Detune em Combi

    Autor Mensagem
    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13


    Pessoal, usei uma técnica para construir uma combinação no teclado, no meu caso, chamado de SETUP, composta por 6 camadas (Layers), que talvez nem todos conheçam.

    1º Ela é aplicável, a meu ver, somente em timbres de orquestra

    2º Após combinados os timbres (camadas), faz-se uma micro-afinação, ou melhor, uma micro-desafinação nas camadas individualmente. Eu usei como critério totalmente empírico, um range de 50 cents, ou seja, de -25 a 25 cents distribuídos aleatoriamente nas camadas.

    Por que fiz isso?

    Eu reparei que as bandas (digo, aquelas de fanfarra, das cidades do interior, etc.) tem os seus instrumentos de metais levemente desafinados entre eles. A tuba e o trombone, por exemplo, não têm a mesma perfeita afinação (Nesse momento me lembrei de uma explicação do Casper, salvo engano, sobre o quantize e a tentativa de humanizar o digital). Dessa forma, entendi que se eu desafinasse os instrumentos eu conseguiria um resultado um pouco mais natural. Quanto todos estão na mesma afinação, é como se você batesse tudo no liquidificador. O sabor fica único, mas de uma "massa só". Se você usar essa, digamos que "técnica", você tem uma percepção mais individual das camadas. Não parece que foi "batido" somente "misturado".

    Além disso, o som fica mais encorpado, na minha opinião, bem como mais ... hum... me falta o termo... mas algo mais tridimensional, se é que me entendem. Menos achatado.

    É isso! Comentem se já fizeram essa experiência...

    waltercruz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Bacana. Funciona muito, por exemplo, com uma timbres de piano estilo FM. Aliás, a própria diferença de fase causada pela desafinação cria um efeito semelhante ao chorus.

    E realmente dá um corpo ao som.

    Shadad
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Sempre faço isso com metais e madeiras. Usando o detune em timbres que estão soando em uníssono o som fica mais encorpado, já quando usamos em timbres que estão em oitavas diferentes o detune ajuda a escutarmos cada instrumento em sua devida região com mais definição.

    Leo Vaz

    Eu usei como critério totalmente empírico, um range de 50 cents, ou seja, de -25 a 25 cents distribuídos aleatoriamente nas camadas.

    Eu uso valores bem menores do que esses. Nos meus teclados, qualquer valor acima de 15 cents já começa a soar exagerado. O "poder" do detune pode variar de teclado para teclado, mas é bem provável que o problema esteja nos meus ouvidos mesmo. :)

    No caso de combis de sessão de cordas eu uso o detune com mais cautela e em doses menores ainda, pois basta passarmos um pouco do limite para que as cordas comecem a soarem artificiais ou soarem como uma sessão de cordas que parece estar afinada em alguma escala usada no oriente médio (keman). Leads ou pads (enfim, synths em geral) são os únicos timbres nos quais eu me permito ser mais ousado no detune.

    ...

    Já que estamos falando de metais e detune, um outro recurso interessante que merece ser comentado aqui é o delay entre as partes da combi. Os pequenos atrasos (dosados em milissegundos) que provocam a "desigualdade" nos attacks das notas de cada parte usada, dando uma "humanizada", simulando o que realmente aconteceria de várias pessoas estivessem tocando instrumentos de sopro simultaneamente.

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Já que estamos falando de metais e detune, um outro recurso interessante que merece ser comentado aqui é o delay entre as partes da combi.

    Shadad

    Eu queria ter tentado isso tb, pensei nisso... Mas não localizei isso na edição no meu teclado, um K2661. Vc acha que vou encontrar isso lá? Delay para entrada da layer, ou terei de editar o programa?

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Boa tarde galera.
    Já utilizei uns simuladores de instrumentos àrabes que fazem isto muito bem.

    Realmente fica bem mais realisticos. Quando você grava instrumentos de orquestra, fazndo duetos, trios ou quartetos, com uma certa "micro-desafinação" realmente fica mais realistico.

    Shadad
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Leo Vaz

    Não conheço o K2661, mas acredito que ele possua esse recurso do delay, já que possui o detune.

    Delay para entrada da layer, ou terei de editar o programa?

    Bom, nos meus teclados é possível fazer esse delay tanto no modo combi quanto nos osciladores do modo program. Eu faço no modo combi, ou entrada de layer como você chamou.

    Só uma dica: não sei como funciona nos Kurzweil, mas nos Korgs esse delay está localizado no mesmo parâmetro onde selecionamos o keyoff. O delay só pode ser programado para o máximo de 5000 milissegundos (ou 5 segundos), a partir daí, o parâmetro deixa de se comportar como delay e se transforma em keyoff.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    isso ai
    em metais mesmo que você afine igual por diapasão ou afinador, sempre tem ponto que que dá uma semitonada, ou algum instrumento que aqueceu ou esfriou mais rápido, então nunca casa 100% afinação

    tiko_y
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Realmente interesse esses recursos de Detune.

    Tive essa ideia no meu DX7 II.

    Uma vez que ele permite criar Layers e que ele não tem efeitos internos, resolvi fazer layers do mesmo timbre (no geral pianos elétricos) e criar um efeito de Chorus fazendo um detune de cada camada.

    Confiram no vídeo como o som fica mais encorpado e com o efeito "chorusado":



    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    tiko_y
    Estou babando no seu som até agora... Muito lindo tudo, bela demo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Detune em Combi