Criatividade

Autor Mensagem
fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


The Pianist

bem vindo ao clube

O pianista
Veterano
# fev/04
· votar


Olá pessoal
Após um carnaval de muita chuva na Praia Grande, estou de volta ao bom fórum.

Criatividade é algo tão complicado de se falar, quanto conversar de "dom" . É algo subjetivo e vão existir aqueles que afirmam que se nasce com a criatividade e outros que não, que isso se almeja e se conquista com o tempo.

Eu acredito que é possível se trabalhar a critividade. Um jeito simples de surgir idéias (temas) de uma música: trabalhe alguns acordes primeiro. Use campo harmônico, progressões melódicas, modulações, até algo que fique "agradável" ao ouvido. Com isso, comece a fazer solinhos em cima desses acordes. Repita notas, tente devagar, rápido, com ornamentos, ligando tudo, fazendo stacato.... enfim, uma hora, chegará a algum tema interessante.

A partir desse tema, comece as variações, por exemplo escalas, arpejos, progressões, repetições, temas invertidos, há tanta coisa... isso é trabalhar a criatividade. Quando perceber, terá feito uma música que soua bem. Se quiser se aprofundar nesse composição, escreva tudo no papel (ou computador) e aplique todos princípios teóricos na música.

Muitos solos de música popular e alguns de música erudita, surgem desse trabalho de ficar "brincando" sobre acordes, escalas e etc.

Espero ter dado uma ajuda. É muito complicado falar disso.

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Legal kra, eu sempre tento trabalhar na base começando pelo estudo da harmonia da música, aprendi isso tocando junto com o meu professor...

Agora, você poderia me explicar o que é modulação??

O pianista
Veterano
# fev/04
· votar


Modulação é a mudança de tonalidade durante o decorrer da música. Constitui um processo básico na formação de músicas. Existem teorias em cima das modulações e análises mais profundas mas o conceito é esse.

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Ah, entendi!
Valeu kra...

The Pianist
Veterano
# fev/04
· votar


vo tentar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Criatividade