Captação Acordeon-Qual a melhor?

    Autor Mensagem
    Reni
    Veterano
    # dez/12


    E aew galera o/
    Eu sou Sanfoneiro de uma Banda Sertaneja Universitária,e tenho um acordeon Todeschini super 5 de 80 baixos.O timbre dele é muito bom,nao há dúvidas quanto a isso,mas a microfonação dele é um problema.
    O timbre dele nao fica bom,o volume fica muito baixo,tendo que esgaçar até ao maximo,dando microfonia e talz...a baixaria por hora nao é usada em shows,exceto em musicas que é obrigatorio o uso,onde o vocalista durante o solo segura o mic dele em direçao aos baixos...
    Os mic que eu uso sao os JTS 516.

    Eu queria saber pelo pessoal mais experiente se a microfonaçao externa(que é a que eu uso) é superior ou inferior a interna.

    Vi muitos sanfoneiros com microfonaçoes internas,onde só ligavam os p10 e o volume ficava bom,os caras nao se matavam pra sair som,tocavam levinho....

    **Quando eu toco com o volume baixo,ou seja,sem o resto da banda junto,o som fica muito satisfatorio,com os mic relativamente distantes do acordeon pegando o "clima" todo e o timbre que eu gosto(em casa).


    Espero nao ter errado muito no post....rsrsrs


    Abraço!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    não sou entendido de acordeon, mas gosto de opinar e ler sobre

    ,o som fica muito satisfatorio,com os mic relativamente distantes do acordeon pegando o "clima" todo e o timbre que eu gosto(em casa)
    em casa você vai ouvir a sanfona normal misturada com a captação

    Vi muitos sanfoneiros com microfonaçoes internas,onde só ligavam os p10 e o volume ficava bom,os caras nao se matavam pra sair som,tocavam levinho....

    também vi, não sei se é boa ou não, já que eu não tenho um ouvido tão sanfonistico, mas andei lendo sobre esses kits e instalei um em uma daquelas sanfonas pequenas "child prodigy"
    neles você coloca um tipo de feltro colado, que é por cima dele onde se instala os mics, isso acaba deixando a sanfona um pouco mais abafada (em casa sem capatação), mas o bom é que filtra frequências que entrariam pela grade, o que ajuda a evitar microfonia, usei uma vez e não tive problemas com microfonia

    tempos atras eu fiz uns testes em casa e colocamos a sanfona 2 cômodos distante na casa fechamos as portas, a mesa e o ampli em outro comodo pra saber o que soava amplificado sem misturar com o timbre original dela

    também notei que tive que colocar um pouco mais de volume na mesa do que a média que uso com os teclados meus
    ficou melhor quando liguei o p-10 que saia da sanfona em um DI (direct box) e usando a conexão XLR da mesa, no lugar da entrada de P-10

    ---------------------------------------------------------------------- -



    do que eu vi as fotos desse mic
    teu
    se você estiver se mexendo, qualquer coisa é facil de entrar por ele, por isso a microfonia, é um mic que fica meio longe da origem do som
    no site diz:
    O JTS CX-516 é um de alta qualidade, microfone condensador miniatura unidirecional projetado para estúdio de gravação, radiodifusão, e reforço de som

    outro fato
    Requer Phantom Power: 9-52 VDC,
    estão usando isso na mesa?

    Reni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Obrigado pela ajuda fernando tecladista!

    em casa você vai ouvir a sanfona normal misturada com a captação
    Eu jah gravei em estudio dessa forma,e ficou bom como eu descrevi.

    E a parte do XLR é pq o XLR tem mais ganho que o p10 pelo que eu percebi,nao só neste caso....

    A mesa possui phantom,nao é aqui que esta o problema....

    A parte da microfonia vc tem razão,o mic pega até eu falando...(rsrsrs pega tudo menos a gaita)...
    O som fica melhor com o mic um pouco distanciado do acordeon mas aew o problema piora,se eu deixo o mic encostado,pega um som de *miado* da gaita,ficando basicamente um som até mesmo desagradável...e distanciado(tipo ums 10 centímetros de distancia) fica mais do que baixo....junto com a banda ela some....

    o/ Aguardo ajuda!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Reni
    Eu jah gravei em estudio dessa forma,e ficou bom como eu descrevi.
    fica bom, o mic pega também a ambiência da sala, diferente de um palco que não tem projeto acustico e com um batera e guitarra moendo atras de você
    :)

    dos internos pelo que pesquisei quando comprei um, tem uns 2 caras que vendiam no ML fabricação própria, acabei comprando por lá mesmo já que meu esquema era mais simples

    também vi um pessoal falando de um MT 04N Musitech italiano que é bom, o preço são umas 4X mais que esses do ML
    e tem alguns videos no yotube
    https://www.youtube.com/watch?v=Kib7_M_ijZs
    o cara quase nem mexe o fole

    Reni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    fernando tecladista
    Nesse video que vc postou se trata de um acordeon musictech MIDI,de fato ele praticamente nao mexe o fole...

    Eu andei pesquisando também,e existem microfonações tipo "luthier",como a Manuel Jeneci,que dizem que é a que o Dominguinhos usa.

    Uma saída dessa bagunça toda seria um Acordeon Roland (pensei no fr 3x,que é mais proximo do bolso)
    É só ligar e tocar como se fosse um teclado no ganho...o problema é o custo.

    Obrigado pelo esforço amigo!

    (Ainda tenho a maldita dúvida!
    as vezes pode ser apenas um detalhe que esta faltando,espero que ele seja desvendado!) ;/

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    (pensei no fr 3x,que é mais proximo do bolso)
    Uma saída dessa bagunça toda seria um Acordeon Roland (pensei no fr 3x,que é mais proximo do bolso)

    eu estou com a FR-1 aqui e gostei muito, comprei a 1 porque foi o que deu
    gostei da dinamica dos foles e dos timbres
    como não toco grandes coisas na sanfona da pra ir tocando e estudando até melhorar e pensar na FR 3x
    o que vai me limitar com o tempo na FR-1 são os poucos baixos, são 72 (com os diminutos) então começa com LAb e vai até DO#
    mas já vi que ficou chato pra tocar esses sertanejos universitarios que boa parte dele são em SIm
    tocar uma "ai se eu te pego" no original em SI não dá, tem que tocar em Dó e usar o transpose em -1
    :(

    Reni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    o que vai me limitar com o tempo na FR-1 são os poucos baixos, são 72 (com os diminutos) então começa com LAb e vai até DO#
    mas já vi que ficou chato pra tocar esses sertanejos universitarios que boa parte dele são em SIm
    tocar uma "ai se eu te pego" no original em SI não dá, tem que tocar em Dó e usar o transpose em -1
    :(


    Nao é possivel fazer o transponse apenas na baixaria?

    O jeito vai se eu vende os cabritos tudo e da um jeito de conssegui a 3x...
    vi ums videos dela,e é muito melhor no palco...

    Fora que eu estava penssando em comprar um teclado,de preferencia um keytar (roland ax synth),porque eu estava tendo que segurar todos os solos no acordeon mesmo,em especial os de sopro como trompete e talz...
    e o roland da pra faze uma abertura de show bacana,que nao era possivel sem teclado...

    Acha que esta certo meu pensamento eu terei alguma surpresa? Da pra fazer o que eu faria com um teclado normalmente? Por exemplo,larga ums efeitos muito locos? rsrrsrsrsrs

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Reni
    Nao é possivel fazer o transponse apenas na baixaria?

    do que eu li entendi que ela tem outras configurações, mas não transpose
    por exemplo eu posso, deslocar uma fila baixo fundamental na 3ª (eu perco os diminutos) mas na primeira passo a ter a 3ª menor ou a 5ª diminuta

    ----------------------------------------------------
    Fora que eu estava penssando em comprar um teclado,de preferencia um keytar (roland ax synth),porque eu estava tendo que segurar todos os solos no acordeon mesmo
    não entendi, você pensou de no lugar de um teclado ou um keytar pegar uma FR?

    a minha FR é a mais simples de todas e de timbre eu tenho alguns jogos de acordeon mais 4 timbres de hammond, e outro banco com 4 timbres: de sax,clarinet, strings que são bons, e uma tal de scat voice que acho muito sem graça

    pelo que li das FR elas tem timbres orquestrais mas nada "loco" a FR-3X tem 10 timbres o mais pesado é strings e depois os outros são timbres de solo como trumpet e sax,
    mas nada viajante com efeitos

    o AX só conheço de vídeo, não sei tudo que sai dele

    Reni
    Veterano
    # dez/12
    · votar



    pelo que li das FR elas tem timbres orquestrais mas nada "loco" a FR-3X tem 10 timbres o mais pesado é strings e depois os outros são timbres de solo como trumpet e sax,
    mas nada viajante com efeitos


    Putz,se nao tiver o som nao da pra colocar nela?,via USB,ou midi....
    Eu nao entendo muito sobre teclado,mas ouvi que da pra ligar em algo(nao sei oque) e usala apenas como escrava,botando o timbre que desejar...(logicamente nos parametros dela)

    Eu penssei que ela seria meio que como um sintetizador muito loco.....

    Em último dos casos eu posso disparar um som em mp3 pra da o tal clima na abertura,via pendrive.... (:

    A sua é fr 1x daquelas novas com o visual semelhante ao da 3x?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Putz,se nao tiver o som nao da pra colocar nela?,via USB,ou midi...
    ela tem conexão midi, e pelo que li não tem como colocar timbres novos

    mas ouvi que da pra ligar em algo(nao sei oque) e usala apenas como escrava
    dá pra um teclado ou um módulo (que é como um teclado sem as teclas) ou até PC com VSTi,
    mas ai eu particulamente já acho que fica muita coisa pra ligar e tal no caso de módulo ou pc, um teclado do seu lado fica mais pratico

    os nomes tecnicos, são master pra quem manda a mensagem e slave pra quem recebe, então escravo neste teu caso é o teclado ou módulo

    Em último dos casos eu posso disparar um som em mp3 pra da o tal clima na abertura,via pendrive
    eu vi que a FR3x ela tem entrada pra pen-drive, dá pra fazer isso pra abertura ou intro de alguma outra música e você dobrar com alguma coisa, strings, overdrive organ.. além disso ela tem reverb, delay e flanger que já ajuda dar um clima bom em alguns timbres, talvez fazendo uma mistureba já saia alguma coisa interesante




    A sua é fr 1x daquelas novas com o visual semelhante ao da 3x?
    não é a outra, FR-1 simples a branca que dá pra mudar o desenho da frente
    como sou mais tecladista outros timbres eu já tenho aqui
    e por ainda no acordeon não toco muita coisa, no maximo uma "saudades de matão" ou "barril de chopps" com algumas traves nos baixos
    essa FR-1 estava no meu limite de orçamento (parcelei em 10X)
    a FR 1X esta na média uns 2.000 a mais que a FR-1

    Reni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    fernando tecladista
    Obrigado pela ajuda,acho que entendi muito bem :)

    O modulo,porque não é viável usa-lo?
    Ele não é menor e mais pratico do que o teclado?e mais barato também?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Reni
    O modulo,porque não é viável usa-lo?
    Ele não é menor e mais pratico do que o teclado?e mais barato também?


    sim essas são as vantagens
    ainda não liguei minha sanfona em midi pra ver como funciona
    mas das coisas que achei que vão atrapalhar

    vai ser mais um cabo, e não se acha cabos midis longos, precisa mandar fazer, ou gastar uma grana boa com transmissor midi sem fio, ou ficar desplugando e plugando o cabo quando você resolver andar no palco

    no caso da FR-1 e da FR-3 (que foi sobre as que li) os canais são fixos:
    Treble 1, Bass 2, Chord 3, Orchestra (Treble) or Organ 4, ....

    pra selecionar entre usar módulo ou sanfona vai ter que ficar zerando volume (mutando) de um e abrindo outro toda hora

    ou então esse módulo tem que ser bom, com vários recursos de filtro de midi e mudança de canal, pra não chocar com o que você faz com a sanfona
    ou que de pra criar uma performance/combi com tudo zerado no módulo e você selecionar este quando só quer sanfona ou criar um set na sanfona com tudo zerado pra quando usar somente o módulo

    se você tiver um módulo mais simples que é mais pra usar padrão GM (general midi) ele responde em todos os canais sempre, e se não tiver como mutar canais no módulo, sempre vai ter algo respondendo ao que você toca

    rodsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Reni
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452459743-captaco-eletrificaco- profissional-para-acordeon-_JM
    respondendo atrasado, instalei uma dessa na sanfona de um amigo e ficou top. som bem fiel ao original e sem microfonia.

    pliscki
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Olá. Utilizo no meu acordeon o Kit da musitech.
    Ele é muito versátil, são 03 microfones nas teclas, um nos baixos. E dois potenciometros para controlar o volume.

    A qualidade da captação pode variar de acordeon para acordeon.
    Um dica é forrar a tampa com E.V.A. Mas isso pode não ser necessário em alguns casos. Como eu disse, tudo depende do acordeon.

    Outro detalhe é que a instalação deve ser feita com alguém que entenda do assunto, pois é necessário fazer alguns furos no acordeon. Se você presa pelo seu instrumento procure alguém bem caprichoso.

    Se quiser ver uma demonstração, dê uma olhada nesse vídeo . Tanto eu quanto o outro acordeonista utilizamos o kit musitech.
    Felizmente os microfones possuem mais qualidade do que o músico atrás do instrumento. Mas já da pra ter uma noção da sonoridade.

    sonhadorleo
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Olá pessoal

    Estou comprando um acordeon chinês, Eagle. É o que posso no momento. O som dele é ótimo, mas é um instrumento frágil. Será que a captaçao fica boa?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação Acordeon-Qual a melhor?