Composição Musical (Da Letra a Música) San'd W.S

    Autor Mensagem
    Sand W.S
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Sand W.S



    COMPOSIÇÃO MUSICAL POR SAN’D W.S

    Compor é uma arte requer talento e dom san’d?
    Isso é relativo o talento para escrita pode existir em qualquer um, basta descobri-lo, um certo talento um dom, que nada mais é que uma aptidão uma predisposição pode encurtar o trabalho pegar atalhos, pode um texto fluir mais naturalmente, quando pode ser atingido com muita dedicação e esforço, um certo julgamento sensível aliado é claro ao bom gosto, ter uma sensibilidade ao julgar seu trabalho com rigor, é árduo o trabalho de um compositor top, pois sempre tem que se superar a cada verso.
    Técnicas de san’d para composição da letra.
    Acima de tudo um letrista tem que ter muita bagagem textual, ler muito, acerca do que lhe interessa, pesquisar, estudar muito, pois isso tudo esta lá em seu subconsciente podendo ser aflorado a cada momento a cada instante, mesmo inconsciente, e você chama isso de expiração, que pra san’d isso não existe, claro que nosso cérebro é moldado e formado por nossa experiências vividas, e que podem ser completas por ideias inatas aquilo que sabemos e não sabemos de onde vem, quando escrevemos estamos revelando o que somos e como pensamos. Agora vamos as técnicas que uso, ultimamente percebi que uma composição é o aglutinamento de vários fatores misturados, que vou trata-los individualmente, e são: letra, instrumental, voz, melodia, etc. mas vamos nos ater a esses principais, creio que para uma música ser boa, todos esses elementos precisam ser bem pesados bem feitos bem harmonizados, pois um depende do outro.
    Vamos começar pela letra, como atingir os atalhos para obter um bom resultado na letra. San’d já compôs de muitas formas, desde de pegando um papel em branco e escrevendo uma letra em 5 minutos sem nenhum auxilio exterior como dicionários, etc. como tentar compor encima da batida ou do instrumento inserindo palavras e formando versos de acordo a melodia do instrumental, outra forma escrevendo com auxílio de vários dicionários como de rima de sinônimos e antônimos. Como já me peguei depois de uma leitura me sentir expirado por aquilo que li e tentei traduzir em minhas palavras e sintetizar aquilo, como já me peguei escolhendo palavras que gostei de um dicionário e combinando com outras dando um significado ao verso, isso tudo foi válido como experiência. até atingir o método que uso atualmente e considero o que melhor obtive resultado.
    O compositor tem que ter alguns caráter dentro de si, eu primeiro garimpo estou sempre fazendo anotações, seja vendo televisão, lendo um livro ou ouvindo música, ou até trocando uma ideia com alguém, o aconselhável é ter sempre um gravador de mão para não perder nada, um compositor precisa de matéria prima para seu trabalho, e minhas ferramentas são as palavras, descobri que a palavra é tudo, eu mesmo já gastei dias lendo o dicionário e selecionando as melhores palavras, mais esse garimpo nunca termina, entenda uma palavra fala por si se ela é boa tem um significado legal, que tal tela contida em sua letra, mas ela não trabalha sozinha, ela requer outras para combinar com ela para dar um significado ao verso, então o primeiro segredo é o garimpeiro, adquirindo matéria prima que são as palavras, e esse garimpeiro não se atem a somente isso ele busca também temas situações, uma coisa que aprendi nessa minha correria, é que toda boa letra conta uma estória e aprendi que o melhor tema o universal é falar de sentimentos, como amor, seja ele bem sucedido ou frustrado, saudade, sofrimento, alegria, etc, podendo combinar eles na mesma composição.
    Depois de nosso garimpeiro ter adquirido nossa matéria prima iremos trabalhar em cima disso. Botando para atuar o nosso artista, que ira tratar de fazer todas as combinações necessárias, para dar sentido e personalidade e vida ao nosso texto, ai entra o desenvolvimento, selecionamos algumas palavras juntamos com outras para dar sentido de acordo com nosso tema, nossa história já pré imaginada em nossa mente, damos uma originalidade a isso criamos o impacto que nada mais é de despertar o inesperado, surpreender quem ouve. Depois iremos metrificar, existe inúmeras técnicas de métricas estude poesia e entenderá melhor, falar sobre estas técnicas seria difícil já que é um assunto muito abrangente, a métrica a rima é a assinatura a marca registrada de um letrista, por ela se sabe se o letrista é de fato apto ou não, uma coisa que noto e aconselho é escolher o máximo de palavras fônicas acentuadas com silaba forte, outra é combinar primeiro verso com terceiro e segundo com quarto ou fazer com eu faço em dois versos apenas você fazer isso, pra mim essa métrica é a mais perfeita muito cabível ao rap, dando sempre continuidade e coerência a cada verso, sem mudar muito de ideia e contexto, fazer o máximo de sentido possível, a métrica ira pesar muito na hora de por a melodia. Junto com esse artista que esta quebrando a cuca para fazer o refino de sua matéria prima, tem que atuar um juiz em paralelo julgando com sabedoria se aquilo esta bom ou pode melhorar.
    Depois da letra pronta e recebida os tratamentos adequados, precisa-se colocar som transformar letra em voz, como se faz isso san’d.
    Isso se chama melodia é como iremos emitir através da voz, aquilo que era texto. San’d diz que dentro desse ramo Artísitico chamado música são muitos os músicos completos, mas muitos tem desenvolvido algo mais que outro, existem letristas virtuosos que não sabem melodiar o que escrevem, assim como arranjadores tremendos que não sabem escrever, dentro de uma banda existem certos setores algumas pessoas com certas aptidões mais desenvolvidas para cada caso especifico, se você tem facilidade para escrever e melodiar sinta-se um privilegiado, não é atoa que muitas músicas ou sua maioria são feitas em parcerias, mas como tudo pode-se aprender eu não sou muito bom em melodiar como sou para escrever, eu tenho um flow base como todo rapper, que pode mudar como já mudou várias vezes e por ali eu vou enganando, agora que existem técnicas para melodiar isso não existe, não tem fórmula mágica, o que aprendi é que existem um milhão de maneiras de se pronunciar uma palavra, e a melodia nada mais é que isso você criar pronuncias para cada palavra de sua música essa oscilação que mantem uma linha harmônica chama-se melodia, ritmo, você precisa entender como é a característica de seu ritmo o dna de cada gênero, pois todos tem um, se basear por isso se expirar nos mais influentes e que considera melhor nesse gênero e não imita-lo mas sim aprender com ele e saber que ali está a mina de ouro, e criar pra si um estilo próprio e diferenciado, o alongamento ou o friso em certa silaba o tempo a velocidade o forma de pronunciar aquela palavra ou silaba que vai gerar uma melodia boa ou ruim, esse é um dos pilares de sustentação de uma boa música.
    Agora iremos abordar a voz outro pilar fundamental, a voz é um instrumento saiba disso, e são poucos os eleitos por deus a serem vocalistas, mas o principal não é ter o material humano voz, precisa-se saber usa-la conhece-la estuda-la saber onde ela ira atingir seu melhor potencial, seu diferencial seu defeito, afim de corrigi-lo, talvez esse seja o principal fator nos mundos de hoje onde as pessoas não possuem ouvidos tão privilegiados como nos músicos, e uma boa voz bem colocada pode ser fator de sucesso meteórico mesmo com uma letrinha medilvre. Existem muitas técnicas vocais até uma criada por mim, que essa não existe menor, que consiste em um tracionamento mandibular que gera melhor amplitude vocal e uma certo posicionamento de ossos e nervos em um local afim de proporcionar melhor controle, melhora dicção afina o timbre e por consequência melhora nossa fisionomia ampliando e muito nossas expressões faciais recomendado assim para atores, porém é um método muito arriscado pois modifica a anatomia de uma pessoa, não existe pesquisa cientifica sobre isso por isso se quiser tentar a total responsabilidade por acidentes como deslocamento mandibular esta por sua conta, mas afirmo não existe tratamento vocal mais eficiente.
    Por fim vou falar um pouco sobre o instrumental em uma canção, isso sem dúvida é a parte mais difícil de uma composição, pois os músicos tem que fundir a cuca combinando acorde por acorde afim de conseguir formar uma harmoniam não só de seu instrumento mas o mesmo precisa casar com outrom e assim por diante considero e tenho muito respeito por esses músicos pois o que fazem é de um grau de dificuldade descomunal. Auror san’d w.s



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Composição Musical (Da Letra a Música) San'd W.S