A função da nota relativa ?

    Autor Mensagem
    DCAS
    Veterano
    # mai/10


    Galera, sou novato no teclado, sei um pouco de teoria, e muito pouco sobre relativas. Eu sei como descobri-las, sempre um tom e meio abaixo, mas eu não tenho uma definição certa pro que É a NOTA RELATIVA. Posso trocar no meio de uma música a nota por uma relativa ? Pra que ela serve ?
    Obrigado.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Entenda primeiro a relação entre as escalas: Se você observar com atenção, vai perceber que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor. Portanto, são tons relativos. A "relatividade" de escalas tem uma regra: Toda escala maior tem uma escala relativa menor.

    Logo, a relativa menor de uma tonalidade maior será o seu sexto grau. Ex.: Na tonalidade de C, a relativa será Am.

    Tons relativos:
    C - Am, C# - A#m, D - Bm, D#m - Cm, E - C#m, F - Dm, F# - D#m, G - Em, G# - Fm, A - F#m, A# - Gm, B - G#m

    Vamos observar como funciona essa relatividade:

    Escala de Dó Maior
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    C D E F G A B C

    Agora analisemos a escala do 6º Grau na escala de DÓ (A - Lá).
    Escala de Lá Menor
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    A B C D E F G A

    Viu só? As notas são as mesmas, sem nenhum acidente. Vamos Incluir um acidente (sustenido ou bemol) para demonstrar que isso vale para todos os outros tons.

    Escala de Sol Maior (onde o fá é sustenido)
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    G A B C D E F# G

    Agora analisemos a escala do 6º Grau na escala de Sol Menor (E - Mi).
    Escala de Mi Menor
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    E F# G A B C D E

    São as mesmas notas, apenas em posições diferentes. De modo similar, para encontrar a relativa maior de uma escala menor basta que achemos seu terceiro grau.