor, dá uma sacada em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/303334/) e, com isso, é claro que vem várias opiniões de todos os tipos.

    E é aqui que entra o desabafo: Postei n'um grupo de uma casa de show daqui de Fortaleza, e veio um babaca esculachar o som com o seguinte comentário: ''PIOR QUE MALÁRIA!!! Acho que é uma das piores coisas que já ouvi. É como se todo mundo tivesse bêbado e sem-vergonha, querendo zoar, sem o menor compromisso com a música e etc. E as letras são uma náusea à parte...'' .

    Obviamente, isso foi ignorado. Agradeci o comentário, coloquei uma carinha feliz '';)'' e im de papo. Ninguém na banda é criança a ponto de se doer por causa disso. Contrário disso, mandei as músicas pra uns amigos músicos profissionais, e a crítica foi boa: Falaram pra mudar um lance na mixagem (inclusive, falaram isso aqui também, lá no post, e já foi arrumado), outro falou com meu cuidado pra cantar...

    O que eu quero dizer é que, pra quem ta começando, comentários como o do primeiro rapaz, apesar de sem fundamento, pode causar um impacto muito grande e, quiçá, acabar precocemente com uma futura carreira.

    Resumindo tudo, galera que tá começando, ou não, filtrem bem as críticas. Aceitem, apenas, críticas construtivas. Se uma pessoa chegar pro seu som e disser ''Eu não gostei'', aceite, é a opinião dela. Se ela chegar e disser ''Ta ruim'', busque saber o quê que ta ruim e onde você pode melhorar. Se foi um '' ta ruim'' e não tiver UM argumento, ignore e siga em frente.

    Apesar de ter ignorado o comentário, eu fiquei, realmente, puto. Foi só um desabafo. Dissertem sobre :P

    Valeu, abraço, paz!

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Caike_bend
    falar mal é facil. difícil é criticar (no sentido mais forte da palavra, que é fazer comentarios pertinentes).

    criticas destrutivas sem argumentação devem ser ignoradas, não deveriam valer nem a raiva que voce passa (mas é dificil, somos todos humanos).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caike_bend
    Crítica sem embasamente = ignorância.
    Esqueça...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Críticas vazias e violentas são lamentáveis. Alguém pode detestar seu vídeo, seu som, seu instrumento, sua banda, sua voz, suas roupas e tudo mais, mas isso não é razão pra ser ignorante e perder a educação. Ocorre que, infelizmente, ao "dar a cara a tapa" no YouTube ou no Sound Cloud ou wherever, estamos sujeitos a isso.

    Outro dia, meu filho colocou um vídeo mostrando uns brinquedos dele. Daí veio um bobão lá e falou uma merda qualquer. O garoto ficou chateado o dia inteiro por causa do boçal!

    Infelizmente, as pessoas não se colocam mais no lugar das outras e aquela velha máxima de "não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você" parece que perdeu a validade...

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caike_bend

    Sempre, em qualquer lugar, vai ter um boçal (para aproveitar o relato do JJJ) para te jogar para baixo. Mesmo aqui no fórum aparecem caras deste tipo, a diversão do sujeito é criticar, chatear, aborrecer. Na verdade, é gente recalcada, que não pode ver o sucesso ou a alegria dos outros, porque não tem capacidade para um sucesso ou mesmo é infeiz demais para ver a felicidade dos outros.

    Não vou dizer que nunca me aborreci com isso porque estaria mentindo. Mas passa logo, depois percebo que o sujeito é digno de pena, não tem capacidade de um mínimo convívio social saudável. Um infeliz desse não merece estragar nem o seu dia, muito menos o do filho do JJJ - tenho certeza que ambos são muito melhores que quem os critica.

    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Acho que, com a internet, esses pseudos-críticos ficaram em evidência. São os famosos Attwhore: Xingam, falam mal, criticam pra ter atenção. Eu, por já ter um tempo na ''cena'' musical daqui, não me abalei, fiquei chateado, claro, mas nada que me abalasse. Mas eu penso em pessoas iniciantes, quiçá crianças.

    Críticas assim, principalmente na música, onde muitos sonham com ela, é como uma pedrada no coração.. hehe..

    Valeu, paz!

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Caike_bend

    Sempre que expomos algum trabalho estamos sujeitos a receber críticas.
    Mas existem alguns ímpios que o melhor a fazer é simplesmente ignorar.

    Me lembro que escutei as suas gravações, e ao meu ver estavam num bom nível.
    E o cara que fez um comentário lamentável como você citou, só pode estar com problemas.
    E hoje em dia o que tem de gente com problemas mentais não tá no gibi.
    Se eles estão infelizes com a vida que levam é problema deles.
    Não devemos nos deixar contaminar por pessoas negativas.
    O melhor a fazer é como diz o ditado popular "a besteira entra por um ouvido e sai pelo outro".
    E assim não devemos maximizar estas críticas.
    Amplificar um gritinho sem significado.
    Não devemos dar importância ao que não existe, exceto na mente perturbada do emissor.
    Ninguém é perfeito temos que considerar isto.
    Mas ficar com o pensamento da crítica indevida como um loop dentro do nosso cérebro não ajuda em nada.
    As pessoas que tem problemas ficam com loops rodando direto dentro da cabeça.
    Não vamos cair neste erro.
    Erramos quando deixamos que um loop (crítica injusta) deste tipo fique rodando por muito tempo na nossa cabeça.
    Se é um loop mal gravado, um ruído, o que fazemos na música.
    Simplesmente desprezamos e apagamos o ruído.
    E estamos ensaiando e erramos, esquecemos o erro e voltamos a tocar.
    Se o cara é um imbecil?
    Fazer o que?
    O cara é nada, é zero.
    Então porque perder tempo e se desarmonizar por causa de um sujeito com problemas de relacionamento social.
    Se não existe, não é real, se não existe, não tem importância, deleta e toca a vida em frente como se nada tivesse acontecido.
    Na verdade estas pessoas merecem a nossa pena, tão somente isto.
    Pode ter certeza pessoas assim vivem atormentadas pelas próprias besteiras que dizem e fazem, são as reais vitimas.

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Its Fucking Boring To Death
    · votar


    Na minha opinião, não existe crítica construtiva. É apenas uma forma mais polida de detonar o que quer que seja que alguém fez. Crítica é crítica.

    O lance é a maneira que o criticado encara isso e se ele consegue absorver algo de bom disso.

    -Dan
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ou vc ignorou ou ficou puto.

    Decida.

    adhuadhuadh

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Its Fucking Boring To Death
    é porque voce ta entendendo critica como falar mal, sendo mais educado ou menos educado.

    eu entendo crítica como se entende no meio acadêmico (crítico de arte, crítico de literatura), como alguém que procura fazer uma leitura, comentar aspectos que talvez não sejam tão evidentes, ter inclusive uma "visão crítica" que pode ser reclamar do que tem de ruim mas sempre explicando porque é ruim, a partir de quais parâmetros.
    isso pra mim é a acrítica, e é necessária.
    (é mais ou menos o que eu procuro fazer nos comentários das JAMs).

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    crítica
    (feminino de crítico)
    s. f.
    1. Análise, feita com maior ou menor profundidade, de qualquer produção intelectual (de natureza artística, científica, literária, etc.). = APRECIAÇÃO
    2. Capacidade de julgar.
    3. [Figurado] Opinião desfavorável. = CENSURA, CONDENAÇÃO

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    ogner
    só porque tem medalhinha tá cheio de marra de postar coisa séria.

    é isso aí, tem acepções diferentes, no uso cotidiano é a opção 3.

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    kiki

    É que se der mole, pano pra manga, a semântica sempre destrói e complica o dialogo!!
    Hehehehe!!

    renatocaster
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: renatocaster
    · votar


    ogner

    Boa! o/

    Realmente vejo muitas pessoas confundirem o termo "crítica".

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Its Fucking Boring To Death
    · votar


    kiki

    Foi justamente de um acadêmico que eu ouvi: "crítica construtiva não existe." Criticar é apontar erros.

    Significado de Criticar
    v.t.d. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou defeitos de algo ou alguém, normalmente, expressado-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.
    P.ext. Ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém; falar mal ou depreciar; censurar: a vizinha criticou seu comportamento.
    (Etm. do latim: critica + ar)

    A crítica que o autor do tópico recebeu foi quase ofensiva, o oposto da chamada crítica construtiva, com o intento de ajudar ou incentivar o indivíduo. Mas, na maioria dos casos, esse termo é destrutivo e não visa ajudar o alvo da crítica.

    Realmente vejo muitas pessoas confundirem o termo "crítica".

    eu também.

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Its Fucking Boring To Death
    Foi justamente de um acadêmico que eu ouvi: "crítica construtiva não existe." Criticar é apontar erros.

    até porque nem os acadêmicos concordam todos entre si né?
    mas pelo menos do que eu conheço de crítica literária e crítica de arte (ão muito), geralmente o crítico mais "fala bem" do que "fala mal".

    mas enfim, a questão aqui desse tópico acho que não é o que é crítica e o que não é.

    acho que o foco tá mais na intenção do cara que faz um comentário e de como isso bate pra quem recebe.

    nitidamente um cara que faz um comentário mala desse tem a intenção pura e simples de destruir.
    é muito diferente de um comentário que tem a intenção de mostrar alguma coisa que pode ser útil, mesmo que seja algum defeito grave.

    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Adler3x3
    Concordo com você. Tamo junto, abraaaço!

    -Dan
    HAUAHUAHU, Eu ignorei a ponto de não discutir/me ofender, mas fiquei puto, pow. Contraditório, não? auahuahuahah



    Eu defendo a tese que crítica é fazer uma análise de algo em questão..

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Criticar = opinar (também).

    Sendo assim, é hiper relativo pois cada um entende de um modo. Eu adoro ser criticado e por qualquer um desde que esteja querendo me ajudar. Quando sinto que é pra "destruir" eu nem levo em consideração pois aí já é papo de neurótico que precisa se tratar. hehe

    Só pra ilustrar:

    Sinônimos: opinar alfinetar criticar escarnecer ferir picar satirizar analisar comentar decompor discorrer discutir encarar ensaiar escalpelar escarnar esmiuçar estudar examinar filosofar investigar observar pesquisar ver apreciar admirar apetecer aquilatar avaliar considerar contemplar contrastar discernir estimar experimentar julgar ponderar prezar qualificar saborear sentir canhonear atacar bombardear censurar achacar animadvertir arguir assacar condenar corrigir descompor estranhar exprobrar impugnar increpar malsinar motejar notar objurgar profligar recriminar remoçar repreender reprochar reprovar tachar verberar elucidar esclarecer explicar glosar interpretar parafrasear dissecar apalpar averiguar buscar compulsar consultar correr esçabichar escandir esmerilhar especular farejar fiscalizar interrogar mastigar pesar rever revistar sondar tentear versar anotar anular cortar rejeitar suprimir ajuizar arbitrar calcular conceituado conhecer conjeturarimaginar cuidar decidir entender haver pensar pronunciar reputar sentenciar supor maldizer amaldiçoar blasfemar cafangar detratar difamar maldar praguejar burlar caçoar desdenhar galhofar gracejar mofar ridicularizar troçar zombar abocanhar âpepinâr chasquear eausticar marretar funestar exprobar escalpar lancetar cesurar desancar apalear vituperar escalpelizar estigmatizar estigmar argüir rebater golpear

    :)

    sebber
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: sebber
    · votar


    e veio um babaca esculachar

    Coisa de troll ou opositor da banda. Melhor deixar pra lá, sempre vai ter quem se proponha a isso... O importante é filtrar bem as críticas objetivas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Sábio Chico. Genial:



    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    sebber
    Com certeza. Esse cara já é conhecido no grupo. Ele sempre quer ser o trollão. Como já disse, é o tal attwhore.

    MauricioBahia
    GENIAL. Sem mais delongas.

    overlappingcircles
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: overlappingcircles
    · votar


    Edit

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    kiki

    Foi você que invocou "se entende no meio acadêmico" e agora fala que os acadêmicos não se entendem? Bom...

    mas enfim, a questão aqui desse tópico acho que não é o que é crítica e o que não é.

    Lógico que é.

    Criticar = opinar (também).

    uma opinião pode ser boa ou ruim. Dá no mesmo.

    Ex: Na minha opinião, tal livro é ruim por isso, isso e isso.

    Na minha opinião, a sua música é boa por isso, isso e isso.

    Você está apontando qualidades e defeitos. É a mesma coisa.


    Resumindo tudo, galera que tá começando, ou não, filtrem bem as críticas. Aceitem, apenas, críticas construtivas

    O problema é sacar quando a tal crítica construtiva é feita. Como eu disse, muitas vezes, é uma maneira mais educada de falar mal de algo/alguém.

    CindyFerrari
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Postei n'um grupo de uma casa de show daqui de Fortaleza

    Qual? E qual a sua banda??

    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    [CindyFerrari
    Você ja achou :P

    Mas o grupo é ''Galera do Órbita''

    Valeu!!

    CindyFerrari
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caike_bend
    Sir Valdez é o nome da banda??
    Achei que fosse o seu nome no sound cloud.
    hahahah

    Não conheço, vcs já tocam em algum barzinho??

    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    CindyFerrari
    É o nome da banda :P Não, a gente ainda não toca em lugar algum.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caike_bend
    Não se abalem com isso.
    Apenas ignorem esse tipo de gente babaca.


    Curti a guitarra da música Convite.

    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    É isso ai! Valeu, grande!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre filtrar opiniões sobre seu trabalho. [Desabafo]