Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer

Autor Mensagem
TG Aoshi
Veterano
# nov/11
· votar


Vou começar a olhar o tópico lá do começo. Quando chegar aqui eu aviso, heuheuheheu!

Curly
Veterano
# nov/11 · Editado por: Curly
· votar


Lip o quêeee !!??...

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Estique!!!!

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Curly

hahahaha

legal!

Curly
Veterano
# nov/11
· votar


dica para os amigos, notem que na foto acima o corpo da pac foi pintando, finalmente encontrei um pessoal capaz de fazer um serviço de 1a linha em pintura:

http://www.musickolor.com.br

galera trabalha com qualidade total e muito profissionalismo, enviam fotos de todas as etapas, cumprem os prazos, recomendo sem restrições

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly

Lindas!


nichendrix: Só colocando aqui um bom artigo do Andy da PGS, ele fala sobre a relação potência volume, algo que sempre gera muita confusão aqui no fórum, inclusive meio que quebra algumas lendas urbanas.

http://proguitarshop.com/andyscorner/andys-corner/appropriate-wattage/

Boa!

MMI
Veterano
# nov/11 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

esclarecer se esse valor médio de 10db pra se perceber o dobro de volume é algo válido pra maioria da população, ou se não.

Não! Cara, isso é uma encrenca que desde sempre me chama atenção aqui mas nunca cutuquei essa ferida, muita gente não entenderia essa discussão. Em respeito aos amigos diferenciados do boteco, vamos tentar elucidar...

Logo de cara, fisiologicamente não tem muito sentido em falar em dobro do volume sonoro, faz sentido na física, mas não na sensação. Muitos sentidos, como a audição, não se prestam para quantificar. Pegue sua TV, quase todas hoje o volume é uma escala de 0 a 50, por exemplo. Ninguém falaria em "dobro do volume" ao se aumentar 1 ou 2 números. Da mesma é complicado falar em dobro de luminosidade, dobro de doçura, mesmo dobro de temperatura ao se basear unicamente em sentidos. Só faz sentido quando se aborda física ou quantidade de colheres de açúcar, mas não dá para falar em dobro da sensação de volume, especialmente ao se referir a diferenças de 3, 5 ou 10 dB.

Uma mancada comum que vejo por aí é usar decibel como sendo tudo a mesma coisa, uma unidade padrão. É uma unidade comparativa, por isso quando se fala em decibel para som, existe o decibel spl, il e pwl entre outros, mas muitas vezes se mistura com decibel de potência na placa (sem contar o falante) com decibel spl e vira uma salada só, mas na prática não é mesma coisa.

Vamos então para um pouco de audiologia. O decibel que se usa em audiometrias (exame para se mensurar a audição) também é comparativo em relação a audição de humanos, então o 0 dB não é silêncio absoluto, mesmo porque encontra-se (especialmente crianças) que ouvem -5 dB. Hoje em dia os audiômetros modernos chegam a medir de 1 em 1 dB, mas vou lhe explicar o tradicional. A ideia do exame é descobrir o limiar de audição de uma pessoal, ou seja, o mínimo de volume que a pessoa escuta em cada frequência. Para uma pessoal com audição supostamente normal como nós, se faria assim: dada uma frequência, digamos 1 KHz, se coloca por exemplo 60 dB e vai diminuindo de 10 em 10 dB (seria ir diminuindo "um pouco") até a pessoa não ouvir. Nesse momento vai aumentando e diminuindo 5 dB (seria "um pelinho") até que a pessoa responda ao som ao redor de 50% das vezes que foi estimulada. Este é o valor do limiar audiométrico para a dada frequência. Posso lhe garantir que 10 dB todo mundo diz que tem pouca diferença de volume e 5 dB é "um pelinho" mínimo mesmo, ninguém diria que é o dobro de volume. De toda forma, dependendo da faixa de frequência e da faixa de dB que se encontra, dá para notar diferença de 5 dB ou até de menos.

Será que consegui me fazer entender? Abç!

Curly
Veterano
# nov/11
· votar


O horror, o horror...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209755318-linda-guitarra-vintag e-nacional-peca-unica-uma-escultura-_JM

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


MMI

Sim e não, eu entendi o que tu quis dizer, mas creio que haja uma tabela de conversão nisso não?

Eu falo, porque no caso da luminosidade que tu falou. Existe uma conversão de medida entre watt, lumen e lux.

Watt independe da capacidade humana de perceber a variação. O lumen mede a capacidade de fluxo luminoso que é a capacidade de emissão de uma fonte luminosa e lux mede a iluminância que seria a quantidade de lumens/m² que uma área recebe.

Aqui vem a pegadinha, a relação watt/lumen depende do material de que é usado como fonte de emissão na fonte de luz, por isso que uma lampada fluorecente de 23W ilumina tanto ou mais que uma incandescente de 100Watts.

Já a relação entre lumen/lux que é o que mais interessa, é bem direta, varia de acordo com a área para usos normais.

Existe também uma diferença entre lumen/lux relacionada com a distância, que em geral é pouco usada, porque só pode realmente ser percebida se houverem duas fontes luminosas de mesma intensidade, onde a intensidade percebida em lux é igual ao quadrado da distância entre as duas fontes. Então uma lanterna a 1m e outra a 3m de distância a impressão é de que a que está a 3m tem apenas 1/4 da intensidade da que está mais perto. Na prática, a única aplicação que existe pra essa relação entre duas fontes luminosas é pra calculo de distância de estrelas e galáxias em astronomia. Você pega um ponto de referência conhecido e calcula a distância do ponto desconhecido em relação a ela.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix

Uma tabela deve ter, não deixa de ser algo ligado a cálculos.

Só que da mesma forma que iluminação, o olho não consegue calcular. Digamos, não dá para andar por uma casa e falar, o quarto tem iluminação a 60% em relação a janela aberta com sol, no corredor cai para 40%, no banheiro é 50%, na cozinha é 60% e por aí vai. A percepção não consegue isso.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Curly

Você gosta de filmes de terror? hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
Só que da mesma forma que iluminação, o olho não consegue calcular. Digamos, não dá para andar por uma casa e falar, o quarto tem iluminação a 60% em relação a janela aberta com sol, no corredor cai para 40%, no banheiro é 50%, na cozinha é 60% e por aí vai. A percepção não consegue isso.

No olhometro, fica difícil determinar isso com alguma precisão, mas existe como fazer isso com um aparelhinho pra medir, inclusive dá tanto a medição em lumens, quanto em lux.

Na época da faculdade de arquitetura, eu fiz uma pesquisa com uma professora que entre outras coisas calculava o índice de luminosidade, de poluição sonora, entre outras coisas, vivia com um bichinho desses no carro, porque tinha que medir isso 4x por dia 2x por semana durante um ano.

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


Bom diaaa!

Ian Anderson
Veterano
# nov/11
· votar


Juh_Cruz
Bom dia 0/

Curly
Ao ver a guitarra do ML

galera trabalha com qualidade total e muito profissionalismo, enviam fotos de todas as etapas, cumprem os prazos, recomendo sem restrições
Curti as dicas deles de pintura

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Juh_Cruz

Bom dia amor da minha vida, luz do meu sol, hehehehehhehehe

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix

Da mesma forma para o som. Essas medidas servem muito mais para parâmetros e para a física da coisa. Mas o corpo não sente o dobro de luz nem o dobro de som, mesmo porque o corpo tem vias de compensação. É isso a que me refiro.

Para você ter melhor referência do que estou falando... Vai na Apple Store e pega um programinha, "Decibels", acho que tem para iPad, eu tenho no iPhone. Basicamente é um decibelímetro. Dá uma brincada com ele, você vai notar que dependendo da faixa de ruído, 10 dB é um nada, ninguém diz que é o dobro.

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Curly

Ficaram lindonas as guitarras, acho essa tua strato azul um tesão, e Candy Apple Red é um tesão e meio.

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


Ian Anderson
\o
pq vc sumiu por um tempo?

nichendrix
que lindo! *.*
heheh

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Juh_Cruz

Td bem, Juh? Você precisa aparecer mais por aqui, faz falta!

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
Tudo bem sim e você?
own, brigada :D
Aparecerei mais vezes!

Curly
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix


Ficaram lindonas as guitarras, acho essa tua strato azul um tesão, e Candy Apple Red é um tesão e meio.


eu achei que a tonalidade ficou entre o Candy Apple e Chrome Red

http://img502.imageshack.us/img502/3041/1000849q.jpg

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
Da mesma forma para o som. Essas medidas servem muito mais para parâmetros e para a física da coisa. Mas o corpo não sente o dobro de luz nem o dobro de som, mesmo porque o corpo tem vias de compensação. É isso a que me refiro.

Para você ter melhor referência do que estou falando... Vai na Apple Store e pega um programinha, "Decibels", acho que tem para iPad, eu tenho no iPhone. Basicamente é um decibelímetro. Dá uma brincada com ele, você vai notar que dependendo da faixa de ruído, 10 dB é um nada, ninguém diz que é o dobro.


Cara, mas aí acho que entra também um pouco de bom senso.

Se tu pegar o equivalente em medida de luz, que seria o lux, não existe como tu pegar e dizer, se eu aplicar 500 lux e depois aplicar 1000 lux, que ouve o dobro de intensidade da luz, se tu faz isso num lugar todo preto ou todo branco, vc praticamente não nota, se tu aplicar isso numa superfície lisa, que vai refletir melhor a luz, também não vai notar a diferença na mesma intensidade.

Agora se tu pega e bota uma superfície de pedra, tipo uma escultura de pedra calcaria, ou de arenito, etc. tu vai notar muito mais do que na superfície lisa e branca/preta.

Acho que talvez toda a coisa do db aí, se resuma a 10db de diferença na potencia aplicada ao falante, vai sair o equivalente em volume a sensação de dobrar o volume. Até porque existe uma não linearidade, dobrar a intensidade dum sinal elétrico só precisa em torno de 3db, mas quando há conversão desse sinal pra energia cinética nos falantes (vibração), essa relação não é mantida, então você precisa de 9 a 12db pra fazer com que o falante tenha a mesma intensidade, então tu precisa quadruplicar o sinal elétrico de saída pra que ele seja convertido com o dobro da energia cinética nos falantes, consequentemente, ele moveria mais ar e logo mais volume.

E sempre tem o fator laboratório, toda essa coisa é com um microfone a 1m do falante, o som também é uma função da distância e da acústica da sala, já tive em sala que se tu falar no volume mais baixo que tu conseguir, dá pra ouvir há 20m de distância como se tivesse sendo falado com volume de conversa normal. Da mesma forma, dá pra mexer na acústica pra tu botar um full stack Marshall de 100W no talo e com os mesmos 20m, ele chegar lá no fundo como música ambiente.

Juh_Cruz
que lindo! *.*
heheh


Você sabe que é verdade, só não consegue é acreditar... hehehehehehhe

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Curly

Daqui a 10 anos vc descobre, o Candy Apple Red escurece com o tempo.

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix
hsauashuashasu :$

Ian Anderson
Veterano
# nov/11
· votar


http://img502.imageshack.us/img502/3041/1000849q.jpg
Aqui ta mais bonita mesmo

Juh_Cruz
pq vc sumiu por um tempo?
Eu não sumi, só to participando de um numero reduzido de topicos =P

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


Ian Anderson
Ahh sim =P

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Juh_Cruz

Tá tudo certo, valeu! :-)


nichendrix

Peraí, vamos voltar para os dB então...

Por conta de vários fatores, você pode falar em dobrar o volume, seja por aumento da potência aplicada ao falante, seja por aumento da energia sonora em 1 metro quadrado ou seja lá pelo que for, mas é uma quantificação baseada na física da coisa, seja energia elétrica, seja energia sonora, seja lá o que for. O que não tem sentido é falar em dobrar a sensação sonora. Por um lado você pode até ter a noção que dobrou a potência pelo seu aprendizado em física, mas 5 dB é aumentar o volume "um pelinho", quase nada, não dá para dizer que aumentou "x" vezes a sensação de volume nem dizer que aumentou quase 4 vezes o volume, completamente impossível e sem sentido. Como eu disse, pegando um decibelímetro, ninguém acerta essa quantificação sonora, não tem como falar em dobrar o volume em alterações tão pequenas.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix

Cara, você viu as novas Gibson LP Custom? Tá certo, eu sempre achei as Custom com o som "escuro" demais, provavelmente essas Custom vão até me agradar. Mas caramba, escala de "baked maple"? Será que não tem nada a ver com os problemas de importação do ébano como falávamos ali atrás?

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


MMI

Pode ser que sim, mas pode ser que não também, a Gibson sempre teve linhas que explorando construções alternativas, como as Raw Power, e Rain Forest Raw Power (que tinha algumas Les Pauls somente com madeiras amazônicas, como Inbuia, Andiroba e Ipê).

Mas pode ser pelo mesmo motivo da conversa, não tem mais madeira pra vender.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix

De vez em quando eles lançam madeiras diferentes mesmo. Só achei bem estranho uma Custom com escala de maple. Mas suspeito que por estar ficando difícil de comprar, estão testando a aceitação de substitutos para o ébano. Queira ou não, outras madeiras como o Jacarandá da bahia já foram substituídas, mas ainda tem bastante madeira para substituir...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer