Acordeon Digital Roland FR-1 ?

    Autor Mensagem
    FlavioLucania
    Membro Novato
    # fev/14


    O que voces acham dessa Roland FR-1 ?
    Timbres bons? parecidos com sanfonas acústicas?
    Apareceu uma para eu comprar por R$2000,00 , vale a pena?
    Sou tecladista, nunca peguei numa sanfona, até hoje a tarde quando testei ela... estou querendo aprender e posteriormente tocar profissionalmente!!!
    O que acham dela??

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    O que voces acham dessa Roland FR-1 ?
    eu tenho uma e não posso reclamar

    Timbres bons? parecidos com sanfonas acústicas?
    tem vários timbres e como todo teclado, pedaleira e etc... você acaba nunca usando
    mas sim tem timbres bons, o 'parecido com acustica" cai no mesmo conceito de comparação de bateria ou piano acustico X digital, eu particularmente gostei dos timbres acho que só uso uns 3 timbres dela, um que seria o master, outro encorpado mas um pouco mais apagado e o musette, não a que esta no banco principal mas tem uma muito boa perdida em outro banco
    pra facilitar o acesso tá tudo nos programas de usuario que são 4 no total

    Apareceu uma para eu comprar por R$2000,00 , vale a pena?
    acho que é um bom preço
    vi alguns preços no ML e a FR1-X está por 6.000 os modelos supereriores acima de 10.000


    Sou tecladista, nunca peguei numa sanfona, até hoje a tarde quando testei ela... estou querendo aprender e posteriormente tocar profissionalmente!!!
    O que acham dela??

    estou na mesma linha sua, não sou sanfoneiro, mas sempre gostei de ver o instrumento, é um bom instrumento
    de cara você vai ver que tem alguns recursos "sem vergonha" como desligar o fole, pra quem nunca bombeou nada dá uma vontade gigante de fazer isso, mas isso não fica legal, perde toda a dinâmica, fica como tocar sanfona no teclado
    depois de um tempo o timbre que você usava no tecladom já sente que não é a mesma coisa comparado com o da sanfona digital

    por ser pequena tem alguns pequenos contras, mas pra quem vai começar a tocar não faz diferença nenhuma:
    o teclado tem 2 oitavas, isso eu resolvi salvando o meu timbre master com oitavas diferentes no prog de usuario, as vezes você resolve fazer um solo mais agudo ficou bom essa ideia minha
    os baixos tem as 12 tonalidades, mas por exemplo para algumas músicas em tom como SiM que vai estar na parte superior dos baixos, você tem que buscar alguns acordes na parte de baixo, diferente de tocar em Dó fa, sol re... que fica no meio do acordeon.... mas também achei isso insignificante porque dificilmente você vai encontrar algo de hoje, arrocha e forró sendo tocado em Si
    as correias acabei trocando e comprando uma de couro por 80,00 que deu mais aderencia do que essa correia dela que parece correia de mochila, mas acho que isso é de cada um de acordo com o tamanho da pessoa

    dos pontos positivos
    é digital, então não tem dor de cabeça com captação ou microfonia, o timbre fala muito no p.a
    certa vez tive que tocar em um acordeon acústico com captador, só deu dor de cabeça pro técnico de som e eu não me ouvia direito, o timbre ficou muito "besourão"
    usa bateria recarregável, dá pra tocar tranquilo um show inteiro, comprei um transmissor e agora fico solto no palco, ela não carrega bateria direto, tem que comprar o carregador

    tem saida midi
    como eu uso só em partes do show, quando não uso ela, deixo em cima de um suporte ao lado do teclado
    então aproveito pra plugar um cabo midi e usar como controlador de um módulo
    pra usar as teclas dela como controlador não precisa mexer o fole, então ela fica plugada em um MS2000R

    FlavioLucania
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Po cara, valeu mesmo...voce sanou varias duvidas que eu tinha !!!
    Vou comprar ela mesmo e aprender !!!
    Sempre toquei teclado, mas desde pequeno tem algo na sanfona que me chama, acho que na verdade meu Dom é de sanfoneiro mesmo rsrsrs
    Se voce tiver mais dicas a passar sobre ela, ficaria muito agradecido!!
    Abração cara !!

    FlavioLucania
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Fernando Tecladista,
    Tu poderia me falar como faço para mexer no TRANSPOSE dela?
    Tambem queria saber como faço pra mexer no volume dos baixos, ta muito alto aqui na minha, queria poder abaixar so os baixos , tem como?
    Abração !

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    FlavioLucania
    tenta achar o manual dela que tem muita regulagem
    é tudo pela tecla de FUNCTION

    se você apertar e soltar function você muda os grupos de tipos de acordeon 1-classic 2-jazz.... 1+2 italian folk....
    se segurar function já vira shift, então apertar e segurar o function + 1 pra oitava abaixo, 2 pra oitava acima e 3 pra chegar a garga da pilha (os 4 seletores mostram o total da carga)

    e por ultimo se você apertar function mais alguma tecla, você os ajustes que você quer

    afinação o primeiro Si B1
    transpose no primeiro do# chamado de C#2
    balance (balanço entre a direita e esquerda) D2
    curva de pressão do fole D3
    nos botões de 1 a 4 você já tem alguns valores definidos ou pode usar o dec <| e |> inc do painel

    cada tecla tem uma coisa de controle de reverb, chorus, metronomo....

    pra não ter que levar manual no show eu fiz uma cola e ando com ela, porque uma coisa é você programar em casa outra e no palco
    por exemplo gostei dos ajustes que fiz aqui em casa, mexi em varias coisas mas no palco vi que dava muito reverb (sem o efeito da mesa)
    e também baixei o volume dos baixos mas no palco sumiu, então foram ajustes que tive que mexer na passagem de som
    certa vez ia mudar a oitava e esbarrei em alguma tecla e mudei a configuração dos baixos, então é bom ter a cola pra saber onde fica esses ajustes

    afonsim
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    ola, gostaria de saber se vcs conhecem alguem que tenha o acordeon roland fr1 na faixa de dois mil reais vendendo? desde ja grato

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordeon Digital Roland FR-1 ?