improvisando em modos gregos

    Autor Mensagem
    ashleybruno
    Veterano
    # mai/08


    Olá galera!!! Este assunto já é muito velho aqui no forum, mas sou novo aqui e ainda tenho algumas duvidas!!
    Vcs poderiam me ajudar a diferença de alguns modos e como aplicálos numa determinada musica??
    Eu conheço os modos mas não sei como improvisar em cima deles.
    Se vcs poderem me ajudar com algumas dicas, sites, video-aula... ficaria agradecido!!
    Abraços !!! espero resposta!!

    Bob Marques
    Veterano
    # set/08
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    Muitos músicos se matam em decorar todos os shapes dos modos gregos, sem saber que nada disso é preciso. Para isso devemos ter em mente algumas definições, são elas:

    Escala Maior Natural
    Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos

    T T ST T T T ST


    Os modos eles também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST)
    Devemos saber também que a seqüência dos modos é:

    Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio


    Agora vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos intervalos:

    Assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Agora vamos a uma simulação:

    Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?

    Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jônico

    Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré

    Jônico
    T
    Dórico====Ré
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jônico

    Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó

    Jônico===Dó
    T
    Dórico====Ré
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!


    Outra questão:

    Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?

    Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio====Dó
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol
    Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La
    Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol
    Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa

    Assim fica:

    Jônico=====Fa
    T
    Dórico====Sol
    T
    Frigio==La
    ST
    Lídio===Si bemol
    T
    Mixolidio====Dó
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST

    Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!


    Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!

    Flw

    DannyLima
    Membro Novato
    # jul/18 · Editado por: DannyLima
    · votar


    decorar os shapes não vai adiantar nada;tem que analisar sobre qual base está sendo tocada a melodia, por exemplo :
    Para obter uma sonoridade G jônio basta solar a escala maior de G sobre uma base em G;para A dórico, toque a escala de G maior sobre uma base em Am;para B frígio, escala de G maior sobre Bm; para C lídio, escala de G maior sobre uma base em Cmaj7; D mixo, escala de G maior sobre D7; E éolio é a própria escala menor de E e para F# lócrio, basta solar a escala de G maior sobre uma base em F#m7(b5).
    Espero ter ajudado.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/18
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    DannyLima

    É importante perceber a posição dos semitons dentro de cada modo, mesmo que seja uma mesma escala sobre os diferentes graus do campo harmônico.

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