Tocando ao vivo com NoteBook...

Autor Mensagem
SaintFerio
Veterano
# jun/04


Outro dia vi acho que o Juninho Sarpa falando que táva interessado em fazer isso...

Eu táva pensando aqui em fazer o mesmo... Mas me digam, pra usar ao vivo com o teclado, usado com SoundFounts ou como MIDI?

E se der uma "operação ilegal" ?! hehehe! Alguém aqui usa ou já usou teclado com PC ao vivo?

Murilo Andreo
Veterano
# jun/04
· votar


como que faz isso? alguem pode falar?

sarpa
Veterano
# jun/04
· votar


SaintFerio, um notebook você usaria no palco se fosse utilizar sintetizadores virtuais ou disparar seqüências MIDI através do notebook.

Você usaria um controlador MIDI (ou qualquer outro teclado com conexão MIDI) e uma boa interface MIDI para "midiar" seu teclado com o notebook.

Então, você utilizaria os famosos sintetizadores virtuais, podendo assim, ter qualquer timbre de qualquer instrumento em seu notebook, economizando peso, sem precisar levar toda aquela parafernaçha para o palco. Mas para isso, você deve ter um computador com uma configuração muito boa, e, de preferência, que seja exclusivo para aquele fim.
Você pode também disparar seqüências MIDI por um programa como por exemplo o SONAR usando os timbres dos sampler, ou seja, Sound Fonts.

O "básico" é isso... se tiver mais alguma dúvida, é só postar por aqui.

Espero ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
juninhosarpa@musicalpoint.com.br
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

R3N4N
Veterano
# jun/04
· votar


Eu já pensei em levar meu PC para o palco [pq a grana tá
curta pro notebook :)].
Apenas para utilizar os Sintetizadores Virtuais.
A única coisa que eu tenho dúvida ainda é se a execução
é em tempo real. Tipo, liguei o teclado no PC com um cabo
MIDI IN e OUT em uma ponta e USB na outra que será ligada no PC, blz. Quando eu for tocar (isso utilizando a placa de som onboard do pc mesmo), os sons serão reproduzidos imediatamente ao toque das teclas? Ou tem um Delay?
Quem souber e puder me responder, agradeço muuuuiiito :)

Renan

sarpa
Veterano
# jun/04
· votar


R3N4N depende da sua interface de áudio.
Normalmente, esses adaptadores USB vão gerar uma certa latência (que é o nome desse atraso causado pela trasmissão dos dados).

O ideal seria você ter uma BOA interface MIDI, aí sim você estaria tranquilo. As melhores opções são as placas externas com conexão Firewire ou as USB 2.0.
Um boa placa para este uso é a Audiophile da M-Audio com conexão USB. É uma excelente placa com excelente qualidade de áudio, com suporte à divres ASIO (que é essencial para uso de sints. virtuais, soundfonts, etc) e consequentemente uma latência bem baixa, praticamente imperceptível.

Você pode levar seu "PC" para o palco, o problema é que você deverá tomar MUITO cuidado. O notebook já é projetado para ser um computador "transportável", ou seja, ele é BEM mais resistente que um PC comum.
Um exemplo bem "na prática" é o HD do seu PC. Você deve tomar o máximo de cuidado para esse HD não balançar demasiadamente, não sofrer pancadas etc, enquando o HD do notebook já é mais "resistente" quanto à esse fato.

Espero ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
juninhosarpa@musicalpoint.com.br
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

SaintFerio
Veterano
# jun/04
· votar


É, meu PC tem uma placa SoundBlaster Live Platinum 5.1 e tem o Live Drive na frente, pra plugar instrumentos com Audio ou Midi, tem as duas entradas... Eu uso o Sonar para gravações com minha banda e tal, e noto um Delay MUITO mas MUITO pequeno mesmo na minha batida do teclado... Mas nao é perceptivel nao, é muito pequeno mesmo...

Quem sabe ano que vem das vezes da certo de eu comprar um NoteBook... Tipo, quero mais pra usar Samplers... Principalmente para aberturas de shows, ou por exemplo pra tocar músicas como November Rain do Guns N' Roses, tipo, ela tem uns trocentos teclados e piano... Entao gravo a parte que nao tem como tocar, pq só tenho duas maos e taco lá...

Quem sabe ano que vem LoL!

Daniel Assis
Veterano
# jan/05
· votar


QUE TIPO DE CABO EU PRECISARIA PARA ESTAR MIDIANDO MEU TECLADO COM O NOTE BOOK ???

QUANTO DE MEMÓRIA PRECISO TER NO MÍNIMO PARA USAR O NOTEBOOK COMO SEQUENCER AO VIVO ???

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


E ae, galera! =0)


Fiz um post no outro tópico sobre isto há pouco, vi a matéria "Acessórios para fazer música no seu notebook" (vejam link abaixo) e resolvi compartilhar com vocês, pode ter alguma utilidade.

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI189248-EI870,00.html


Eu também estarei dentre aqueles que se aventurarão usando notebook e teclado em breve, com intenção inicial de composição e sequencing. Tão logo adquirido o teclado (estou atrás de um Alesis QS7), estudarei qual a melhor opção de interface com o notebook. Já estive olhando os produtos da M-Audio antes, parecem muito bons... Realmente preocupam a latência e o tipo de conexão (firewire, USB etc.), mas fica um lembrete: usar o notebook como saída de som complexo (muitos filtros, timbres, polifonias, efeitos etc.) exige um poder de processamento compatível, mesmo com suporte ao Asio. :0)


[]'s

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Tão logo adquirido o teclado (estou atrás de um Alesis QS7), estudarei qual a melhor opção de interface com o notebook.
Opa...somos 2 na escolha. Vou comprar um Alesis QS 7 ou 7.1 e um notebook com uma interface midi de no mínimo 2 i/o e com a midi thru...

Também queria comprar o módulo MicroEnsemble da Kurzweil, mas talvez não seja necessário com o Notebook...

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


Fala, Ken Himura! =0D


Cara, posso te dar um help na compra do notebook... Quanto você pensa em gastar? Vi que também programa, gosta de CG, de repente um notebook que atendesse suas exigências de um modo geral seria um bom investimento. Trabalho com notebook há anos, pra mim já se tornou "desktop replacement" faz tempo! Se quiser podemos combinar de irmos atrás dos teclados e dos notebooks juntos (dependendo de onde você mora) ou mesmo trocando figurinhas via algum IM e por aqui mesmo. :0)

Sobre o teclado, quanto você está disposto a pagar nos QS 7.x? Já trocou uma idéia com o black na veia, que estava vendendo o QS 7 dele? Vi no Mercado Livre alguns, mas tá de rosca achar um QS 7.x decente e num preço acessível... =0<


[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


Xi, Ken Himura... Já "Elvis".


O black na veia vendeu ontem o QS 7 dele por 2,6 mil. =0(

Ele tá com um Korg X5D na caixa, quase sem uso, à venda por 2,5 mil. Se alguém tiver interesse...


[]'s

mano_a_mano
Veterano
# jan/05 · Editado por: mano_a_mano
· votar


SaintFerio
Eu também gostaria de fazer isso, mas se for com um MacIntosh rodando Logic Audio ;-)
Pois o Windows sempre foi muito instável, e eu não gostaria de "passar vergonha" ao vivo...

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


E ae, mano_a_mano! =0)

Cara, não tenho problemas com instabilidade usando o Windows XP há anos... Mas uma coisa é certa, o hardware nesta plataforma (PC) influencia muito.

Eu já vi muitos Macs darem paus também, não vem com essa não... :0D Acho que qualquer plataforma está passível de erros levando em consideração que a instabilidade é normalmente proveniente do software rodando sobre o OS, e não o OS em si (vamos esquecer um pouco que existe ainda Windows 95, 98 - aquilo não é OS, é uma "interface gráfica" apenas, ehuheueh - aí concordo contigo), sem falar das questões de hardware. Acho que está na hora de rever estes conceitos... Mas, para evitar "passar vergonha", eu recomendaria os velhos e bons módulos, PC ou Mac ao vivo tá no mesmo patamar hoje em dia! =0P

[]'s

Orêncio Júnior
Veterano
# jan/05
· votar


olá amigos, sou tecladista tb, eu uso computador no palco, uso o pro tools faço muitos samples o micro é usado para iniserir os samples e disparar o metronomo, claro que uso um nobreak tb.

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Rodolfo Rigo Calabrezi
Eu vi um QS 7 no jornal "O Balcão" por 2500...mas era antigo o jornal...

Eu vou montar um notebook...quero um sinistraço q eu vi numa loja nesses shoppings de info:

P4 de 2.8 GHz
512 mb de RAM
GeForce 4 de 128 mb com TV Out
4 USB's
e Gravador de DVD da LG

aí nisso, eu queria colocar só uma placa de som da M-Audio com uma interface midi de 2 I/O...

aí ficaria perfeito hehehe

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# fev/05
· votar


Bacana, Orêncio Júnior! =0)

Que teclado está usando com o computador atualmente? Como fez para a conexão MIDI, digo, usa uma placa como a digi001 mesmo?

[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# fev/05
· votar


Fala, Ken Himura! =0D


Mano! Como assim "montar um notebook"?! =0-

HeuehEUhe, calma... Tem marca? Tá pensando em gastar quanto, tem idéia? Nestes moldes eu teria alguns Toshiba maneiros para recomendar na faixa dos 5 pila ou bem menos. Tem uns HP interessantes, também.

Sei que isto não é um fórum e tão pouco um tópico sobre isto, mas... Eu tenho, já há um bom tempo, um Toshiba Satellite 5105-S607. Um tanto antiguinho, mas ainda é um sonho. Já foi top, até sub-woofer tem! Saída 5.1, firewire, 3 USB, leitores de SD e SM... Além de uma tela 15" animal, UXGA de 1600x1200, com GeForce 4, 512 Mb de RAM, 40 Gb de HD (5400 rpm), DVD/CDRW, P4 1.7 GHz... É muito rápido, para qualquer coisa nos padrões de hoje. Meu trabalho exige uma arquitetura decente, detono tudo no PC (como sempre digo, "processador sozinho não é nada"). Enfim... Vi recentemente um deste usado no Mercado Livre em torno dos 3,8 mil reais - se não tiver nada de errado com ele, o preço é mágico e o notebook é raridade: quem tem, não costuma vender. =0)


[]'s

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


Mano! Como assim "montar um notebook"?! =0-
Mudar algumas peças ué...montagem e manutenção de books não é difícil...ainda vou aproveitar um grupo do trabalho de um amigo meu que compram note's antigos pra fazer overclocks e "banco de peças" hehehe sinsitro...

Mas a marca daquele eu num lembro...

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Acho que vou acabar comprando um Notebook não achei nenhum teclado que me satisfazesse! Heheh vou vender meu QS6 e comprar um Notebook... Um BOM Notebook com uma placa legal, por quanto sairia mais ou menos? Uns 3,5 mil eu mantaria um bom? Agora enfesei, chega de comprar teclado vou ficar com meu SP76 como comtrolador e um Notebook é isso mesmo hehe!

guismarquesrj
Veterano
# ago/05
· votar


Po, tanta gente falando tanta coisa...

É simples... Quem vai fazer som ao vivo com o teclado, use o Reason, que já é um baita estúdio MIDI e faça as configurações em casa de cada timbre com plug-in e etc, e salve essas presets... No palco você abre apenas os arquivos para cada música do Set List que você vai tocar. Não tem essa de "clicar aqui", "clicar lá"... é coisa muito rápida.

Para mim a grande diferença é usar um notebook PC ou um notebook MAC... eu vou usar um MAC, pois PC dá muito problema e não tem tanta estabilidade quanto um MAC... podem dizer o que quiser, mas para Live Audio, MAC é o que há... eu pelo menos não confio em PC. Na hora de um show grande imagina se o windows dá pau?! Dá licença...

E Rodolfo Rigo Calabrezi,

Usa "uma placa como a Digi 001" sim... a diferença é que a Digi 001 não vale a pena pois é cara de mais... Mais vale a pena uma M-Audio Audiophile (externa, conexão Firewire ou USB 2.0) que é muito mais prática e barata...

Eu uso uma Firewire 410 da M-Audio, que é muito animal, mas custa caro, na casa dos R$2000,00 ou mais aqui no Brasil...

Abraços,

GuiS

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Putz mas aí um Notebook vai custar uns 5000 mil equipado... Eu táva pensando em gastar no máximo 3 ou então 3,5 ...

guismarquesrj
Veterano
# ago/05
· votar


Aí que tá o problema que impossibilita a maioria de ter um sistema desses... o preço... eu juntei grana durante muitos anos pra poder montar a parada assim... mas não é fácil não... e eu ainda queria estar usando um PowerBook e não um Ibook... Mas faz parte...

Abraços,

GuiS

kseven
Veterano
# ago/05
· votar


sarpa
[i]O ideal seria você ter uma BOA interface MIDI, aí sim você estaria tranquilo. As melhores opções são as placas externas com conexão Firewire ou as USB 2.0.
Um boa placa para este uso é a Audiophile da M-Audio com conexão USB.[/b]

É disso aqui q vc fala?
http://www.geocities.com/engesoft3/note_psr3000.jpg

Deyson Port
Veterano
# mar/12
· votar


Galera, queria saber qual é a melhor configuração para o notebook que devo usar... ( M. inerna, HD, etc), qual o melhor programa para usar para fazer o intermedio dos timbres. O que é preciso para tocar ao vivo com um controlador e o PC? Só o PC, controlador e cabo MIDI?

israel tognolo
Veterano
# fev/13
· votar


Srs, penso em começar a tocar com notebook, porém, não disponho de muitos recur$o$ financeiro$ para tal, alguém aí pode me dar uma dica de uma configuração bacana pra isso? Já tenho o controlador, precisaria apenas de um note e uma placa... Conto com a ajuda de vcs!

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Fast track + uma maquina com processador core i5 resolve seu problema.

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Leo Vaz

Senhores, muito oportuno ressurgirem este tópico das cinzas. Tenho uma dúvida semelhante: considerando que ao vivo eu não precisarei de VSTs nem áudio, usarei exclusivamente a função MIDI, qual seria a configuração mínima, utilizando o Sonar 8.5?

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Vc vai usar MIDI para sequenciar sintetizadores e módulos? nada virtual? tudo hardware?

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood

As mínimas exigidas para rodar o Sonar, sendo necessário verificar o manual dele. Para o sequencer em si, qualquer pc 386 rodaria, usando um cakewalk 3.0

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood
http://www.dancingdots.com/prodesc/SONARReqs.htm

Não acho ele tão leve assim, sujiro um Core 2 Duo com 2gb pelo menos, é computador de 800 conto hoje em dia, esse por muito tempo rodou o Sonar 8,5 aqui em casa sem problema algum

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocando ao vivo com NoteBook...