improvisando no teclado ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: bilico


    oi

    eu sei improvisar musicas afinadissimas do zero no teclado mas tenho umas duvidas que se voces souberem responder irão ajudar no meu aprendizado,segue as duvidas :


    é normal ocorrer quando se tenta improvisar uma musica do zero , muitas vezes a musica sair afinadissima mas não do gosto do improvisador ?

    é normal existir timbres que não é muito a praia do tecladista fazendo assim o improvisador achar que a musica não é boa apesar de estar afinadissima ?


    valeu

    Artref
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Err....eu num entendi o que ele falô...

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é normal ocorrer quando se tenta improvisar uma musica do zero , muitas vezes a musica sair afinadissima mas não do gosto do improvisador ?

    sou guitarrista mas também enfrentei esse problema quando comecei a improvisar... a gente fica acostumado a solos e arranjos profissionais de músicos famosos e por mais que os nossos estejam afinados e no tom certo, a gente acha fraco. Só improvisando pra melhorar e adequar ao nosso "paladar".

    Uma coisa que eu faço é pensar numa melodia ou numa sequencia de notas qualquer, que acho que combine com alguma música, e depois pegar o instrumento e tirar! ajuda muito e melhora a percepção e o repertório de licks e riffs..

    Recentemente gravaram um vídeo meu tocando violão, eu e um amigo. Ele ficou na base e eu comecei a solar em cima, mas não achei nada, só solei. Quando fui ver o vídeo depois fiquei orgulhoso, foi um bom solo hahaha

    (claro que arranjos de pianos podem ser muito mais complexos que solos de guitarra, mas fica aí o depoimento)

    abraços!

    nebdownloads
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cada um tem que ter seu estilo de tocar, nisso prezo muito na questão de escolher bem seu estilo.

    Depois ter segurança do que vai fazer. Botar em prática. Essencial é fazer aquilo que você aprende a improvisar no seu estilo com seu geito e gosto.

    Improvisar em cima daquilo que é real e concreto bem treinado com segurança.
    Repetir várias vezes que voce vai viciar sua mente e poder tocar improvisando em qualquer música.

    Isso só é com treino amigo.

    Passei por isso também.

    Gus79
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Como assim, improvisar música do Zero?

    Tá falando improvisar música do NX Zero, é isso?

    Se for, eu não posso te ajudar, não sou emo e nunca ouvi nada deles.

    bilico
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: bilico
    · votar


    Gus79


    fazer musica do zero improvisando

    criar musica em tempo real

    Gus79
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    rsrsrs eu entendi, só estava zoando! ;)

    Artref
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Como assim "sair afinadíssima"? É algum termo do meio jazzistico isso para designar uma boa improvisação? Porque literalmente não tem nada a ver, já que teclado não desafina...ou você faz as notas que se encaixam na harmonia, seguindo os estudos de improvisação, ou você erra...como assim "desafinar"? Elucidem-me, rs.

    bilico
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Artref


    modo de dizer

    NillMaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu também não entendi a questão de sair afinadíssima e do zero.. mas enfim.. cara... já ouviu falar no seguinte ditado: "A grama do vizinho é sempre mais bonita que a sua"?

    Então.. geralmente.. muitas pessoas não gostam de suas próprias coisas... então.. pergunte pra algumas pessoas avaliarem.. e taw.. pra você ter uma idéias mais ampla!! ;)

    dgsoul
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    poste um video!

    Darlan Felix
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    NillMaker

    É verdade, acho que já perdi muitas composições legais por achar ridiculo... rs

    NillMaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Darlan Felix
    Sou assim cara! Minha maior qualidade: Paciência.... mas meu maior defeito : Perfeccionista ( ao extrema mega blaster hipper Korg Oasys!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    Mas sou assim não com as pessoas, mas com as minhas próprias coisas! Estou tentando mudar isso em mim ! =/

    bilico
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: bilico
    · votar


    NillMaker

    uma coisa que eu notei :

    quando eu escolho e edito o timbre detalhadamente a musica sai tão boa ou até mais perfeita que a grama do vizinho

    isso acontece com voces tambem ?

    parece que tanto o genero da musica quanto o timbre interferem na qualidade da musica criada desde o zero com improviso.

    e isso limita o artista,só um pouco,ja que temos que desconsiderar alguns generos e intrumentos para que o criador de musica atravez do improviso tenha 100% de perfeição.

    até

    Darlan Felix
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    NillMaker

    Eu também sou assim ! hehehe

    NillMaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bilico

    Sim é verdade! Mas essa é a diversão / ou responsabilidade / ou tudo.. kkkkkk de um tecladista!

    Para uma música mais perfeita, é necessário um estudo dos timbres dela, uma melhora nos que voce vai usar... cada estilo combina ou se sai melhor com determinado instrumento, que pos sua vez, deve ser tocado de forma correta ( por exemplo, não se toca um piano IGUAL tocamos um E.piano... ).. Isso tudo junto.... faz uma boa música... ;)

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    cada estilo combina ou se sai melhor com determinado instrumento, que pos sua vez, deve ser tocado de forma correta

    eu discordo de certa forma eu já ouvi tocarem música japonesa a heavy metal do iron maiden em viola caipira, claro q naum saiu o msmo q se fosse uma guitarra distorcida.... e tbm já ouvi tocarem a 9ª sinfonia de Beethowen em ritmo de funk (msmo q ficou um "lixo" na minha opinião) e até múicas romanticas (my herat wil to go on) virarem um trance de 37minutos

    dgsoul
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ismah

    Mas isto não se aplica ao exemplo exposto aqui.

    NillMaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ismah

    Claro que sempre vão haver as exceções! O que eu quis dizer é, que pro negócio sair legal, você precisar ter um domínio sobre aquilo que está fazendo.

    Digo isso, porque conheci tecladista que tinha uma domínio INCRÍVEL sobre timbres de pianos e até e.pianos... manjava muito... mas quando precisar usar um órgão, ou strings, tocava do mesmo jeito que os pianos... e soava feio demais... isso não era minha opinião mas de todo mundo que se encontrava no lugar... tanto é, que, em algumas músicas que ficariam INCRÍVEIS com órgão, o tecladista sabendo da sua carência nos órgãos, tocava no pianão mesmo!

    Foi isso que eu quis dizer ;)

    Pajé
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Pajé
    · votar


    não entendi a proposta do bilico; cara, afinado o teclado sempre é -quer dizer, tirando aquele ck 110 da cassius -; afinado dentro do campo harmônico ele quiz dizer?

    bilico
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pajé


    é só para saber o que um compositor pode esperar de seu improviso (quanto a qualidade )ao criar uma musica

    tiago scott
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bilico

    Com certeza quanto mais se estuda mais apurado você fica, tanto na parte de criação, arranjo, harmonização e por fim a improvisação. Mas só para deixar uma ressalva, improvisação não é apenas jogar notas, ou gravar um solo, quando você realmente estuda a fundoo improviso compreende que há uma gama muito ampla e complexa para se estudar, entender e se aplicar (Isso de quem tem como base os improvisos de Jazz, Blues, musica Latina etc.)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a improvisando no teclado ?