[duvida] Programas Notebook

    Autor Mensagem
    luizgfmarques
    Veterano
    # nov/11


    Faaaala galera do Fórum, tudo certinho?
    Eu já procurei (e encontrei) várias coisas sobre VST's aqui no fórum, só que eu estou com uma duvida... Eu gostaria de usar um notebook (pra melhorar o desempenho do meu Roland)... Só que eu nao sei como fazer. A única coisa que eu sei fazer é utilizar o próprio editor do teclado (conectado via MIDI)...
    Minha dúvida é:

    Existe algum programa específico para teclado? Eu ja vi "pedaleiras" no computador por p10 para guitarras... Mas por favor, se vocês usarem algum programa me expliquem direitinho... eu fazia aula de piano, então estou meio perdido nesse mundo de teclado ainda. Obrigado

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Você não melhora a performance do seu teclado de maneira alguma, o que vai acontecer é usar o teclado para controlar um programa de computador, o famoso VST, só isso, o som não sai do teclado, o som é feito, processado e enviado para o sistema de som através da placa de som

    Sujiro que tenha paciencia e leia os vários tópicos que achou no fórum, tem tudo que precisa saber para começar e mais um pouco...

    Vou tentar te dar uma lição de casa para começar

    Se você já consegue acessar o teclado e o editor, a instalação fisica entre ambos já deve estar completa, visite o site da roland e instale o driver mais recente e instale tambem um driver asio, encontra em www.asio4all.com

    Passe no tópico de VSTs gratis, e escolha um, o superwave P8 por exemplo, pelo que eu me lembre ele roda em stand alone (um programa completo), em preferences selecione midi devices e seleciona seu teclado, em audio a placa de som e o driver de audio Asio

    Começa por aí

    Vai parecer loucura, mas é bem fácil, e novamente reitero, use a PESQUISA, o nosso fórum já tem tudo sobre este assunto, tudo mesmo, não fica perdendo tempo sendo newbie, aprenda um pouco e venha perguntar de dúvidas reais que vão aparecer aos montes com certeza

    Boms estudos

    luizgfmarques
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Muito Obrigado Edson!
    Eu já havia pesquisado (E realmente encontrei) tudo aqui no fórum... só que eu precisava de uma placa do tipo "comece por aqui" por que eu nao entendo os linguajares tecnicos e etc (to pesquisando, mas vc tem que concordar que é dificilíssimo no começo :x ) Brigadao pelo suporte!

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    luizgfmarques
    Tenta fazer o que eu te sugeri como ponta pé inicial, aí teremos um ponto de partida para te colocar no mundo do Teclado/Computador

    Baixa uma DAW para já ir se acostumando, o mais baratinho e tem demo usável é o Reaper, abaixa ele já... quando estiver com tudo pronto de um toque, fica tranquilo que vamos te ajudar, mas vai lendo aí tudo que puder, para agilizar e não parecer tão grego os termos que usaremos hehe

    Boa sorte

    luizgfmarques
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Baixa uma DAW para já ir se acostumando

    Eu baixei o Reaper (mas nao deu muito certo. Gostei só pra gravação)
    Adobe Audition não consegui fazer com que ele lesse os VST's
    Baixei um outro chamado Bloxpander (interface bonita, gostei muito), mas por ser versão demo ele diminui o som a cada 10s...

    Tem algum freeware basiquinho que dê pra usar tranquilamente? :\

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    luizgfmarques
    POrque o Raper não deu muito certo?? ele roda tudo tranquilo, e o forum tem tudo sobre ele, basta dar uma procurada... mas...

    Dos basiquinhos e gratuitos conheço o Audacity e o Kristal, mas são muito simples, mas baixa aí e veja o que acontece...

    Mas está conseguindo progressos, ou só não está gostando do soft??

    freitas_silva
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Colegas,

    Alguém aqui usa o Cantabile? Adoro esse host!
    Usava o Forte, que é muito bom, mas vi no Cantabile mais praticidade.
    Atualmente ele tem 3 versões:
    > Lite - É Freeware e possui os recursos mais básicos. Se seu intuito for só carregar os VSTs, esse dá conta do recado.
    > Performer - Esse é o mais completo. Além de carregar os VSTs, ele grava as performances, tem metrônomo, dispara samplers e por aí vai... (Mas esse é pago! hehe...)
    > Solo - (Não vou falar nada pois nunca usei e não quero falar idiotices...rs...)

    Já que você procura um "freeware basiquinho que dê pra usar tranquilamente", faça um teste no Cantabile Lite! Ele me serviu por muito tempo...atualmente migrei para o Cantabile Performer, que tem o mesmo layout, porém mais recursos...vale a pena!

    Vc o encontra aqui > > > http://www.cantabilesoftware.com/download/

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    POrque o Raper não deu muito certo?? ele roda tudo tranquilo, e o forum tem tudo sobre ele, basta dar uma procurada... (2)

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bem primeiro nos conte qual o teclado Roland que você tem?

    luizgfmarques
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: luizgfmarques
    · votar


    Desculpa a demora galera, tive que trocar o provedor da internet...
    Entao, eu tenho um Rolando Juno DI. Ja editei um piano que ficou idêntico ao original e etc... só que como eu era pianista, ainda to procurando saber sobre edição de timbres e etc... Daí eu queria aprender esse negócio de VST...

    O Reaper não dei muito certo por que eu não aprendi a mexer direito (consegui carregar um VST lá, só que depois tinha que configurar teclas e etc, achei meio complicadinho e nada versátil).

    Vou dar uma olhada no Cantabile que o freitas_silva indicou, depois dou um edit nesse post... De verdade, pela minha idade (16anos) eu me considero um músico entre intermediário e bom (comparando aos pianistas daqui da região)... mas em uma banda, ou você aprende a mexer com synths e efeitos, ou seu piano some :\

    Vocês estão me ajudando muito pessoal, muito obrigado (de verdade).

    ---------------------------------------------------------------------- --------------
    edit: AMEI o cantabile, era isso que eu tava procurando... agora só tem um último probleminha... como resolver o lag que existe? (os outros programas até que nao davam, ele tá dando um pequeno atrasozinho)...

    mark_valey
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    luizgfmarques

    O lag você resolve instalando o driver asio4all http://www.asio4all.com/ depois de instalado é só configurar sua DAW para utiliza-lo ao invés do driver da placa de som. Se ainda houver algum problema, tente ajustar o tamanho do buffer do asio4all.

    Com relação ao Reaper, acho que vc poderia dar mais uma chance ao software. Comecei a usar ele aqui com todos meus VSTs e achei extremamente simples, leve e prático (e nunca precisei configurar tecla alguma :P). Já tinha testado o cantabile mas achei o repaer mais completinho.

    Qualquer coisa, aqui tem um tutoria bacana para iniciantes no reaper. http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/256251/

    luizgfmarques
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ok, problema resolvido! Muitissimo obrigado a todo mundo que colaborou!
    Se alguem se habilitar a trocar umas idéias via msn, lg_tavinho@hotmail.com só adicionar lá! Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [duvida] Programas Notebook