Problemas em tirar música por cifras

    Autor Mensagem
    HauWill
    Veterano
    # jan/11


    olá eu to com um problema pra conseguir tirar uma musica pelas cifras, mesmo vendo alguns video-aulas etc continuo meio perdido pra toca-las, com os videos que ensinam tecla a tecla eu consigo acompanhar sem problemas ja com as cifras é um pouco diferente.
    por exemplo:

    Nemo-Nightwish

    cifra:
    intro: D5 D5 F5 C5

    video:
    http://www.youtube.com/watch?v=WKt77TRhozc

    ja tentei toca-los de diversas formas ( tocando D,D,F,C / tocando todas as notas das imagens etc), nao consigo nem me aproximar da musica

    já pelo videozinho nao tive problemas, enfim nao sei se realmente nao sei ler as cifras, ou se nao soube toca-las por isso venho pedir ajuda

    desde ja grato

    Will

    Ismah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    não entendi ao certo o q vc quis dizer

    me parece q vc está com dificuldades em tocar igual a música original. isso pode se dar por diversos motivos:

    → tom diferente
    → timbre diferente
    → acorde errado

    Darlan Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    HauWill
    Leia sobre teoria musical! Não fique só no instrumento, se dedique um pouco a teoria !

    HauWill
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ismah
    é isso^^, na verdade eu nao consegui ver a intro de nemo inteira (19 notas eu acho né?) em 4 acordes, acho q nao sei interpretar os acordes.

    Darlan Felix
    blz vou procurar mais sobre, tem alguma apostila ou videos que vc recomende?

    Gus79
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cifras servem para saber qual é o tom da harmonia, mas não servem para tocar fraseados ou solos.

    Acho que a sua dúvida é sobre isso.

    HauWill
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gus79
    umm ou seja so com a cifra nao vou conseguir tirar a musica, isso?

    Gus79
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Você tira a evolução dos "acordes", mas não tira as frases. É isso.

    Para tirar as frases a partir das cifras, só de ouvido mesmo. Mas saber o "acorde" certo já ajuda muito.

    De outro jeito, só lendo pentagrama mesmo.

    HauWill
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gus79
    umm entao agora entendi, derrepente tudo faz sentido asuehausehae
    entao nao tem nenhuma outra forma sem ser o pentagrama né?

    NillMaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    HauWill

    Músicas de heavy metal não são tocadas SÒ nos acordes ( tipo, D5, C).. sempre vai valtar alguma coisa... digo isso por experiência própria... precisa de mais dinâmica... combinação da melodia, escolha de timbres.... não é um estilo "simples" pra tecladista tocar...

    Oriento você a pegar umas músicas mais fáceis.. que sejam mais explicitas.. tipo , um piano que aparece mais, um órgão..., pra você aprender e pegar o jeito com as cifras..

    Depois, você volta no Night.

    HauWill
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    NillMaker

    umm entao alguma musicas mais "simples" seriam possiveis de tocar so nos acordes?

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar



    NillMaker

    umm entao alguma musicas mais "simples" seriam possiveis de tocar so nos acordes?


    afinal o q vc quer tocar??? pra vc ficar só nas cifras, vc pode fazer "uma brincadeira" na mão esquerda com base nos acordes veja um vídeo com exemplo

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    para complementar:

    alvorada voraz - RPM

    um violão (q fica mto maneiro num "brite piano") faz um solo base

    acorde-----solo
    Dm----------DADFED
    C------------CGCEDC
    Am----------AEACBA

    espero q tenha entendido meu esquema sem ser no "pentagrama" (desculpe mas eu ri do pentagrama)

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pentagrama, pauta, ou partitura são formas de se escrever a mesma coisa, porém é tão raro ver a escrita pentagrama que soa estranho. Mas está correto.

    NillMaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    HauWill

    Exatamente.... o segredo é começar do começo... não queira correr sem antes aprender a andar... se for o caso, pra já "começar tocando", aprenda uns acordes, toque algumas músicas que use-os..
    Depois que você se sentir mais seguro, estude umas escalas maiores e menores.... pra você poder deixar a música mais cheia... e por aí vai..... ;)

    Mr Madruga
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Nem sempre as notas da frase vai estar no acorde também...

    LéoTecla
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: LéoTecla
    · votar


    Pentagrama = as cinco linhas paralelas que compõem a partitura.

    Pauta = é o nome do conjunto de linhas utilizado para escrever as notas musicais de uma partitura

    Partitura = é uma representação escrita de música padronizada


    __________________

    Pauta era mais comum quando se usava apenas uma linha para a escrita da musica, como se adotou as cinco linha daí passou-se a usar o nome "PentaGrama".

    Pentagrama e Pauta parecem ser a mesma coisa

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar



    Pauta era mais comum quando se usava apenas uma linha para a escrita da musica, como se adotou as cinco linha daí passou-se a usar o nome "PentaGrama".


    discutindo um pouco:

    pentagrama na minha convicção e religião (wicca) é uma estrela de cinco pontas sei q não está errado mas na hora eu imaginei uma estrela e fiquei imaginando como escrever uma música naquela bendita estrela

    o termo que eu usaria seria penta pauta ou partitura

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas em tirar música por cifras