Isenção do imposto de importação para instrumentos musicais

Autor Mensagem
cezarpirajant
Veterano
# ago/10
· votar


Esse Senador Sérgio Zambiase... não tem a mínima idéia do que ele fez e o por quê.

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


Galera, não é a mesma coisa que isentar os produtos musicais, mas tem tudo a ver com o assunto, então...

Criei um tópico no OT sobre a instrução normativa 1059 aqui

kairi
Veterano
# out/10
· votar


Dia 3 ta ai, e nada...

=\

Death
Veterano
# out/10
· votar


IOF agora com a queda do dolar passou de 2% para 4%... oq ajuda a aumentar um pouco mais o valor das importações
q blz
http://portalexame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/mantega-iof-4 -foi-colocado-onde-era-necessario-603404.html

Delson
Veterano
# mai/12
· votar


Upando!

Pessoal, parece que a coisa vai andar agora...

http://www.musicaemercado.com.br/pagina/2229/deputados-aprovam-reducao -de-impostos-sobre-instrumentos

JJJ
Veterano
# mai/12
· votar


Delson

Boa, mas você leu a última frase da matéria:

"O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania."

Bota mais uns cinco anos aí... rsrs

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


JJJ

As importadoras já pagam, se comparado a pessoa física, bem pouco por instrumento. Instrumento importado por PJ paga no máximo 32% de impostos se somar todos os tributos.

JJJ
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix

32% parece pouco.

No passado remoto, houve uma revolta contra Portugal por causa do "quinto" cobrado pelo ouro (o quinto, portanto 20%, ficava com Portugal). VINTE. E houve a revolta. Agora, TRINTA E DOIS parece pouco. Realmente, nos acostumamos com a carga tributária mais absurda do planeta...

nichendrix
Veterano
# mai/12 · Editado por: nichendrix
· votar


JJJ
No passado remoto, houve uma revolta contra Portugal por causa do "quinto" cobrado pelo ouro (o quinto, portanto 20%, ficava com Portugal). VINTE. E houve a revolta. Agora, TRINTA E DOIS parece pouco. Realmente, nos acostumamos com a carga tributária mais absurda do planeta...

32% como imposto de importação não é muito em canto nenhum no mundo. Na União Européia só o Imposto por valor agregado é 20%.

A carga tributária no Brasil é alta, mas os impostos pagos na importação não são os maiores vilões e sim os impostos que você paga para operar no país, o acumulo dos impostos estaduais, municipais e federais no dia a dia das empresas é que mata, não o que se paga por importação.

No caso esses 32% não são imposto de importação, são todos os 5 impostos que incidem num instrumento que entra no Brasil, o II é pouco mais de 5% pra instrumento.

Na boa, não pense que as importadoras diminuiriam mais que isso no valor de revenda dos instrumentos (duvido que fique nos 32, é mais provavel que fique uma redução de 20%), porque o preço deles no Brasil não se deve a impostos de importação, nem aos impostos internos de fato, elas lucra pra caralho por inflacionar artificialmente o preço. O cara forma o preço de revenda com o dolar a 3 reais e como se pagasse 60% de impostos, é a única forma dos valores chegarem ao que temos hoje.

JJJ
Veterano
# mai/12 · Editado por: JJJ
· votar


nichendrix

Então como explicar, só dando um exemplo chutado, um instrumento que custa uns 400 dólares lá fora, ser cobrado aqui por mais de 2000 dilmas?

EDIT: ok, você explicou no seu EDIT...

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


JJJ
32% parece pouco.

No passado remoto, houve uma revolta contra Portugal por causa do "quinto" cobrado pelo ouro (o quinto, portanto 20%, ficava com Portugal). VINTE. E houve a revolta. Agora, TRINTA E DOIS parece pouco. Realmente, nos acostumamos com a carga tributária mais absurda do planeta...


Porem, os 20% iam para Portugal. Já esses 32% são aplicados aqui em obras, educação, saúde, etc
/sonhador

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


JJJ
Então como explicar, só dando um exemplo chutado, um instrumento que custa uns 400 dólares lá fora, ser cobrado aqui por mais de 2000 dilmas?

Primeira coisa, nenhum importador oficial compra o instrumento por 400 dólares. Ele vai comprar se muito a 240 dólares, se for importador como as que trazem Epiphone, Gibson e Fender pode ter certeza que se muito eles compram por 200 dólares, um instrumento vendido a varejo nos EUA por 400 dólares.

Aí você vai fazendo as contas e vai ver que não seria tão absurdo esse instrumento chegar ao consumidor final por 600 dólares com uma boa margem de lucro pro importador e a revendedora (loja), A diferença pros 2mil é só o que se lucra a mais nessas duas pontas, sendo que a maior parte está na importadora.

Agora que o dólar batei 2 reais, nem tanto, mas tributos e custos não justificam situações como a do ano passado com o dólar a 1,7 e o preço dos instrumentos serem mais altos do que quando o dólar era 3 reais.

JJJ
Veterano
# mai/12
· votar


-Dan
Já esses 32% são aplicados aqui em obras, educação, saúde, etc
/sonhador


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Led Zé
Veterano
# mai/12
· votar


Lojista é filho da puta e lucra muito em cima. E o pior é que eles não são coerentes nos preços. Meu último amp, me custou 700 dolares e é vendido aqui por 3900 reais , só por que é um Marshall. A Gibson 50 tribute que custa 860 dolares é vendida por 4000 pau , sendo que uma LTD1000T, que custa os mesmos 860 dolares sai por 2000 e pouco. Quero que lojista vai pro inferno, porque acham que somos burros e não estamos a par dos preços praticados lá fora. Tem condição um cara vender um Class 5 de 399 dolares por 2500 ( Made in Brazil no Rio)!!!!!!!!

Delson
Veterano
# mai/12
· votar


JJJ
Pois é, mas eu ainda tenho esperança de ver meus bisnetos tocando em uma Gibson a um preço justo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gucrispim
Veterano
# mai/12
· votar


Delson
Ta planejando ter uma família fora do país em algum momento da sua vida??
Pq aqui no Brasil, veja bem... pensar nisso para bisneto é cedo demais.

alessandror96
Veterano
# out/12 · Editado por: alessandror96
· votar


revivendo, eu hoje estava pesquisando trazer uma guitarra dos eua, e quando usei a calculadora da receita, obtive estes preços:
Simulação do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações
Código NCM 9207.90.10
Descrição NCM GUITARRA E CONTRABAIXO
Taxa de Câmbio do Dia 18/10/2012 R$ 2,0351
Valor Aduaneiro Convertido R$1.628,08
Alíquota II (%) Tributo II R$ 293,05
Alíquota IPI (%) Tributo IPI R$ 0,00
Alíquota PIS (%) Tributo PIS R$ 29,66
Alíquota COFINS (%) Tributo COFINS R$ 136,64
As alíquotas podem ser preenchidas manualmente e os tributos recalculados

nota-se que o ipi está em 0%, faltou alguma coisa? alí diz que as alíquotas PODEM ser preenchidas manualmente, isso significaria que ela está errada?
EDIT: baixei o arquivo TIPI.doc (disponível neste site: http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/legisassunto/impsobproind ipi/impsobproindipi.htm), que nada mais é que a tabela de cobrança do ipi e, na seção XVIII, capítulo 92, página 414, onde estão guitarras e outros instrumentos parecidos, a alíquota está em 0, para todos os produtos do capítulo em questão.

angeloeu
Membro
# mar/13
· votar


Pessoal,

Estou indo em maio/13 para os EUA e estou vasculhando tudo que posso nessa questão de trazer instrumentos dos EUA. Quero trazer uma fender strato e um violão martin.

Vi esse tópico e não estou acreditando, hehehe
não há a taxação sob instrumentos musicais? Pois já ouvi várias versões que conseguem escapar da taxa, falando que é objeto pessoal de trabalho, apresentar carteira de músico, etc...

Se alguém tiver as dicas, por favor me passe pois tenho receio de ter que pagar...nesse caso optaria pelo violão q eh mais jogo trazer

Abraços

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


angeloeu
Vi esse tópico e não estou acreditando, hehehe
não há a taxação sob instrumentos musicais?

Cara, não se anime tanto... Não é BEM assim... Pra não ser taxado, só se você for músico, provar que USOU o instrumento A TRABALHO lá fora e mais sabe-se lá quantas exigências burocráticas. E sempre a última palavra é a do fiscal alfandegário de plantão, que pode desde liberar sem olhar pra sua cara até encrencar com a palheta quebrada no seu bolso.

Eu usaria só a cota e fim de papo. Ou estaria pronto pra pagar pelo excesso, se fosse o caso.

krixzy
Veterano
# out/15
· votar


Novo projeto de Lei:

http://senadofederal.tumblr.com/post/131951463957/instrumentos-musicai s-importados-podem-ficar?utm_source=midias-sociais&utm_medium=midias-s ociais&utm_campaign=midias-sociais

ogner
Veterano
# out/15
· votar


krixzy
Votei a favor la!!!!! o/

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


krixzy
ogner

Uma evidência objetiva de ser músico profissional seria a carteirinha da OMB, certo? Hum... prevejo um mimimi forte.

Iversonfr
Veterano
# out/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


erico.ascencao
Uma evidência objetiva de ser músico profissional seria a carteirinha da OMB, certo? Hum... prevejo um mimimi forte

Eu prevejo músico com carteirinha virando muambeiro sazonal kkkk.

ogner
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr
Eu prevejo músico com carteirinha virando muambeiro sazonal kkkk.
Essa ja é uma segunda profissão oficial dessa classe ( claro, dos que com certa frequencia vão tocar na gringa) !! hehehe

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


Eita... Lá vamos nós de novo...

Já tem furo na notícia logo de cara:

"Atualmente, a tributação de instrumentos musicais importados pode chegar a quase 30% do valor de compra."

ME DIZ ONDE É SÓ 30% DE IMPOSTO QUE EU VOU LÁ CORRENDO!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E continua:

"se o produto adquirido com isenção for revendido antes de três anos para alguém que não seja músico profissional, os tributos dispensados serão cobrados com atualização monetária."

Como diabos o governo vai saber isso??? Vai haver um "Cadastro Nacional de Instrumentos"??? Vou ter que levar a guitarra todo ano, durante 3 anos pra alguém atestar que ela está comigo??? Fala sério... Que absurdo...

E, pra fechar com chave de zamac:

"No começo deste ano, foi arquivado outro projeto do mesmo senador, com teor parecido: o PLS 345/2006"

Será o mesmo fim desse... daqui a nove anos...

Os mais novos que me desculpem, eu não acredito nisso. Já estou vacinado contra esperanças vãs... (em que pese o meu respeito pelo Senador Buarque, um dos poucos políticos que ainda me inspiram alguma confiança)

krixzy
Veterano
# out/15
· votar


JJJ
Atualmente, a tributação de instrumentos musicais importados pode chegar a quase 30% do valor de compra.

Essa é a furada de ouro, mas vamos ver né...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


Também não acredito que haverá qualquer isenção de imposto. O governo esta com um rombo orçamentário enorme, mal divulgam as quantias das pedaladas fiscais, estão tentando repatriar dólares que saíram do Brasil e querem voltar com a CPMF.
Em breve o dólar chega a 5R$ ou 6R$ ou 7,8,9... não tem meta e quando atingir a meta eles dobram a meta.

Vai é ficar tudo mais caro, aproveitem agora pra compra seu presente de Natal e aniversario ou junta o que puder para aguentar a crise apertar mais ainda.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


Projeto de Lei para Isentar Instrumentos de II do mesmo "representante" que acabou na gaveta, me lembrou o álbum "Mais do Mesmo"...

Mas não precisaremos disso, pois o Brasil vai ficar Rico, vamos faturar uns milhões, quando armazenarmos e vendermos "Ar ensacado" num leilão...

Rir pra não chorar ! ! !

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

nichendrix
Veterano
# out/15
· votar


JJJ
ME DIZ ONDE É SÓ 30% DE IMPOSTO QUE EU VOU LÁ CORRENDO!!!

Pra PJ ou pra PF que importa fora do regime simplificado de importação, o valor é entre 18% e 30% +- alguma coisa aí. O regime simplificado é a regra que o pessoal conhece geralmente, que cobra 50% do valor quando a pessoa viaja ou 60%+ICMS quando é enviado pra cá, mas tem limites do valor em dólar pra usar esse regime, é alto, mas não é absurdamente alto não.

O grande problema é que fora do regime simplificado não só não tem prazo pra você receber, como também tem um monte de burocracias que adicionam ao custo disso, como por exemplo, a necessidade de contratar um agente de desembaraço alfandegário, pagar por armazenamento até que seja liberado pela receita e por aí vai, então o imposto é menor, mas os custos não necessariamente são.

Por isso que mesmo as FedEX e DHL da vida, pra esses produtos comuns preferem entrar no regime simplificado, até pra elas é mais fácil.

nichendrix
Veterano
# out/15 · Editado por: nichendrix
· votar


post duplo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Isenção do imposto de importação para instrumentos musicais