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Shadad Veterano |
# mar/05 · Editado por: Shadad
Olá Pessoal!!!
Sou tecladista e de uns tempos pra cá tenho me dedicado ao estudo dos "VOICINGS".Gostaria q alguém me enviasse ou indicasse material sobre o assunto.
Ficarei grato com o que vocês puderem fazer por mim.
Valeu!!!
shadadfarias@hotmail.com
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mano_a_mano Veterano |
# mar/05
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Shadad
"Voicings"? O que é isso?
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Ken Himura Veterano |
# mar/05
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"Voicings"? O que é isso? (2)
Nunca ouvi este termo.
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wernegher Veterano |
# mar/05
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Shadad
Pelo que sei, Voicings seria uma maneira de se "construir" os acordes...é isso que vc quer ?
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Shadad Veterano |
# mar/05
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É isso mesmo Wernegher!!!
"Voicing" é maneira como as vozes de um acorde de um acorde são organizadas.
Ex.:O acorde C6/9
Eu posso tocar:
1__C-G-C(oitava) na mão esquerda e A-D-E na mão direita.
Ou ainda:
2__(B)-E-A na mão esquerda e D-G-C na direita.
Estes são só 2 exemplos de voicicings para um acorde com 6/9. No 2º exemplo(ROOTLESS VOICING) aparece uma nota que não está na cifra(o "B" não está presente na cifra mais pertence ao modo) e o acorde está construído com intervalos de 4ª entre as as notas. Este tipo de voicing é conhecido como "rootless voicing" por que a raiz(tônica) do acorde não é a nota mais grave executada pelo pianista. Muitas vezes esta nota é omitida para que o pianista possa usar outras notas, deixando que o baixista defina a tônica.
Eu estudo(e uso) os voicings que são utilizados por pianistas de Jazz, que têm uma soniridade peculiar e complexa.
Como este termo não é muito conhecido, fica difícil encontrar referêcia sobre o assunto.
Eu vou dar mais um exemplo de como os voicings são interessantes.
A progressão *C-Am-Dm-G* todo mundo conhece. Estes acordes podem ser incrementados e podem ganhar um "toque" jazzístico.
Tentem construílos assim:
C=C7(13)____________C-Bb na mão direita e E-A-C na esquerda.
Am=A7(#5,b9)________A-G na mão direita e C-E#(F)-Bb na esquerda.
Dm=Dm7(9)__________D-F na mão direita e C-E-A na esquerda.
G=G7(b9,#5)_________G-F na mão direita e B-D#-Ab na esquerda.
C=C7(9)_____________C-E na mão direita e Bb-D-G na esquerda.
Toquem e escutem com atenção! Eu tenho certeza que vocês vão gostar.
Espero que eu tenha conseguido explicar.
Estou contando com a ajuda de vocês.
Valeu!!!
shadadfarias@hotmail.com
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Shadad Veterano |
# mar/05
· votar
É isso mesmo Wernegher!!!
"Voicing" é maneira como as vozes de um acorde de um acorde são organizadas.
Ex.:O acorde C6/9
Eu posso tocar:
1__C-G-C(oitava) na mão esquerda e A-D-E na mão direita.
Ou ainda:
2__(B)-E-A na mão esquerda e D-G-C na direita.
Estes são só 2 exemplos de voicicings para um acorde com 6/9. No 2º exemplo(ROOTLESS VOICING) aparece uma nota que não está na cifra(o "B" não está presente na cifra mais pertence ao modo) e o acorde está construído com intervalos de 4ª entre as as notas. Este tipo de voicing é conhecido como "rootless voicing" por que a raiz(tônica) do acorde não é a nota mais grave executada pelo pianista. Muitas vezes esta nota é omitida para que o pianista possa usar outras notas, deixando que o baixista defina a tônica.
Eu estudo(e uso) os voicings que são utilizados por pianistas de Jazz, que têm uma soniridade peculiar e complexa.
Como este termo não é muito conhecido, fica difícil encontrar referêcia sobre o assunto.
Eu vou dar mais um exemplo de como os voicings são interessantes.
A progressão *C-Am-Dm-G* todo mundo conhece. Estes acordes podem ser incrementados e podem ganhar um "toque" jazzístico.
Tentem construílos assim:
C=C7(13)____________C-Bb na mão direita e E-A-C na esquerda.
Am=A7(#5,b9)________A-G na mão direita e C-E#(F)-Bb na esquerda.
Dm=Dm7(9)__________D-F na mão direita e C-E-A na esquerda.
G=G7(b9,#5)_________G-F na mão direita e B-D#-Ab na esquerda.
C=C7(9)_____________C-E na mão direita e Bb-D-G na esquerda.
Toquem e escutem com atenção! Eu tenho certeza que vocês vão gostar.
Espero que eu tenha conseguido explicar.
Estou contando com a ajuda de vocês.
Valeu!!!
shadadfarias@hotmail.com
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Shadad Veterano |
# mar/05
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Vamo lá pessoal!!!
Me ajudem aí!!!
shadadfarias@hotmail.com
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Ken Himura Veterano |
# mar/05
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Pô, gostei dessa parada. Tem umas possibilidades maneiras...
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Anderson Vitorino Veterano |
# mar/05
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Shadad
Poxa cara, gostaria que vc me enviasse as que vc tem. rsrsrsr
Gostei da parada !
anderson_vitorino@walla.com
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Shadad Veterano |
# mar/05
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Eu não tenho muita coisa. A maioria do que aprendi foi com o meu ex-professor e escutando.
Por isso eu estou pedindo ajuda.
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Shadad Veterano |
# mar/05
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Tem alguém aí que curte jazz?
shadadfarias@hotmail.com
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Anderson Vitorino Veterano |
# abr/05
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Shadad
Manda as que vc tem!
Valeu
anderson_vitorino@walla.com
vitorinohd@gmail.com
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Marcos Bacon Veterano |
# out/05
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velho, naum soh o jazz, como o MPB, tem um voicing complicadissimo... meu fessor mandou eu tokar soh 3ª e 7ª nos acordes, e observar o movimento deles.... velho, presta atençao..
Dm7 - G7 - C
Cm7 - F7 - Bb
Bb - (e assim vai... pra vc treinar todos os acores)
toke apenas 7 e 3, pra ver como o voicing delas eh doido!
falows!
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rattam Veterano |
# dez/07
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Uma boa dica é "Piano Performance" de Paulo Mattar.
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gaara2005 Veterano |
# dez/07
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Olha ai um bom exemplo de Voicings
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Shadad Veterano |
# jan/08 · Editado por: Shadad
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Esse tópico tava parado a muito tempo!!!
Gostaria de avisar que estudei e pesquisei esse assunto um bocado desde a criação desse tópico a quase 3 anos atrás.
Estou com muito material. Se alguém quiser ou tiver alguma dúvida estou às ordens!!!
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yurikat Veterano |
# jan/08 · Editado por: yurikat
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Shadad Cara tenho todo interesse do mundo
To estudando isso e ta dificil pacas
yurikat@ig.com.br
Por favor manda tudo q vc tiver
Cara faz o seguinte upa no http://rapidshare.com/ ou http://www.megaupload.com/pt/ Assim qualquer usuario do forum pode obter este material a quaquer instante Valeu
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mazza Veterano |
# jan/08
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nossa, muito bom esse tópico! valeu pra quem desenterrou ele...
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jedoteclado Veterano |
# jan/08
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eu num manjo muito disso, mas meu antigo professor me ensinou algumas paradas do voicing!!
segundo ele, para montar "acordes voicing" a regra é tentar ao máximo não repetir notas nas mãos , ou seja, notas que voce faz na mão esquerda deverão ser evitadas na mão direita. Mas como disse, é TENTAR, pq nem sempre isso será possivel. alguma nota sempre repete!! heheh!
EXEMPLO: se eu for tocar essa progressão: C7M - Am7 - Dm7 - G7, a minha montagem dela no telcado seria assim:
ME = Mão esquerda MD = Mão direita
C7M (ME: C e G - MD: B e E) Am7 (ME: A e E - MD: G e C) Dm7 (ME: D e A - MD: C e F) G7 (ME: G e D - MD: B e F)
Como vimos no exemplo que eu geralmente uso, eu faço na mão esquerda a Tonica e a 5e na direita eu faço a 7ª e a 3ª ou vice e versa.
o legal tambem é trabalhar isso com as várias possibilidades de abertura, EXEMPLO: ME: tonica e 7ª, e MD: 3ª e 5ª.
a partir disso, da pra ir adicionando as outras notas (9ª, 11ª, 4ª) na mao direita, deixando os acordes com outra cara!!!!
Resumindo: eu quando toco faço assim: mao esquerda eu toco Tonica + 5ª ou 7ª e na mão direita eu faço 3º, 5º e 9º, ou os graus disponiveis para o acorde, lembrando sempre de Não repetir as notas quando possivel!!!!
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Shadad Veterano |
# jan/08
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quem desenterrou o tópico foi eu! o próprio autor! hehehehehehe
galera, tenho muita coisa, mas a minha net é discada. é difícil upar arquivos, principalmente os livros que são arquivos muito grande. se vcs digitarem "piano voicings" ou "jazz voicings" (sem aspas, claro) no emule ou kazaa vão achar muita coisa interessante.
por enquanto, eu recomendo esse site:
http://www.jazzcenter.org/index.htm?http://www.jazzcenter.org/cw-jrc/v oicings/
muito bom mesmo!!! e como eu jah disse, estudei o assunto um bocado. se alguém tiver dúvidas eu ficarei feliz em ajudar.
:)
a propósito, o fórum tem um disco virtual?
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Shadad Veterano |
# jan/08
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me parece que o pessoal desse fórum não dá muita importância a esse assunto.
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myninox Veterano |
# jan/08
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gostaria de saber como faz abertura em acorde de C eu adiciono 7 e 9 e faço a 7 e 9 com a direita ou uso as proprias notas do acorde de C?
e se for o caso uma musica com C e C7 é a mesma coisa na abertura do acorde
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Nando Teclas Veterano |
# set/10
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Bem, a grende questão é q se pode sim criar seus proprios "voicings". Tem algumas regrinhas básicas, mas eu nao domino totalmente o assunto, mas de maneira geral, o ouvido é o grande mestre a ser seguido! abçs
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waltercruz Veterano |
# set/10
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Marcos Bacon
essa é a sequencia 2-5-1.
E os voicings em terça e sétima são bem comuns no jazz :)
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waltercruz Veterano |
# set/10
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Shadad Voicings é realmente algo que vale a pena ser estudado. Estudei isso 6 meses na ULM em SP.. me abriu demais a cabeça.
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dgsoul Veterano |
# set/10
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alguém ai (que ainda esteja vivo no tópico) pode me mandar algumas coisas?!
Geralmente a única coisa diferente que faço é (no caso de C):
Dm7 = Esq[D-D] Dir.[D-F-A-C] F7+/G = esq.[G-D] Dir.[F-A-C-E] C9 = Esq.[C-G-C] Dir.[D-E-G]
diego.mares@ymail.com
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cesio137 Veterano |
# set/10
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dgsoul 1 - Se tu toca com banda, esquece a tonica na mao esquerda. 2 - Esquece a quinta. 3 - Aproxime bem as notas (deixe as maos perto uma da outra)
Algo como isso: Se toca sozinho: C9 = es.[C C ou C E B] dir [G B D] Se toca com banda: C9 = esq.[E B C] dir: [E G B C]
Brinca com inversões e divirta-se;
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dgsoul Veterano |
# set/10
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cesio137
Pois é, brother esse é o ruim do cara ser autodidata. Quando ce vê alguns videos no YT, o cara arrebenta na harmonia faz umas notas de 11 dedos e o caraia4!!! Chega na banda o som fica meio pesado!!!
Toco em banda sim, mas as vezes pra num ficar muito embolado com o baixo eu faço a 5ª na esq. e o resto na dir.
Mas vou começar a aplicar um pouco das suas dicas. Valeu!!!
Obs: ce tem algum material ae voltado especificamente pra isso (camas e voicings)?!
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Levy_Carvalho Veterano |
# set/10
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Shadad
Acabei de ver sobre o assunto, aplico algumas dessas tecnicas, mesmo sem saber que o fazia!
tem como vc me mandar algum material??? ou me add no msn, pra conversarmos? levyscarv@hotmail.com
abraços
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tmurback Veterano |
# set/10
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dgsoul
Então, sobre o som ficar embolado. Depende muito do estilo de música que você toca e também do timbre que você está usando. Exemplo clássico: a maioria dessas "voicings" são utilizadas no jazz e é realmente muito interessante conhecê-las e explorá-las; no entanto, elas tem pouco proveito para se tocar o famoso pop rock cover, pois trazem dissonâncias incomuns a este estilo. Por isso que, quando o músico passar estudar com profundidade, ele começa a gostar de jazz, bossa nova, e estilos do gênero, pois é o lugar onde o ele encontra espaço para explorar o aprendizado. É evidente que é possível utilizar essas "voicings" no pop rock ou em qualquer outro estilo, mas os tecladistas que o fazem geralmente utilizam esse recurso como nuances, apenas de passagem em algum ou outro techo interessante da música; depois, normalmente, volta-se para o "arroz com feijão".
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