Aprender a tocar piano depois de adulto realmente é mais difícil?

    Autor Mensagem
    Vagner Silva
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Vagner Silva


    Galera sempre tive a vontade mas não tinha possibilidades anteriormente de fazer um curso de piano, hoje eu posso e tenho 20 anos, vejo muito se comentar que piano depois de certa idade fica difícil de tocar, realmente isso procede ou e papo de quem não quer nada?

    Eu penso que claro uma criança que toca desde menor vai ter uma facilidade bem maior, mas acho que isso não impede de quem queira começar já um pouco tarde.

    Em relação ao piano teria problemas eu ter aulas de piano e treinar em casa com teclado? Moro em AP, e pra ter um piano e meio inviável no momento.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Eu penso que claro uma criança que toca desde menor vai ter uma facilidade bem maior, mas acho que isso não impede de quem queira começar já um pouco tarde.

    Não, não impede!

    Crianças podem até levar vantagem, devido ao seu nível de plasticidade cerebral, mas, por outro lado, tendem a ter menos disciplina, menos foco e menos tolerância à monotonia de um exercício repetitivo. Crianças também costumam ter expectativas menos realistas, o que torna o processo de aprendizagem, que costuma ser lento, ainda mais frustrante.

    Começar aos 20 é tarde para quem quer ser ginasta olímpico, que tem uma carreira curta. Músico pode tocar até morrer. Dá para começar aos 30, 40, 50 sem nenhum problema.

    Vagner Silva
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Vagner Silva
    · votar


    Entendo, em relação a ter aulas de piano e em casa treinar com um teclado e uma boa opção? Pra não ficar preso somente as aulas, tava pensando em pegar um Teclado Eletrônico de 5 oitavas, pesquisei que pra quem quer começar e não quer gasta tanto e a melhor opção, futuramente se tudo der certo pretendo pegar um Piano Digital por todas questão de espaço moro em apartamento e custo também.

    É uma boa ideia?

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Vagner Silva

    Galera sempre tive a vontade mas não tinha possibilidades anteriormente de fazer um curso de piano, hoje eu posso e tenho 20 anos, vejo muito se comentar que piano depois de certa idade fica difícil de tocar, realmente isso procede ou e papo de quem não quer nada?
    Quem diz que é "obrigatório" começar quando criança não sabe o que está dizendo. O aprendizado de um instrumento musical pode se iniciar a qualquer idade, mesmo já idoso.

    Em relação ao piano teria problemas eu ter aulas de piano e treinar em casa com teclado? Moro em AP, e pra ter um piano e meio inviável no momento.
    Existem pianos digitais portáteis - e todos que eu saiba possuem saída para fones. Estudar piano e treinar em casa com teclado de 5 oitavas não é legal, pois o tipo de tecla, o tamanho da região e a dinâmica são bem diferentes.

    tava pensando em pegar um Teclado Eletrônico de 5 oitavas, pesquisei que pra quem quer começar e não quer gasta tanto e a melhor opção, futuramente se tudo der certo pretendo pegar um Piano Digital por todas questão de espaço moro em apartamento e custo também.
    Esse assunto sobre qual instrumento comprar deve ser tratado no tópico oficial, aqui. Mas como você falou sobre estudar piano, ainda acho mais negócio já começar com um piano digital, como falei antes. Existem modelos bastante em conta no mercado.

    keyboardjones
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Vagner Silva
    A idade pra começar não importa... Teu sucesso no aprendizado está diretamente ligado à tua dedicação. Claro que existem pessoas com maior ou menor facilidade de aprendizado, mas tendo disciplina e criando uma boa rotina de estudos, todo mundo vai longe.

    Nesse processo, praticar fora das aulas é extremamente importante, do contrário tu não vai se sentir evoluindo e pode se frustrar, correndo o risco de desistir. O ideal seria já ter um equipamento com teclas pesadas similares ao piano, mas se a opção é não gastar muito nesse primeiro momento, até mesmo pra ti sentir se esse realmente é o instrumento que tu quer, esses teclados mais baratos quebram o galho sim. Claro que com eles, tu vai sentir bastante a diferença entre as teclas.

    Espero ter ajudado. Sucesso nas aulas.

    Vagner Silva
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Obrigado gente pela ajuda, de começo vou pegar o teclado Eletrônico de 5 oitavas, achei bem em conta e se tudo de certo e embalar, depois parto para um piano digital.

    jorget
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: jorget
    · votar


    A idade nada tem a ver (diga-se os melhores professores do mundo e já de boa idade com " incríveis e maravilhosas aptidões"), mas sim a falta de aptidão para isso. Conheço uma pessoa que tocava guitarra desde adolescente e arranhava nos teclados. Agora adulto, resolveu trocar a guitarra pelo teclado e comprou um. Começou a ter aulas pra valer, isso já há um ano. Por ser músico a muito tempo, era pra estar muito avançado nesse ano. Nada disso: parece mais um amador ou leigo do que músico, onde bons tecladistas em um ano fazem peripécias. E mais: na guitarra está a nível de guitarristas internacionais, fazendo manobras incríveis tais quais nas maiores bandas de Rock. Ou seja, só melhorou. Resumo: essa de que a idade piora, é coisa de quem, nem quando pequeno, tinha boa aptidão. É o caso dele. Se o cérebro não fosse melhor quando maior do que quando menor, ninguém serviria para ser professor, muito menos para prosseguir o sucesso numa banda e muito menos para dar aula, criar novas músicas e o principal: ficar muito rico. Na minha opinião, o auge do cérebro está longe da adolescência ou infância, muito longe.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    O problema em si é tempo
    Você precisa para por uma hora, se possivel duas
    E nessa hora estudar, mas sem mais nada na cabeça, esquecer o que aconteceu no trabalho, esquecer as tarefas para amanhã, não lembrar das contas a pagar, pauta da reunião, da bonitona no trabalho...

    Esvaziar a cabeça e estudar
    Problemas que criança não tem

    Rafael Tune
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Vagner Silva

    Nunca é tarde para aprender!!

    salton
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Vagner Silva
    Também estou nos meus 20 e poucos, começando agora! Como os amigos bem relataram, de fato não tem idade pra essas coisas!

    Apesar disso, estou tendo dificuldade em encontrar bons métodos de teclado pela internet. A maioria começa focando em tocar pequenas melodias, mas tenho me voltado a aprender acordes e escalas primeiro, aplicando o pouco das noções de teoria musical que já tenho (tocando guitarra).

    Classic_Blues_And_Jazz
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Comecei a Estudar Piano a 3 Meses e tenho 27 anos, estou achando o aprendizado normal, tenho uma boa professora e estamos fluindo bem.

    discorules
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Estou em situação parecida. Tenho 39 anos e cerca de 1 ano atrás comecei fazer aulas pela internet no site http://keyboardimprov.com/ . Comecei do zero , sem saber nada de teoria, nem a posição das notas no teclado eu sabia direito.

    Esse site é pago, mas vale a pena, o professor responde as dúvidas via email e tem até um fórum próprio. Como o nome diz, é focado em improvisação e jazz.

    Como sou produtor de música eletrônica o meu foco é mais improviso mesmo, para criar basslines e riffs de synth, por exemplo. As vídeo-aulas me ajudaram muito, ainda sou assinante e vejo os vídeos quase diariamente, mas chegou em um ponto que não consegui evoluir mais e comecei a fazer aulas semana passada com um professor presencial mesmo, uma vez por semana.

    Já na minha primeira aula eu mostrei pro professor algumas coisas que sabia tocar e ele identificou um monte de vícios / erros que eu estou cometendo e eu nem sabia.

    Então a minha experiência é que estudar sem professor presencial ajuda até um determinado nível ; depois a coisa começa a complicar.

    E quanto a começar tarde, realmente é mais difícil mesmo. No caso do piano, eu tenho uma dificuldade enorme com a questão de independência das mãos. Já sei algumas escalas e consigo improvisar alguma coisa em cima de uma base por exemplo, mas ainda to rastejando e prevejo muitos e muitos anos de prática para conseguir chegar em um nível razoável.

    Mas é como dizem, o prazer da viagem é o durante e não o final :)

    Boa sorte !

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    discorules
    E quanto a começar tarde, realmente é mais difícil mesmo
    Não, não é. O que acontece é que, quando se é adulto, há um monte de preocupações, por exemplo, com contas a pagar, emprego, reuniões, filhos etc., que crianças e jovens (em geral) não tem, o que causa a ilusão de maior dificuldade para aprender, pois perde-se o foco. Por isso se diz tanto que o ideal é começar enquanto criança, mas o fato é que o aprendizado musical é o mesmo, tanto para crianças e jovens quanto para adultos.
    Só para fazer uma analogia: por que quando uma criança e um adulto jogam o jogo da memória, a criança geralmente vence? Simples: porque a criança está 100% focada no jogo, enquanto o adulto está conversando com outras pessoas, escutando rádio, assistindo TV, usando o smartphone etc., e assim dando pouca atenção ao jogo. Assim é com a música: basta manter o foco e não deixar interferências externas tomarem conta que o aprendizado será muito proveitoso. "Ah, mas e a agilidade dos dedos?" Desenvolve-se.
    O ideal é fazer como o fernando tecladista falou:

    E nessa hora estudar, mas sem mais nada na cabeça, esquecer o que aconteceu no trabalho, esquecer as tarefas para amanhã, não lembrar das contas a pagar, pauta da reunião, da bonitona no trabalho... Esvaziar a cabeça e estudar

    OBS.: Só para constar, um compositor erudito que começou a carreira após os trinta anos:

    Aram Khachaturian

    mazza
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    20 anos?? Desiste. Não vai conseguir nunca.
    Comecei aos nove e não sei tocar até hoje HUAHUAHUAH... quanta besteira. Qualquer idade serve. O importante é se divertir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender a tocar piano depois de adulto realmente é mais difícil?