Sons de Synths: criação de seus próprios timbres

Autor Mensagem
Mauro Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


Alguém já tocou o NORD LEAD?
Gostaria de saber as impressões...

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


Quais synths vcs acham mais fiéis aos clássicos Moogs?
Alguém já tocou um Moog?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Praticamente todos os Virtual Analogs de hoje em dia têm uma simulação de moog legal, vai bem do gosto pessoal mesmo, assim como os pianos digitais ou emuladores de hammond. Uns ganham em um quesito, outro em outro, um terceiro tem melhor custo benefício, por aí vai...

Dentre os principais "players" da categoria VA estão os Nord Lead, Alesis Ion e Micron, Korg MS2000, Korg MicroKorg, Roland V-Synth, e por aí vai.

Apesar de não ter testado todos, o meu gosto pessoal tenderia ao Alesis Micron: ótimo som, preço entre 1800 e 2000 novo, 3 oitavas (o que não é problema, já que o Moog e outros analógicos tbem tinham) e tamanho e peso muito pequenos (ele pesa cerca de 3 quilos, e é do tamanho de uma pedaleira de guitarra... se o seu teclado tem um bom espaço disponível ao lado do display, vc pode colocá-lo ali mesmo, nem precisa de outra estante).

Um bixim desse e um Nord Electro, por exemplo, fariam um estrago e formariam um set up de pouco mais de 10 quilos e poder sonoro inigualável.

Abs.

Durval Dellê
Veterano
# mai/05
· votar


Adoro ver Emerson Lake & Palmer quando o cara ia na frente do palco pirar com um moog, fazia um estrago massa.. :D hehehe

orlaguitar
Veterano
# set/06
· votar


quando eu digo que o PSR3000 é um dos melhores, tem gente que se morde de raiva!!!!!!

Eu toquei por uma hora em PSR3000 na PlayTech hoje... Sinceramente, amador... Tem muito recurso é verdade, timbres fracos e mecanismo lamentável...

Mauro Lacerda
Veterano
# set/06
· votar


Quando postei esse topico, tinha comprado o QSR. Só que depois, fiquei um pouco encucado, não conseguia os timbres que eu realmente queria. Queria algo escandaloso, mas bonito. Bem berrado. Não imagina botar a mão em um synth de verdade tão cedo. Fui na Teodoro, achei um CZ 5000, um synth que opera por distorção de fase, Waveshaping. Para quem curte vários tipos de som, tipoflautas, vozes, guitar, etc. o qsr é uma boa opção como módulo. Mas curto o sintetizador. O som é foda. Tou fazendo tipo o que o Mr Mojo Rising[b][/b] disse: retornando a simplicidade. Piano, orgão (sp76) e synth. Simples e eficiente.

JeffersonX
Veterano
# set/06
· votar


A questão das performances, que permitem agrupar 16 timbres, é importante saber que podem ser do tipo single (com 1 patch por canal, tocados separadamento) ou layer, onde você pode combinar não apenas 2, mas tantos patches quanto quiser. Peço que confira no manual se o que eu falei vale para o Juno-D, mas deve valer.

Eu uso o Cakewalk Sonar 4 para tocar meus MIDIs no Juno D e queria saber se eu devo fazer o layer no teclado e/ou no Sonar (caso isso seja possível). Tem jeito?

Mauro Lacerda
Veterano
# out/06
· votar


Comprei um pedal 505 II da zoom(pedal para guitarra). Vou ligar no CZ 5000. Será que Casio com Zoom vira alguma coisa?

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Mauro Lacerda
Será que Casio com Zoom vira alguma coisa?

Provavelmente uma mini-tragédia musical. =)
Mas posso estar enganado.
Abraços.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/06
· votar


Mauro Lacerda
Piano, orgão (sp76) e synth

Tu ta usando o orgao do SP 76??

Mauro Lacerda
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

O CZ 5000 não tem efeitos, apenas um chorus ruim. Experimentalismo em prol da boa música...
Espero que vc esteja enganado...
Abraços

Mr Mojo Rising

Estou, Agora com distorção da Zoom. Pode parecer piada, mas antigamente eu tocava em uma banda, e o guitarrista tinha essa zoom. Fiquei feliz quando liguei o teclado (minami, que eu tinha). É tipo um mini processador de efeitos. O piano eletrico do SP 76 fica bom com o Auto Wah. Falta o TX 5, mas dá pra esperar.
Abraço

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/06
· votar


Estou, Agora com distorção da Zoom. Pode parecer piada, mas antigamente eu tocava em uma banda, e o guitarrista tinha essa zoom. Fiquei feliz quando liguei o teclado (minami, que eu tinha). É tipo um mini processador de efeitos. O piano eletrico do SP 76 fica bom com o Auto Wah.

Ah, bão, assim sim. EPs e Orgaos do SP76 pra mim sao tipo a Dercy Gonçalves fazendo strip.

:)

fernando tecladista
Veterano
# out/06
· votar


Mauro Lacerda
Comprei um pedal 505 II da zoom(pedal para guitarra). Vou ligar no CZ 5000.

eu tenho um desse ligado no meu d-20
dá pra ter uns efeitos basicos legais com delay e reverb

com o flanger e o phase também sai coisa boa
tem o pitch do pedal que funciona bem pra oitavar algum timbre (oitava abaixo + o original) dá peso em timbre analogico

ainda não cheguei em um acordo pra usar a distorção do zoom e um timbre de orgão do meu teclado, a distorção varia muito de acordo com o volume que coloca no teclado, tem que deixar o volume do teclado sem mexer e controlar o volume geral melo ampli ou mesa

Mauro Lacerda
Veterano
# out/06
· votar


Eu fico com a mesa do meu lado, uma só para mim, fica mais fácil. O pitch é muito loco, tou curtindo o reverb, que não é fudidão mas quebra um galho, e distorção, sutil, no synth é massa.

Alisson Uberlandia
Veterano
# nov/06
· votar


Aí galera blz....
Acabei de comprar um Fanton X6, alguem tem alguma dica sobre os timbres ou quaquer outra coisa......

RXavier
Veterano
# mar/11
· votar


Impressionante!!! Toco há bastante tempo, mas pouquissimas vezes me interessei em editar sons, talvez pela correria...tem tambem que os sons que preciso pra minha banda encontro no meu teclado, mas de ler vcs nasceu uma curiosidade...tenho um mo-6 da yamaha e vou já explora-lo....

tecladoprofusao
Veterano
# mar/11
· votar


RXavier
Cara... Vc não sabe o que tem nas mãos. o MO6 tem uma edição bem profunda, dá pra criar virtualmente qualquer som nele. Explore tudo nele.

E bem vindo ao FCC. ^^

KeysMan
Veterano
# mar/11
· votar


Esse é o tipo de tópico que mais me agrada aqui no FCC!

Sabe... infelizmente, a maioria das contribuições aqui são dúvidas de preços e comparações entre teclados... eu mesmo já criei muito tópico sobre esses assuntos...

Mas a criação de timbres me surgem como algo muito prazeroso... E acho que para o Mauro Lacerda tb! ;)
Infelizmente nós, tecladistas, ou grande parte deste grupo, estamos acostumados com presets prontos de tudo... e acho que a síntese é a parte mais divertida que antecede o tocar em si...

E espero que o tópico seja mais visitado e usado pelos curiosos e criativos de plantão. ;)

Abraços!

Cleber Vaz
Veterano
# mar/11
· votar


Sabe... infelizmente, a maioria das contribuições aqui são dúvidas de preços e comparações entre teclados... eu mesmo já criei muito tópico sobre esses assuntos...

Por isso respondo tão poucos tópicos, a quantidade de tópicos realmente interessantes é infinitesimal...

Mas a criação de timbres me surgem como algo muito prazeroso... E acho que para o Mauro Lacerda tb! ;)
Infelizmente nós, tecladistas, ou grande parte deste grupo, estamos acostumados com presets prontos de tudo... e acho que a síntese é a parte mais divertida que antecede o tocar em si...


Não consigo usar presets, geralmente, sempre tem algum parâmetro que me parece que deve ser modificado e quando modifico acabo por confirmar meus palpites, para mim o barato mesmo é criar timbres em sintetizadores analógicos (que maravilha) mas os teclados de hoje em dia estão cada vez mais munidos de recursos de edição e isso é ótimo, até os pianos digitais (Roland pelo menos) já vem com possibilidades de editar parâmetros de filtro, envelope, efeitos e etc assim qualquer timbre "frio" já esquenta na hora, sem falar que personalizar os próprios timbres é fundamental para quem trabalha com música autoral, que é o meu caso, os presets costumam entregar tudo...

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


Bom, editar é quase que nossa obrigação, nem que seja pouca coisa pra personalizar o timbre, esses dias estava pensando no famoso pad "Universe" do Korg M1 e pensando em que músicas eu tinha ouvido ele e pra minha surpresa, conheço o pad mas n lembrei de uma única música com ele (talvez vcs lembrem, claro) pq raramente se usam presets, presets são pontos de partida não objetivos finais. Acho que as poucas excessões a isso são os sons do Roland D50 que tem presets mto usados como o Pizzagogo na música Orinoco Flow da Enia, todo o disco "BAD" do MJ e algumas coisas do Rick wakeman nos anos 90 em que o timbre é preset prontinho da fábrica.

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


O triste é que meu Alesis QSR apesar de fantástico tem aquele probleminha na rodinha do value que todos os módulos alesis tem e se torna impossível editar sem perder a calma. Ainda n consegui editar ele pelo editor.

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


Tá mas tem alguém com medo, hein? Depois que eu posto leva sempre dias p alguém mais postar.

KeysMan
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann

Tá mas tem alguém com medo, hein? Depois que eu posto leva sempre dias p alguém mais postar.

hahahahaha
Cara, to com o pc quebrado... aí fica difícil ficar acessando por agora...
E justamente quando resolvi aparecer pra responder uns tópicos, meu pc quebra.

Eu tb quase nunca uso o preset pronto... sempre mexo nos timbres de piano, altero o cutoff quase sempre... Sempre acho os pianos abafados... E sempre aumento o ponto de corte, pra deixar mais brilhante... eu fazia isso no meu TR, e faço agora no Motif XS.

Nos leads então, nem preciso falar... Altero muita coisa... efeitos, filtros...
Recentemente, eu estava muito insatisfeito com o lead do motif... aquele lead tipo "assobio". Comecei a mexer nele até ficar pelo menos parecido. Até que consegui pegar um Square Lead e diminui a amplitude no som no atack, e o som já se tranformou. Alterei tb alguns parametros do filtro, e consegui o timbre que eu queria.

É isso aí... Edição hoje e sempre!
hahaha

Abraços!

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


Gosto de deixar o resonance bem perto do máximo (mas não muito) e ai dar aquela brincada com o cutoff tb, aprendi essa no meu já morto Juno-D que foi meu primeiro synth de verdade (eu sei, comecei com o pé esquerdo, mais tempo no conserto que na minha casa). Uma coisa preciosa que aprendi a fazer é usar um Double Delay e regular uma das saidas para 30ms e outra pra 250ms, experimentem isso, é um barato! Tb reduzir a resolução pra 8bits se puder, isso deixa o som Lo-Fi e é mto divertido.

KeysMan
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann

(eu sei, comecei com o pé esquerdo, mais tempo no conserto que na minha casa)

Bem vindo ao clube... meu primeiro synth de verdade foi o XP-50... e nem sei se toquei com ele mais do que umas 10 vezes... ele quebrou aos 3 meses de comprado (de segunda - ou terceira ou quarta - mão), e depois disso foi só tormento... Resumindo gastei muito e acabei vendendo por uma bagatela.

Uma coisa preciosa que aprendi a fazer é usar um Double Delay e regular uma das saidas para 30ms e outra pra 250ms, experimentem isso, é um barato!

Hummm... Quando eu estiver perto do teclado, vou tentar pra ver no que dá...

Abraços!

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


KeysMan

Essa do Double Delay é pra leads, esqueci de avisar.

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


Alguém tem uma sugestão de pedal de Delay? Agora encuquei e quero um bom pra teclado pq eu sempre uso os delays do QSR e do Quadraverb.

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11
· votar


Alguém tem uma sugestão de pedal de Delay?

Se é pra "detonar" então tem o GIGA DELAY da BOSS, caso não seja pra tanto tem o DD5 também da BOSS e se for pra brincadeiras tem o Digital Delay da Groovin' que custa 100 reais e já dá pra brincar como o antigo DD3 da BOSS pois é uma imitação...

adao chagas
Veterano
# abr/11
· votar


Maestro Mittmann


Eu tenho um DM-3 da Boss e gosto bastante dele, principalmente para sons de órgão.

Um abraço

http://www.youtube.com/watch?v=k8b83qH_Qo0&feature=related

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


O chato é conseguir um Delay stereo. P isso ainda uso o quadraverb.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sons de Synths: criação de seus próprios timbres