Cifras: Como tocar com cifras no teclado?

    Autor Mensagem
    CaMiLaH
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: CaMiLaH


    Eu toco teclado, sei algumas músicas (aprendo por tutoriais no youtube), sei até quais as notas formam os acordes, portanto consigo ler cifras. Porém não consigo utilizar as cifras. Tento tocar e até dedilhar com as notas q são indicadas, mas nunca dá certo. Vou madar um link de uma música cifrada q eu já sei tocar, e assim vcs entenderão minha dúvida melhor: http://www.cifraclub.com.br/green-day/boulevard-of-broken-dreams/
    Agora informarei o q não entendo:
    Vou pegar a Primeira parte da música:

    Fm Ab
    I walk a lonely road
    Eb Bb Fm
    The only one I that have ever known


    Muito bem. Agora, vou falar só as notas da mão direita pq as da esquerda é só repetir no ritmo da música com acordes abertos justamente correspondentes a cifra (ou seja, eu entendo o q se deve fazer com a mão esquerda a partir da cifra, porém só o q se fax com a mão esquerda, nada da direita):

    Mão direita:
    F F G Ab Eb C Bb Ab Bb Ab Bb C Bb Ab F

    Essas notas correspondem a primeira parte da música q eu escrevi lá em cima.
    Eu sei as notas corretas por causa do tutorial em vídeo no youtube.
    Vcs podem me explicar pq tem notas a mais do q as indicadas na cifra, e como saber quais notas devo adicionar no dedilhado da mão direita, para q eu possa aprender mais músicas pelas cifras?
    Obrigada.

    PS: Se já tiver um tópico relacionado, por favor me avisem.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    se eu entendi direito você está tocando a melodia com a mão direita certo?

    conceitos musicais

    Harmonia: notas tocadas ao mesmo tempo ou seja os acordes ( cifras )
    Melodia: notas tocadas uma de cada vez

    São coisas que trabalham junto.

    A melodia, que você toca com a mão direta, deriva da escala e você toca basicamente uma nota para cada silaba.
    As notas, em quantidade, independem de quantas notas existem na harmonia (que você toca com a mão esquerda)
    Então uma boa dica e treinar escala e não só conhecer músicas e já que você usa o youtube procura as escalas e como usar os dedos corretos e siga essa sequencia de escalas maiores
    C G D A E B F#
    F Bb Eb Ab Db

    CaMiLaH
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: CaMiLaH
    · votar


    Obrigada pela atenção Gugu tecladista.
    Na verdade eu toco com as duas mão (mas somente quando eu vejo tutoriais e sei q hora devo usar cada mão e/ou as duas juntas). Com o q vc disse sobre os acordes, a mão esquerda e a direita, pude concluir q meu pensameto quanto ao uso da cifra estava basicamete certo. Porém eu ñ consigo compreender q notas tocar com a mão direita (eu entendo o q deve ser tocado com a esquerda pelas cifras, mas fico confusa quanto as notas q devo tocar com a mão direita e o tempo exato que devo tocar a próxima nota da direita, consequentemente não compreendo quando devo passar para outro acorde ou quantas vezes devo repetir o mesmo enquanto mudo apenas o dedilhado com a mão direita), como faço com uma cifra tipo aquela q mostrei na primeira postagem, para saber o tempo e a nota correspondente a mão direita?
    Por exemplo:

    Mão esquerda:

    Fm Ab
    I walk a lonely road
    Eb Bb Fm
    The only one I that have ever known



    Mão direita:

    F F G Ab Eb C Bb Ab Bb Ab Bb C Bb Ab F


    Por quê devo tocar com a mão direita a nota F duas vezes, depois G enquanto toco com a mão esqueda o acorde Fm ou simplesmente um acorde aberto (do F# da oitava anterior ao F# da proxima oitava), depois Ab, Eb e C com a mão direita enquanto faço o acorde de Ab com a mão esquerda e assim por diante com os outros acordes até o fim da música?

    Gugu tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Em primeiro lugar, na minha concepção, não existe a nota F nem a nota G assim por diante e sim fa e sol, a cifras são usadas para acordes e não para notas.
    A melodia( mão direita ) como disse antes serve para executar as notas q o cantor faz quando está cantando mais ou menos uma nota por sílaba então tem varias notas mesmo não é obrigatório tocar apenas a nota correspondente ao acorde e sim dentro da escala. No caso da musica que você falou( a propósito é F#m e não Fm ) as notas da melodia corresponde a escala de Ab ou seja as notas la bemol, si bemol, do re bemol, mi bemol, fa, sol.

    Regadas
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Olá CaMiLaH,

    Também sou novato nisso.
    Até pouco tempo atrás, achava que a única forma de tocar um teclado era harmonia (acordes) na mão esquerda e melodia (dedilhado) na mão direita.

    Aí descobri que existe uma outra maneira que formar os acordes nas duas mãos formando a base harmonica e acompanhando a base melódica realizada por outros instrumentos e/ou vocal.

    Qual é a forma que vc está tocando essa música? Entendo que essa cifra do jeito que se apresenta (letra da música e símbolos das cifras em determinados pontos) se aplica a forma em que vc acompanha a base melódica realizada por outro instrumento/cantor.

    Para tocar essa música utilizando mão esquerda na construção do arcorde e na mão direita o dedilhado (as notas musicais tocadas sequencialmente), o melhor auxílio seria uma partitura onde você pudesse ler essas notas musicais numa clave de Sol.

    Provavelmente, seja até bobagem o que escrevi acima. Sou mesmo muito novo nisso e totalmente auto-didata. Então, não leve muito a sério isso. Espere alguém mais embasado opiniar sobre isso. Não será surpresa um outro colega corrigir isso. NA verdade, ficarei até agradecido por isso.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Regadas

    Vc ñ está errado. É sim uma boa maneira de tocar, executar a harmonia com as duas mãos, só acho que uma partitura seria muito para quem só toca por tutoriais.
    Nessas horas a criatividade também ajuda, as vezes copiar alguém nem sempre é o certo se fazer.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    CaMiLaH

    Voce tem que treinar sequencia harmonica de acordes.

    Começe por isso:

    C G C7 F C Em Am Dm G C

    D A D7 G D F#m Bm Em A D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cifras: Como tocar com cifras no teclado?