Composição e arranjo no mundo digital: como é o seu uso da DAW e outros softwares nesse processo?

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# fev/13
· votar


Ken Himura

Tu não acha muita firula para uma simples tríade?

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Senhores,

Sem dúvidas, este é o melhor tópico já criado aqui! Parabéns a todos! Hoje sou um aprendiz do Sonar 8.5, usei Cubase há uns dez anos e parei. Este hiato fez-me enferrujar bastante.
Gostei muito de saber que ainda tem gente usando o bom e velho caderninho... não me sinto tão antiquado... B-)

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood

Voltei a usar o caderno.
O duro foi encontrar um caderno novo nas papelarias e supermercados.
A maioria vem tudo com capas de temas em inglês que não tem nada a haver comigo.
Como não gosto, foi difícil encontrar um caderno decente, mas depois de muita procura encontrei.
Tá difícil, os gringos tomaram conta do pedaço.
E o Ministério da Educação não faz nada.
Não gosto de fazer propaganda gratuita de produtos principalmente em inglês.
A maioria dos cadernos vem com motivos em inglês, um mais ridículo que outro, até o Neymar tem caderno.
Cacilda!

Jabijirous
Veterano
# fev/13
· votar


Adler3x3

Você pode comprar o papel almaço e mandar encadernar

Ken Himura
Veterano
# fev/13
· votar


Jabijirous
A teoria neo-riemanniana?

Achei sim, pra falar a verdade. mas a parte de transformações me chamou a atenção.

Tá certo que os alemães gostam de complicar a porra toda (hahaha), mas acho que dá um caldo este estudo ainda, principalmente quando tem aqueles acordes cheios de notas sendo encadeados.

Ken Himura
Veterano
# fev/13
· votar


waltercruz
Interessante a entrevista, vou lê-la com calma mais tarde.

É engraçado pensar nesta questão - tanto a levantada na entrevista quanto a 'reversa'. Conheço gente que só compõe pro que "tem" (tanto em instrumentos quanto em softwares) e sente uma dificuldade enorme em pegar coisas novas. E, por falar em software ditando estética, logo me lembro da "ditadura do ProTools" e do onipresente autotune na música pop atual - até quem sabe cantar direito tem usado pra entrar na estética e deixar a voz com aquele timbre meio artificial.

Bem curioso isso. Não faço ainda um juízo de valor sobre a questão - prefiro pensar que a limitação tá na criatividade de quem usa a ferramenta, e não nela em si.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Dia desses, um produtor me disse o seguinte: 'Não existe disco atual que não tenha pelo menos uns 30% de autotune'.. Como fiquei na dúvida do que seria esses '30%' eu tentei uma analogia, e perguntei se seria algo do tipo.... aplicar autotune como a gente aplica compressão.. pra 'corrigir' algumas coisas de dinâmica - no caso, corrigir algumas coisas de afinação e ele afirmou que sim.

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


Eu escrevo umas linhas de códigos e vejo se soam bem, aí eu corrijo, escrevo mais, e ouço de novo, e assim ad infinitum (literalmente, por isso que não tenho nada completado)

Shadad
Veterano
# fev/13
· votar


waltercruz

'Não existe disco atual que não tenha pelo menos uns 30% de autotune'.. Como fiquei na dúvida do que seria esses '30%'

A tendência atual do áudio (principalmente em músicas pop) é ser achatado, comprimido e com muito tratamento nas trilhas (ovedub, replacer, trilhas duplicadas com tratamentos diferenciados...). O efeito Autotune ajuda a voz a aparecer na mixagem desses estilos de música mais "carregados". Por isso que a afinação automática está sendo muito usada (singelamente), mesmo quando não há necessidade de afinar a voz. Se deixarmos a voz totalmente "solta" em uma música eletrônica ou em um heavy metal ou outro estilo musical que tenha "pressão" sonora por exemplo, a voz se perde na mixagem e fica parecendo que está faltando algo. Diferente da voz nos discos de jazz ou bossanova, que deve ser "solta" mesmo.

Jabijirous
Veterano
# fev/13
· votar


Ken Himura

Exatamente. Eu li e vou te falar que não chamou minha antenção. Muita filosofia para uma simples tríade hehehehe

Diferente do Tintinabuli onde ele faz miséria só com uma tríade.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Greenwood

Já evolui pro Sonar X1... tou com uma porrada de VSTi (me rendi)... mas o bom e velho caderninho persiste!!!

Não existe composição ou arranjo sem caderninho... não pra mim!!!

Adler3x3
Veterano
# mai/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


O caderno tem inúmeras vantagens.
Rapidamente você anota uma ideia , uma sequência de acordes, e dá até para montar rapidamente uma partitura.
Lembretes de coisas para ver depois, o computador, uma planilha um editor de texto por melhor que seja nunca vai substituir o velho e bom caderno.
No computador tem que esperar inicializar, abrir o aplicativo, e daí de repente neste tempo a ideia que estava na mente foi embora.
E dá para razurar sem perder o fio da meada, dá para colar (de verdade) emendar e muito mais.
Escrever as letras que vem por inspiração, e para isto basta pegar o caderno e anotar.
Colo por exemplo uma imagem que contém o alcance das oitavas dos instrumentos, o que posso consultar rapidamente, virando as páginas, basta organizar um pouco, páginas para consulta e páginas para anotações diversas.
Inúmeras vantagens.

Adler3x3
Veterano
# mai/13
· votar


Todos

O final da música.
Gostaria de ler as opiniões.
Me parece mais fácil fazer uma introdução e o desenvolvimento da música do que o final.
Muitas músicas não tem final, o final fica com a música tocando os compassos e o som diminuindo (fade-out).
Por que isto acontece? dificuldade de sair da sequencia de acordes do compasso, e encontrar um final decente.
Não encontrar os motivos certos para montar o final de acordo/nível da peça.
Muitas músicas são grandiosas, mas tem um final abrupto que não esta no mesmo nível da música.
Ou a música esta aberta para uma continuação? e o compositor não soube terminar.
Muitos estilos musicais tem formas padrão de terminar, por exemplo o rock.
Como fazer um final original?
Quais seriam as melhores técnicas para fazer um final, ou grande finale.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Adler3x3

Muito bom o tema. Aconteceu conosco esta semana. O final da música estava indefinido, então, instintivamente fomos para a harmonia... quando deveríamos voltar para a tônica, acrescentamos mais dois compassos variando para a 5ª (invertida, mais grave) e depois voltamos para a tônica, para terminar... soou perfeito!

Ken Himura
Veterano
# jul/13
· votar


Vou dar um up aqui porque venho mais tarde com outra "aula".

Se preparem, rapazes!

makumbator
Moderador
# jul/13
· votar


Ken Himura

Legal! Vamos aguardar!

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Adler3x3
Acredita que só vi sua msg hoje?

Bom, como eu trabalho principalmente com música eletrônica, esse tipo de música tem um formato meio próprio para intro e outro.

A coisa segue mais ou menos essa imagem do guia do Tarekith:

http://tarekith.com/images/arranging_guide/EnergyChart.jpg

http://tarekith.com/assets/arranging.html

A track começa com poucos elementos (até porque presume-se que ela vai ser mixada com a música anterior), vai construindo até atingir o clímax, e depois do clímax, elementos e camadas vão sendo retirados, para formar uma base mais vazia que será mixada na intro da próxima música. Basicamente é assim que trabalho, mas isso em contexto de músicas eletrônicas.

Mas claro, nem toda música eletrônica precisa necessariamente ser assim.

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Essa forma que eu coloquei de terminar é praticamente a forma padrão para música eletrônica 'de pista'.

Adler3x3
Veterano
# jul/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


waltercruz
Interessante esta mais para a transição entre as músicas.
Mas acredito que possa também ser utilizada em músicas ambiente.

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Adler3x3
Sim, sim. Mesmo quando não faço algo voltado pra pista, acabo usando essa mesma forma de distruibuição da 'energia' da música.

Vc pode ver o mesmo padrão nesse remix que eu fiz no fim de semana: https://soundcloud.com/waltercruz/tosca-looking-walter-cruz

TG Aoshi
Veterano
# jul/13
· votar


Ken Himura
Nossa, só hoje que fui ler esse tópico!

Sensacional o post-aula! Extremamente proveitoso, até pra mim que manja quase nada de teoria e experiência quase nula em composição! =p

Parabéns!

Ken Himura
Veterano
# ago/13
· votar


Galera, peço desculpa pela demora em postar. Mas é que meu laptop sofreu um acidente nesta época aí e tô até agora sofrendo pra arrumar. Meu carregador da bateria queimou e eu não acho em loja nenhuma um compatível, tá foda.

Assim que voltar - ou eu conseguir lembrar de tudo que tava anotado lá e os conteúdos - eu posto!

mark_valey
Veterano
# ago/13
· votar


Ken Himura

Cara, eu tenho é que agradecer por você ter upado esse tópico. Estou na mesma situação do Aoshi: quero começar a gravar algumas coisinhas mas estou completamente perdido em meio à tantas possibilidades e sem saber qual o melhor "workflow" para isso.

Dei uma passada rápida pelos posts e vi que vou poder extrair muita coisa útil. Quando chegar em casa vou ler com mais calma.

Abçs!

Ken Himura
Veterano
# ago/13
· votar


mark_valey
Obrigado! =D

A intenção era essa mesma, dar um help pros amigos que querem adentrar pelo ramo da composição; uma desmistificação das coisas. Compor, como tudo na vida, é técnica aliada à criatividade.

mark_valey
Veterano
# ago/13 · Editado por: mark_valey
· votar


Só agora consegui dar uma lida com mais calma nesse tópico. A discussão sobre trilhas sonoras me fez lembrar do nerdoffice sobre James Horner:

Jabijirous
Veterano
# set/13
· votar


Galera, finalmente meu site está no ar. michaelmachado.com.br

Tem um post no blog que eu falo exatamente sobre o assunto inicial complementando a grande aula do mestre Ken Himura.


Abração

Ken Himura
Veterano
# set/13
· votar


Jabijirous
Boa! Gostei do blog! Parabéns! :D

Jabijirous
Veterano
# set/13
· votar


Valeu mestre. Vou colocar mais músicas em breve. Sabe como é essa falta de tempo. kkkkk

Ken Himura
Veterano
# set/13
· votar


Jabijirous
Sei sim! hehehe

O bicho tá pegando aqui também, não compus quase mais nada...

mark_valey
Veterano
# set/13 · Editado por: mark_valey
· votar


Jabijirous

Ótimo blog, já adicionei aos meus favoritos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Composição e arranjo no mundo digital: como é o seu uso da DAW e outros softwares nesse processo?