DSI Prophet 08 e 12 - O analógico e o híbrido

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Maestron
Vou tentar um primeiro video mais simples e depois vou partir pra alguma coisa mais completa com multitrack e tudo mais. No momento estou cheio de coisas pra ler/estudar e fazer algo muito evoluido seria dificil...

Pode ter certeza que dessa vez vai aparecer algo mais interessante, talvez na linha do cover do TRON que ja fiz... so vou precisar de um tempinho.

Uma segunda ideia seria fazer uma performance com os instrumentos todos unidos, incluindo o Little Phatty, Sub Phatty e ate o iPad se possivel. Vou ver o que consigo fazer com as coisas que tenho aqui.

Obrigado pela ajuda!

adao chagas
Veterano
# nov/13
· votar


Uma tentativa de reproduzir o timbre da demo 5 no meu PC361.
São 4 osciladores com PWM e dois filtros Lowpass:

https://soundcloud.com/parametric777/wagnerian

jrpianissimo
Veterano
# nov/13 · Editado por: jrpianissimo
· votar


adao chagas

Brother vc é um dos caras mais antigos daqui...que bom ver vc aparecer! Você chegou mesmo a terminar aquele seu projeto da caixa leslie???

(perdoem a pergunta fora de contexto pessoal, é pq gostaria muito muito de saber)

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


adao chagas
O seu timbre não está ruim, mas também não está exatamente próximo ao Wagnerian. É totalmente compreensível... já tentei obter a sonoridade do Moog e do DSI nos meus sintetizadores digitais anteriores e nunca consegui um resultado convincente o suficiente para mim.

De qualquer forma, gostei do som que você compartilhou!

jrpianissimo
Aproveite e dê uma lida no tópico! :D
É um conteúdo diferente do interesse comum deste fórum, mas acho importante o tecladista pelo menos conhecer um pouco mais sobre...

adao chagas
Veterano
# nov/13
· votar


jrpianissimo

Sim, veja o vídeo da caixa que construí há 9 anos:
http://www.youtube.com/watch?v=fk2t_bk8vjc

silvG8

Além disso há a dificuldade de distinguir bem o timbre no meio dos acordes. Você poderia gravar o mesmo timbre com notas separadas e um acorde simples no final? Achei esse som muito bonito e gostaria de ter uma simulação dele.

Um abraço

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro adao chagas:

Achei que o envelope do filtro está muito rápido.
Mas está no caminho.

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


adao chagas
Não tinha visto o tópico... acabei não gravando nada. Heheheh!
Assim que puder (se lembrar), te mando um segundo arquivo somente com as notas.


Um membro do GearSlutz compartilhou isso aqui comigo hoje... é uma música feita com o Prophet 12, apenas pra mostrar o que dá pra fazer. Achei bom pra caramba! Talvez por se tratar da música tema de Castlevania!
https://soundcloud.com/ctrlshft/all-prophet-12-demo

Calma gente, não estou atacado pela GAS. Na verdade, estou bem tranquilo nesse aspecto.

Outro membro compartilhou uma demonstração longa com alguns timbres interessantes, feitos por ele mesmo.
https://soundcloud.com/danbroad/prophet-patches

Uma coisa que me espantou no P12 é que ele possui possibilidade de modulação 4x maiores que no P08. Neste temos 4 modulações. No primeiro temos 16. Além disso ele conta com um envelope extra, que também adiciona muitas possibilidades.

É interessante que em termos de som, ainda não acho que ele é semelhante ao 08. Este é mais "parrudo" e o som é mais cativante (pelo menos pra mim).

silvG8
Veterano
# ago/14 · Editado por: silvG8
· votar


Galera... dando um UP aqui no tópico.

Tenho pesquisado bastante sobre o que vou fazer da minha vida em termos musicais e quais são as prioridades ou não. No momento, tenho o seguinte:
- Moog Little Phatty, meu favorito entre tudo que tenho. Vitalício sem dúvidas.
- Moog Sub Phatty, semelhante ao acima, não tão amado quanto.
- DSI Prophet 08 PE, meu analógico polifônico, de certa forma querido, mas passível de substituição.
- Mutable Instruments Ambika, meu mais novo xodó e membro vitalício do meu set.

Fiquei pensando sobre a real necessidade de manter comigo os dois Moog. Isso provavelmente não acontecerá. Primeiro pois mesmo sendo diferentes, tenho uma preferencia por um deles. Segundo por não precisar de manter um mesmo "sabor" e com as mesmas finalidades. Terceiro, por não mais ter espaço para tudo que quero na vida. Estou para me mudar em alguns meses e o pânico da vida da minha mãe é onde guardar tanta tralha. Honestamente, também não sei como resolver, se não vendendo um dos instrumentos para alcançar meu objetivo final.

A questão é a seguinte: em um mundo ideal para mim, o Prophet 08 não é um controlador tão completo como gostaria e a ausência de alguns outros controles em tempo real dificultam torna-lo meu controlador oficial. Eis que, motivado pela positiva experiência com o Ambika, que surge a idéia de adquirir um Prophet 12, que mescla a sonoridade do 08 com o híbrido.

Particularmente, acho o Prophet 12 um dos instrumentos visualmente mais bonitos que já vi. Sim, bonito. Isso influencia em parte a minha escolha, mas o que realmente me motiva, além do imenso leque sonoro, é como o instrumento é robusto, e de certa forma, um upgrade em relação ao P08.

Assim sendo, a idéia atual é a seguinte:
- Vender o Sub Phatty, com calma e apenas por uma boa oferta, já que este esta sendo vendido por 5000 em autorizadas. Se fizer 4 conto nele já estou feliz.
- Adquirir um Prophet 12 quando possível (lembrando que vai morrer cerca de 10000 reais na compra deste). Usa-lo como meu MASTER e centro do meu "estúdio".
- Manter o Prophet 08, seja o meu próprio ou módulo (que seria o ideal, mas financeiramente eu perderia dinheiro atoa).

Com isso, no final teria os mesmos 4 instrumentos, ocupando um espaço relativamente semelhante ao que ocupo atualmente em uma coisa mais organizada. O problema do Sub para mim é que embora pequeno, ele é pesado e ocupa um espaço que não quero abrir mão. Lembrem-se que sou pianista, e me limitar a 3 oitavas é me castrar severamente... 5 até que é aceitável... mas 2 está me matando há algum tempo. Engraçado é que sonoramente o bicho é realmente O BICHO.

Assim sendo, peco ajuda aos amigos do forum... Não com a compra, meu objetivo aqui não é decidir se quero ou não o instrumento, nem o porquê. O que preciso como ajuda é: isso tudo faz sentido ou é pura manipulação da maldita GAS? Otimizarei de fato meu ambiente de trabalho musical adquirindo um instrumento ligeiramente maior, com mais controles e mais robusto?

Quanto a minha música... estou em um momento difícil de mudança na minha vida, e não tenho compartilhado muita coisa, embora idéias sempre apareçam nos momentos de diversão. Tenho certeza que mudando de apartamento e tendo as coisas no lugar certo, tudo tende a melhorar. Só pra terem uma idéia: toda vez que quero tocar, tenho que tirar os brinquedos das caixas... muito trabalhoso pra quem trabalhou o dia todo no PS.

Obrigado!

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caro silvG8:

Minha abordagem para compra de equipamentos é bem diferente da sua,
vou dizer como penso.

Primeiro, tudo tem que estar conectado entre si o tempo todo.
Por esse motivo, tenho um esquema de MIDI merge e MIDI thru box
bastante interessante. Um controlador MIDI é uma entrada do merge, o
outro é um sequenciador (e está entrando agora o segundo sequenciador
de hardware). Eu toco sempre no mesmo teclado, que pode ser
direcionado a qualquer momento para qualquer sintetizador. O mesmo
com o sequenciador, que pode ser re-roteado em tempo real.
Sim, é um pesadelo de conexões. Como o número de saídas de áudio
saiu do controle, comprei um mixer confortável, de rack, para não
enlouquecer.

Por esse motivo, nenhum sintetizador meu tem teclas, todos são
módulos MIDI. Todos ocupam o espaço físico de um sintetizador
apenas, tornando as coisas práticas.

Resumindo: o sistema tem um sequenciador, o segundo vai trabalhar junto com o primeiro, e mais um controlador MIDI, e todos acessam
tudo o tempo todo. Obviamente, tudo fica conectado o tempo todo,
porque senão seria um pesadelo diário ligar tudo.

Retomando sua dúvida, e dando minha opinião:

Controlador é controlador, eu não usaria um sintetizador
no papel de um controlador. Eu (Véio Casper) prefiro que
cada coisa tenha uma função apenas, e faça essa função
da melhor forma possível. Mas é apenas minha abordagem.

Devo mais ter atrapalhado que ajudado, me desculpe.

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Casper
Engraçado você comentar sobre isso. Era exatamente o que estava pensando sobre. Minha abordagem certamente é diferente, mas seu post me ajuda a esclarecer algumas coisas.

Já atenção deve ser dada a como uso instrumentos como controladores: pra mim, a única coisa realmente importante num controlador são as teclas e os controles. Boas teclas com aftertouch, pitch e mod wheel no lugar certo (uma grande falha no Prophet 08), alguns controles extra (como os dois ribbon no P12), e conectividade adequada. Pra mim, tudo isso é importante.

A minha meta atual é a seguinte:
- Ter algo funcional como o que você fala, com tudo interligado.
- Um excelente instrumento em termos de qualidade não somente do som, mas também física, como master.

Para isso, sinto que minha melhor alternativa seria o seguinte:
- Passar o Sub Phatty adiante.
- Pegar o Prophet 12.
- Manter o P08 guardado, mas acessível, enquanto só tenho a versão keyboard. Futuramente, se necessário, adicionar o modulo.
- Adicionar uma interface com uns 12-18 canais para deixar tudo interligado e pronto para tocar na DAW.
- Dai em diante, só adquirir módulos e instrumentos mais portáteis sem teclas.

O Prophet 12 permite impedir o controle interno e apenas de instrumentos externos, permitindo uma conexão adequada, quando necessário. Tendo uma interface, poderia deixar tudo conectado diretamente no Mac e apenas mudar os canais MIDI no Prophet 12 para controlar os módulos.

No final das contas, acho que essa logística sua acabou me ajudando. O único teclado que eu gostaria de manter é o Little Phatty, que considero uma companhia excelente para todo o restante. Adoro ter um teclado adicional para tocar outra coisa... não sou chegado na idéia de dividir as poucas 5 oitavas de um Prophet em dois sons diferentes.

O que acha disso tudo? Faz algum sentido??

Abraço e obrigadão véio!!

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caro silvG8:

Faz muito sentido. Um mixer é algo que facilita muito
a vida, porque no meu caso, que uso poucos efeitos,
e são efeitos "reais", em forma de pedais, o mixer é
ideal para fazer a inserção dos mesmos. Eu uso esse:

http://alesis.com/multimix12r

Muito limpo e transparente, com um preço honesto.

Harva
Veterano
# ago/14
· votar


silvG8

Gostaria de ajudá-lo em suas dúvidas sobre, mas minhas decisões acabam sempre aumentando o número de equipamentos aos invés de reduzir e tornar mais eficiente. Eu consegui diminuir 3 teclados em um, vendi meu G6, D50 e Xstation 61 e peguei um Kronos, pois estava com um problema similar ao seu, espaço. Ainda estou com um M3 que não vendi, pois estava tocando com uns amigos e carregar um teclado de 73 teclas não é muito agradável, mas meu desejo era trocá-lo por um P06 ou P12. A grande dificuldade que vejo é conseguir fazer um bom negócio, difícil vender por um preço justo e comprar por um preço justo.

Minha sugestão seria trocar o sub pelo módulo do P12.

Casper

Vc poderia dar mais detalhes de como vc trabalha com o midi merge?

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caro Harva:

Segue o esquema:

http://i61.tinypic.com/a2u25l.jpg

todas as conexões são MIDI. O Nord Drum está ligado
na entrada do sequenciador porque eu tenho uns pads
ligados nele, e posso enviar uma percussão extra de volta
para o sequenciador, mas eu faço isso muito pouco.

Meu merge só tem duas entradas, o ideal seriam 4, como esse abaixo:

http://www.midisolutions.com/prodqmr.htm

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Harva
Cheguei a cogitar o Prophet 12 modulo, mas a verdade é que ele é muito caro e muito capado em termos de interface para compra-lo.

Só pra te dar uma idéia em relação ao preço:
- Prophet 12 keyboard U$2900
- Prophet 12 modulo U$2100
- Prophet 08 keyboard U$2000
- Prophet 08 modulo U$1500

Não consigo me ver pagando num modulo do Prophet 12 praticamente sem knobs, o que paguei no meu P08... entende a minha angustia?

A idéia é vender o Sub mesmo... o setup final, na minha opinião ideal, seria o seguinte:
- Little Phatty
- Ambika
- Prophet 12 keyboard
- Prophet 08 modulo
- Scarlett 18i6 (interface)
- iMac 21"

No mercado brasileiro, trocar meu Prophet 08 pela versão modulo, me fará perder uma grana, o que talvez prenda a manter a versão keyboard. De qualquer forma, as vezes a longo prazo consigo resolver isso. Pelo que vi, o Prophet perde muito pouco valor de revende aqui, assim como os Moog, o que facilita muito e me entristece menos.

Manter o LP pra mim é essencial e tenho lugar para guarda-lo sem problemas. Só não acho que preciso de dois instrumentos com 61 teclas... Pensei inclusive em trocar o Prophet 08 em um Mopho X4, mas isso seria uma heresia e péssimo pro meu som, que geralmente exige as 8 vozes de polifonia do P08. Enfim, vamos ver o que consigo fazer...

Harva
Veterano
# ago/14
· votar


Casper

Valeu, matou minha curiosidade e me ajudou com uma dúvida.

silvG8

Concordo com vc que LP não está em discussão, ele é fantástico. Uma boa venda do P08 por aqui pode te render uma grana para comprar um Mopho X4 e um Tetra para ligar em polychain, ganha espaço, mantém as 8 vozes de polifonia e ganha um suboscilator.

Realmente caros os módulos.

Não sei qual o problema de espaço, mas estou reformando e montando um apertamento e uma solução que discuti com minha arquiteta para montar um pequeno estúdio é colocar suporte de loja na parede para empilhar os teclados, assim não teria a necessidade de colocar a estante que ocupa espaço.

Maestron
Veterano
# ago/14
· votar


O Casper é extremamente racional, faz a coisa da forma mais funcional possível! Mesmo eu sabendo que isso é o que mais faz sentido, não consigo me desligar do emocional, não gosto de módulos, vejo os sintetizadores como instrumentos musicais, como personalidades... As vezes até me apego.. .rssss... Sei que isso é um problema...

Talvez por isso eu tenha que fazer pequenos milagres para manter meus teclados num espaço pequeno (3,00 x 1,70).. Comprei uma Titanium e empilhei tudo, todos conectados a mesa.. Na hora de brincar é só ligar... Lembro que antes de me mudar estava igual ao SilvG8, tinha que tirar da caixa toda vez que ia usar, isso desestimula muito...

Hoje tenho todos eles à mão, pode ser frescura, mas coloquei uma luzes de led para dar um clima, um ar-condicionado e num dia de chuva não há nada mais aconchegante e divertido do que estar no meu home com meus brinquedinhos... hehehe...

Por isso acho que o ideal é seguir a intuição, só vender se realmente fizer sentido, se for para melhorar o setup com algo que você queira mais e não tem espaço em nenhuma hipótese...

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Harva
O que vejo de problema no Mopho X4 + Tetra é adicionar várias conexões desnecessárias... tem que se pensar direito, mas é uma possibilidade. Ainda assim, o Mopho X4 teria que ficar guardado no armário e retirado sempre que fosse tocar. Por isso o módulo do Prophet 08 seria o ideal..... vou ver o lado financeiro e pensar bem.

Eu não tenho coragem de empilhar teclados. Meu quarto está muito elegante pra fazer isso e minha amada mãe iria morrer do coração se eu sugerisse algo semelhante.

Maestron
Desestimula muito....... as vezes eu até tocaria se estivesse tudo lá, mas tirar tudo das caixas e etc.? Sem chance.

Eu não posso usar uma estante dessas. Como falei acima, seria um atentado contra o apartamento que tanto lutamos para colocar tudo bonito e etc. Parece casa da Casa Cor... minha mãe investiu bastante nas coisas... não posso simplesmente chegar e lotar tudo de teclados.

Não crio muito apego aos instrumentos... já o fiz no passado. Atualmente só tenho um apego incondicional ao Little Phatty. É o instrumento que amo.

O lance do espaço ainda deve ser avaliado. Assim que vender o Sub Phatty poderei ter uma idéia melhor... vou ver se anuncio na semana que vem.

silvG8
Veterano
# ago/14 · Editado por: silvG8
· votar


Bom... chegando a uma conclusão que embora seja "triste", não é. Comprar o modulo e passar o Prophet 08 com teclas adiante é burrice, considerando o preço praticado no modulo e o quanto consigo vendendo o teclado. No final das contas, gosto dele e será legal ter um segundo instrumento com 61 teclas, embora não seja o ideal em termos de praticidade, pois o P08 terá que ficar guardado.

No final das contas, o jeito vai ser arranjar um espaço e entulhar tudo lá em casa mesmo. Até o Sub Phatty, que jurava que seria fácil de passar adiante porque é mais em conta está difícil, imagine um Prophet 08. É gente querendo empurrar um monte de coisa adiante pra se livrar do que tem, mesmo sem ter interesse no Moog.

Estou percebendo que vender instrumento no BR é muito complicado. O brasileiro tem o bom e velho jeitinho de se dar bem, e o pessoal sempre quer pegar seu instrumento de graça. Ainda nem joguei no Mercado Livre, mas já imagino a viagem completa de quem quiser o instrumento. Não é compra e venda, é escambo... o cara quer enviar até a dentadura da avó, mas não paga o valor pedido ou negociado, a não ser que seja quase de graça. Já passaram por isso?




Vamos sair do assunto e voltar ao tópico.
Surgiram umas boas demonstrações nos últimos meses com o Prophet 12. Abaixo 2 exemplos:
https://soundcloud.com/f5d/f5d-prophet-12-canada
https://soundcloud.com/f5d/f5d-p12-belt-driven-strings

silvG8
Veterano
# ago/14 · Editado por: silvG8
· votar


Voltando a trazer este tópico aos colegas...

Há algumas semanas atras, estava 100% certo que compraria um Prophet 12. Tudo isso mudou quando recebi um email de um colega americano entendido do assunto e que acompanha bem de perto o desenrolar do forum dsiforum.com .

No email, o colega me alertou sobre a infinidade de tópicos onde usuários reclamam de alguns problemas crônicos e ainda sem uma resolução completa. O maior dos problemas, envolve a troca completa da placa mãe do bicho. O problema em si, nada mais é do que um ruído fixo em 11000kHz, que as vezes é amenizado com a referida troca, muitas vezes sem resolver totalmente.

Como isso é assunto não explicado e não resolvido pela própria DSI, preferi parar no meu Prophet 08 mesmo... a empresa esta com o P12 há 1 ano no mercado e já estão na revisão E ou F das PCBs do instrumento, e as unidades continuam apresentando falhas inaceitáveis em um instrumento do valor que é.

Decidi por definitivo pegar o mais sonhado de todos os instrumentos: o Minimoog Voyager! :)

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caro silvG8:

O próprio Prophet 08 teve inconvenientes no início,
que foram resolvidos ao longo do tempo. Mas nada do
tipo "ruído constante de fundo", que é grave, perceptível
e não poderia existir em um produto assim.

Deve estar tirando o sono do tio Dave.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DSI Prophet 08 e 12 - O analógico e o híbrido