DSI Prophet 08 e 12 - O analógico e o híbrido

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# out/13


E aí pessoar, tudo tranquilo?
Estou meio sumido aqui porque cansei dos assuntos de sempre... assim sendo, vou tentar colocar um assunto que muito me interessa em foco.

Como alguns poucos de vocês sabem o DSI Prophet 08 foi lançado há mais de 5 anos e permanece no mercado. Trata-se de um analógico polifônico com alguns controles digitais (LFO por exemplo) e tem uma sonoridade que atrai muito. Consegue-se achar muita coisa pela internet, e as demonstrações do "keyboardwizard" são muito boas!

Temos atualmente o novo Prophet 12, um sintetizador híbrido, com osciladores e efeitos (que inclui delay com tempos individuais para cada oscilador/voz) digitais e com o restante analógico (filtro, VCA, etc.). Isso tudo composto no teclado mais bonito que já vi...
Algumas demonstrações interessantes aqui: http://www.petermmahr.com/dave-smith-instruments-die-prophet-files/

Alguém quer discutir alguma coisa sobre??? :)

Maestron
Veterano
# out/13
· votar


silvG8

Quando vi esse tópico pensei: pronto, o SilvG8 já está com o Prophet 08.. hahahaha... Mas me diga, está em dúvida se não é melhor o Prophet 12?

Rapaz, o que me atraiu na DSI foi a sonoridade, me encantei com a sonoridade do Mopho e do tetra... Nunca teste eles ao vivo, meu parâmetro é youtube mesmo... Mas é a única alternativa que tenho... E pelo youtube, ninguém supera a sonoridade do DSI (minha opinião). Não me atraí muito pela sonoridade dos Evolver mono e poly, pesquisei muitos outros analógicos, gostei mesmo foi dos Mopho, do Tetra e do Prophet 08...

Quanto ao Prophet 12, só por ter parte digital, mesmo sendo apenas os efeitos, já me deixou com a sensação de não ser um analógico puro, certamente é bobagem, já que o que de fato importa é apenas o som...

Bom, o teclado que é o sonho dos meus sonhos continua sendo o P 08... E você? Mudou pro 12?

silvG8
Veterano
# out/13
· votar


Maestron
Não mudou nem um pouco... na verdade, comprarei meu Prophet 08 amanhã. :)

Eu apenas quis discutir mesmo sobre os instrumentos aqui. Queria uma conversa um pouco mais sobre alguma coisa que não fosse (X melhor que Y). Embora falando sobre equipamentos de certa forma comparativamente, é interessante ver o que o pessoal acha do híbrido.

A sonoridade do DSI me atrai muito também. Já quis comprar um Mopho (monofônico mesmo) apenas pra ter aquele som que vejo nas jams do Casper.

Eu particularmente não amei o 12 a princípio... a primeira demonstração pela DSI foi um estrondo pra mim pelo diferentes sons apresentados (um parecia um carro de F1). Atualmente estou até gostando da sonoridade, mas acho que falta alguma coisa nos graves que eu vejo nos outros DSI.

Tem seus benefícios e prejuízos, mas tudo na vida é assim, certo?

O que acham da combinação híbrida?? Alguém achou que realmente vez diferença ter os filtros analógicos... será que vai parecer engessado pessoalmente? Fico sempre com essa pulga atrás da orelha...

Casper
Veterano
# out/13
· votar


Caro silvG8:

Como o senhor sabe, o filtro é realmente um elemento fundamental
na criação do som. Eu tenho um Waldorf Rocket, que é híbrido. Por acaso
o oscilador digital dele é bastante interessante, mas isolado ele
não tem nada de especial, é um tanto quanto neutro, não tem aquele
"preenchimento do espaço" esperado. Não é um oscilador ruim,
mas nada de especial. O que funciona no Waldorf é o filtro. Tanto que
passei o Roland PMA-5 (que é um lixo) pelo Waldorf e ele renasceu
das cinzas.

Dito isso, nunca toquei em um Prophet 12, já toquei em Prophet 08,
no Evolver Mono (que é híbrido, mas tem osciladores analógicos e
digitais - uma idéia espetacular) e no Mopho (que uso todo dia).
Eu acho a inclusão de efeitos internos no Prophet 12 desnecessária,
em um synth desse porte. Prefiro um sintetizador mais puro. Se eu
quiser um efeito qualquer, prefiro ter a liberdade de escolher um
externo que vai ser 100% o que eu quero em termos de efeito.

O Prophet 08 é sensacional. Ele vai complementar seu conjunto
de instrumentos perfeitamente. Ele faz coisas que nem os sintetizadores
topo da Moog fazem. Mas, em contrapartida, algumas coisas o Moog
supera os DSI com larga vantagem. O DSI Mopho, por exemplo, é capaz
de fazer frequências mais baixas que o Moog Minitaur, em termos
simplesmente de frequência. Mas os graves do Minitaur são enormes,
preenchem o espaço de uma forma que os DSI jamais farão.
Fazer uma frequência baixa não é o segredo. O conjunto de todas
as partes que monta o timbre. E timbre é uma coisa que, definitivamente,
o Prophet 08 tem.

silvG8
Veterano
# out/13
· votar


Casper
Interessante a sua experiência com o Rocket. O lance do oscilador digital é meio o que você falou nessa sua experiência... sozinho parece meio engessado e sem vida. É engraçado porque infelizmente a minoria consegue entender isso apenas do que falamos...

Eu sinceramente gostei do 12 e consigo me ver comprando um... o problema é que pro que eu quero no momento, ele não consegue bater de frente com o 08.

O lance dos efeitos internos me pareceu até interessante... primeiro porque ele possui alguns efeitos pré-filtro que são legais, como redução do bit-rate e overdrive. Além disso, possui o feedback do filtro e ainda um delay digital (bem poderoso por sinal) e com uma distorção pós-amp que deve dar uma vida nos sons dele. O que não entendo também é o lance de adicionar efeitos num sintetizador desse porte (pelo menos o delay).

Eu fico as vezes pensando se o 12 não é na verdade uma evolução do PolyEvolver... parece que eles usaram tudo que o Evolver tem e cortaram o oscilador analógico (2 por sinal)...


O Prophet 08 vai me deixar bem feliz, com toda certeza! :)))))))))))

silvG8
Veterano
# out/13
· votar


Maestron
Bom, o teclado que é o sonho dos meus sonhos continua sendo o P 08... E você?
Mission accomplished. Acabei de comprar o meu sonho! :DDDDDDDDD

Tenho pesquisado sobre o Prophet 12 nos meus momentos de folga (que não tem sido muito frequente... acabo olhando a internet em alguns breves intervalos entre os estudos)........ até agora, vi algumas coisas que achei bem legal:
- 4 osciladores por voz, inclusive wavetable (além das tradicionais)
- Utiliza síntese FM com quatro operadores
- A parte de efeitos pré-filtro e o drive pós-filtro
- O HPF com self-oscillation
- Display OLED
- Muitas possíveis modulações (assim como nos outros DSI)

>> Senti falta do step sequencer (que existe no 08)

Quanto ao Prophet 08, poderei começar a tecer comentários assim que o bicho chegar aqui em casa (cerca de 30 dias de sofrimento e agonia).


Um outro lado..... vejo muita gente no GearSlutz que não gosta da sonoridade do Prophet 08, dizendo que é "fraca" e "sem vida". Eu não consigo ouvir isso. Outro dia cheguei a ver um vídeo comparando o 08 a um Oberheim e a sonoridade realmente é próxima. Já o 12, foi muito bem recebido e eu não entendi direito até agora qual o problema do 08...

Será que é pura implicância?

Maestron
Veterano
# out/13
· votar


Uaaaaaauuuu! Parabéns Cara! Rapaz, nem imagino a sua expectativa, deve tá com um frio na barriga... Tou na expectativa aqui do seu post quando ele tiver chegado... Suas considerações com certeza irão influir no meu sonho, para o bem ou para o mal.. rsssss...

Gostei de saber desses recursos do P12, eu achava que era basicamente a polifonia e os efeitos digitais... Pelo visto é um synth bem diferente do P08. Ainda assim, gosto mais do som do Prophet 08 quando ouço pela net...

Minhas pesquisas sobre teclados sempre terminam no GearSlutz, adoro esse forum... No nosso país não temos a facilidade dos gringos para testar os analógicos e temos que nos basear por youtube.. Posso dizer que já estou acostumado a comparar sons pela net e, pelo menos dos teclados digitais que comprei sem testar ao vivo, como o R3 e o Gaia, era mais ou menos o que eu esperava, o youtube não me traiu.

Sendo assim, não tenho muitas dúvidas que os teclados da DSI são os que têm os sons que mais me agradam. Pelo menos dos videos que eu vi, gostei mais até do som do Mopho do que do Prophet 08, mas como o meu sonho mesmo é um analógico polifônico... rssss...

E relaxe, quando investimos muito dinheiro e criamos expectativa num produto, é normal temer a frustração de não suprir a expectativa. Deve ser mesmo implicância do Gearslutz com o P08, impossível um synth agradar a todo mundo, alguém sempre tem que achar algum defeito... Se você comparou, ouviu e gostou mais do P08, então é ele mesmo!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/13
· votar


Aí sim !!! como já lhe disse ... Meus parabéns pela bela aquisição!! :)
Já estou aqui limpando a baba e segurando a anciedade em ouvir um review seu!
Forte abraço e meus parabéns!!

silvG8
Veterano
# out/13
· votar


Maestron
Obrigado! :)

Eu acabo comprando todos os meus instrumentos baseado em vídeos também... mesmo os não analógicos. Moro no ES (capital Vitória) e aqui é bem carente desse tipo de coisa... agora é que começou a surgir teclados mais caros por aqui já nas lojas.

Acho que o P08 vai ser muito feliz aqui comigo! Hehehehe! O lance que perguntei do GearSlutz foi apenas por não entender a implicância com ele (08)...

_BLACKMORE_
Obrigado amigo Blackmore!
Acho que um review super completo como o do Little Phatty não vai rolar, mas aquele bom e velho resumido review pro fórum com certeza vai surgir. :)



Há alguns dias já tinha achado isso e acabei não compartilhando...
http://www.amazona.de/wp-content/uploads/2013/10/Dave_Smith_P12_1-580x 381.jpg


Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/13
· votar


silvG8

Acho que um review super completo como o do Little Phatty não vai rolar, mas aquele bom e velho resumido review pro fórum com certeza vai surgir. :)

estamos no aguardo!! :)

Harva
Veterano
# out/13
· votar


E aí silvG8 !!!

O teclado superou suas expectativas? Tenho certeza que sim. Acabei de voltar de Portugal e quase comprei um DSI Prophet 08 PE. 1900 euros, mas eu estava precisando de um computador novo, o meu já estava bem velhinho... To arrependido até agora, mas a grana não dava para comprar os dois.

Parabéns!

silvG8
Veterano
# out/13
· votar


Harva
Nao recebi ainda... vai demorar algumas semanas ainda pra chegar. Tenho certeza que vou gostar.

Uma pena o site ter virado algo que fala sobre eu ter comprado e nao sobre os instrumentos em si...

Harva
Veterano
# out/13
· votar


silvG8

Concondo com vc.

Acredito que todos apenas conhecem estes instrumentos por videos da net. Nunca vi aqui no Brasil este instrumento. Acho difícil se decepcionar com estes tipos de instrumentos. A vida é muito corrida e sempre que tenho um tempo me divirto criando sons com Blofeld. Os presets não me agradaram e não estava muito preocupado com isso e sim o potencial do instrumento.

As demonstrações que eu vi sobre o P08...... muito bom, principalmente pela polifonia de 8 vozes, mais possibilidades de trabalhar mais ainda a criatividade.

Um dia chegaremos lá.

Casper
Veterano
# out/13
· votar


Caro silvG8:

Preste atenção no teclado do Thom Yorke (00m33s):



silvG8
Veterano
# out/13
· votar


Casper
Eu tinha visto isso no Saturday Night Live há algum tempo atrás!! Muito show de bola!! :)

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro silvG8:

Ouça-os, juntos:



silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Casper
O canal desse cara é excelente! Muita coisa boa... eu já assinei o canal há algum tempo e já tinha visto esse vídeo. Aliás, já vi praticamente quase todos os vídeos do YT que tenham um P08 no título...

Dê uma olhada nos vídeos dele com o Voyager... épico! :)

Esqueci de responder isso antes, me desculpe...

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Chegou.................... :DDDDDDDDDDDDD

O tópico sumiu do mapa mesmo... pouca gente interessada...

Maestron
Veterano
# nov/13
· votar


É hoje que o SilvG8 não dorme... Quero ver as fotos! Rsssss...

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Maestron:

E Casperdamus está prevendo que silvG8
vai passar a noite fazendo acordes no preset
1 do banco 1 (Wagnerian).

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13
· votar


silvG8

É hoje que o SilvG8 não dorme...

eae...dormiu?? :P

To me conçando aqui de curiosidade! haahah

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


silvG8

Queremos vídeo!!!

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Maestron
_BLACKMORE_
Greenwood
O Prophet 08 é o teclado que imaginava que seria e um pouco mais... pelo menos é assim que vejo por enquanto. Sem decepções...
Consegui dormir normalmente, pois infelizmente tenho uma rotina de estudos que precisa ser seguida para passar na prova de residência (que é como um concurso público para médicos se especializarem).

Casper
Preset lindo demais! Merece ser o primeiro mesmo!! :)
Ainda não brinquei tempo o suficiente para matar a vontade...... amanhã tem mais!!

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Ah sim! Depois compartilho umas fotos e vídeos....... vídeo pode demorar, mas fotos já tenho. :D

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Presentinho pra vocês...
https://soundcloud.com/silvgt/sets/prophet-08
Amanhã descrevo cada uma das demonstrações. :)

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro silvG8:

O que achou das modulações? Eu diria que, nesse
aspecto, os DSI são bem mais completos que os
concorrentes...

Percebi que gostou também da possibilidade do uso de pan,
acho isso realmente viciante, quando sincronizado.

Maestron
Veterano
# nov/13
· votar


Uau... Lindos timbres... Valeu, só confirma o meu entusiasmo com esse synth! Gostei mais das demos 3 e 6...

silvG8
Veterano
# nov/13 · Editado por: silvG8
· votar


Casper
É a parte que mais me entusiasmou com o bicho! Eu honestamente não esperava que fosse possível ter esse nível de controle sobre o som e esperava algo menos "avançado", talvez um ambiente onde tudo dependesse do Mod Wheel. Realmente permite muita coisa e isso faz toda a diferença nos sons.

A saída stereo é surreal... me senti mergulhado dentro dos sons e gostei muito das possibilidades!

Maestron
Os timbres são realmente sensacionais! :)
Vou descreve-los sucintamente abaixo...


----- SONS -----
Demo 1
Som tipo bell que combina dois sons, dando uma polifonia de 4 notas. Modulações intensas no timbre grave, delay no envelope do timbre agudo.

Demo 2
Combina dois baixos com sync. Não usando unison e sim 1 voz em cada som. As modulações ouvidas foram feitas com aftertouch.

Demo 3
Combinando uma voz com arpeggio e uma espécie de synth brass. Também com muitas modulações para dar vida ao brass.

Demo 4
Preset MOONSTER, que é um unison com todas as 8 vozes, tudo bem agressivo, glide e modulações mais comportadas.

Demo 5
O tal preset WAGNERIAN (o primeiro). Mostra o potencial do P08 para pads... é um som puro e com uma qualidade assustadora.

Demo 6
Tentei simular um delay nesse som... utilizei várias modulações pra chegar nesse resultado, inclusive o sequencer para controlar o pan.

Demo 7
Mostrando um som polifônico com glide. Inicialmente usando apenas 1 dos layers e depois adicionando a segunda camada (unison de 4 vozes).



Em pouco tempo serei capaz de fazer um review! ;)
Aguardem...

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Casper
Maestron
Bom... já que pouca gente se interessou, pergunto a vocês: o que na sua opinião seria um vídeo interessante de se ver sobre o Prophet 08 a nível de toda comunidade que gosta de sintetizadores (incluindo os estrangeiros)?

Existe alguma coisa que daria mais "ibope"? Eu realmente gostaria de criar alguma coisa que chamasse atenção... será que algo como uma música completa sendo tocada em tempo real com algumas partes já gravadas??

Fico no aguardo... :)

Repassando o link:
https://soundcloud.com/silvgt/sets/prophet-08

Maestron
Veterano
# nov/13
· votar


silvG8

O problema do Ipobe se dá, na minha opinião, por a maioria daqui tocar em banda que exigem dos músicos timbres tradicionais (Pianos ac, ep, e orgãos)... As bandas populares de hoje, de pop , rock, pouco arriscam sons mais originais, mais sintetizados, acho que é isso...

Me interesso muito mais pelos sons típicos de sintetizadores, por isso faço questão de movimentar sempre que possível os tópicos criados por você e Casper, que considero praticamente uns poucos interessados em sintetizadores propriamente ditos... E sim, claro que tem mais gente além de vocês, mas é pouca gente...

Mas se você quer Ipobe, todo o seu esforço, blog, demos, videos, nada vai dar mais Ipobe se não for direcionado a música mais usual, mais conhecida... Um analógico polifônico fazendo música (completa com certeza) que a comunidade pedisse.. sei lá... Acho que isso atrairia gente..

Mas minha dica é você permanecer naquilo que o Prophet se propõe a fazer, música eletrônica, sons de synth... Se bem que gostei muito da ideia de ouvir uma música completa... ainda mais com os seus outros analógicos participando...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DSI Prophet 08 e 12 - O analógico e o híbrido