Meu presente de natal para a galera do fórum: Dicas de composição para iniciante

    Autor Mensagem
    PFelipeIce
    Veterano
    # dez/10


    Introdução

    Hoje eu acordei com essa idéia de passar para galera que está começando umas dicas de composição de canções. É uma coisa bem simples mais que vai ajudar a galera que está com vontade de compor canções mas não tem noção de por onde começar.
    Tudo o que está aqui é fruto das pesquisas e leituras que eu fiz desde que começei a tocar há uns três anos.Vou dividir em duas partes: Música e Letra.

    1-Música

    1.1- Escalas

    As escalas são sucessões de notas músicas, que seguem uma ordem de intervalos, distâncias entre notas. Existem centenas de escalas pelo mundo, com os mais diferentes intervalos. Para esse nossa pequena aula de composição de canções usaremos a escala maior, ou escala eptatônica maior, que é uma escala formada por sete notas, com uma sonoridade alegre. A escala maior segue a seguinte ordem de intervalos: tom, tom, semi-tom, tom, tom, tom, semi-tom. A tônica é a primeira nota da escala.

    Ex.: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

    Neste caso a tônica é o Dó, então essa é a Escala de Dó Maior, ou Escala Maior de Dó. Essa é considerada a escala "perfeita" pois ela não apresenta nenhuma alteração musical, notas com sustenidos e bemóis. E é à partir dela que se derivam as outras escalas, todo o mundo harmonica e melódico da música gira em torno dessa escala. Para gerarmos as demais escalas maiores à partir dessa escala usaremos o V grau da escala. Cada nota correspode a um determinado grau. Veja o exemplo na escala de dó:

    Nota Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
    Grau I II III IV V VI VII VIII

    Como eu disse teremos as outras escalas à partir do V grau, na escala de dó, sol. Veja o exemplo:

    Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol

    Se você reparar essa sequência não segue a ordem de intervalos da escala maior, veja.

    Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol, essa sequencia corresponde à: tom, tom, semi-tom, tom, tom, semi-tom, tom.

    Está errado, então para solucionarmos trasformaremos o intervalo que está errado num intervalo correto. Como? Neste caso subiremos um semi-tom no Fá. Veja como a escala ficará:

    Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá# Sol

    Agora a escala segue a ordem de intervalos. Apartir daí vá para o quinto grau e veja qual será a proxima escala maior, adequando à ordem de intervalos.

    1.2- Acordes

    Os acordes são um conjunto de notas tocadas simuntâneamente.

    1.3- Campo Harmônico Maior

    O campo harmônico maior é o conjunto de acordes derivados de uma escala maior, através do emplilhamento de intervalos de terças. Quando esses acordes são formados por três notas são denominados tríades, quando são formados por quatro, tétrades. Os acordes derivados de uma escala maior sempre seguem a mesma sequência e soam muito bem quando tocados juntos. Veja o exemplo no campo harmônico de dó maior:

    Tríades
    C Dm Em F G Am Bm5-

    Tétrades

    C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)

    Esses tipos de acordes são os mesmos em qualquer tonalidade, seguindo essa mesma ordem. veja o exemplo, cada número romano representa o grau de uma nota na escala:

    Tríades

    IM IIm IIIm IVM VM VIm VIIm5-

    Tétrades

    I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)

    Finalizando: Dicas para aplicar esses conhecimentos em uma canção

    Os acordes de determinado campo harmonico soam muito bem quando tocados nas mais diversas sequências, criando assim a base para sua canção. Veja exemplos de sequências de acordes no campo de dó:

    Em C G F C

    C F G C

    C C7M Dm G7 C

    Am G C

    É interesante para dar uma beleza à suas bases terminar a musica com a tônica, pois dá uma idéia de finalização. Ponha também em suas sequências de acordes levadas, ou dedilhados interesantes. Caso você queira por pequenos solos em sua música é só usar as notas da escala que você está usando. Outra dica é ouvir bastante seus músicos favoritos, mas também muitos estilos para entender suas levadas, sequências, etc. Tenha em mente que esse texto é um ponto de partida, então pesquise. Em breve a segunda parte do texto.

    Fiquem com Deus, e feliz Natal para todos do fórum.

    fill.zanchez
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    É sempre válido postar informações úteis no Fórum. Valeu!

    leticia123
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara
    vlw
    feliz natal
    :D

    Codinome Jones
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pô, eu queria uma bicicleta. =(

    PFelipeIce
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    fill.zanchez
    De nada, é sempre bom ajudar.

    leticia123
    Feliz Natal para você também!

    Codinome Jones
    Quem sabe ano que vem Papai Noel não te dê uma?!Hehehe

    will789
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    PFelipeIce
    boa mano! mto bom.

    flw

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vamos colaborar entao =)

    Uma boa forma de treinar sua composicao eh o improviso, voce pega uma escala e comeca a brincar em cima dela, sem compromiso nenhum, fazendo uns 20 minutos por dia voce vai desenvolver suas frases, seu jeito de compor, o que eh um bom jeito de treinar composicao sem esquentar a cabeca.

    Mas e agora que eu quero compor.Eu espero a inspiracao, ou vou compondo?
    Bom,cada compositor vai ter seu proprio jeito, entao voce deve achar o seu melhor jeito de compor.
    No meu caso eu gosto de anotar bons frutos do meu improviso ou um campo harmonico que eu gostei e comeco a desenvolver a musica.
    Um mestre chamado tomhess gosta de compor seguindo uma planilha. Que eh bom para quem nao tem muita inspira'cao
    1-Escolher o tema da musica ( guerra, amor, drogas..)
    2-Escrever sobre o assunto( pode colocar todo seu coracao nisso, a maior parte dos versos e ate do refrao saem desse passo)
    3-Escolher sobre o que cada parte vai falar( seria tipo 1 verso como a menina eh 2 verso o que eu sinto sobre nao estar com ela a agora.Mas eu acho que esse passo so limita sua criatividade, sempre pulo ele)
    4-Ver comoas 7 virtudes da musica podem te ajudar:
    Ritmo,Harmonia,Melodia,textura,forma,timbre e dinamica
    (nao eh preciso pensar sobre todos, mas esse passo eh importante, tendo em vista que eh musica, e nao poesia, o sentimento da musica tem que estar no instrumental tambem.
    Nao sei a diferenca entre textura e forma ate hoje)
    5-Onde vao os climax da musica(pode ser um refrao,ou pode ser uma frase no fim da ponte, mas eh muito importante o uso dos climaxes.

    Voce pode desenvolver seu proprio jeito de fazer musica tambem.So nao vale ficar parado.Composicao eh como qualquer outra habilidade, quanto mais voce treina melhor voce fica, e nao precisa de muita base pra comecar, eh preciso conhecer bem campo harmonico, improviso, ouvido treinado( para transcrever o que voce ouve na sua cabe'ca para o fisico)
    E dependendo do instrumentista ele consegue isso em menos de um ano.

    O conhecimento deve ser constante, quanto mais voce aprender melhor.Trabalhe continuadamente em improvisao e em melhorar seu ouvido.Assim como voce sempre deve pegar novas dicas para seu improviso.

    http://www.ultimate-guitar.com/lessons/ -- quem manja de ingles, tem aulas sobre todos os assuntos para guitarristas, assim como para composicao.
    www.tomhess.net -- O melhor professor do mundo. eh soh criar conta la, ele eh guitarrista, mas nem um quinto dos artigos gratuitos dele sao sobre guitarra, para todos os musicos!
    Eh portugues de portugal ou ingles, voce que escolhe como ler.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/ -- voces nao tem nem ideia do quanto isso ajuda!

    E isso ai pessoas, trabalhem muito e nos poderemos destronar as bandas coloridas um dia.
    Keep Rockin ;)

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Dicas:
    Ande sempre com um bloco de notas. VOce nunca sabe quando a inspiracao vira, precisa ter um apoio na hora que ela vier.

    Quando for fazer letras nao se preocupe em fazer sua historia fazer sentido, nao se preocupe nem em fazer historia, sua letra nao precisa fazer sentido, soh precisa passar seu sentimento.
    http://letras.mus.br/system-of-a-down/39391/traducao.html
    Essa letra faz algum sentido?Mesmo assim eh uma musica que passa muita emocao.

    Trabalhe muito em melhorar seu ouvido.Se voce eh muito iniciante come'ce afinando apenas uma corda com o afinador, e afinando as outras pelo sistema 50, se voce eh mais avan'cado trascreva musicas, nao precisa sentar e pensar em todas as musicas, eu trascrevo soh quando por acidente eu acho alguma parte de uma musica.Trabalhando transcricao voce pode fazer qualquer tipo de som que vier a sua cabeca

    Nao apresse as coisas, muitas vezes o que voce precisa apenas de tempo. Quando estiver trabalhando numa musica eh aconselhavel que voce nao trabalhe nela ate ficar enjoado. Mas ver ela de novo todo dia, para ter novas ideias.

    Eu tinha mais coisas para escrever, mas esqueci.
    Se eu lembrar eu volto aqui =)

    pulgadopc
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    stick , quem concorda ?

    Chad Stroke
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    pulgadopc

    Eu

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    amanha eu ja vou ter mais dicas. volte ao topico entao.

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Analise as musicas que te impressionam, descubra porque você ama tanto a parte que ama, porque a musica estava empolgante e agora acalmou. Porque você ama tanto essa trilha de baixo? Que escala esta sendo usada?
    Ex When I come around- Green Day Uma linha que se repete a musica inteira, exceto pela ponte, sendo assim esta focada no vocal, o baixo esta solando em jônio, normalmente as frases vao do grave para o agudo.A guitarra tem um ênfase muito grande em sua parte aguda, pois tem um ritmo bem ``Street`` e fica um pouco anormal o acorde agudo.
    A musica repete tanto que enjoa, até que tem uma bridge que não tem muita relação com a musica, serve para chamar a atenção. E o clímax da musica fica por conta da pausa dos intrumentos e do ``When I come around``
    Nessa musica eles conseguiram fazer pouco (verso e ponte) e fazer uma musica bastante legal.
    Talvez você devesse começar assim...?

    Começe a ler, quanto mais você ler mais conhecimento você terá e mais palavras você ira conhecer, assim como você vai conseguir ``roubar`` a habilidade de escrita do autor, o que vai lhe ajudar na hora de escrever as letras e escolher os temas.

    Se inspire! – Sim é verdade que inspiração não vem do nada ( na verdade as vezes vem)
    Entao temos que achar formas de inspirar. Existe diversas formas de fazer isso.
    Filosofar sobre sua vida – porque tal coisa aconteceu, o que aconteceria se algo diferente tivesse acontecido tal dia, normalmente vem uns pensamentos inspiradores
    Relembrar como você se sentiu quando fez tal coisa, ou o que sentiu quando descobriu outra coisa.
    Ler/Ver o jornal: Pois é odeia o jornal?Eu também, veja o e fique com raiva do mundo e descarregue tudo no papel!
    Passe tempo com pessoas que você gosta: Sempre saem algumas perolas dessas conversas, se você colocar numa musica sua garanto que todos vão gostar,( pelomenos do seu grupo hehe)

    Quando você for pegar de ouvido alguma musica, o melhor auxilio que você pode ter é a sua voz, com a sua voz você consegue ter uma noção enorme dos intervalos e das notas que se repetem, as vezes sem a sua voz você nem consegue perceber se a nota seguinte eh mais grave ou mais aguda, então quando você tiver dificuldades na transcrição... cante a parte intrumental =).O canto também eh ótimo na hora de compor, é claro, afinal compor algo que já esta na sua cabeça e tirar de ouvido a mesma coisa, tendo em vista que nos dois você sabe como é, e tem que passar para o seu instrumento.

    E aconselhável que você componha algo novo todo dia, ou que você prossiga com um outro trabalho, você pode fazer apenas um pequeno riff e uma base pra ele, é suficiente! Assim como qualquer outra habilidade eh necessário uma rotina para conseguir aprender.Nao precisa ser grande, não precisa ser bom, só precisa ser composto

    Improvise sem usar escalas nem regras! Os músicos de jazz fazem isso, eles não dão a mínima se estão atropelando escalas ou tocando notas erradas, e adivinhe?Eles são mestre do improviso e da musica, tendo em vista que é realmente difícil fazer uma musica de jazz.
    Apenas deixe seu feeling a solta (H)

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    PFelipeIce
    patudodi

    vlw!! muito boas as dicas!!

    merece stick esse tópico

    PFelipeIce
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Olá pessoal!

    Muito obrigado pelos elogios ao post, e um grande abraço e meus agradecimentos ao patudodi que está contribuindo para esse post ficar melhor do que a minha idéia original. Em breve vou passar pra vocês a segunda parte do post, hoje ou amanhã.

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Obrigado você pelo tópico felipe ^^
    Eu quero muito que esse topico va pra frente, ja passei por muitos mal bocados com composiçao, passo até hoje, mas eu cheguei a acreditar que nao podia ser ensinado a como compor, o que nao eh totalmente verdade.
    Eu to filtrando o que eu tenho aqui porque nao quero ficar dando up depois, mas ja to com o proximo post pronto =)
    Vo espera voce posta, dai posto em seguida.
    E voces que visitam este tópico, nao tenham medo de escrever,
    Escrevam perguntas, elogios, criticas, sugestoes, dicas... tudo pra manter o topico em funcionamento =D
    O pessoal pode postar musicas pra serem avaliadas Ice?

    Zandor
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Só tem um detalhe, isso aí todo mundo já tá cansado de ver, e estrutura, repetição, silêncio, modulação e etc?

    Juneba
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    recomendo a todos lerem o tópico : boteco da harmonia algo assim, nele tem mta coisa bem explicada , são 22 páginas de puro conheçimento.

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Juneba
    Beleza cara =D amanhã eu vejo

    Zandor
    Cara nao sei se entendi certo o que voce quis dizer, mas quando eu queria dicas de composição eu nunca achei nada que ajudasse de verdade, as respostas variavam entre `` Composiçao vem de cada um, nao pode ser ensinado`` e ``A sei la, so sai escrevendo o que te vier a cabeca``

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Zandor
    Agora entendi.
    Bom cara eu ajudo do jeito que eu posso, mas eu já vi topicos que falavam sobre estrutura repetição e silencio eu vi muito la no ultimate guitar e um pouco no tomhess,modulação eu nem chego a saber o que é.
    Posso até colocar um pouco nas próximas dicas, mas nao seria nada muito grande, afinal nao tem muito o que falar sobre repetiçao e pausa, e estrutura eu to falando aqui o tempo inteiro.
    Mas voce parece que entende cara, dá uma força pra gente =D

    Zandor
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mas voce parece que entende cara, dá uma força pra gente =

    Eu não entendo, por isso tou perguntando, por ex como eu chego nisso

    http://www.youtube.com/watch?v=usSHBgeE_ks

    vindo disso

    http://www.youtube.com/watch?v=QW0V5zCyNN8

    2Humbucker
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    comentando só pra lembrar de ler depois =P

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bom o meu amigo felipe Ice, ta demorando... entao resolvi postar a minha parte.
    Metodo de composição da tabela:
    Este metodo é muito bom para você não perder nenhuma idéia, e organizar seus principais planos pra musica
    1-Vá escrevendo o que cada capitulo deve ter, e as partes mais importantes
    Ex: Intro 4x riff, depois mais 2x com progressão de acordes da musica.
    Verso: Palm mutes num tempo, no outro parte do riff.
    E por ai vai.
    2- Agora escreva varias palavras aleatórias sobre o tema da sua musica:
    Soldados, Medo,Metralhadoras, Tanques.
    Isso vai te dar um amplo leque de detalhes pra sua musica
    3-Sair do chão: Agora finalmente a hora de compor, e isso deixa uma pergunta muito irritante:
    Letra ou melodia?
    Pois é você vai ter que se virar, eu também não sei,depende muito do musico e tal, nesse momento eh bom você conhecer a si mesmo.
    Pra mim é muito fácil fazer a melodia depois da letra pronta, mas isso só aconteceu quando um amigo pediu pra eu ajudar a melodia, porque pra mim a letra nunca sai primeiro. Então eu nunca penso na letra antes da melodia, porque eu sei que so vou perder tempo.
    Mas se você tem facilidade em fazer a letra, ótimo, escreva sua musica e depois passe a pensar no que se encaixa melhor no que você fez.

    Você é como eu?Nao consegue fazer suas letras com facilidade?Vamos para o método da língua solta =). Toque a sequencia que deve ter a letra, toque umas 2 vezes, depois comece a falar tudo o que vier a sua cabeça, você vai rimar sozinho e vai construir alguma coisa sozinho, depois de uns 2,3 tempos voce não consegue falar nada que preste, quando isso acontecer pare, anote o que você gostou, e repita o processo.

    Ah, então você não é como eu(sorte a sua)?Nao vou deixar você no vácuo não. Bom você tem uma letra, mas você não vai simplesmente falar ela, no mesmo momento em que você cria sua letra você normalmente cria a melodia e a afinação dela ao mesmo tempo.
    Então agora você vai procurar as notas no seu instrumento.
    Eu vivo neste Baaaaaar(fica na nota)(procura nota no instrumento)
    Procure todas as notas das 2 primeiras frases, é suficiente.
    Agora com base nas notas que você achou você pode verificar que acordes encaixam melhor.
    Eu (C) vi ( C#) vo (D#) nes (C#) se(C) bá (C#)/ Be(C) bo (C) só (F) pa(F#) vá (G#) ri (F#) a (F)
    C – C# - D# - F –F# - G#
    Agora brinque um pouco. Nessa área.
    Eu achei F – G# - C – D# // F – G# - C – C // F# - G# - C# - D#
    Provavelmente sua forma de ver a letra muda depois de fazer isso, eu comecei cantando sertanejo, e depois virou rock...Isso depende do que você curte.Ou seja, eu tentei fazer sertanejo, mas não deu! Hahahahahaha.( me perdoem Tocadores de sertanejo!)
    Se você não quiser fazer isso você pode ir simplesmente tocando acordes e vendo se alguma coisa encaixa, mas você pode perder muito tempo, e fazendo isso você nunca iria trocar a melodia da letra por causa de uma sequencia boa, que foi o que aconteceu acima.
    Obs: Eu fiz na guitarra em Power Chords com ritmo roqueiro, então talvez as sequencias não fiquem mto boas pra alguns de vocês...
    Nunca Rejeite uma obra sua! Muitas vezes estamos compondo, e de repente a gente olha pro papel e diz: ``Isso é Horrivel! Quem no mundo vai gostar disso?`` Palavras fortes para o que você mais gosta de fazer não?
    No começo é sempre muito difícil fazer musicas, na verdade eh difícil fazer musicas por um longo tempo.Você não vai sair fazendo obras primas logo a primeira vez que você for compor!
    Segundo a Super Interessante de julho de 2010, que fala sobre o Sucesso: ``Mozart começou a tocar piano aos 3 anos aos 5 já compunha aos 6 se apresentava para o rei da Bavária aos 12 terminou sua primeira opera (...)As primeiras peças que compôs não eram obras primas,pelo contrário, contem muitas repetições e melodias que já existiam.Os críticos da musica dizem que sua primeira obra de sucesso foi em 1777, quando o musico já tinha 21 anos de idade (!!!).Ou seja, apesar de ter começado cedo Mozart só conseguiu compor algo digno de um gênio após 15 anos de pratica.``
    Sim, Mozart fazia musicas repetitivas e chatas, mas ele insistiu e hoje é exemplo até para quem não entende absolutamente nada de musica.
    A próxima vez que a sua musica ficar ruim lembre-se disso.E procure onde esta o erro!Entender o que está acontecendo é o melhor passo para tudo na vida! Você pode parar de compor, mas não desista fácil!

    Tire proveito das suas emoções: Aconteceu algo muito ruim/ muito bom/ muito animal/ que te deixou muito zangado?
    Pode comemorar, chorar, chutar a parede, o que for, mas quando você conseguir dominar a si mesmo escreva o que aconteceu no dia que fez isso, coloque muitos detalhes e não tenha medo de ficar muito tempo escrevendo, se você já quiser fazer musica melhor ainda, pois você vai estar com os sentimentos muito mais a flor da pele, mas se voce ainda tem que quebrar a parede com seus punhos vai em frente também.

    Voce pode Criar emoções ao invés de esperar elas aparecerem, apenas sente e mergulhe de cabeça no seu tema, aprenda mais sobre ele, ou pense muito nele, viaje nos seus pensamentos, as emoções e opiniões vão surgir e você vai estar apto a escrever.

    P.S.: Ontem eu vi no tópico do André gui uma pergunta sobre o que fazer depois da letra, espero ter ajudado ^^ http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/250012/p0#7240414
    Lembre também que existem varias formas de ler as musicas, por exemplo hardneja sertacore, pega musicas sertanejas e transforma em hardcore =), exemplo I believe I can fly, musica hiper calma que ficou punk nas mãos de Me first and the gimme gimmes

    Repondendo um pouco mais profundamente sua pergunta... Eu acredito que tem que partir de voce o que você quer que a musica se torne, primeiro se concentre bastante no feeling que você quer passar, escolha um campo harmônico um timbre adequado e comece a criar ritmos.
    no caso da sua musica pra baixo, seria um ritmo lento com intervalos pequenos entre as notas, e batendo mais nas cordas graves, o que cria um clima de tensão.Assim como o uso de Acordes menores...
    Ex: ex: ritmo 1... 1 2, 1... 1 2, 1... 1 2, 1 2 3 44 Acordes: C Em F e G

    P.P.S.: Proximo post terá haver com campo harmônico e melodia dentro da musica =D(ou não)

    P.P.P.S.: Esse post foi patrocinado pelo mostro do texto enorme =)

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Zandor
    Um dos teu links eha musica ``Giraffes? Giraffes!`` e no outro o cara ensinando a tocar ``God I lift you name high``.
    No caso de ser God: Bom eu nao tenho como saber por onde eles começaram, mas eu imagino que ela começou com o cara em casa, com um chorus alto tocando os acordes, e daí foi escrevendo uma letra adequada pro que ele tinha feito.Mas todas as musicas os caras tem que montar uma coisa de cada vez, a nao ser que a musica tenha simplesmente surgido na cabeça de um deles.
    Essa musica tem um guitarra no chorus e uma na distorçao, que serve pra causar impacto.Pelo mesmo objetivo a bateria é bastante presente nos pratos...
    Nao tem muito o que falar, eles tem uma ideia, montam ela e vao juntando os outros instrumentos.

    patudodi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Nossa cara esse boteco da harmonia é avançado demais pra mim =S
    Num intendo nada.
    Obrigado de qualquer forma.

    PFelipeIce
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: PFelipeIce
    · votar


    Desculpa a demora pra postar, mas como vocês perceberam meu agora amigo patudodi incrementou e melhorou muito esse post. Lá vai a segunda parte:

    2-Letra

    2.1-Escrevendo

    Esse post vai ser menor pois escrever uma letra é algo mais pessoal do que criar uma música onde existem várias regras. Então vou passar umas dicas.

    1º Crie frase curtas chamadas versos
    2° Junte um determinado número de versos que completam uma idéia e você terá uma estrofe.
    3º Use rimas, não o tempo todo, mas em determinados momentos.
    4° Não é necessário um refrão, mas é por ele que as pessoas vão lembrar de sua música na grande maioria das vezes.
    5° Caso esteja sem inspiração, conte uma história do cotidiano que te interessou.
    6° Caso esteja inspirado escreva sobre os seus sentimento, suas idéias, sua forma de ver o mundo, seu valores morais e religiosos.

    Se você quiser uma boa idéia é intender de poesia, pesquise sobre métrica, rima, ritmo e figuras de linguagem para que suas letras fiquem boas.

    Até o próximo post, pena que é só no ano que vem. Hehehe

    Edit

    Desculpa gente, esqueci de uma coisa muito importante: Como juntar sua letra e sua música.

    É muito fácil, essa e na verdade a parte, que eu considero mais simples. Primeiro você começa a tocar sua música, depois você vai cantarolando a letra, e fazendo os ajustes para ele a se encaixar melhor, quando as duas partes estiverem soando bem juntas sua tarefa está acabada, você fez sua canção. Agora é só fazer o arranjo e tocar com sua banda.

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu achei que o topico tinha morrido ai parei de postar.
    Bom o post nao vai mais ser sobre campo harmonico porque o PFelipeIce já postou sobre isso.

    Repetiçao eh sempre um topico complicado, fica mais facil fazer musicas, mas pode estraga-la. Certos versos e frases ficam muito mais poderosos se repetidos, ou podem ficar sem graça e estragar sua musica.Por isso eh importante fazer um refrão descente, pois se as palavras não tiverem poder ela vai ficar fraca e sem foco...
    Assim como também não é necessario o uso de repetiçoes... principalmente se a sua letra for algo mais profundo, nesse caso pode ser legal você repetir de vez em quando uma única frase, uma musica bem cowboy da vida, um ritmo devagar contando uma historia e de vez enquanto falar,`` Nunca mais eu voltarei...``, Se não der pra entender vá ouvir Catedral do Caetano Veloso, é a isso que eu me refiro.

    É aconselhável que você treine poesia, apenas como uma forma de buscar não rimar tanto as palavras, e exercitar seu espírito letrista.

    Modo de treinar letras: Apanhe um papel, você tem 1 minuto para decidir sobre o que escrever.
    Agora cronometre quanto tempo você leva para terminar a musica, faça o mais rápido que puder, e o melhor que puder, se você não conseguir em 15 minutos pare de escrever.
    Eu acho legal você colocar no mesmo papel da sua letra, ao lado do titulo, O tempo que você demorou e a nota que você dá a sua letra.
    Claro que nem sempre você vai fazer isso, até porque as letras não vão sair muito boas, depois disso você pode pegar a letra de novo e pensar o que pode melhorar nela, na verdade você Deve fazer isso.Como eu disse é apenas um treinamento.

    Eu sei que não tem muitas dicas mas eu pensei que o tópico tinha morrido...
    Alem de que eu não tenho mais dicas, se algum dia eu descobrir novas dicas eu passo aqui postar...

    Daqui a no Maximo 16 minutos eu vou postar meu esboço pra vocês ;D
    Se vocês quiserem façam o mesmo...

    Contando!

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ainda nao sei o nome =D 11:44:47- 9(gostei muito dessa musica!)


    Morra! Morte! Sofra! Sorte! Corra! Sempre! Mude! Já!

    Riff...

    Sempre penso em sobreviver,
    Sei isso não vai acontecer,
    Voce morre sem sua sorte
    Voce corra da sua morte

    Enquanto os vivos correm por aqui,
    Nunca vai acontecer nada melhor
    Toda a vida eu consegui,
    Mas agora Não vai dar.

    Mesmo Riff

    Morra! Morte! Sofra! Sorte! Corra! Sempre! Mude! Já!

    Voce vive sua vida pensando em morrer,
    Voce chora a morte cansado de sofrer
    Um milhão de gente nessa ilha infernal,
    Sobre isso agora... Morra animal!

    Voce vê seus parentes vivendo sem sofrer
    Voce Olha os inimigos comendo muito
    Sente sua veia Correndo demais.
    Num mundo como esse como pode a Paz!

    Sai do Death metal vira meio progressivo.

    Mooooooorraaaaa! Agoooooora...
    Pode fazer isso, Faça pois não minto.
    Soooooooofra!Agoooooora... ( meio diferente)
    Não deixe que lhe peguem, E não faça o que pedem.
    Cooooooooorra! Muuuuuuito....
    Exploda suas pernas! Cansado as entregas!
    Não Soooofra... Maaaaaahaaaaaiss...
    Não deixe Tomarem seu destinoooooo

    Solo

    Enquanto você pensa...
    Pensa em mudar...
    Voce as vezes esqueçe...
    Pode melhorar...
    É você quem manda nisso...
    Sou eu quem falo isso...
    Eu te salvo...
    Voce me ajuuudaa...

    Morra! Morte! Sofra! Sorte! Corra! Sempre! Mude! Já!

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu tenho a Sindrome da repetiçao de palavras...

    Voce Corra e Morra repetem o tempo inteiro HAEUAEHUAEHAEU

    Outro dia eu fiz uma ponte inteira só com corra AEHUEAHAEUHEA

    Tenho que mudar isso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu presente de natal para a galera do fórum: Dicas de composição para iniciante