Para quem conhece piano: Vale a pena comprar um piano reformado?

    Autor Mensagem
    storrecilha
    Veterano
    # set/07


    Pessoal,

    Estou muito interessado em ter um piano acustico, mas só encontro pianos reformados pelo valor que eu posso pagar.
    Vale a pena comprar um piano reformado, ou seria melhor esperar, juntar mais uma grana e comprar um "original"
    Além disto, tem muita gente que diz que pianos antigos são melhores que os novos, outro dizem o contrário... na hora de comprar um piano como posso avaliar se o piano é bom?!

    Valeu,

    Scoth_Pr
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Quanto vc vai gastar? Não valeria mais a pena comprar um ótimo piano digital do que um acústico legalzinho?

    wernegher
    Veterano
    # set/07 · Editado por: wernegher
    · votar


    storrecilha

    Vale a pena comprar um piano reformado, ou seria melhor esperar, juntar mais uma grana e comprar um "original"

    Essa pergunta é muito relativa. Vc pode ter um piano reformado que seja excelente como também um zero que tenha um som e mecânica ruins.
    Outra coisa, .. o fato dele ser reformado não quer dizer que seja falso. Acredito que o que vc quis dizer é "zero", e não "original", certo ?

    na hora de comprar um piano como posso avaliar se o piano é bom?!
    Assim como em qq. assunto, se não vc não domina e não tem experiência, a melhor coisa é ir com alguém que conheça bem a estrutura e a sonoridade de um piano; alguém que tenha experiência no assunto.
    Posso falar aqui um monte de coisas, de dicas, macetes e etc.... Mas nada disso será suficiente se eu não estiver de frente para o instrumento.


    Bom, isso se vc realmente faz questão do instrumento acústico, pq hoje em dia existem excelentes pianos elétricos que, dependendo do seu nível de exigência, pode suprir sim a ausência de um bom piano.

    Espero ter ajudado.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bom, vale a pena se ele foi bem reformado. Mas tem que prestar atenção no modelo pra ver quanto custa um "original" em boas condições, já que a reforma tira uma boa porcentagem do preço do produto.

    storrecilha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Eu pretendo gastar até 3,5k isso já vendendo meu SP76, não acredito que com esse valor eu consiga um digital que me atenda, neste momento eu quero um acustico mesmo!

    wernegher
    Estou falando das revisões/reformas que as lojas especializadas costumam fazer em pianos mais antigos, quanto à um piano "zero" nem esta em cogitação pelo preço, tenho em mente comprar um piano usado, aí tem aqueles pianos que estão no estado em que foram construidos e aqueles que são reformados/restaurados, essa é a dúvida.

    Ken Himura
    Boa dica, vou prestar atenção sobre isso!

    Scoth_Pr
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Storrecilha

    Sei lá cara, com 3.5K vc não compra um acústico tão bom, mas dá pra comprar um digital legal. Nessa faixa de preço tem:

    GEM PRO1/PRO2, Yamaha P-150/140, Casio Privias etc...

    Tem que elvar em consideração que vc não vai ter gastos com afinação e outras particulariedades de um piano acústico né.

    storrecilha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Scoth_Pr

    Ja tive um Privia 300, sinceramente, fica longe de um acustico...

    De fato essa não é a questão, já me decidi por um acustico, agora queria dicas para poder encontrar um bom piano...

    valeu

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    storrecilha

    olhe os Privia novos, com 128 de polifonia...

    wernegher
    Veterano
    # set/07
    · votar


    storrecilha
    De fato essa não é a questão, já me decidi por um acustico, agora queria dicas para poder encontrar um bom piano...

    Desculpe ser repetitivo, mas como vc já optou por um acústico, o ideal é levar alguém contigo no local para avaliar as condições do instrumento.

    storrecilha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    wernegher

    valeu a dica! estou com um Fritz Dobbert 126 em vista original...

    Daniel Gustavo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    De fato, se vc optou por um acústico por algum motivo, não se discute.

    Já tive um piano acústico. Eu ganhava por ser um piano e mais nada:
    - Saia pra tocar e não tinha outro instrumento a altura;
    - Com a grande variação de temperatura do meu apto, ele desafinava rápido;
    - Gastava grana com um bom afinador - ou a afinação/manutenção era "110%" ou então me incomodava;
    - Quando me mudei, fui pra um apto. no 6o. andar - era o que faltava: adeus piano.

    Se tivesse a grana investiria num digital com hammer-action.
    Acabei com um SP88, korg N364 e um PSR-630, pq preciso tocar por aí: casamentos, na noite, na igreja, etc...

    Pode não servir pra vc, mas serve pra quem visitar pesar as opiniões.

    storrecilha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bom, fica aí a dica,

    comprar um piano acustico usado dá um trabalho enorme, é quase como comprar um carro antigo, tem que conhecer mesmo do assunto,

    levar alguém que conheça é a melhor opção, outra seria comprar de alguém de confiança...

    acho que dá tanto trabalho que até concordo que ficar com um digital não é de se desprezar massssss.............. que um acustico é outra coisa, é!

    storrecilha
    Veterano
    # set/07 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Dae

    Bom, na procura por um piano me deparei com muitos termos e opiniões, as quais foi esclarecendo com pianistas, tecnicos e etc, dae achei interessante repassar essas informações para futuras consultas

    Pesquisei pianos nacionais, apenas, por haver uma quantidade maior á disposição, as marcas foram:

    - Brasil, Essenfelder, Schwartzman e Fritz Dobbert

    Os Fritz, apesar de não serem os melhores nacionais, são os mais faceis de encontrar. Vale destacar que os pianos Fritz fabricados até os anos 80 tem uma tábua harmonica "melhor" e portanto produzem um som mais aveludado, sendo os pianos da década de 70 os melhores da marca (opinião de um técnico de pianos que trabalhou na fabrica da Fritz).

    Achei alguns modelos Brasil e Essenfelder que, segundo os tecnicos, são os melhores nacionais, mas todos em mau estado, quanto aos Schwatzman, foi consenso de serem ruins e não segurarem a afinação, não achei nenhum Zimmerman interessante.

    Respondendo à minha própria pergunta no forum, concluí que não há problemas maiores em se comprar um piano reformado desde que BEM reformado, mas também foi consenso que na maioria das vezes uma reforma sai mais caro que o piano e que portanto um piano BEM reformado é coisa muito rara de encontrar. Conclusão: na hora de procurar um piano o melhor é encontrar um que esteja em estado original ou no máximo restaurado.

    A diferença entre reforma e restauro é que o restauro se resume na marcenaria apenas, no aspecto visual do movel, já a reforma consiste em troca de peças da mecanica, como as peças de mecanica são caras, dai não se valer a pena trocar muita coisa num piano em mau estado...

    Outro termo muito recorrente foi o tal do "rebatido"! As cravelhas (ou cravinhas) do piano seguram as cordas, devido a pressão exercida, elas vão cedendo e desafinando o piano, as afinações, ao longo dos anos (20 a 30, mas o problema é que se a madeira ou o material forem de qualidade inferior o rebatimento pode ser necessário muito antes) geram folgas que para serem sanadas exigem que o tecnico bata com um martelo nas cravelhas afundando-as na madeira, até ao ponto que não afinam mais precisando trocá-las.

    Finalmente, fica aí algumas dicas para procurar um piano em bom estado

    - Abra as tres partes do piano, (1) a tabua frontal, (2) a tabua abaixo do teclado e (3) a tampa do teclado.

    - Procure por rachaduras nos martelos, tiras de couro faltantes ou rasgadas e molas fora do lugar

    - Toque todas as teclas com o primeiro pedal apertado, depois solte o pedal, ao solta-lo todas as notas devem silenciar, se alguma nota permanecer tocando é sinal de problema nos abafadores

    - Ao tocar as teclas verifique se alguma tecla tem peso diferente das demais, isso indica problemas na mecanica

    - Verifique se os tres pedais funcionam e se os feltros não estão muito "duros" com excesso de poeira

    - Verifique se alguma cravelha tem cor diferente das outras (sinal que foi trocada) e se todas as cravelhas apresentam a mesma distancia da tábua até o furo por onde passa a corda (rebatimento) essa distancia deve ser de aproximadamente 2 cm da segunda volta da corda, apartir do furo, até a tábua

    - Veja e toque em vários pianos para ter uma base de qual tem som melhor e pior...

    Bom é isso, quem quiser/puder acrescentar ou corrigir só será útil

    Afinador de pianos
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    A diferença entre reforma e restauro na verdade é a seguinte: restauro é usar os materiais utilizados pelo fabricante tanto na parte externa como interna (quase impossível). Reforma o técnico usa diversos materiais utilizados hoje. Antigamente se utilizava gomalaca para envernizar o piano e como não havia pistola com compressor, se dava o brilho com a "boneca" (bucha de pano). Atualmente se utiliza na pintura diversos materiais como poliester, poliuretano, entre outros vernizes dando uma pintura com um brilho que se colocar o relógio ao lado do piano vc consegue ver as horas!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para quem conhece piano: Vale a pena comprar um piano reformado?