Ajuda para comprar - Percussão - Udu

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # ago/10


    Estou muito a fim de comprar um Udu, e encontrei 2 modelos diferentes: um de bocal curto e outro longo.
    Gostaria de saber se alguém aqui tem experiência com este instrumento e poderia estar me indicando os prós e contras (questão do tamanho do corpo, do buraco e da bocal).

    Segue aqui o link do produto

    Estou em dúvida entre o primeiro e o segundo.

    ----------------------------------------------------------------

    Ah sim, pra quem ficou curioso segue um vídeo.



    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Renan Gonçalves Flores


    Renan,acho que neste lance de indicação,o que deve prevalecer seria o experimento.Uma vez ao que tanje sonoridade,começa a passar pelo gosto pessoal de cada um.Recomendo vc testar algúns e ver o que mais lhe agrada nestes termos.Abração !!!

    EDIT

    Acho que neste video,dá para vc ter uma idéia entre as diferenças que vc quer saber,neste lance de pescoço curto e longo.Dá um loock:



    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tem este também:



    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Neste outro,um artesão fabricando um:



    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Uma breve história:



    Breve história do tambor udu

    O TAMBOR UDU é uma bilha ou pote de argila feito à mão, adaptado pelas tribos africanas que vivem junto dos rios no centro e no Sudeste da Nigéria. A diferença é que, além da abertura normal duma vasilha, tem também um buraco lateral com cerca de 4 centímetros de diâmetro.
    O nome UDU tem origem no dialecto Ibo da Nigéria. No entanto, o nome depende das cerimónias e das áreas das tribos nas quais é usado. Outro nome que pude recolher das pesquisas que fiz é "ABANG MBRE". Actualmente, UDU DRUMS, é o nome pelo qual é mais conhecido entre músicos.
    Quando usado em cerimónias religiosas, algumas tribos acreditam que o som emitido pelo o UDU é "a voz dos seus ancestrais".

    O TAMBOR UDU não faz parte dos membrafones, mas sim dos aerofones e idiofones.
    Em África, a técnica para tocar o UDU varia muito de região para região e entre os tocadores. Contudo, baseia-se em tocar, batendo alternadamente com as palmas das mãos ou os dedos, sobre diferentes pontos da superfície bojuda, no buraco lateral, na base ou na boca da bilha.Consegue-se assim produzir diferentes tons e volumes de som. Destapando mais ou menos a abertura principal com a palma da mão, enquanto se toca com a outra, também é possível modelar a pressão do ar e obter, deste modo, um surpreendente e enigmático vocabulário sonoro.
    Existem vários tamanhos e modelos. Os mais pequenos são tradicionalmente tocados por mulheres em encontros sociais para acompanhar canções folclóricas tradicionais.
    Curiosamente, alguns grupos folclóricos portugueses de Peniche, da Nazaré, do Bombarral, da Guarda, etc., usam o cântaro com abano - "grande quarta de barro" - sem buraco lateral.
    É tocado com um abanador na abertura, produzindo um som grave que reforça o acompanhamento rítmico.

    Podem constituir-se grupos de dois ou mais participantes e produzir ritmos simples ou complexos nos quais um tocador experiente pode improvisar intricados solos sobre um "desenho" rítmico predeterminado ou improvisado.
    Com paciência e criatividade é possível manufacturar diferentes formas e acabamentos com imagens ou desenhos coloridos.
    Com dimensões variadas podem produzir-se diferentes tons, entre o agudo e o grave.

    Desenvolvi 4 tamanhos, cujas formas não são muito diferentes das tradicionais, que designo por soprano, alto, tenor e baixo que, grosso modo, correspondem, respectivamente, a uma voz aguda, média, grave e baixa.
    O conjunto de UDUS da foto faz parte de alguns modelos que concebi.
    Porque o ritmo é inerente e indispensável à vida, tocar, fortalece e unifica o corpo, a mente e o espírito.
    Individualmente ou em grupo, TOQUEM!

    FONTE

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Outro video de udus sendo feitos na raça:




    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Muito obrigado a todos. Foi muito esclarecedor.

    dibass
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Um amigo meu fez um cazeiro, com uma cabaça. E deu certo o trem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para comprar - Percussão - Udu