Tutorial Reaper Usando Vsti - Ao Vivo

Autor Mensagem
PeterBull
Veterano
# mar/11 · Editado por: PeterBull


Olá pessoal do FCC...

Já suguei muito de vocês e hoje acordei meio altruísta e querendo retribuir tantas vezes que vocês me ajudaram, então criei este tópico em forma de tutorial aonde vou ajudar e mostrar as experiências que tenho utilizando Vsti ao vivo e como uso eles e de que maneira configuro.

Bem já digo de antemão que não sei de tudo, mas que uso esse processo em quase todas as minhas apresentações e nunca me deixou na mão.

Minha configuração e a seguinte:
• Controlador Cakewalk by Roland A-800 PRO
• Interface de Audio Cakewalk by Roland UA-25 EX
• Macbook White Unibody (Configuração Padrão)

Vou criar este TUTORIAL de uma maneira simples e abordando os passos que devemos fazer, incluirei fotos para ajudar o pessoal a se encontrar dentro do programa.

O programa que uso p/ controlar os vsts chama-se REAPER, ele é um DAW bem simples porem muito eficiente, no caso uso ele como um Vst Host, porem oferece funções a mais do que um Vst Host normal como no caso o FORTE ou outro qualquer. Você pode baixar ele na net ou no site oficial, ele é uma versão demo porem nunca expira (vai entender...hehe)

1. Instale o Reaper em seu computador
2. Segundo: Na versão do Mac ele vem com um aplicativo chamado Reamote que serve basicamente p/ scanear o computador e achar e sincronizar os VST e AU presentes no computador. Aconselho a instalar ele, pois existe vsts que depois de serem salvos em algum projeto, será necessário que seja feito o scaneamento antes de abrir o mesmo, senão pode ocorrer o problema do DAW não o encontrar.

http://img9.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

3. Abra o programa e clique na opção PREFERENCES

http://img856.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

4. Depois em DEVICE, aqui você vai escolher sua interface de Áudio sendo ela USB ou Onboard.

http://img690.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

5. Vá à opção MIDI DEVICES e escolha a opção de entrada de sinal Midi que no meu caso escolhi a do meu controlador.

http://img600.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

Você já configurou o necessário para a utilização de sua interface de áudio e de seu controlador agora criaremos as tracks que serviram de host p/ nossos Vsts.

1. Clique com o botão direito e selecione INSERT VIRTUAL INSTRUMENT ON NEW TRACK

http://img251.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

2. Escolha o Instrumento Virtual que deseja abrir, no caso escolhi o Kontakt Player 4, Ele ira abrir uma janela de FX a qual você controlará o VST. Toda vez q você quiser fazer uma alteração no vst e só clicar em FX que essa janela se abrirá.

http://img837.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/
http://img291.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

3. Clicando em cima do nome você pode renomear e colocar o nome que desejar.

http://img827.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

4. Agora você clicará com o botão direito e escolherá a opção SET ALL TRACKS TO AUTOMATIC RECORD-ARM, esta opção permitirá que somente a track selecionada esteja ativa, caso contrário se você tivesse com mais de uma track aberta sairia o som de todas ao mesmo tempo e ficaria uma bosta...hehe

http://img688.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/


Bom agora você já aprendeu a criar as tracks como host dos vst, agora vou ensinar como direcionar as tracks para um botão ou função do seu controlador, dessa maneira você não vai precisar pegar no notebook para mudar de timbre e etc, muito útil em apresentações ao vivo, Esse tipo de função chama-se MIDI LEARN é você ensinar o caminho MIDI para que seu controlar exerça uma função no DAW, no caso do REAPER, fazer isso e muito intuitivo e fácil, bom vamos a prática:

1. Vá à opção ACTION e depois em SHOW ACTION LIST aqui você vai à opção TRACK SELECT e depois em ADD ai e só você clicar no botão do controlar que deseja e ele vai direcionar sozinho, escolha e direcione as tracks que você deseja usar nesse caso vai facilitar, pois quando você clicar no botão do controlador vai mudar automaticamente de track.

http://img195.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/
http://img59.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

OBS: Nem todo controlador e igual e talvez não funcione assim no seu e precise ser configurado pelo endereçamento MIDI normal do controlador.

Bom agora e só fuçar e criar intimidade com o DAW garanto a vocês que uso freqüentemente esse processo ao vivo e nunca me deixou na mão, nunca deu pau no palco. Achei uma maravilha.
Vou agora dar umas dicas do que uso e como uso nas minhas apresentações:

Bem este e um de meus projetos que uso com mais freqüência:
http://img109.imageshack.us/i/capturadetela20110315s0.png/

Track 1 : Sampler Yamaha S90ES - Sampler formato Kontakt que me agradou muito e que e muito leve, uso outros de pianos mas esse tem um som que me agradou tanto no fone como no P.A ( Ele pode ser encontrado em um conjunto de sampler que chama-se JR SAMPLER)

Track 2 : Rhodes Mark I : Sampler formato Kontakt da linha SCARBEE, ate agora o melhor som de rhodes que toquei, me agradou bastante.

Track 3: Galaxy DX : Sampler do Yamaha formato Kontakt , consegui com um amigo meu, excelente. (Não sei aonde achar na net, esse do JR SAMPLER tem um tbm que da p/ quebrar um galhão)

Track 4: Hammond B4: Despensa comentários, o melhor e mais leve na minha opinião, gosto muito deste vst.

Track 5 : Arturia Minimoog V : Synth Brass muito bom similar aquele usado na musica JUMP etc, lembrando que este e um vst e possui outros timbres no caso uso esse synth brass o qual o nome é K.U_Moog

Track 6: Sanfona AKG : E um sampler de acordeon em formato kontakt de uma Gulliete ele e levinho e tem um som bem bacana.

Track 7 : Mojo Horn Section: E uma biblioteca para kontakt, e a melhor q já usei, pois atende minha necessidade plenamente. Tem uma mecânica fácil de configurar e articulações bem reais e de fácil manuseio.

Track 8: Soft Lead: E um timbre do vst PURITY, o único que achei que presta e gosto muito desse timbre, você pode achá-lo na opção Category: Lead Synth, o nome do timbre é Winter Whistle (Track 9 e 10 são saídas desse vst)

Track 11 : Session Strings: Biblioteca para kontakt de cordas de muita qualidade.

Track 12: Violino Solo: Sampler de violino do pacote do JR SAMPLER tem um som bem legal e boas articulações uso ele em algumas musicas p/ solo.

Track 13: Strings: E um Section Strings da Korg em formato Kontakt, uso p/ fazer cama e tal, diferente do Session Strings este possui um som mais encorpado posto que simula um conjunto de instrumentos de cordas.

Track 14: Um pad do vst Cakewalk Sound Center Necessito de um pad e esse cobre minhas necessidades, e simples e prático (Todo mundo necessita de um pad uma hora...hehe)
Bom uso vários outros vsts e sampler mais estes são os que uso com maior freqüência.


Temos que saber utilizar ao vivo sampler e vst que possuam uma boa resposta, pois latência e atraso em uma apresentação ao vivo, atrapalha seu desempenho. Por esta maneira existem coisas que uso p/ gravação, mas não uso ao vivo, pois tento otimizar meu equipamento e desta maneira tenho conseguido um som de qualidade e sem problemas na execução ao vivo.

Na configuração do meu controlador uso o seguinte:

Os pads direcionam as tracks e uso os botões multimídias p/ controlar as tracks de áudio, quando preciso disparar um loop ao algo do tipo.


Bom galera é isso espero q vocês tenham gostado e desculpe qualquer erro, minha intenção foi de ajudar, por que vocês sempre estiveram dispostos a me ajudar e queria retribuir de alguma maneira.

As fotos que coloquei são do meu Mac e talvez a versão PC seja um pouco diferente, mas já o usei e é praticamente a mesma coisa.

Bom meu equipamento pode ser diferente do seu e peço paciência se algo der errado, Talvez juntos possamos resolver.
Fico por aqui e bom proveito, pois garanto que você pode ser plenamente feliz usando esse procedimento ao vivo...hehe

Até Galera

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull

PARABÉNS CARA!!!!!!!!


Olha, a informação que veio na hora certa, sexta mesmo eu vou me apresentar com VSTs e vou experimentar desta vez usar esse REAPER, cara gostei dos endereçamentos das tracks, cara muito interessante, MERECE STICK!!!!!!

Valeu Mesmo!!!



Abraços

Rick Santos

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull
Realmente teu post é excelente cara! :D
Tomara que mais pessoas tenhas disposição para posts assim.

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


Rick Santos

Que bom q tenha te ajudado...
E testa mesmo vc com certeza vai gostar!


cesio137

Valeu cara!

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


Rick Santos

Depois de testar posta aqui como foi sua experiência...
Blz?

Abraço...

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/11
· votar


Podia rolar um com Reason via Rewire no Reaper ou no MainStage!

Apple for Life! :D

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull

Oks, pode deixar que eu posto!!!!




Abraços

Rick Santos

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull

Bom agora você já aprendeu a criar as tracks como host dos vst, agora vou ensinar como direcionar as tracks para um botão ou função do seu controlador,

isso é algo que eu procurava, mas sem muita paciência ... logo não consegui, agora show ... vou testar se funfa no meu TX! Valeus!
Esse topico merece ser fixo !!

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


ThyagoAmaral

Cara não trabalho com o reason, uso tbm o MainStage é uma boa opção p/ quem trabalha com Mac....

_BLACKMORE_

Cara vlw a força...
Testa ai...
Se funfar posta aqui o resultado!


Abraço Galera!

KLEBER_BAIANO
Veterano
# mar/11
· votar


Sou leigo no assunto, se possivel, gostaria que me enviasse um pequeno tutorial no reaper, para disparar efeitos em mp3, wav, etc. através do notebook em show ao vivo. Pois estou tentando e tá tocando todos os aqruivos de uma só vez. REAPER V3.75

klebinhodabahia2@hotmail.com

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/11
· votar


ThyagoAmaral
Rola um Tutorial inserindo timbres AU no MainStage ?

PeterBull
Veterano
# mar/11 · Editado por: PeterBull
· votar


KLEBER_BAIANO

Nesse caso quando vc usa mais de uma Track de Audio o jeito e vc escolher a opção SOLO o S que tem na track, desta maneira so vai sair som da track em solo.
Vc pode tbm escolher o MUTE em todas tracks menos na que vc quer q saia som so q a opção SOLO e bem mais prática.

ThyagoAmaral

Cara tenho q aprender um pouco mais do MainStage, ele é um programa um pouco mais complexo(muitas Funções)...hehe
Deixei de usar ele pq alguns AUI ele não reconhecia e já o reaper reconhece bem tanto os AU quantos os VST

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull
Tu curte os timbres do MainStage ?

Bom esse fds vou brincar com o Reaper e seu Tutorial...


Parabéns cara...

KLEBER_BAIANO
Veterano
# mar/11
· votar


REAPER
eu seleciono SET ALL TRACKS TO AUTOMATIC RECORD-ARM, mas quando insiro tracks com arquivos de audio, e mando tocar tocam todos de vez. (tem como associar a track a uma tecla do notebook para disparar automaticamente quando selecionado?)

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


KLEBER_BAIANO

Ja expliquei o que vc tem que fazer...Escolha a opção SOLO na track é o S que tem no canto direito, desse maneira ele vai mutar as outras tracks e so vai sair som da selecionada.

Para direcionar a tecla: Vc vai em show actions e selec track e escolhe a tecla do notebook que deseja q seja o atalho p/ track, para disparar e so apertar SPACE do teclado.

ThyagoAmaral

Cara são bem legais...Ele pode usar os plugins do Logic e do Garage Band tbm!

KLEBER_BAIANO
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull
Só não consegui associar a tecla do notebook, pode fazer um passo a passo bem detalhado.

1º PASSO: ESTOU INSERINDO TRACK E DENTRO DA TRACK INSERINDO MEDIA FILE (MP3)

Scoth_Pr
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull

Parabéns pelo tutorial...

Até ano passado eu estava usando um Macbook + CME UF8, e pretendo voltar a usar esse ano.

Me tire uma dúvida:

Esse exemplo que você deu é de um projeto.

Existe a possibilidade de criar vários PROJECTS TABS, onde cada TAB seria uma música no SET LIST, e em cada TAB dessa selecionar um comando MIDI para cada track?

Por exemplo:

TAB 1 (PRIMEIRA MÚSICA DO SET LIST)

Projeto com 2 tracks, uma de piando com o Kontakt e outra de órgão com o B4.

Pad 1 do controlador aciona a track 1 (PIANO) e PAD 2 do controlador aciona a track 2 (Órgão).

TAB 2 (SEGUNDA MÚSICA DO SET LIST

Projeto com 4 tracks: Piano (Reason), órgão (B4), Strings (Kontakt) e synth (Arturia).

Pad 1 controla track 1 (Reason), Pad 2 controla track 2(órgão) etc....





É possível configurar assim?

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


Vamos lá aos esclarecimentos...

KLEBER_BAIANO

1º Vc vai ir na opção Actions e depois em Show Actions List (ou apertar a tecla de atalho ? que vai direto)

2º Lá em Filter: Vc vai escrever SELECT TRACK: e ir em add apertar o teclado do teclado que deseja configurar como atalho, no caso escolher a tecla Numerica 1 e ir em ok, Faça isso com as outras tracks que deseja usar!

Pronto...
Mandei um print sreen p/ seu e-mail mostrando como é caso tenha dificuldade...

A parte de escolher a opção SOLO vc entendeu né?
Deu certo?

Scoth_Pr

Bom deixa eu ver se entendi:

Você quer criar um project tab para cada musica, cada um com tracks com timbres diferente, correto?

Quando vc direcionar o controlar p/ controlar a mudança das tracks, se vc mudar no project tab 1 não ira mudar no 2, Mesmo o comando sendo o mesmo, so vai interferir no project tab aberto.

Vc tbm vai poder direcionar um comando p/ mudança de Projects Tab, so que nesse caso so vai poder direcionar p/ NEXT project tab(Proxima) e Previous (Anterior), não tem a opção de selecionar tipo Project tab 6, tem q ir de um em um....

É isso mesmo que queria saber?

Abração Galera...

Scoth_Pr
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull

É isso mesmo que eu queria saber, obrigado.

Eu usava o Main Stage 2 como HOST VST, mas to vendo que o Reaper possui muito mais funções para quem usa VST ao vivo.

Uma outra dúvida:

Se eu uso, por exemplo, o Kontakt com o Scarbee Mark 1 na TAB2 e na TAB 6 (por exemplo)... preciso carregar ele 2 vezes? Ou dá pra usar o mesmo em diferentes TAB's?

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


Scoth_Pr

Cara da sim...

A maioria das minhas tracks são com o kontakt carregando algum sampler!

Da sim sem problemas!

Abraço...

Gepeto
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull

oi

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


Gepeto

Oi?

rsrs... Alguma Duvida?

Abraço

KLEBER_BAIANO
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull

Disparo de Efeitos

Quer dizer que tenho que habilitar SOLO (S) da track que quero disparar, e desabilitar o SOLO (S) das outras Tracks? se for isso fica complicado tocar ao vivo. correto?

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


KLEBER_BAIANO

Isso vc so vai habilitar solo na na track q vc quer disparar!

Complica tocar ao vivo como?

Me explica como vc quer usar essas musicas?
E p/ disparar tipo como loops?

Pq esse tutorial que fiz e p/ timbres, vsti que ficam no FX da track, por isso quando vc escolhe SET ALL TRACKS TO AUTOMATIC RECORD-ARM não precisa colocar a opção SOLO, so precisa dessa opção no caso de ter audio ou MEDI FILE na track!

KLEBER_BAIANO
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull
É o seguinte quero inserir arquivos de audio em mp3 (efeitos sonoros) em tracks e quando estiver tocando ao vivo, quero selecionar e disparar o arquivo que está na track. só isso! mas só quero que toque a track selecionada. por ex. se eu tiver 5 tracks e quero disparar a track 3, eu tenho que marcar o S da track 3 e desmarcar o S das outras tracks, é assim? se for assim é complicado, se tiver uma forma de fazer isso com praticidade, conto sua ajuda. obg.

Scoth_Pr
Veterano
# mar/11
· votar


KLEBER_BAIANO

Cara, bem que você poderia fazer um vídeo tutorial de como montar isso tudo. Seria legal também se explicasse como fazer várias TAB's pra organizar por música.

Quando tiver tempo, e se quiser também né, claro.

Abs

Edson Caetano
Veterano
# mar/11
· votar


PeterBull
Abandonou o Nuendo então . . .

Cara muito bom, o tuto, melhor ainda porque ainda é controlado pelo A-pro, cara fiquei viciado nele

Muito legal, agora vou instalar novamente o reaper e comparar com os meus outros hosts e te encher de pergunta hehe

Até mais

tiagoalvez2010
Veterano
# mar/11
· votar


Olá pessoal, comecei a usar o Reaper depois de ler este tópico e estou gostando muito, já usei o Forte e recentemente o Cantabile que tem muitos recursos mas pelo menos no meu caso dá pau de vez em quando. Gostaria de saber como fazer transposição no Reaper pois toco 1 tom abaixo devido a afinação das guitarras em minha banda ... aguardo

PeterBull
Veterano
# mar/11
· votar


KLEBER_BAIANO

Agora sim intendi o que vc quer!
Vc so seleciona SOLO na track q quer q saio o som....

Mas vou te ensinar de uma maneira mais facil:

Primeiro de tudo vc vai mudar as tracks no teclado do notebook né?
Tipo: Track 01 - Numerico 01
Track 02 - Numerico 02

Vc vai fazer o seguinte

Crie as tracks e add os MP3 e etc...

Depois vá em show action e em Filter e escreva SELECT TRACK e crie os atalhos em add e depois clica a tecla que deseja!
Ainda em show action vc vai em Filter e escreva agora UNSOLO e escolha a opçáo Solo/Unsolo Tracks e va em add e selecione uma tecla do teclado para solar a track neste caso escolhi a letra R

Agora vc vai fazer assim...

Quando vc escolher a track depois vc vai apertar a tecla q escolheu de atalho p/ o UNSOLO, assim vc vai solar so a track q usa e vai precisar apertar so 2 botões!

Espero q de certo ai e vc consiga o q quer!


Scoth_Pr

Deixa sobrar um tempinho q vou criar algo...
To sem camera tbm...
Mas num futuro vou fazer sim p/ ajudar a galera!


Edson Caetano

Abondonei nao e q to usando ao vivo um Macbook, ainda uso o Nuendo mas so p/ gravações, p/ controlar vsti ele nao me agrada!

Cara testa lá!
Qualquer coisa estamos ai p/ ajudar


tiagoalvez2010

Cara pelo propio Reaper eu num sei...=/

Sei de transpose via MIDI e existe plugins para isso na net, procura lá, vou ver se descubro algo aki, qualquer coisa posto...Blz?

Abraço Galera!

Edson Caetano
Veterano
# mar/11
· votar


tiagoalvez2010
Sem ser mala, j'a sendo, n~ao seria melhor, aprender transpor na ra'ca... usar este tipo de recurso vicia, e o m'usico fica pregui'coso

nunca vi isso em nenhuma DAW, mesmo porque n~ao procurei, mas o Reaper n~ao deve ter

Agradeca estas falhas, s'o faz bem ao m'usico

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial Reaper Usando Vsti - Ao Vivo