Composição (só escrevi a letra, vale?)

    Autor Mensagem
    theax
    Veterano
    # set/06


    Galera, to com uma letra pronta, e considero a minha melhor letra q eu já produzi, pq tive muita, muita inspiração com ela. Só q eu não sei compor no violão, então, será q se eu der a letra pra outra pessoa, e ele fazer a composição, eu entrarei lá nos dados da música como Compositor?

    Bruttall
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Letrista.

    theax
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Vixi, mas aí eu nem entro lá como compositor? Por exemplo, caso a música faça sucesso, eu não vou ganhar pelos seus royaltes quando se toca na rádio, digo, não serei tratado como compositor? Por exemplo, pegamos aqui o novo cd do Iron como exemplo:

    1. Different World (Smith, Harris)
    2. These Colours Don't Run (Smith, Harris, Dickinson)
    3. Brighter Than A Thousand Suns (Smith, Harris, Dickinson)
    4. The Pilgrim (Gers, Harris)
    5. The Longest Day (Smith, Harris, Dickinson)
    6. Out Of The Shadows (Dickinson, Harris)
    7. The Reincarnation Of Benjamin Breeg (Murray, Harris)
    8. For The Greater Good Of God (Harris)
    9. Lord Of Light (Smith, Harris, Dickinson)
    10. The Legacy (Gers, Harris)

    Eu não vou entrar nesses nomezinhos?

    Ke.Koala
    Veterano
    # set/06
    · votar


    theax
    acho q sim pq tem muito artista q muda o arranjo de uma musica...e nem por isso ele leva crédito pela letra

    Bog
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Você tem somente a letra ou inventou a melodia também? É normal registrarem letra + partitura da melodia + acordes da harmonia - nem sempre o arranjo e a harmonia vão em partitura. Creio que você pode entrar como compositor sim, mas eu acho complicado fazer uma melodia em cima de uma letra sem ter a liberdade de mudá-la. Uma coisa é fazer as palavras ficarem bonitas no papel, outra bem diferente é fazer elas soarem bem.

    theax
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu entendi. Então, eu e o vocalista da banda, vamos nos reunir hoje, depois das 6, aí eu vou mostrar pra ele, aí ele pode criar uma melodia, e eu vou opinando, e também mudando a letra caso necessário, a gente vai tendo as idéias. É basicamente isso.

    Ke.Koala
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ah mas conforme faz a letra vai montando uma melodia...ele ja deve ter a melodia sim....

    theax
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Só complementando... eu pergunto isso, pq fazer letras é muito difícil, ainda mais q as letras q eu escrevo, eu quero mostrar algum sentido, alguma coisa q faça sentido e q influencie o inconsciente das pessoas (nada de mau, pelo contrário), algumas são histórias (q acontecem ou não), mas q sempre tentam mostrar alguma coisa.

    theax
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ah, há alguma forma de registrar a letra como minha? Pq senão, qualquer peão pode pegar a letra e dizer q é plágio. Há alguma coisa nesse sentido, ou só a publicação (um cd ou demo) já é uma prova/argumento?

    Ke.Koala
    Veterano
    # set/06
    · votar


    theax
    cara pelo seu medo esta letra deve estar realmente muito boa...poe ela aew pra gente ver

    theax
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Oh não, não, é q eu perguntei isso pra mim saber mesmo, pra no futuro, poder registrar todas as q ficaram boas como minhas, mas o motivo de eu querer saber isso não é de forma alguma em relação a essa minha letra atual, q foi apenas um exemplo pra mim perguntar uma coisa q eu queria saber a muito tempo. Não sei se está boa, mas considero o meu melhor trabalho, claro, isso é pra mim, não digo q vcs vão gostar. Mas vou levar ela lá na casa do vocalista pra gente acertar ela certinho, ver como vai ficar, se realmente é boa. Aí, depois q ela for totalmente finalizada, aí eu posto.

    Mas e quanto a minha pergunta? Será q só gravando um cd já é uma prova "pras minhas letras/composições"?

    Certeza
    Veterano
    # set/06
    · votar


    theax

    Mas e quanto a minha pergunta? Será q só gravando um cd já é uma prova "pras minhas letras/composições"?
    pelo q eu jah andei lendo por aí nao eh nao cara...tem q registrar mesmo...soh nao sei como...

    Bruttall
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se você fez só a letra. Então é letrista (Óbvio que se sua música tocar vc vai ganhar %R$)
    Agora se você já estabeleceu a forma como ela vai ser cantada então é compositor.

    MacCa
    Veterano
    # set/06
    · votar


    theax

    Claro que vale, senão o Chico Buarque tava pobre.

    MacCa
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Digamos que seria uma parceria: você compôs a letra e um fulano, a melodia e harmonia.

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    "Eu não vou entrar nesses nomezinhos?"

    Vai. Ou você acha que a música deles não tem letra? Possivelmente o vocalista escreveu, tipo "page/plant". O fato de letra e música serem registrados em locais diferentes no Brasil não altera a distribuição do dinheiro entre os parceiros pela entidade que recolhe os direitos autorais, e se um dia você lançar um CD vai ter seu nome inserido nos tais "nomezinhos", não se preocupe.

    Halludryehl
    Veterano
    # set/06
    · votar


    me dá essa letra ae, faço um metal neoclássico com mta fritação e a gente abre os shows do malmsteen.

    :P

    Bog
    Veterano
    # set/06
    · votar


    theax

    Para casos de plágio, o que importa é provar de alguma forma que você "chegou antes". O registro é importante porque dá uma data específica e - em tese - infalsificável. Faça uma busca, tem informação sobre registro de músicas aqui - não lembro se era neste fórum ou no de canto.

    lenim
    Veterano
    # set/06
    · votar


    mesmo que vc grave apenas um single vc já pode registra-lo

    para caso de plágio

    mais acho que pra vc registrar , a melhor maneira é gravando ela toda primeiro, a musica toda

    mais ai é claro que vc fez parte da composiçao

    mais é uma coisa difícil, geralmente vc compoe a melodia e depois a letra, fazer uma letra e depois colocar uma melodia é mto complicado

    junior grunge
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu também tenho a mesma dúvida, pois sou o letrista da banda e toco baixo, mas apesar de não fazer os arranjos ou a harmonia, sou eu quem digo como ficará a melodia, será que posso ser cosiderado compositor?

    Mailan Gabriel Stahnke Moraes
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eu tô tendo mais ou menos o msm problema, tenho escrito bastante, mas não sei tocar...decidi q quando aliviar as contas vou comprar um violão e finalmente fazer algo q gosto e tenho vontade...

    LuizJu88
    Veterano
    # set/06
    · votar


    junior grunge
    Sim, vc pode ser considerado como compositor...

    Quanto ao topico:
    O melhor eh ir e registrar tudo direitinho mesmo...como disseram eh um documento "infalsificavel" e datado...evitando problemas posteriores...

    theax
    Veterano
    # set/06 · Editado por: theax
    · votar


    Ok pessoal, valeu pelas respostas, esclareceram bastante coisa.

    Procurei no Google (eta Google bão) e encontrei esse link:

    http://www.clubedoscompositores.com.br/registro1.htm

    Parece ser confiável, mas tem outros também. Eu pensei que registrar uma música era bem caro, mas pelo visto, não muito. As palavras-chave no Google foram registrar música.

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    O que vocês estão procurando se encontra aqui:

    http://www.musikcity.mus.br/registro.html

    Por este site on-line sua música será passada para partitura no formato oficial, e será registrada diretamente no Departamento de Registro da Escola de Música da UFRJ, que de acordo com a lei 9.610 de 19/02/1998 é aonde deve ser feito o registro de autoria ou de propriedade sobre obras musicais produzidas no Brasil.

    O autor receberá documento com o número de registro, livro e folha em que o registro foi efetuado nos livros da Escola Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ).

    Caso prefira não fazer o registro por este site on-line, verifique que sua partitura seja assinada por maestro, arranjador ou músico profissional devidamente qualificado na OMB, para que fique correta e para sua segurança, e feita em notas musicais. Não aceite partituras sem assinatura e qualificação de quem fez.

    Não se esqueçam de que a letra tem de ser registrada em cartório.

    quinho_prado
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Então pessoas, porque toda essa encanação quanto a ser compositor ou não? A obra é maior que o artista. Acho que vocês devem se preocupar em fazer música a cima de tudo. Não é você que se tem como compositor e sim os apreciadores de sua obra ou a crítica especializada. Você não decide isso.
    Alguém aí dúvida que Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza foram grandes compositores? Eles escreviam as letras de suas bandas mas não é por isso que são grandes. São grandes porque são fodas.
    Tico Santa Cruz, Chorão e Rogério Flausino também escrevem as letras de suas bandas. Alguém aí considera o Chorão um grande compositor?
    Tenho pra mim que não basta só escrever letras pra ser considerado compositor. Lembrem-se: O Felipe Dylon também escreve.
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Composição (só escrevi a letra, vale?)