Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      10 dicas para fazer stylos yamaha e cabo midi

      Autor Mensagem
      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05


      DICA-01
      Disquetes - Os teclados, modelos PSR-540,550,630, 640, 740, da Yamaha utilizam disquetes de 3,5, formatados para 1.44 MByte, já os modelos anteriores, PSR-620, 1700 e2700, etc, utilizam disquetes de 3 1/2 formatados para 720 Kbytes. Preparar um disquete de 1.44 MByte para 720 Kbyte é muito fácil, basta cobrir com fita adesiva ou um pedaço de etiqueta o buraco superior a esquerda e em seguida formatá-lo para 720 KBytes. Para formatar use uma das seguintes opções:


      A) - Abra uma janela DOS, coloque um disquete no drive A: e comande: FORMAT /F:720 A:

      B) - No Windows, coloque um disquete no drive A: e clique no ícone Meu Computador, em seguida clique com o botão direito do mouse no drive A:, selecione FORMATAR, altere a capacidade para 720 Kb (3,5"), e clique no botão iniciar.

      DICA-02 - Os ritmos SFF possuem "markers" (marcadores) que determinam os vários eventos de um ritmo, como a Introdução (Intro A), os repiques (Fill In A, B) e a finalização (Ending A, B). Através do Midi Workshop ou do Cakewalk, podemos ver os "markers" que compoem um ritmo SFF-Style File Format, ou seja: SInt, Main A, Fill In AA, Fill In AB, Main B, etc.

      nos modelos PSR-620,540,550, 630e 730 temos os seguintes "markers": SFF1 - SInt - Intro A - Intro B - Main A - Main B - Ending A - Ending B - Fill In AA - Fill In AB - Fill in BB - Fill In BA

      Nos modelos PSR-640, 740 basicamente são acrescidos os seguintes: Intro C - Intro D - Main C - Main D - Fill In CC - Fill In DD. Existem ainda os "Break Fill In _", ver manual do seu teclado.

      DICA-03 - Você deverá utilizar os seguintes canais MIDI para fazer seu Style File:


      Canal 10 - Drum
      Canal 11 - Bass
      Canal 12 - Chord 1
      Canal 13 - Chord 2
      Canal 14 - Pad Sound
      Canal 15 - Phrase 1
      Canal 16 - Phrase 2

      DICA-04 - Procure não deixar muito extensa cada parte do SFF:

      Main A e B - 4 a 8 measure
      Intro A e B - 1 a 8 measure
      Ending A e B - 1 a 8 measure
      Fill Ins - 1 a 2 measure

      Obs.: "measures" são as divisões ou COMPASSOS com os número 1, 2, 3... logo abaixo dos "markers".

      DICA-05 - Os arquivos midi possuem três formatos, ou seja, Midi formato "0"(zero), Midi formato "1" (um) e Midi formato 2. Os mais utilizados são os formatos "0" e o "1". Os teclados Yamaha, modelos PSR-620, 630, trabalham com o formato "0", já os PSR-640/740 são compatíveis com os formato "0" e "1". Os PSR-640/740 gravam canções-midi no formato "0" mas reproduzem os dois formatos. Grave o ritmo SFF no formato "0", usando o Cakewalk ou Midi Workshop, na opção SAVE AS, você poderá escolher o formato desejado, caso isto não seja observado o teclado não reproduzirá SOM algum.


      DICA-06 - Para ler arquivos SFF no Cakewalk mude a extensão ".STY" para ".MID" você poderá fazer de dois modos:

      1) - Abra uma janela DOS e execute o seguinte comando:

      REN ARQUIVO.STY ARQUIVO.MID.

      2) - Através do Meu Computador ou Explorer habilite a visualização das extensões dos arquivos. Para habilitar basta fazer o seguinte: abra a janela do Explorer ou Meu Computador, clique no menu Exibir, clique em Opções da Pasta, clique em Modos de Exibição, desmarque o quadrado com a opção "Ocultar extensões para os tipos de arquivos conhecidos".

      Através do Cakewalk agora será possível examinar e editar os diversos ritmos. Após as alterações salve como (SAVE AS) MIDI Format 0 (zero), disquete de 720 ou 1.44 conforme o modelo do seu teclado, em seguida altere novamente o nome do arquivo para ".STY".

      DICA-07 - Para ligar o computador ao teclado voce precisará de uma INTERFACE MIDI ligada a sua placa de som ou uma PLACA MIDI exclusiva para teclados ou módulos de som. Possuo uma placa MIDIMAN com 2 portas IN e 2 OUT permitindo ligar até dois teclados ao mesmo tempo mais uma placa de SOM CREATIVE ENSONIQ. Existem vários outros modelos de interface no mercado e até esquemas eletrônicos dentro da Internet com dicas para confeccionar uma, mas isso é para quem tem bons conhecimentos de eletrônica.

      Visite : http://www.harmony-central.com/MIDI/interface.html


      DICA-08 - Se voce têm algum conhecimento de eletrônica e alguma prática com ferro de soldar poderá fazer seu próprio CABO MIDI. Adquira dois metros de cabo blindado (shielded) com três fios, sendo um deles em forma de malha envolvendo os outros, mais dois conectores DIM macho e observe o esquema anexo na página do site .


      1) - Para transmitir dados MIDI do COMPUTADOR para o teclado:

      Conecte uma das pontas do cabo no conector DIM OUT da placa midi e a outra ponta no DIM IN do teclado.

      2) - Para transmitir dados MIDI do TECLADO para o computador:

      Conecte uma das pontas do cabo no conector DIM IN da placa midi e a outra ponta no DIM OUT do teclado.

      DICA-09 - Para que o sinal do computador seja direcionado para o teclado é necessário ainda configurar dentro do aplicativo (Cakewalk - Midi Workshop - Master Track - etc.) que você estiver usando o MIDI DEVICE (dispositivo) ou MIDI SETUP . No Cakewalk, clique no menu SETTINGS, em seguida em MIDI DEVICE e você verá as portas de ENTRADA (IN) e SAÍDA (OUT) do seu computador, de acordo com a instalação da sua placa de som ou placa MIDI.

      DICA-10 - Os "markers" devem ser escritos obedecendo os caracteres maiúsculos e minúsculos de cada comando. O seu teclado entenderá: SInt - Intro A - Fill In AA - Ending A. Não entenderá: Sint - Fill in aa - ending A. Para iniciar um SFF no Cakewalk, no primeiro compasso (measure) você deverá introduzir os seguintes "markers": SFF1 e SInt.

      EXEMPLO: Abra o Cakewalk, tecle F11, no campo "Name" digite SFF1 e aperte OK. Tecle F11 novamente e agora digite SInt no campo "Name". Você poderá também utilizar o menu Insert + Marker + Enter para incluir os "markers". Leve o cursor do mouse no "measure" 2 e dê um clique na linha que divide os campos 1 e 2, a côr da linha vertical passará de verde para vermelho, tecle F11 e digite no campo Name: Main A. Vamos deixar 02 compassos (measure) para o Main A, clique na quarta linha vertical, tecle F11, e digite Fill In AA. Na sexta linha vertical , tecle F11 e digite Intro A. Note que voce poderá deslocar os "markers" com o mouse. Clicando com o botão direito você poderá editar. Finalmente na oitava linha vertical tecle F11 e digite Ending A.

      abdo_
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo
      Boa dicas. Mas me diz uma coia:
      1- nunca conheci bem um psr600, só o 620. O q muda entre eles? tem diferença? pois nao existe o 610. Ele tem 8 pistas tb?
      2-Sabe se styles do 630 tocam o 620 ou é so problema de formataçao pra 720kb?

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05 · Editado por: emanuel macedo
      · votar


      o psr 500/600 tem as 8 pista porem, 2 pista são juntas e não são GM .

      os stylos tocam tanto no 620 como 630/730 mais o 620 não ler formato 1.44 kb
      mais se vc programar stylos no 630/730 e formata um disquete para 720kb e salvar estes stylos neste disquete e carregar no 620 vai haver falhas no fill in
      porque o 630 só tem 1 virada de usuario e 620 tem 4 . o que vai aconteçer e que na hora que vc virar de A para B vai ter um vazio de 1 compasso tanta de A /B quanto de B /A...
      para conserta este defeito vc tem que fazer as 4 viradas no editor ...
      porque o psr 630/730 não da acesso a tal função

      abdo_
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      Ta me contando q 620 é superior ao 630? é verdade q o 620 possui 8 memorias de usuario? por ultimo, vc é da macedomuisic?

      mano_a_mano
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo
      Já tentei fazer um negócio assim, mas parece não ter dado certo. Sei que tenho que gravar tudo em CM7, mas quando fui botar para tocar (em um PSR-550), os acordes não mudavam :-S Tem como corrigir isso?

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      mano-a-mano
      o ideal e vc fazer o básico, depois vai aprimorando
      como assim não trocava de notas? tocava em loop ou sequencias?

      mano_a_mano
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo
      É, por aí... Estranho :-S

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      é estranho?
      ...............?
      toda vez que eu faço da certo.

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      ABDO
      não eu não disse que o 620 e melhor do que 630. o psr 620 só tem 1 usuario
      mais tem 32 registros indenticos ao 630 . registros e onde vc faz suas performaces. mais o psr620 tem reload direto do disquetes . para memorizar
      os stilos nos registos vc faz o seguinte : primeiro tenha o disquete com 5 stylos diferentes . agora carregue o sty n=1 no usuario 101 obs: stilos de usuario só abre se estiver um disquete com stylos no drive. agora memorize este stylo na memoria 1 do registro aqueles 4 botões que fica embaixo do lcd
      . repita o prosseço para os demais stylos mais apenas mudando o registro que ficara assim. NÃO SE ESQUEÇA DE DAR UM NOME PARA CADA REGISTRO, que pode ser o mesmo nome do stylo.

      STY=1 REGISTRO 1 SAMBA
      STY=2 REGISTRO 2 ROCK
      STY=3 REGIS......3 SALSA
      STY=4 REGIS.....4 POP
      STY=5 REGIS.....5 LATIN

      agora e hora de salvar em ALL. dei um nome para este arquivo ex:show . depois de salvar o teste . coloque novamente o disquete no drive e vc verah todos os arquivos procure o de nome (show) load nele. não precisa mais ficar carregandos os stylo .aperte a memoria de n=1 que serar samba , click em reload e yes. pronto o stylo já esta na memoria pode se fazer este processo ate 32 vez com 32 stylos no disquete. boa sorte....

      abdo_
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo
      Vc poderia ser o "Tecnico" dos PSRs daqui, sabe bem, parabens.
      Poderiamos sugerir a moderador MAR para te classificar como tal do forum. Parabens. Olha q eu monto ritmos no PSR e nao sabia tanto!!!!

      yanni540
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo
      Parabens, ótimas dicas!!

      _Big_Alambic_
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo

      cara me desculpa a ignorância...
      tenho um PSR620, está comigo desde okm eu não sabia que podia carregar estilo de usuário, mesmo que seja um só...
      sei que gravar um estilo nele não dá, nunca encontrei uma função style edit como dos outros meus, Korg i3 e Roland G600
      se bem entendi: Basta ter um disquete com os arquivos .STY e fazer conforme você disse acima, é isso mesmo?

      Parabéns pelo esclarecedor e oportuno tópico!!

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      BIG ALAMDIC
      e isso mesmo .

      YANNY540
      valeu .

      ABDO
      eu já sou tecnico .em que eu poder ajudar
      OBRIGADO A TODOS

      _Big_Alambic_
      Veterano
      # jun/05 · Editado por: _Big_Alambic_
      · votar


      emanuel macedo

      umas dúvidas...
      vi algumas interfaces MIDI x USB e pergunto:

      esse tipo de conexão vai melhorar o desempenho, tipo, acaba com o atrazo - latência - da conexão convencional MIDI x porta Joystick?

      Mesmo a minha placa de som sendo meio vagabunda?

      Como vou configurar o setup? atualmente está como MPU401...
      Estou usando Cubase, softs synths VST e direct, alguns aplicativos como Virtual D50 , Dx Manager, Sound Bridge (QS) e Style Works - esses aplicativos fazem edição/up e dowload dos meus teclados.

      Obrigado!

      yanni540
      Veterano
      # jun/05 · Editado por: yanni540
      · votar


      emanuel macedo
      abdo_
      Têm dicas de como fazer ritmos e midis nos teclados PSR540/630??
      Abração

      abdo_
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      Nao sei mas no q poderia te ajudar, o macedo ja tise tudo. A dica é apenas ter cuidado no transpose e usar bem a quantetizaçao e nao exagerar nas vozes de acompanhamentos (guitarra, sax, sanfona, etc), fazer tudo me modo suave , sem exageros q fica melhor. O resto é c/ o Dr macedo. Q diga ele.

      Shadad
      Veterano
      # jun/05 · Editado por: Shadad
      · votar


      emanuel macedo

      vc sabe me informar como eu posso fazer styles em compassos ñ usuais(como 5/4 ou 7/8 ou até mesmo 3/4) no PSR-540??

      Existe algum software que faça isso?

      Se houver, onde eu posso consegui-lo?



      obrigado!!!

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      SHADAD
      tempos 5/4,7/8 ou 3/4 só copiando dos stylos preset do teclado
      vc tem que primeiro indentificar quais stylos tem esses compassos no proprio teclado pela contagem dos compassos no LCD, dai copia para editar pelo teclado. se vc começar a montar o stylo novo sempre pelo modo usuario
      o tempo sempre ser 4/4

      Shadad
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo

      No PSR-540 só tem styles em 4/4 e 3/4.

      Vc conhece algum software q faça styles?

      marcossampler
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      da para voces conversarem sobre teclados profissionais esse psr são amadores demais

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      MARCOSSAMPLER

      vc devia respeitar os direitos dos outros , se vc não ensina nada não atrapalhe quem quer aprender...
      ninguem esta falando sobre teclados amadores ou profissionais...

      _Big_Alambic_
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo

      veja minha pergunta um pouco antes... obrigado!

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      BIG ALAMBIC
      esse tipo de conexão vai melhorar o desempenho, tipo, acaba com o atrazo - latência - da conexão convencional MIDI x porta Joystick?

      NÃO . a segunda pergunta não estendir direito
      Style Works - esses aplicativos fazem edição/up e dowload dos meus teclados. o style works e um conversor de stylos mais pode se editar midis e stylos . o cubase eu não conheço.

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      para fazer stylos para os PSR 1700/620/630/730/540/640/1000/2000 a dicas e as mesmas. para o PSRSQ 16 que e um sequenciador tem que mudar para (Gm) no teclado. para aproveitar trechos de midis em stylos não use mais que 4 compassos lembrando que as notas devem ser em (CM7) .use o tab no 630/640/1000/2000 para corrigir notas muitos graves no baixos e agudas nos strings e guitarras...
      latência se dar ao tipo de placas. não ha soft que corrija isto mais vc pode determinar entre tempo real 2 nano sequndos no soft de sua placa de som.

      _Vinícius Augusto
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      emanuel macedo
      Não querendo entrar de atrevido em seu tópico, mas acho q ele tem ligação direta com este tópico, devido as ótimas dicas q vc postou aqui.

      Boa Sorte e sucesso!!!!!
      Parabéns!!!!
      Vinícius Augusto

      emanuel macedo
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      VINICIUS AUGUSTO
      e realmente vc tem razão
      valeu falowww...

      lobz
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Sou novato no teclado faço aula a uns 3 meses. Fui no Paraguay e trouxe um psr 550 de la. Pra editar style eh preciso de um programa? pos naum entendi muita coisa do que vc escreveu falow

      emanuel macedo
      Veterano
      # ago/05
      · votar


      nem DEUS agradou a todos

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a 10 dicas para fazer stylos yamaha e cabo midi

      299.947 tópicos 7.781.566 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2016 Studio Sol Comunicação Digital