relativa da subdominante?

Autor Mensagem
MICHELETECLADO
Veterano
# set/10


EU TENHO UMA APOSTILA AQUI QUE SÓ FALA ISSO:
Tônica : C - 1o Grau
Sub Dominante : F - 4o Grau
Dominante : G - 5o Grau
Relativa da Tônica: Am - 6o Grau
Relativa da Sub Dominante: Dm - 2o Grau
Relativa da Dominante: Em - 3o Grau

EU JÁ SEI DISCERNIR O "SOM" DA DOMINANTE, DA TÔNICA E DA SUBDOMINANTE NAS MUSICAS EU CONSIGO IMPROVISAR COM ESSES TRÊS GRAUS TIPO EU SEI IMPROVISAR EM C QUE SERIA:
C(TÔNICA)
F(SUBDOMINANTE)
G(DOMINANTE)
EM G: QUE SERIA G(TONICA) C(SUBDOMINANTE) D(DOMINANTE)

A MINHA PERGUNTA É SOBRE OS GRAUS MENORES DO CAMPO HARMONICO QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER QUANDO COLOCA-LOS NA MUSICA PQ EU SEI QUE A TONICA É COMO SE FOSSE UM "REPOUSO" A SUBDOMINANTE(MENOS INSTAVEL OU MENOS TENSÃO QUE A TONICA) E DOMINANTE(INSTÁVEL OU TENSÃO)
MAIS OS GRAUS MENORES QUE É SUPERTÔNICA OU RELATIVA DA SUBDOMINANTE....
EU NÃO ENTENDO SERIA A MESMA FUNÇÃO?É QUE FICA ESTRANHO NA MUSICA TIPO QUANDO EU TROCO O C POR Am ou o G POR Em.
se são graus relativos por que não tem nada ver com os seus relativos? eu entendo relativo como substituto é isso?

Osvaldojr
Veterano
# set/10
· votar


Na verdade depende de onde vc vai começar a escala. Se vc começar por uma relativa, tipo sexto grau ( Am ), não ha problema algum, só vai mudar o efeito da escala em sonoridade apenas. Mas vale tudo, vc improvisar numa escala frigia ( Em ) que é o terceiro grau da escala, ou começar a escala no modo locrio ( b meio diminuto ). Os nomes são apenas referências. Pode-se começar o improviso em qualquer grau da escala, em qualquer modo....Agora em relação à harmonia, os acordes, tem que ser seguidos e respeitados a sequência harmônica da música em questão, Se é C maior é do maior, se é F maior é fa maior....
Nada impede de improvisar em cima da Sub-dominante de C ( Fa ), usar a escala de Dm, ré menor, que acaba sendo relativa de C...e assim vai...
Agora, se vc substituir os acordes já é outra coisa, a harmonia muda, vai depender da estrutura harmônica da música em questão...Você substituir o C por Am dá outro "feeling", mas tonalmente falando estamos no mesmo campo de C, por exemplo....

marcusVinicius
Veterano
# set/10
· votar


MICHELETECLADO
Uma coisa importante: pára de estudar um pouquinho e escuta mais!!

Não, relativo não é substituto, são acordes diferentes e assim devem ser tratados. Algumas vezes a melodia da música aceita a troca da nota pela sua relativa, mas cuidado: dependendo do arranjo pode ficar estranho. Se a música não é sua, segue as cifras/partitura que é sempre melhor. Se é composição própria, verifica o que fica mais interessante conforme a melodia.

Agora... esses nomes - peço perdão àqueles que gostam de nomenclaturas - servem para muito pouco!!

O amigo Osvaldojr escreveu:
Agora em relação à harmonia, os acordes, tem que ser seguidos e respeitados a sequência harmônica da música em questão, Se é C maior é do maior, se é F maior é fa maior....

Confesso que tenho muita dificuldade em acreditar nisso, me parece como colocar arte na jaula...

Pega músicas que você gosta, olha as cifras no cifraclub e põe para tocar lendo a cifra... não adianta saber esse monte de coisa e não identificar as nuances da música. Pega algo simples e escuta, identifica as notas... começou em C... fez o F, caiu no Dm... pulou para Am... opa, a nota era menor ficou maior... que massa, fugiu da teoria? Sabe, tentar criar um pouco de sentimento.

Primeira coisa a fazer: escutar músicas simples e entender onde estão as trocas de acordes (antes de ver a cifra).

Edson Caetano
Veterano
# set/10
· votar


MICHELETECLADO
Cuidado que a apostila pode estar muito avançada para o seu nível, acaba mais complicando do que ajudando, e pelo que eu me lembre começou a pouco tempo no instrumento e não tem professor (me corrija se estiver equivocado) e já está lendo livro de harmonia

Fui encarar um chediak muito depois de já tocar muita coisa, este papo de dominantes, bla, bla, bla, é muito mais importante para compositores do que para interpretes, no final se complementam, mas cada coisa no seu devido tempo

Quem é o autor da sua apostila...

MICHELETECLADO
Veterano
# set/10
· votar


eu estudo harmonia pq eu toco na igreja e tenho que improvisar sempre. tem algum jeito de improvisar sem estudar dominantes bla bla blá?(se tiver me de dicas,obrigada.)
esse foi o jeito mais fácil que achei para improvisar pq identifico bem os sons dos graus no campo harmonico
o problema é que eu não posso consultar cifras na internet na hora que começam a cantar aqueles corinhos eu improviso fica legal mais a harmonia muito"pobre" pq só uso o 1°,4° e 5°graus
QUANTO A QUESTÃO DA AULA ,EDSON CAETANO

EU COMECEI TEM 2MESES MAIS MEU PROFESSOR DISSE QUE TENHO O "DOM"
ELE ESTÁ ME PASSANDO ALGUMAS MUSICAS CIFRADAS E EU TOCO NA OUTRA AULA AÍ ELE VAI ME ENSINANDO CAMPO HARMÔNICO A PARTIR DAS MUSICAS MAIS ISSO PRA MIM NÃO QUER DIZER NADA PQ TOCAR POR CIFRAS QUALQUER UM TOCA

marcusVinicius
Veterano
# set/10 · Editado por: marcusVinicius
· votar


MICHELETECLADO
Quando você escreve "mais" quer dizer "mas"? Porque está quase tudo em maiúsculo? Está gritando com a gente?

Edson Caetano
Veterano
# set/10
· votar


Olha Michele

Eu não estou te desmerecendo, só estou tentando ajudar

O começo é díficil mesmo, a gente já quer ir muito mais adiante, mas o caminho é mesmo bem tortuoso hehe, com paciencia se vai longe, o anseio muito grande imediato pode frustrar o músico

- Cifras qualquer um toca... cuidado com estas generalizações, tenho cifras em casa que dá até calafrio de ver, grau de dificuldade bem insano, se você me falar que triades básicas qualquer um arranha aí eu concordo, mas vamos muito alem disso

- Na minha formação, achava mais interessante saber ler a partitura, notas na pauta, e não as cifras como você achou, perceber o tom da música, executar ouvindo as possibilidades, percebendo ó campo harmonico, dessa maneira fica muito mais fácil do que encarar materia pesada de harmonia avançada

- Olha não precisa de nada disso que está falando lá em cima para improvisar amiga, se souber seu campo harmonico, qualquer coisa que fizer vai estar dentro, e convenhamos, vai precisar saber de imediato aí uns 3 campos mais comuns na música evangélica, pode perceber, e dentro deles vai trabalhar a sua impressão

- Como você tem o Dom, tem professor, tem o fórum, rapidinho vai entender tudo isso que a gente tenta explicar, e mais para a frente vai estar aqui dizendo as mesmas coisas hehe, faz parte

Mas é isso aí, pode perguntar aqui, que eu tento te responder Ok

Abraços

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/10
· votar


MICHELETECLADO
MEU PROFESSOR DISSE QUE TENHO O "DOM"

EHUEahUEHAUEHEUHAEUEAUHEUHEuheauhaeu

Ok.

Michele, tente não colocar o carro na frente dos bois. Um bom improviso tem muito mais a ver com sentimento, e passar a mensagem, do que simplesmente sair tacando escalas e mais escalas. O conhecimento teórico te forncece as ferramentas pra vc poder construir sua obra prima. Então, se vc só tem um martelo, só utiliza para pregar, não coloque parafusos com ele. Corra atrás de uma chave de fenda ou philipps e aí sim, parafuse. Enquanto isso n~~ao acontecer, use pregos.

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


é isso mesmo Michele

Uma coisa de cada vez. Vc aprendeu a usar maiores, ótimo. Depois vai combinar com as menores( paciência ) as sétimas, diminutos etc.
Como já disseram escute outras músicas e preste atenção na harmonia pois existe um padrão repetitivo, se ñ entender na teoria vai pelo ouvido mesmo

dgsoul
Veterano
# set/10 · Editado por: dgsoul
· votar


MICHELETECLADO Coelhinha (alusão a foto do seu perfil), A pressa é a inimiga da perfeição.


A música não pode ser tomada a força, não há como dominá-la por completo. É como uma pessoa que você gosta, você não pode chegar nela e dizer logo de cara você vai ter que casar comigo agora porque você é meu!!!

Você precisa conhecê-la, saber todas as informações precisas sobre a pessoa, corteja-la, seduzí-la, flertar. Leva-se (as vezes) anos para essa pessoa decidir casar com vc.A mesma coisa é a música. Quer um exemplo claro:

Eu aprendi a tocar violão primeiro. Comecei aos 12 pra 13 anos, era uma sexta-feira proximo das 12h40 (depois do almoço). Às 16h30, 17h00 + ou - eu já estava dominando duas músicas do Raul Seixas ("Hoje é o dia de Santo Reis" e "10.000 anos atrás"). Me achava o cara, eu tinha o "dom", mas esse "dom" levou anos pra eu aperfeiçoá-lo, porque todas as vezes que o pessoal da escola se reunia no intervalo pra tocar eu não sabia nada sobre teoria, harmonia e sempre era deixado de lado (não sabia nem cantar direito), pra não passar mais vergonha tive que correr atrás de teoria, harmonização, o porque disso, o porque daquilo. Resumindo, fui chamado dois anos consecutivos pra tocar na festa do Hallowen da Escola (a festa mais top que havia), Inauguramos tbm um Super Mercado lá na Região (ganhei 20$ de cachê fora uns "amassos" depois do Show, hehehe).


Depois disso Fui convidado a fazer parte do Ministério de Louvor da minha igreja aki em Sampa (eu era do interior de São Paulo) onde atualmente sou Lider e Ministro do Louvor.

E desde então nunca mais deixei que as minhas ansiedades tomassem conta dos meus estudos musicais.


A música tem milhares de anos o que significa que em 2 meses não dá pra conhece-la por completo...Pense nisso!!!

MICHELETECLADO
Veterano
# set/10
· votar


valeu aí pela dicas agora vou ouvir mais..... aprender campo harmonico...

dgsouleu não estou me achando dizendo que tenho o "dom" muito pelo contrario eu não entendi pq meu prof. disse isso.....e mais uma coisa aproveitando que vc é ministro de louvor vc tem o solo daquela música "temos que ser um" do cd 'uma nova história' de fernandinho se tiver escreve ai estamos(grupo jovem) ensaiando ela (tentando)
obrigada


EDSON CAETANO vc acha importante aprender partitura?eu não sei nada disso é que estou aprendendo pra improvisar mesmo meu prof. não me ensina por partitura ele disse que mais pra frente vai me ensinar intervalos,se vc acha importante diz pq
estou aqui aberta para dicas favorecedoras

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


MICHELETECLADO


Que isso, eu não estou dizendo que vc "se acha" mas alguns elogios nos dão um certo empurrão sabe!? Excesso de Confiaça!!! E esse "excesso" pode nos dar algumas frustrações (que foi o que experimentei na época), essa frustração às vezes põe o futuro músico em uma decisão: "Será que a música é pra mim mesmo ou é melhor desistir?" Se eu tivesse começado como todo mundo começa (um passo de cada vez), não teria experimentado as frustrações (e chacotas) que passei no começo. Pelo menos aprendi "na marra" a estudar direito, hehehehe!!!!


Sobre a música "Temos que ser Um" eu não tinha pegado ainda (fazemos a "Seu Sangue", "Todas as Coisas", "Uma Nova História + Deus tem o Melhor pra Mim"). Como o Key fica na Ig. é complicado de eu trazer pro meu AP na semana (No fim desse ano ou ano que vem estarei com o meu Precioso e isso vai mudar, hehehehehe!!!) Mas prometo que nesse FDS eu tiro ela e passo pra vc, blza!?


Bjus!!!


Obs: Se fosse homem eu mandava um abraço, hehehehe!!!


Obs2: Não cortando o Papo com o Edson, mas eu tenho certeza que vai fazer muuuuuiiiitttooooo bem pra vc aprender partitura, mas tbm faria comoo seu professor, passaria primeiro o reconhecimento do instrumento, depois a teoria. Porém não demoraria muito não porque isso é uma coisa que deve crescer junto (Teoria+Prática). Se eu tivesse aprendido partitura desde o começo, não estaria vendo videos no youtube e sim Song Books do DT (não confundir com Diante do Trono).

Edson Caetano
Veterano
# set/10
· votar


Eu nunca tive conhecimento de um método que não ensine as notas na pauta, é o Be-a-Bá, a minha mãe quando começou me ensinar com aquele clássico livro do Mario Mascarenhas 5 Dedinhos no Piano, a primeira lição era saber as notas e sua posição na pauta (com desenhinhos bonitinhos hehehe), isso a 27 anos atrás

Mas eu sou dos malas do Piano Erudito hehe, popular entrou só a 15 anos hehe, precisa sim ter conhecimento de partitura, nem imagino a música sem ela, como saber o que o compositor realmente quer só com cifras... e os sinais de dinamica, e a métrica, e a indicação de tempo, tem muita coisa envolvida

É legal improvisar, querer tocar de ouvido tudo, mas tambem tem a parte chata de tocar direito uma obra de terceiros, eu não gostaria de ver um trabalho meu executado totalmente diferente do proposto, o interprete tem este trabalho de transferir a obra do jeito que ela deve ser

Mas, é diferença de escola, mas acredito sim, compre um bom livro de piano, e comece a aprender a ler partituras...

MICHELETECLADO
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul eu vou cobrar heim tô esperando o solo.....

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul

Obs: Se fosse homem eu mandava um abraço, hehehehe!!!

Kréduuuuuuuuuu, Isso é o q eu ñ gosto td mundo gosta de abraçar o levita (num dito popular musica da igreja).

Se eu tivesse aprendido partitura desde o começo, não estaria vendo videos no youtube e sim Song Books do DT (não confundir com Diante do Trono).


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Kara se somar os "Solinhos" do Gustavo Soares e do Paulo Abucater, Não dá meio solo do Ruddes.
;-)



MICHELETECLADO
eu vou cobrar heim tô esperando o solo.....


Cuidado estamos em epoca de politica.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que teclado vc usa?

MICHELETECLADO
Veterano
# set/10 · Editado por: MICHELETECLADO
· votar


eu vou falar....não ri heim.....é um fenix!
mais eu vou trocar por um melhor ...rsrsrsrssr

andrecstudio
Veterano
# set/10
· votar


MICHELETECLADO
Quando voce fala "improvisar", quer dizer o que?
Por que aqui na minha igreja raramente a gente ensaia, o pastor da oportunidade pra alguem que na hora fala qual é a musica e lá vamos nós..... "improvisando" tudo. rsrs
E tem o "improviso" q rola em instrumental.

MICHELETECLADO
Veterano
# set/10 · Editado por: MICHELETECLADO
· votar


andrecstudioaqui é isso tbm mais eu queria mesmo quando eu estou em casa ou com minhas amigas tocar sem cifras as musicas que agente gosta ou quando eu mesma quero tocar as vezes eu quero tocar alguma coisa aqui ai tô sem internet fica dificil
eu sei dá uma improvisada mais quero aperfeiçoar isso, eu agora estou escutando mais e estudando menos e está dando resultado tipo meu professor me passou os campos harmonicos
eu estou percebendo os sons de cada acorde cadencias etc botando em pratica a teoria para depois passar pra algo mais complicado sabe

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Oi Michelle, vc tem professor? Parece q vc ouviu o bonde passar e não sabe aonde...

MayckonCouto
Veterano
# set/10
· votar


MICHELETECLADO

Todo musico precisa de uma boa base teoria pra entender tudo que acontece em uma musica, sua harmonia, escalas, eu sei que alguns assuntos podem parecer chatos no inicio mais quando você entender o sentido de cada nota em uma musica tudo vai se tornar mais fácil. Um bom começo é conhecer bem o campo harmônico (escalas maiores e menores). Boa sorte!

MICHELETECLADO
Veterano
# set/10
· votar


fripp eu tenho professor sim é que é só uma aula na semana ele me passa exercicios tipo dedilhar as escalas mais ai eu faço isso em 2 dias de tras pra frente de frente pra tras e com agilidade(ele pede pra trazer na proxima aula desse jeito) eu faço isso em uns 2 dias o resto da semana eu procuro outras coisas pra estudar ou treinar tipo isso que vc falou: ouviu o bonde passar e não sabe aonde... rsrsrsrrsrrsrs é isso mesmo!
mais vc tem alguns exercicio ai ? olha o meu professor me passou isso essa semana :
exercicios alguns acordes do campo fá 2/4(compasso)
mão esquerda (oitavado)
[F F F F]
mão direita acorde
[F C Bb C]
OBS: ele falou pra antes de fazer o acorde de Bb, dedilhar isto: Bb A G F D dedos 4 4 3 2 1 depois fazer o Bb (que está invertido)

esse dedilhado eu passei pra outros tons e passei usar em algumas músicas lá na igreja essa semana

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


esse dedilhado eu passei pra outros tons e passei usar em algumas músicas lá na igreja essa semana


Esse é o caminho, gata!


Obs: Agora sim conheci vc (foto do perfil)!!!

Edson Caetano
Veterano
# out/10
· votar


conhecer bem o campo harmônico (escalas maiores e menores)
todo campo harmonico tem uma tonalidade claro, pode ser maior, menor, claro . . .

ele me passa exercicios tipo dedilhar as escalas mais ai eu faço isso em 2 dias de tras pra frente de frente pra tras e com agilidade
a pressa não traz nenhum beneficio, por isso ele fala para trazer poucas escalas de volta na proxima aula, já ouviu falar que exercicio de tecnica, quanto mais lento melhor

Quais são as notas da escala de . .. toca todas as 12, 24, 48 escalas, como assim, 12 maiores, 12 menores e as outras 24
e os modos, e os dedilhados, corretos

e o metronomo, esta no tempo, e a força dos dedos está igual, está fazendo mesmo as notas das escalas

exercicios alguns acordes do campo fá 2/4(compasso)

o que tem haver o compasso com a tonalidade, e mais campo de fá, fá do que...

Para alguem da igreja, parece que a soberba vem subindo a cabeça, a não ser que tenha mesmo o dom do ouvido absoluto, dá fastistica habilidade da musica

olha pessoal , esta ficando muito bagunçado as coisas, vamos tentar chegar a um bom senso do que estamos falando aqui

...ps, to chato agora, quem sabe amanhã eu compreenda melhor estas perolas que estão sendo escritas...

Desculpe

fripp
Veterano
# out/10
· votar


MICHELETECLADO
Teu professor tá te ensinando técnica e vc está buscando entender harmonia. Pra ter uma base legal de harmonia, não adianta vc ler coisas soltas. Precisa entender como a coisa funciona. Sinceramente, não acho q vc vá conseguir esse entendimento holístico criando tópicos no forum. Recomendo vc pegar um bom livro (peça indicação ao seu professor). Poderia te sugerir Harmonia e Improvisação do Almir Chediak, mas é muito voltado para o violão. Com certeza há material mais adequado para o seu instrumento.

Boa Sorte!

Namastê!

Deji
Veterano
# out/10
· votar


sei la, por essas e por outras eu sou feliz por ter aprendido de ouvido, e depois a teoria só veio explicar aquilo que meu ouvido ja sabia...

dgsoul
Veterano
# out/10
· votar


fripp


Poderia te sugerir Harmonia e Improvisação do Almir Chediak, mas é muito voltado para o violão

Grande parte do meu conhecimento de Harmonia e Improvisação veio por conta das revistas eapostilas pra Violão, a transição pro teclado foi tranquila (lógicamente que após mudar de instrumento tive que cruzar as informações com materiais voltados pro teclado, porém vi muita coisa daquilo que aprendi com violão).

fripp
Veterano
# out/10
· votar


dgsoul
Mas vc tocava violão antes, né, velho? A teoria é a mesma, óbvio. Só q para uma iniciante como ela, será mais fácil um livro voltado para o instrumento q ela está aprendendo. Né não?

dgsoul
Veterano
# out/10
· votar


fripp


será mais fácil um livro voltado para o instrumento q ela está aprendendo. Né não?

Com certeza!!!

O Instrumento Principal e seus conceitos devem ser levado a sério e em primeiro lugar. (Até mais do que o namorado, hehehehe).

Seria interessante Michele se vc pudesse postar uma de suas performaces no YouTube, (pode ser com camera digital mesmo ou celular) só pra gente ter uma noção de como vc está e ai te dar uma orientação mais focada naquilo que vc precisa.

Sabe o que está acontecendo com ela? É aquela sensação de "Fazer o dever de Casa para Garantir notas Altas", mas sem se preocupar em revê-lo de vez em quando. Já passei por isso. Realmente vc acha que está evoluindo em relação a quantidade e rapidez com que conclui tarefas.


Isso é mal de Principiante, logo passa, rsrsrsrs!!!

MICHELETECLADO
Veterano
# out/10
· votar


Edson Caetano
Para alguem da igreja, parece que a soberba vem subindo a cabeça, a não ser que tenha mesmo o dom do ouvido absoluto, dá fastistica habilidade da musica
soberba? querer aprender coisas novas é soberba
Edson Caetanovolte para primeira série para saber interpretar melhor o que vc lê

dgsoul
Veterano
# out/10
· votar


Edson Caetano volte para primeira série para saber interpretar melhor o que vc lê


Nuss!!! Essa doeu ni mim, hehehehehe!!!!



MICHELETECLADO


Antes de mais nada quero me desculpar aki porque prometi a vc que tiraria a música lá do Fernandinho (Temos que ser Um) esse FDS, mas não deu pq sabado eu fui na ig mas num lembrei da promessa feita. Domingo foi votação e meu título ainda é de Embu-Guaçu sendo que eu moro agora no Ipiranga. Resumindo: Viagem de Volta para minha Terra (devia ter ido de avião pra poupar tempo, hehehe!!!).


Mas eu não esqueci do trato não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a relativa da subdominante?