Uso de vst's ao vivo - Notebook ou Macbook?

    Autor Mensagem
    Juninho Music
    Veterano
    # ago/10


    E ai pessoal... já li muita coisa sobre o assunto mas minha dúvida ainda continua. Sou tecladista e estou montando um set novo para usar vst's ao vivo em shows.
    Minha dúvida é sobre o notebook... todos falam que o macbook por utilizar o sistema OS é mais estável, praticamente livre de problemas ao contrario do windows, porém meu medo é em relação a manutenção do macbook, já que um note com windows em qualquer esquina vc encontra alguem que arrume, formate, etc...
    Pelo preço que encontrei o Macbook Pro 13" consigo pegar um Sony Vaio turbinado, porém com windows.

    Tá ai minha dúvida, o que me aconselham, Mac ou note??

    Vlw...

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Na plataforma PC, se for contar peças de reposição, via eBay - onde é mais barato, só ficaríamos com Lenovo Thinkpad e Dell, que são os que tem peças baratas.

    Fora isso, todo notebook hoje, o que mais se troca é memória e HD. E essas peças são comuns - tanto em macbooks quanto em notes.

    huh, dependendo da VST utilizada, mac fica interessante. Do contrário, PC também é interessante. Vai depender do programa utilizado. Acho que Mac dá ASIO na onboard dela. PC vai precisar de uma interface.
    O que o pessoal do mac mais usa é o Mainstage, componente para tocar 'live', que vem incluso no Logic Studio. Se esse te agradar, mac é o caminho.
    Caso contrário, hum, suspeito que tanto um PC quanto um mac hoje em dia proporciona praticamente a mesma coisa. O que pode mudar é o software.

    No meu caso, que é home-studio, eu uso macbook pro 13 em casa, para gravação no Logic. É por isso que tenho ele. Do mesmo jeito, tenho um Dell Vostro 3500 que eu carrego as VSTs de guitarra e mantenho como segunda base para o home. O que eu achei legal foi o Logic, não a apple, o macbook ou o OS do mac.

    amplexos

    T.

    Juninho Music
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Caro T-Rodman, vlw pela resposta...

    Minha opinião esta bem divida, é como vc disse mesmo, hj em dia um note dependendo da configuração tb rola ne... achei o mac pro na base de 3200 a 3500... e vaio por 2500 com configuração até superior que a do mac. To quase indo de vaio...


    Vlw

    euroset
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Hoje eu não sei, mas quando sairam os primeiros Windows 64bit o pessoal notou algumas restrições com Vsti's. Isso eu já não sei se acontece com Mac.

    Outra coisa que vale ponderar é a facilidade de encontrar vsti's pra Windows na web. Eu assino o RSS de alguns blogs especializados em audio e é visível que a maioria dos plugins são pra PC.

    abs

    cesio137
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    T-Rodman
    E qual a configuração q vc usa no PC? E qual interface?

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Meu note é esse com 6GB:
    http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Port%C3%A1teis/vostro-3500/pd.as px?refid=vostro-3500&s=bsd&cs=brbsdt1

    Interface de guitarra eu uso nele é o Guitar Rig Kontroller - próprio para a guitarra, mas que cabe outros instrumentos.

    Não sei propriamente sobre VSTs para PC, mas creio que nem um monte de VST gratis chegue a bater os 6 a 10GB de samples que os Sample Tanks da vida tem, ou seja, tanto para PC quanto para MAC para se fazer um monte de som, tem de pagar por eles, não?

    sergito
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ressuscitando o tópico, também estou no mesmo dilema.
    Não muito diferente de vocês, pretendo comprar um notebook ou macbook para minhas atividades musicais.
    A minha intenção é fazer o famoso violão/guitarra e voz, mas acompanhado pelo computador. Ou seja, o computador é o resto da banda.
    Tenho um violão com MIDI e uma guitarra com o GK3, e tão logo comprarei a pedaleira GR-55 da Roland.
    O uso será para música ao vivo e em eventuais gravações aqui em casa. No computador, criarei os playback com baixo bateria, etc, que irão fazer o acompanhamento.
    Venho "namorando" esse notebook aqui, com Core I7, Tela 15", 16GB RAM e 1TB de HD, atualmente por R$2.821,07. E hoje fui numa loja da Apple e vi um Macbook Pro com Core I5, Tela 13", 4GB RAM e 500GB HD, saindo por R$3.999,00.
    Como podem ver, é uma diferença absurda de preço e configuração.
    Aí eu pergunto pra vocês já usam e tem mais experiência no assunto. Pra música, é melhor um notebook possante igual ao descrito acima (e mais barato) ou um macbook pro?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    sergito
    Veja bem, não compare hardware básico... Um Mac i5 pode ser melhor do que um Win i7, o OSx é outro nível, mas sim, os preços da Apple aqui no Br são absurdos

    Eu tenho ambos os sistemas, e a resposta pode ser simples, gosto pessoal, a Apple acabou formando um ecossistema bem interessante, mesmo para músicos, um iPhone, iPad, iMac, Apple Tv... Quando parei para prestar atenção estava bem enraizado com eles

    Musicalmente falando a integração entre um Mac e seus gadgets é absurda, pode ter facilmente controladores com o fabuloso core midi, sem latencia, sem trabalho, os programas não são tão absurdos, um main Stage custa 30 doletas e o Logic Pro 200, barato comparando com outras plataformas

    Então, a Apple é um sistema muito estável, confiável, eficiente, menos suscetível a falhas, vírus, etc... Mas o preço da uma bloqueada

    Aí o Windows apavora, um note como o seu funciona muito bem, tenho um i7 de 2010 com 8gb de RAM e ele é top até hoje para musica, funciona tudo, variedade e popularidade de programas muito maior, e o Windows 8 tem me agradado bastante e a pirataria, se esta for a sua vontade, é muito mais forte neste sistema

    Vamos resumir então, se grana não fosse problema... Certamente bateria o martelo em um Mac, e se já tivesse iOS gadgets seria mais do que certeza

    Mas se grana é algo que quer economizar, pode ter certeza que um note como o que listou é fantástico

    Agora um senão, troque este HD de 1Tb por um SSD de 256gb, vai ganhar velocidade, segurança, o espaço extra se precisar vai de drive externo usb3.0

    Viu, no final é exatamente pessoal a escolha, ambos os sistemas, em se tratando de marcas confiáveis no mundo Pc, e a Apple são muito bons

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    O Edson Caetano falou praticamente tudo. Eu uso Mac. Mas eu já não usava windows direito há uns 10 anos, uso Linux todo esse tempo. Para você ter idéia, o último windows que eu mexi direito foi o XP, depois disso eu não sei mais nada, fico todo perdido. Então partir do Linux, que tem uma base Unix para o Mac, que tem uma base Unix + a possibilidade de ter aplicativos de áudio profissionais (sorry Linuxers) foi um pulo pra mim.

    Isso dito, até onde eu sei, o windows 7 e até o windows 8 melhoraram bastante a questão do processamento de áudio e APIS de áudio. Mac tem essa questão de ser muito caro aqui. E já to precisando trocar o meu :) hehhehehe

    Casper
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    "Mais vale o sabor do Milk Shake do que a marca do liqüidificador."
    Gene Simmons

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    "Mais vale o sabor do Milk Shake do que a marca do liqüidificador."
    Gene Simmons

    Boa!

    Mas eu queria ter um liquidificador da blendertech



    Pessoas sensíveis não devem ver o vídeo acima.

    Casper
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Casper
    · votar


    Não passou no teste do Chuck Norris!



    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu instalei um partição separada do Xp e pronto. Uso tranquilo.

    sergito
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Obrigado a todos pelas resposta,
    Edson, dinheiro é (sempre) problema, mas com um pouco de economia consigo comprar o macbook pro. Também percebi que muitos foristas usam macbook só por que é um Apple, sem saber se realmente atende a todas as suas necessidades. É aqui que entra a frase "Mais vale o sabor do Milk Shake do que a marca do liqüidificador".
    Walter, sou ADM de Redes e também não trabalho com windows desde o XP, mas já li que o 7 é bem estável. Também é impossível não perceber a grande maioria de softwares (desta natureza) para windows, chega ser até maior do que para mac. Infelizmente para nós que usamos Linux isso ainda é um pouco distante no momento.
    Apesar de não ser músico profissional, me preocupo com a parte técnica. Já que vou depender quase que 100% (do tempo tocando) do computador, preciso saber se ele vai esquentar muito, como ele se comporta em ambientes quentes e frios, se sua manutenção é descomplicada assim como reposição de peças.
    Posso humildemente dizer que conheço bem a arquitetura dos notebooks (exceto para aplicações musicais) e com isso a manutenção não seria problema. Nunca trabalhei com hardware e sistemas da Apple, mas o maketing deles é muito bom.
    Por fim, irei ponderar suas explicações e continuar lendo sobre o assunto, até ter uma boa base para escolher o equipamento mais adequado.
    Um 2013 de muitos bons sons a todos!

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    sergito
    Felizmente para a gente audio consome muito menos recursos do que aplicações com imagens, compilações gigantes e jogos...

    Em um core 2 duo com 2gb de RAM eu consigo rodar tudo que temos a mão, ainda não vi algo que não desse, mas uma maquina assim te limita, porque não dá para abrir um host lotado, já em um i5 com 4gb, é a máquina do ano para audio, escolha do tio Edson Hehe, hoje roda tudo com tranqüilidade

    Mas um i7 com 16 de RAM e SSD é maquina para pelo menos 5 anos a frente com audio, e nao estou chutando

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Olha... Meu workflow mudou bastante. Não sei se são o tanto de plugins que ando usando, mas por exemplo, a última faixa que eu renderizei aqui no Ableton 8 levou uns 30 minutos pra renderizar. Core 2 Duo meu aguenta tranco, ams em alguns momentos ele tá ficando cansadinho. ehhehee

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    waltercruz
    Pois é, ainda tenho um core 2 duo aqui e ele ainda guenta o tranco, mas para projetos menores e poucos vsts simultaneos, tudo acaba evoluindo e consumindo mais poder de fogo, tanto que ele hoje serve mais para escrever isso do que para o trampo Hehe, o computador do Studio é outro

    Mas o que quero dizer é que hoje, nenhum computador atual fica sem rodar programas de audio, todos agüentam, até estes de 800 reais da cce, se fosse um joguinho aí sim queria ver

    Até mesmo o win melhorou seus drivers de audio nativos, ficamos mesmo restritos a uma escolha pessoal de plataforma

    .....

    O carabpodia jogar um key dentro daquele liqüidificador heim... O troço ignorante hehe

    sergito
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson Caetano
    Um dos motivos de querer comprar um notebook com i7, 16GB de RAM, etc .. é justamente para que ele dure uns 5 anos no mínimo. Sei que está super dimensionado para música, mas eu não vou comprar outro tão cedo :P

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson Caetano

    sem dúvida! O meu core 2 duo guenta o tranco de boa, é praticamente o meu gerador principal de sons nos shows que tenho feito, mandando praticamente todos os timbres e synths para um show de um pink floyd cover. As poucas vezes que deu alguma encrespadinha, tudo indica que que foi por causa dos pirata, ou, muito talvez, por causa de uma HD um pouco mais lenta do que deveria ser.

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hd lento é um gargalo considerável. As amostras não têm como ficar na memória RAM, dado o tamanho em alguns casos. Então, a logística do Sistema Operacional com o HD tem que ser perfeita, assim como na época em que gravar áudio era complicado (Pentium 1- 133Mhz). Usávamos HDs SCSI para melhorar a performance e ter mais trilhas.

    SSD é uma boa pedida, como disse pouca acima o amigo Edson.

    Quanto ao MAC, hj em dia é tudo arquitetura Intel, e boa qualidade. Não tem problemas críticos na manutenção. Porém, é mais difícil conseguir softwares. O sistema operacional, se der problema, é ridículo ser reinstalado. Muito simples. Boa sorte!

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    E se olhar bem, muitos e muitos dos VSTs de guerra que estão nos palcos são os mesmos de alguns anos atrás (b4, pro-53, truepianos...) então um note mais antigo ainda vai rodar normalmente.

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tenho informações de que o J-Quest estaria usando VST maciçamente nos palcos. Entretanto, também tenho a informação de que eles dão uma temperadinha nos timbres.

    Ou seja, quem sabe na saída da possível caríssima placa de som estariam ligados uns 20k de processadores, prés valvulados, etc.. Ai, meus caros, a coisa muda de figura. Vira Kronos turbo... (Tõ com um preconceito com esse computador com teclas da Korg, hehehe)

    sergito
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Surgiu um camarada querendo vender um Macbook White 4.1 por R$1.200 (Core 2 duo, 4Gb de memória, 500 de Hd). Segundo ele, a bateria tá com defeito e tem que trocar.
    Pelo que vi no site da apple, esse mac é do final de 2008.
    Vocês que conhecem macbook muito bem, vale a pena comprar?

    glaucioumx
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    meus amigos, vou renascer o tópico hehe.
    estou em um empasse. tem um amigo meu que tem um MacBook Pro 2008: - Procs 2,4 GHz Intel Core 2 Duo. - HD: 250 GB. - Memória: 4 GB e uma NVIDIA GeForce 9400M 256 MB. OS Yosemite X 10.10.5

    Ele quer trocar em um instrumento e tal..
    Eu queria saber se vale a pena eu pegar esse mac.. tenho um teclado controlador, e o foco seria para utilizar nisso para tocar e produzir..

    Andras
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    glaucioumx

    Cara, Core 2 Duo é temso.

    Harva
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Eu tenho um MacBook Pro 2008 que estava encostado em casa. Fiz um upgrade com 8gb, formatei a máquina e está com High Sierra e roda tranquilamente Kontakt e Tracktion Waveform.

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Rapaz, se vc trocar esse HD que vem nele por um SSD, você vai ter uma baita máquina. O meu é um Macbook pro 2011, não é tão mais novo assim... É minha máquina principal e eu uso pra TUDO, inclusive tocar. Já é um i5, mas acredito que o 2008 com 8GB de memória com o SSD vai ficar bem legal =)

    Nycolas
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Caras, uso na banda um Mac White, 2009, core 2 duo, 2gb, 120 HD.
    Uso SOMENTE para soltar o VS. Só tem o Cubase instalado e as músicas do show. Raramente conecto ele na internet!
    Vou te confessar: Dá um pau em estabilidade no meu Dell I7, 8GB.

    O Dell precisei por Win7 porque no Win10 não rodava minha FastTrack. Mas usei algumas vezes com Kontakt e rolou legal... Agora no Mac, eu confio demais!

    Toshiossada
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    seria um micro dedicado para utilização de VST?
    Eu particularmente prefiro um note, pois o preço que você vai pagar em macbook pro da pra vc pegar um note bem mais power, eu possuo os 2 e meu macbook é bem inferior que meu dell.
    A unica coisa q nao pode esquecer de ter bastante memoria (Com o preço de um macbook pro da pra pegar um note de 16gb) e um SSD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso de vst's ao vivo - Notebook ou Macbook?