Subconsciente - Dica para aprender mais rápido.

    Autor Mensagem
    Cmbaj
    Veterano
    # abr/12


    Boa tarde colegas,

    Encontrei recentemente um site que tem valiosas dicas para aprender coisas em geral. www.thetalentcode.com
    Uma(a última postada) em específico serve muito bem para nós praticantes de teclado/piano.

    Para quem não tem afinidade com inglês, segue um breve resumo:

    Um professor de violino notou um padrão quando ele estava dando aula a seus alunos e passava uma tarefa difícil de ser executada.

    Quando ele simplesmente dizia "tente tocar isto perfeitamente 5 vezes", alguns aprendiam devagar, outros rápidamente, outros nunca.
    Com esta instrução, a mensagem que nosso subconsciente capta é "leve o tempo que precisar, é apenas prática, cada tentativa não é importante".

    Porém quando ele mudava sua instrução para "tente tocar isto 5 vezes perfeitamente, se errar, volte a estaca zero." Seus alunos aprenderam infinitamente mais rápido.

    Isto acontece porquê nosso cérebro está sempre procurando uma desculpa para não se esforçar. Porém quando você estabelece esta regra, você manda um sinal completamente diferente ao cérebro.

    No subconsciente agora acontece o seguinte: "cada tentativa agora é muito importante, quando você acerta a primeira, a segunda se torna importante para atingir o objetivo de tocar 5 vezes sem errar, quando você acerta a segunda, a terceira se torna ainda mais importante e assim em diante."


    O que acham disto?
    Alguém ja utilizava esta dica?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    eu...
    realmente.... é uma das melhores dicas para práticar algo...

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu uso.

    É mais ou menos aquela história de qualidade x quantidade, não adianta ficar várias horas diariamente treinando a mesma coisa mecanicamente sem parar pra pensar como, pra que e porque, ainda mais abrindo espaço pra erros.

    WKBorges
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    muito interessante ..... faz muito sentido!!!!!!!!!!

    Valeu!!!!!!!!!!!

    damiusc
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu uso esse método com alguns alunos de violão e realmente tem um resultado muito positivo!

    Breno_Sousa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cmbaj Muito interessante cara!!

    Só uma pequena correção: Como Psicólogo, apenas sugiro a mudança da nomenclatura SUBCONSCIENTE para INCONSCIENTE ... o conceito de subconsciente faz pare da tradição racionalista da ciência, hoje bastante revisada! no demais, parabéns!

    Artref
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Gostei, obrigado pela dica. Vou tentar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Porém quando ele mudava sua instrução para "tente tocar isto 5 vezes perfeitamente, se errar, volte a estaca zero." Seus alunos aprenderam infinitamente mais rápido.

    já usei essa ideia
    até comentei com alguns amigos meus e eles ficaram traumatizados no primeiro dia
    a teoria é que quando você chega as 5 vezes perfeitas é porque já dominou a música em sí, e você tocou muitas vezes até chegar naquilo
    porque fica assim:

    uma, errei
    uma, errei
    uma duas tres errei de novo
    uma duas errei
    uma duas tres, merda errei
    uma duas tres quatro, errei
    uma duas, errei
    uma duas tres quatro.... quinta errada fuuuuu

    até que acontece de sair as 5

    fernandodi
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    já fiz isso, mas não assim tão metódico pra tudo... mas vou ver se faço assim em tudo

    Cmbaj
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu uso esse método com alguns alunos de violão e realmente tem um resultado muito positivo!

    Que bom, quando li fez tanto sentido que imaginei que realmente era eficiente, mas com os relatos agora tenho certeza.

    Cmbaj Muito interessante cara!!

    Só uma pequena correção: Como Psicólogo, apenas sugiro a mudança da nomenclatura SUBCONSCIENTE para INCONSCIENTE ... o conceito de subconsciente faz pare da tradição racionalista da ciência, hoje bastante revisada! no demais, parabéns!


    Tranquilo, só usei a mesma palavra do site.

    Gostei, obrigado pela dica. Vou tentar.

    De nada!

    Porém quando ele mudava sua instrução para "tente tocar isto 5 vezes perfeitamente, se errar, volte a estaca zero." Seus alunos aprenderam infinitamente mais rápido.

    já usei essa ideia
    até comentei com alguns amigos meus e eles ficaram traumatizados no primeiro dia
    a teoria é que quando você chega as 5 vezes perfeitas é porque já dominou a música em sí, e você tocou muitas vezes até chegar naquilo
    porque fica assim:

    uma, errei
    uma, errei
    uma duas tres errei de novo
    uma duas errei
    uma duas tres, merda errei
    uma duas tres quatro, errei
    uma duas, errei
    uma duas tres quatro.... quinta errada fuuuuu

    até que acontece de sair as 5


    Sim, desta maneira mesmo que imaginei que funciona.

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    fernando tecladista
    Cmbaj
    Na verdade só uso pra pequenos trechos, aqueles mais problemáticos. Acho desnecessário, por ser pouco eficiente, repetir 10 vezes a música inteira por causa de um trechinho mais complicado.

    Além disso já li recomendações de que se evite tocar uma música inteira várias vezes repetidas, pois acaba com a musicalidade e torna o processo mecânico demais.

    WKBorges
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    TG Aoshi

    Então vc sugere apenas ficar tocando de forma repetida apenas as partes mais complicadas da música???

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    TG Aoshi
    WKBorges
    Na verdade só uso pra pequenos trechos, aqueles mais problemáticos.

    quando eu estudava dessa forma também primeiro pegava os trechos mais complexos e estudava separado, alias qualquer forma de estudo que você faça é pra se fazer isso, não adianta perder tempo com trecho facil e deixar o dificil carente

    mas nessa ideia acima se pega o trecho compliclado e estuda desta forma por exemplo um compasso quando chegar nas 5 X boas coloca se um compasso antes e um depois, será um trecho que em poucas vezes você chega as 5X porque o mais complicado você acertou, passa isso para uma frase inteira da música, um setor inteiro
    também a música pode ter vários pedaços que precisam de atenção então estuda cada um deles na mesma ideia acima até você tem cada parte da música estuda bem

    WKBorges
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: WKBorges
    · votar


    Entendi cara, acho que preciso dar mais atenção a isso!!!!!

    Por exemplo: tenho treinado alguns exercícios de hanon, e as vezes erro na hora de começar a voltar o exercício (descer nas escalas). Então acho que preciso treinar mais essa questão de ficar indo e voltando no exercicio, sem ter que passar por todas as oitavas.

    Valeu !!!!!!!!!!!

    Tiago Correia
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Mas como funciona?

    Se por exemplo errar no meio de uma execução:

    A>>Reinicio imediatamente a execução

    ou

    B>>Completo a execução, mesmo após ter errado, e reinicio em seguida

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    fernando tecladista
    É mais ou menos assim que faço mesmo. Só não costumo a ampliar tanto assim, o trecho.

    Geralmente só repito grandes pedaços, ou a música inteira na hora de decorá-la.


    WKBorges
    É aquilo que eu disse antes "qualidade x quantidade", tem que ver o porque isso tá acontecendo, senão de muito pouco adianta ficar repetindo o exercício.


    Tiago Correia
    Na verdade a ideia é trabalhar as partes problemáticas. As vezes um erro no meio da execução pode ser apenas um acaso.

    A ideia, no caso de um trecho, é que recomece e só termine o "exercício" quando executar X vezes seguidas perfeitamente.

    Tiago Correia
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Na verdade a ideia é trabalhar as partes problemáticas. As vezes um erro no meio da execução pode ser apenas um acaso.

    Bom eu simplesmente:

    Erro, corrijo, continuo e reinicio. Nunca errar voltar, errar voltar. Dizem que "permanecer no erro" é burrice né?!

    Toco uma música/exercício umas três vezes e deixo para outro dia, parto para a próxima música/exercício. E sempre há melhoras por menores que sejam. Fico nessa até acertar as três vezes seguidas com segurança e conforto, no susto não vale, só ai mudo a gama de exercícios.

    Não acredito que repetições deixam as pessoas mecânicas. Se fosse assim grandes pianistas teriam braços/mãos do Optimus Prime.

    O post incial do tópico é apenas mais uma metodologia. E sem fontes por sinal. O que não é 100% seguro. Apenas uma dica e não uma orientação. Isso fica para profissionais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Subconsciente - Dica para aprender mais rápido.