duvida relativa a harmonia

    Autor Mensagem
    rm_marcello
    Veterano
    # jan/10


    estou com uma duvida quanto a harmonia e não sei para quem perguntar isso.
    Por isso vim perguntar para os tecladistas, já que o teclado é o instrumento com maior capacidade harmonica penso eu. E penso que os tecladistas sabem muito disso.
    Gostaria de saber se no meio de uma musica, pensando em mpb e em jazz e em base para improvisação, eu posso usar as quatro inversões de um tetracorde sem mudar a função que o acorde tem que desenpenhar no trecho.
    Ou seja se num trecho da musica esta cifrado Gm7, quero saber de posso usar Bb6 ou as outras duas inversões.
    Claro que um pouco vai soar diferente, mas queria saber se essa diferença vai ser entendida como uma variação ou como uma mudança da harmonia.
    E também queria pedir indicação de algum livro, ou site, ou atigo, ou sei lah, que me ensine mais sobre harmonia, principamente sobre as variações harmonicas que posso fazer em uma musica. Pensando na base do jazz.

    Se puderem me responder eu agradeço desde já!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    rm_marcello

    Gm7 = G, Bb, D e F

    Bb6 = Bb, D e G (a nota F - intervalo de 5a - pode ser omitido, por ser uma tríade de sexta, a 6a substitui a 5a... ou não).

    Não tem nenhum conflito com o acorde, por outro lado, o baixo deve receber atenção da sua parte. Leve em conta o acorde que o antecede e o acorde que o sucede.

    rm_marcello
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: rm_marcello
    · votar


    mas o baixo pode mudar e ainda ter a intenção de Gm7?
    Quem sabe essa é a minha grande questão.

    Eu tocando C6, D7/F#, Gmaj7/B eu ainda estou tocando o 251 de Am7,D7, Gmaj7?

    Pq muitas vezes faço mudanças desse tipo e me soa agradavel, mas não sei se estou mudando a função dos acordes.

    Shadad
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rm_marcello

    se num trecho da musica esta cifrado Gm7, quero saber de posso usar Bb6 ou as outras duas inversões.
    Claro que um pouco vai soar diferente, mas queria saber se essa diferença vai ser entendida como uma variação ou como uma mudança da harmonia.


    Se a pessoa que vai analizar o techo harmônico entender de hamonia funcional vai interpretar esse acorde como um "Gm7", não importa a inversão. Mesmo se você tocasse um "Bb7M" (isso mesmo! com baixo na 3ª e sem o G) esse acorde ainda poderia ser analizado como um "Gm7", dependendo da situação.

    Eu tocando C6, D7/F#, Gmaj7/B eu ainda estou tocando o 251 de Am7,D7, Gmaj7?

    De acordo com as regras da harmonia funcional, sim. Qualquer acorde "m7" e a maioria das tétrades podem ser invertidos à vontade que não vão perder as funções harmônicas. Por outro lado, as sonoridades podem não serem as melhores. Cabe a nós usarmos o bom senso.

    Os livros brasileiros que, na minha opinião, abordam melhor esse assunto são Harmonia E Improvisação Vol. 1 e 2(Almir Chediak), A Arte Da Improvisação (Nelson Faria) e O Livro Do Músico (Antônio Adolfo). Necessariamente nessa ordem. Acho que fora esses deve haver mais meia dúzia no máximo.

    O Harmonia E Improvisação é o melhor, mas depois o negócio vai ficando complicado se o leitor não estiver muito por dentro da harmonia funcional. Recomendo que ele seja estudado com ajuda de um professor. Arte Da Improvisação, como o nome diz, é mais voltado para a improvisação com dicas e exemplos de frases, mas dá umas dicas sobre harmonia. O Livro Do Músico é bem mais fácil de entender, Ensina muita coisa mas aborda menos tópicos sobre harmonia.

    rm_marcello
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    muito legal Shadad, cara se me ajudou muito.
    Fico até pensando se é por esse motivo que muitas vezes eu pego uma cifra de uma musica de jazz ou mpb e fico pensando que ela esta errada... Ela não esta errada, esta escrita da forma mais resumida, e quando ouço os musicos estão fazendo na verdade uma serie de variações.
    Agora tenho muito a estudar!
    Obrigado mais uma vez!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    rm_marcello

    ... Pq muitas vezes faço mudanças desse tipo e me soa agradavel, mas não sei se estou mudando a função dos acordes.

    Estude "cadências harmônicas". O assunto é curto e de fácil assimilação.

    São as cadências harmônicas: perfeita, imperfeita, plagal, meia cadência, deceptiva, à dominante, interrompida, picardia e modulante.

    rm_marcello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    valeu a dica!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida relativa a harmonia