Não consigo entender as Cifras do CifraClub. Como tocar as Cifras no Teclado?

Autor Mensagem
LeoMusic
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: LeoMusic


Sou Trompetista há 2 anos, toco em uma orquestra e para isso aprendi a ler Partituras... Também toco um pouco de teclado, porém lendo as partituras da Orquestra... Até aí, nada de ruim.
Mas o problema acontece, quando vou tocar usando Cifras, sei ler, porém não entendo as cifras do Cifra Club e não consigo tocar elas no teclado... O que devo tocar com a mão esquerda e com a mão direita?

Exemplo para explicação:
Eu Corro Para Ti

Tom: F
Intro 2x: F C/E Dm Bb

Como saberei quando passar de um acorde para o outro? O que toco com a mão esquerda? O que toco com a mão direita? Na introdução são tocadas notas umas após as outras ou três de uma vez só? Qual a duração das notas?

Desculpa qualquer coisa, é que sou novato, acabei de fazer o cadastro no site! ;)

sandroguiraldo
Veterano
# jul/15
· votar


LeoMusic

Fala mano. Algumas considerações:

1 - Instrumentistas de sopro, lendo partituras, estão tocando melodias, ou seja, uma sequência de notas, intercaladas. Quando você toca um violão ou um teclado, precisa fazer harmonias (pode tocar melodias também), ou seja, você vai formar ACORDES com os graus das escalas.

2 - Não sou tecladista, mas... o acorde da mão esquerda deve ser o mesmo da mão direita... eu acho...
Ou seja, se está fazendo um acorde de C maior por exemplo, que são as notas C, E e G tocadas juntas ou arpejadas, fará a mesma coisa na outra mão, porém numa oitava diferente. Conheço tecladistas que na mão esquerda só fazem a nota principal, no nosso caso, seria um C.

3 - Quanto a hora de mudar as notas, você terá que ouvir a música e tentar perceber a mudança dos acordes, com um pouco de prática vai conseguir, aconselho primeiramente prestar atenção nos baixos.