O modo "Combi" da Korg faz isso também?

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08


    Pessoal, andei pesqusando no forum e achei um artigo com uma explicação nota dez sobre o COMBI... e nossa! fiquei abismado!! Nunca tive um Korg .. =(

    E eu que sou feliz com meu Roland Em-25 com o modo "User Program", que é basicamente a mesma coisa que o combi, com excessão do Layer que só pode dividir o teclado em 2 e só pode misturar 2 sons, e não há layer de "velocity", mas memoriza efeitos de chorus e reverb também.
    Assim já dava pra tocar muito legal numa banda que eu tocava antes (apesar das adaptações para musicas que usavam 2 teclados...) agora fiquei imaginando se tivesse um KORG.. ahhhh

    mas chega de divagar... (só queria expor a vontade de comprar um Korg!!!.. hehe)...



    O que quero saber, é se quando programo o COMBI, tem como incluir as musicas seqüênciadas na programação (para os teclados que tem COMBI e SEQUENCER), por exemplo... se eu selecionar a COMBI_1, ele já prepara os layers, divisões, velocity, efeitos e aidna por cima já seleciona um SONG (acho que é assim que chama no korg) eo deixa "no jeito" para rodar quando eu "mandar".

    E aproveitando a pergunta, é fácil programar para trocar o COMBI via pedal???
    (nossa!! meu sonho quando tocava na banda.. mas o roland num dava... aí comia partes da musica para o tempo de trocar o som... =(*2)

    Valeu ae pessoal!

    Ps.. ah. sim,... fiz a pergunta pensando no M3!!!... (ahhhh QUERO UM!!!)

    expedifer
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Como fala de arranjadores (Em-25), os mais novos teclados Korg (PA2X, PA1X, PA800 e PA500 (e ate os PA80/50) possuem sim um avançadissimo sistema de memorias de programação que edita e deixa programado TODAS as opções selecionadas para tocar um arranjo. Coisa muito avançada e chamada de "perfomance" com mais de 300 memorias nesses tops pois vc pode escolher numa memoria programar desde a escolha do ritmo e timbres que irão acompanhar, como cada edição de cada timbre e ritmos ate em cada pista, efeitos volume, oitavas, pedais, edição do pitch, saidas, equalização, saidas e entradas midi, sequenciador, pads, etc, etc. É uma infinidade de opções pra programar nessas 320 memorias.

    Mas o mais legal (e só encontrado na Korg) é que vc pode "mixar" duas memorias com tais efeitos e arranjos por vez. Ex: vc grava programações diferentes em cada uma das 320 memoria com ritmos e timbres diferentes. Ai vc mantem todas as edições do ritmo (ritmo, edições, equalizações, efeitos, saidas, etc), desliga a memoria style (change) e aciona uma das outras 320 memoria programadas onde aparecerá tudo que programou antes e apenas não alterando/introduzindo outro ritmo que também tá nela, ou seja, mantendo tudo do ritmo anterior. Isso vale pras 320 memorias. E assim por diante (liga novamento o style e a memoria muda tudo de novo, ate o style e volta de novo apenas com memorias de timbres e demais parâmetros). Coisa fantástica pra quem toca em palcos.

    Mas os Rolands também tem coisas muito legais.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    também fiquei com dúvida se nesses korgs mais novos dá pra fazer isso que o Henrique Leal perguntou
    deixar uma música "na agulha" quando se chama um combi

    isso eu já consigo no meu g-1000 fazer uma performance e nesta ter um arquivo midi associado, chama a performance, pode ir tocando e a qualquer momento disparar o midi
    mas em troca já não tenho tantas opções de mistureba quanto um modo combi

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    É.. .não quis me aprofundar mais.. esse que eu tenho memoriza tudo que está configurado, achoque o unico que nao memoriza é o Volume Master.. hehe... (nenhum deve fazer...?faz?)...

    Mas realmente estou interessado no Korg...(insisto no M3).. muito também ela tecnologia, o efeito XY apesar de ser um Feature "legalzinho", tem aguma utilidade em algumas musicas.. e também o "essencial" para o que eu quero: SAMPLER... aí já saímos dos arranjadores para Workstations... e realmente devido ao alto nível de controle em tempo real, joystick, ribbon, xy, sliders, pedais... isso me atrai muito também...

    Não vou mentir que os menus em touchscreen foi interessante também, uma coisa que prezo muito ,é a facilidade de operação e intuição...

    mas a pergunta ainda fica, Combi carrega Song junto? ahh sim... e os efeitos modificados do timbre (prog, acho) também vão automaticamente com o Combi?

    expedifer
    Veterano
    # out/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Vc quer dizer tocar timbres num sitetizador junto com um midi? Nenhum sintetizador que eu conheça (nem Fantom G ou M3) memoriza nas suas memorias alguma sequencia (lista) midi pra se tocar. Isso não existe (pior ainda midi + timbre). Memorizam sim TUDO que faz parte sobre timbres (edição, programação, efeitos, ect). Mas nada ligado a midi. Ai é questão de deixar uma lista pronta na tela ao aparecer os midis do cartão. No Korg por exemplo é possivel guardar todas as midis que quiser em determinado arquivo (as pode chamar de "preferidas" se quizer) e ai as põe numa sequencia númerica ou ordem alfabética e então as vai tocando/chamando (mas no Roland já não dá pra criar um arquivo desses com o nome que se quizer infelizmente, nem num Fantom G8).

    Já num arranjador, sua melhor escolha seria um Yamaha (qualquer PSR acima do 1000 faz isso), onde vc grava nas poucas memorias (32) o midi escolhido "na agulha" como disseram, juntocom timbres, ritmos, etc. E esses PSRs ainda tocam ao mesmo tempo o ritmo e o midi. No Korg não dá pra tocar junto o midi e o ritmo. Principalmente por ter dois sequenciadores. Mas é a mesma questão de deixar uma lista pronta de midis na tela pra tocar. O carregamento é rapidissimo alem de se mixar 2 midis e tocar ao mesmo tempo. E ainda dá pra chamar tudo nas memorias menos o ritmo.

    É aquela estória: se vc tem tempo de chamar uma memoria com tudo gravado sobre timbres ou ritmos no meio das 320, porque não tem tempo de escolher o midi na sua pequena lista na tela o que quer tocar? Dá tempo pra um e não dá pra outro?

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Na verdade, posso até dizer que foi mais por curiosidade, porque acredito que vc já possa carregar um MIDI e, enquanto estiver tocando, mandar play nele, talvez através de pedal também (assim como trocar Combis (que pelo q vi é possível)... é por que há algumas músicas em que o MIDI será rodado no meioda música, mas a grande maioria seria na introdução, o que facilita..

    Bem, curto muito Nightwish e "afins" (hehe.. cuidado com esse afins...) e pretendo voltar a ter uma banda cover.. e me virava bem com o Em25 (ta certo que tinha que chupa a laranja e come o bagaço com semente e tudo!!..heheh)... e também toco em igreja e também por hobbie em casa.
    Toco a uns 8/9 anos e antes desse Roland tive um CTK411 da Cassio.. e agora eu queria dar um "upgrade" bom, para ter um teclado "atualizado" no futuro, ou seja, queria um bom,e pra usar por muito tempo.
    [falo no M3, mas só vi ao vivo na expomusic2008, e dezenas de vídeos no youtube, mas não vou seco não.. .quando tiver oportunidade com certeza testarei o máximo, por mim mesmo, esse, e outros]

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Andei vendo mais uns vídeos e continuei com a dúvida... e agora num é muito curiosidade não.. e é especificamente sobre o M3;

    nos videos, sempre mudam-se os modos, seq, Combi, prog... e tratam eles separadamente, para cada modo o display é diferente. Como que vai fazer para carregar o midi/ song, e enquanto isso ficar alternando os combis até que necessário rodar o midi (enquanto ainda está sendo tocado o combi)??? os samples entendi q manda rodar via tecla ou pad.

    li até o manual do M3 (em inglês), mas não achei nada sobre essa mistura (usar song+combi ao vivo)

    alguém que tenha o M3 ou outro teclado com as mesmas funções, pode me tirar essa duvida?

    expedifer
    Veterano
    # out/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Não vai achar isso em NENHUM manual de nenhum sintetizador isso (combinar timbres prontos com uma lista de midis no sequenciador). Isso é ate de certa forma uma prática de "amador" e não para um sistetizador profissional.

    Ocorre que isso de ficar puxando um midi a cada sequencia (e de forma ininterrupta como leva a crer), traz um ideia que tal músico estará nada mais que acompanhando um midi na sua apresentação. Pra isso muitos levam notebook aos palcos (na maioria das vezes para apenas intro ou frases longas que não as consigam no teclado), muitas vezes usado junto com teclado arranjador.

    Mas no caso de sintetizador, a solução é absolutamente simples, rápida e inteligente para "tecladistas experientes": basta montar um repertório de músicas/midi, as "juntar", mixar ou emendar num programa como Sonar, Cakewalk ou Encore, ficando um único midi com todas essas músicas. É claro que dependerá do sitetizador tocar tão longo midi, alguns mal conseguem carregar midis maiores que 300kb (15 minutos de música). Já em outros vai ate 300 mil eventos ou mais. Eu já montei em sintetizador e em arranjador midis "pout-pourry" de ate 40 minutos sem parar. E num arranjador Korg, tem a grandissima vantagem de ter um mixador (toca 2 midis ao mesmo tempo) onde nunca haverá parada de midis no carregamento.

    Fora isso só sobra essa solução nos sitetizadores e ai sim ter as programações prontas para cada fase dessess longos midis, os acionando no tempo certo. Se foi essa a dúvida.

    Exemplos de midis longos, grandes e que nem se pode tocar em alguns teclados:
    http://www.mediafire.com/download.php?wvnogmztl2z

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    combinar timbres prontos com uma lista de midis no sequenciador

    ée.. acho que devo ter perguntado um pouco errado...

    não estou falando de listas de midi, seria apenas 1 musica.. aliás, 1 trecho de musica...

    ahh sim.. e falo dessa utilização para tocar em banda

    por exemplo.. .tem uma musica lá que estou usando os Strings... e no meio da musica tem um solo com strings, piano, flauta, timpanos e metais (utilizando arranjos orquestrais e com tanto instrumento impossível para tocar ao vivo)... nesse caso, na hora de entrar no solo eu solto o midi com os instrumentos e teria que, por exemplo, trocar o combi para executar ao vivo junto com a orquestra (curto.. de 15 ou 20 segundos no maximo)..

    e a idéia era não precisar de um notebook...

    falo isso porque no meu arranjador, tem como rodar os MIDIs.. e tocar junto trocando os "combis" (o equivalente da Roland, no meu chama "User Programs"), é a mesma coisa que quero.. só que claro, contando com mais polifonia, com todas essas possibilidades de layers e splits dos combis da Korg, efeitos. .etc

    expedifer
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Isso se chama frases, muito encontrados em arranjadores (Pads) . Mas a GRANDE vantagem dos sintetizadores é que se pode programar "frases" absurdamente grandes e complexas (completas, sofisticadas, avançadas) nas suas memorias (perform como nos Roland ou combi na Korg )onde vc pode escolher todas as teclas ou só algumas (split) pra fazer frases que quiser e ainda na nota que quiser ou combinada com um acorde tocado (várias notas juntas), isso nas 1800 memorias do M3 por exemplo ou 500 num TR, 380 no X50, infinita no Fantom/card Obs: no Fantom e no M3 entre outros já vem pre-programado muitos efeitos, sinths, batidas, pads, frases, toques, ritmos, etc, que fazem um repletissimo e belo som sitetizado com efeitos ao se apertar uma única tecla, assim como uma composição (frase) teclando um acorde (mais complexo e longo).

    É isso uma das principais funções de um sintetizador ao se tocar ao vivo. Seria de "grosso modo", uma completissima mesa de DJ pra performance ao vivo (e bota completa e grandioso nisso), fora as caracteristicas "normais" de um teclado de palco. E isso ate com 16 instrumentos/timbres simultaneos e cada um com os mais diferentes efeitos, toques, tempo de "disparo", comprimento, notas de frases, etc, etc.

    Artref
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pessoal, o modo "Song", onde você solta músicas sequenciadas ou Midi, faz tudo o que o modo Combi faz. Você não precisa trocar de modo, basta ficar no modo Song e programar os timbres como faria no modo Combi.

    Tô meio ruim pra ler o tópico todo, qualquer coisa perguntem aí. Tenho o M3.

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pessoal, o modo "Song", onde você solta músicas sequenciadas ou Midi, faz tudo o que o modo Combi faz. Você não precisa trocar de modo, basta ficar no modo Song e programar os timbres como faria no modo Combi.


    Depois de toda a conversa era essa a resposta que eu queria!!.. hehe.. agora, mais do que nunca, querendo um M3!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O modo "Combi" da Korg faz isso também?