A função da nota relativa ?

    Autor Mensagem
    DCAS
    Veterano
    # mai/10


    Galera, sou novato no teclado, sei um pouco de teoria, e muito pouco sobre relativas. Eu sei como descobri-las, sempre um tom e meio abaixo, mas eu não tenho uma definição certa pro que É a NOTA RELATIVA. Posso trocar no meio de uma música a nota por uma relativa ? Pra que ela serve ?
    Obrigado.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Entenda primeiro a relação entre as escalas: Se você observar com atenção, vai perceber que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor. Portanto, são tons relativos. A "relatividade" de escalas tem uma regra: Toda escala maior tem uma escala relativa menor.

    Logo, a relativa menor de uma tonalidade maior será o seu sexto grau. Ex.: Na tonalidade de C, a relativa será Am.

    Tons relativos:
    C - Am, C# - A#m, D - Bm, D#m - Cm, E - C#m, F - Dm, F# - D#m, G - Em, G# - Fm, A - F#m, A# - Gm, B - G#m

    Vamos observar como funciona essa relatividade:

    Escala de Dó Maior
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    C D E F G A B C

    Agora analisemos a escala do 6º Grau na escala de DÓ (A - Lá).
    Escala de Lá Menor
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    A B C D E F G A

    Viu só? As notas são as mesmas, sem nenhum acidente. Vamos Incluir um acidente (sustenido ou bemol) para demonstrar que isso vale para todos os outros tons.

    Escala de Sol Maior (onde o fá é sustenido)
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    G A B C D E F# G

    Agora analisemos a escala do 6º Grau na escala de Sol Menor (E - Mi).
    Escala de Mi Menor
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    E F# G A B C D E

    São as mesmas notas, apenas em posições diferentes. De modo similar, para encontrar a relativa maior de uma escala menor basta que achemos seu terceiro grau.

    Escala de Ré Menor
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    D E F G A Bb C D

    Agora analisemos a escala do 3º Grau na escala de Ré Menor (F - Fá).
    Escala de Ré Menor
    [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
    F G A Bb C D E F
    Diante da "aula", você mesmo pode responder agora se você pode trocar no meio da música a nota (na verdade toda sua escala) por uma relativa.

    Lembrando que existem três tipos de escala menor: A Natural, a harmônica e a melódica. As regras de relatividade se aplicam à escala menor NATURAL. Essa escala corresponde ao modo grego eólio antigo. Caracteriza-se pelo intervalo de um semitom entre o 2º e o 3º grau e também entre o 5º e 6º grau: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom.

    rodolfo1982
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Excelente explicação.

    Apenas acrescentando: os modos menores seriam o natural (que você citou), o harmônico (que possui a sensível entre o 7 e 8 grau, ou seja, eleva-se em meio tom o sétimo grau da escala menor), a bachiana (nesta, além da elevação no 7 grau, faz-se isso no 6 grau também).
    A melódica seria uma variaçÃo, pois ela ascende de uma forma, e descende de outra (se nÃo me engano, subindo a escala ela é uma bachiana, e descendo é uma harmônica, ou vice-versa).

    Este é um estudo muito interessante...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rodolfo1982

    Exato. Só não exemplifiquei porque os outros modos menores não se relacionam diretamente ao tema dos tons relativos. xD

    DCAS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Aprendi muito sobre o que é a nota relativa, mas tentei substituir a primeira nota de uma música por uma relativa, e as notas seguintes faziam sentido, mas a primeira não (fiz issso com duas músicas, no caso, foram as escalas D-Bm e C-Am). Qual é a hora certa de usar a escala na música ?
    obrigado.

    DCAS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    escala*
    perdão, quero dizer relativa.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DCAS

    A questão não é fazer sentido. Lembre que tons maiores dão carater mais alegre a uma música, enquanto tons menores dão carater mais melancólico. O "fazer" sentido de tons relativos é uma questão meramente teórica. Apenas com experiencia e muitas referencias (e aulas de harmonia e improvisação) que se é possivel saber "a hora certa de usar uma escala na música". Lembre que música é, acima de tudo, criatividade! Se músicas fossem compostas apenas por escalas, todas as músicas seriam iguais. Só mudariam a tonalidade.

    Não se preocupe. Pratique, estude, escute. Essa dúvida que você tem todos nós tivemos um dia. Só não desista por causa disso.

    rodolfo1982
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DCAS

    Na verdade, não entendí bem o que você quer... você quer pegar uma música em tom maior e tocar em tom menor ?

    Um exercício interessante, mas nem sempre fica bonito, é tentar tocar a música na escala menor homônima... ou seja, se você está tocando em G (Sol Maior), tente tocar em Gm (Sol menor). Utilize as mesmas notas, porém da escala de Sol menor (relativa de Sib Maior). Ou seja, toque as mesmas notas (nome) mas usando o Sib, o Mib e o Fá natural.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    A questão não é fazer sentido. Lembre que tons maiores dão carater mais alegre a uma música, enquanto tons menores dão carater mais melancólico. O "fazer" sentido de tons relativos é uma questão meramente teórica.

    DCAS
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    obrigado pessoal, aos veteranos. Espero u dia poder ajudá-los. O exercício Rodolfo, parece ser legal.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Gonzalez_keyboard
    · votar


    DCAS
    Eu intendi mais o menos oque vc quis dizer, é sobre substituição de acordes certo? tipo uma reharmonização?cara meu professor custumava dizer que não existe hora certa pra "jogar" um acorde, existe bom gosto musical, isso você adiquire com o tempo, e soa bonito pra você pode não soar pra mim e vice e versa.

    rodolfo1982
    Um exercício interessante, mas nem sempre fica bonito, é tentar tocar a música na escala menor homônima... ou seja, se você está tocando em G (Sol Maior), tente tocar em Gm (Sol menor). Utilize as mesmas notas, porém da escala de Sol menor (relativa de Sib Maior). Ou seja, toque as mesmas notas (nome) mas usando o Sib, o Mib e o Fá natural.


    Ccara desculpa minha igorancia, isso que você falou parece ser interessante mais não intendi direito como funciona? você pega uma musica em um campo harmonico "X" e modifica todos os acoredes usando acordes de um campo harmonico "Xm" através da menor melódica?

    Tecladistanovato
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    A MUSICA (BOA) É UMA ARTE MARAVILHOSA, QUE ENTRA PELOS OUVIDOS, ACALMA A ALMA E ENCHE O CORAÇÃO.- QUEM TIVER A FELICIDADE DA AFINIDADE COM ESSA ARTE, NAO IMPORTA A IDADE, DEVE APRENDER; COM CERTEZA VAI SE DELICIAR; EU ESTOU FAZENDO ISSO.- EDEGAR

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A função da nota relativa ?