Compensa fazer música na USP?

    Autor Mensagem
    Mr Madruga
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Mr Madruga


    A nota de corte da faculdade de música na USP é a mais baixa, de 22 e 29:

    *Compensa fazer uma faculdade com nota de corte tão baixa?
    *Como meu instrumento é o teclado, o que é pedido na prova de aptidão?

    Thi_tecladista
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Respondendo à primeira pergunta: vale. A nota de corte é baixa por conta de uma pequena relação candidato/vaga, pois a procura pelo curso é baixa. Não tem nada a ver com a qualidade do curso.
    Apesar de não conhecer a faculdade de música da USP, posso te garantir que a USP preza pela excelência (embora a Veja tente provar o contrário hehehe). Sou formado em geografia lá e garanto que sua formação será mais que satisfatória. Além disso, é de graça, né? hehehe.

    Quanto à segunda pergunta, não tenho certeza. Talvez você possa encontrar isso no site da Fuvest, olhando nos editais dos vestibulares anteriores.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Mr Madruga

    Salvo algum engano, na USP não tem curso de música popular, portanto vc teria obrigatoriamente que fazer o curso de música erudita(piano). O que mais se aproxima da música popular na USP é o curso de viola caipira.

    Na Unicamp há curso superior também para música popular.

    Para saber os detalhes de cada curso e vestibular, basta ir no site das instituições, consultar editais dos vestibulares, e usar o google para achar as provas dos anos anteriores.

    Rafael A.
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Salvo algum engano, na USP não tem curso de música popular, portanto vc teria obrigatoriamente que fazer o curso de música erudita(piano). O que mais se aproxima da música popular na USP é o curso de viola caipira.

    Exatamente. Só não sei ao certo, tbem, sobre o curso de viola caipira.

    Conheci uma pessoa que há um tempo atrás prestou, mas antes das provas de segunda fase teve de fazer o teste de aptidão, e se deu mal geral. Como era permitida uma 2ª opção de carreira, acabou prestando uma outra coisa relacionado a humanas (historia ou geografia, acho).

    A nota de corte é baixa por causa da menor procura, mas o curso é forte. As exigências para a prova de aptidão específicas para o seu instrumento vc pode encontrar no manual do ano passado, que deve estar na internet. Sei que tem que se executar uma ou 2 obras na frente de examinadores, lendo a partitura.

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Rafael A.
    As exigências para a prova de aptidão específicas para o seu instrumento vc pode encontrar no manual do ano passado, que deve estar na internet. Sei que tem que se executar uma ou 2 obras na frente de examinadores, lendo a partitura.

    Por coincidência, estava vendo o programa da Usp ontem. Eles pedem as mesmas peças que a Unicamp [pra piano erudito]: um prelúdio e fuga, uma sonata e uma peça de livre escolha. [preferencialmente brasileira, se não me engano]

    Também tem as outras provas teóricas e ritmicas... Outra coisa que eu vi é que na Usp eles fazem uma entrevista com o candidato.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mr Madruga: A nota de corte da faculdade de música na USP é a mais baixa, de 22 e 29

    Esta nota de corte é para a prova de conhecimentos gerais, ou seja, a mesma que indivíduos como eu fizeram e ainda fazem para entrar em qualquer outro curso. O que fode a vida é a prova de aptidão.

    Artref
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Você vai fazer uma faculdade de música só porque a nota pra entrar é baixa? hahahaha. Você não dura muito assim, tem que ter muita certeza pra fazer facu da nossa área.

    A nota de corte é baixa, mas tem prova de aptidão, e se for como a Unicamp, não é tão fácil não. Como já disseram, não quer dizer que o curso é ruim.

    Eu faço música na Unicamp e gosto muito, agora se compensa quem tem que ver é você. Se você toca teclado, pode prestar música popular, modalidade "teclados", e aí se entrar vai estudar piano popular. O pessoal que faz gosta muito. Ou então presta piano eruda, e a prova é que a XisHaire falou, além da leitura à primeira vista.

    Mr Madruga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu por ser aluno do Ens. Médio, ultimo ano eu tenho desconto na taxa de inscrição da UNESP, então estou em duvida se faço Piano ou se faço licenciatura em Educação Musical.
    Esse curso de Piano na Unesp é erudito ou popular? Pode ser os dois Também?
    Alguém pode me ajudar? É urgente.

    Osvaldojr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Prestei USP pra ingressar na ECA em 1985.Era pra composição e regência. Além da fuvest se prepare para uma prova pratica. A prova prática ( se não mudou nada ainda )era pra interpretar umas das 32 sonatas de Beethoven no piano. Ou um tema livre....Optei pelo tema livre....toquei em torno de 20 segundos e mandaram eu parar....( é uma bancada com 4 pessoas que ficam te olhando tocar....)Depois te colocam de costas pro piano em pé e tocam um acorde no piano e pedem pra vc dizer qual o intervalo das notas...é f***.

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara eu fasso faculdade na USP aqui em ribeirão preto (mais eu não fasso música, shaushuahsuahs). Se vale a pena eu não sei, mais eu ja vi varias vezes a orquestra daqui tocando e eu vo te falar: O NEGOCIO È MUITO FOD# ! Vai com fé.

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Osvaldojr

    No fim voce passou ou nao ? Tipo voce tocou 20 segundos e parou né ? Quer dizer que a musica tava muito boa ou muito ruim ? SHAUHSUAHSUAHSU.... e esse negocio de identificar intervalos de ouvido sei que é algo que com muito treino se consegue, mais tamem ninguem é obrigado a ter ouvido absoluto né ? ;D

    Mr Madruga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mas e a UNESP pessoal, é na UNESP que eu tenho desconto.

    faço Piano ou se faço licenciatura em Educação Musical?
    Esse curso de Piano na Unesp é erudito ou popular? Pode ser os dois Também?


    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Mr Madruga
    Esse curso de Piano na Unesp é erudito ou popular? Pode ser os dois Também?
    Alguém pode me ajudar? É urgente.


    ué, procure no site oficial.

    Mr Madruga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kiki

    Lá não diz nada sobre isso, eu só achei informações sobre o curso de Ed. Musical.

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Mr Madruga
    verificou no site da faculdade? no manual do vestibular?
    tem que ter. veja o conteudo das disciplinas, a grade horaria.
    veja o que é cobrado na prova.

    mas que eu saiba, UNESP é so erudito.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    mas que eu saiba, UNESP é so erudito.

    USP também.

    expedifer
    Veterano
    # set/10
    · votar


    marphy
    Cara eu fasso faculdade na USP aqui em ribeirão preto

    .......

    makumbator
    Moderador
    # set/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Mr Madruga

    Cara, piano popular em grande faculdade pública de SP é apenas na Unicamp. Na USP e Unesp é apenas erudito. Nem precisa ter essa informação explícita, basta consultar o edital dos vestibulares para perceber isso facilmente(uma vez que as músicas são todas eruditas).

    Vc precisa consultar o site oficial, baixar os editais, ler e buscar a informação no canal correto. Tem tudo lá.

    Mas e a UNESP pessoal, é na UNESP que eu tenho desconto.

    Acho que vc não deveria escolher sua faculdade com base no desconto da taxa de inscrição do vestibular. Vc tem que analisar o curso, as instalações, vantagens e desvantagens de cada uma, o nível de exigência e ensino, etc...além da sua vocação e capacidade de acompanhar o curso. A taxa de inscrição não é nada perto de uma decisão tão importante.

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    expedifer

    SHAUSHAUSHUAS...
    Relaxa cara, é mania de msn, mais escrever ou nao uma palavra erra nao tira meu merito de fazer graduação em uma excelente faculdade.

    ;D ...fikdik...

    Mr Madruga
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    makumbator

    Cara eu acho que sendo uma Universidade publica só voltada pra artes é impossível ser ruim, os profissionais que eu conheço a maioria fez na Fundação São Caetano a Unesp deve ser um pouco melhor que isso então.
    E já que tenho desconto, por que não tentar entrar pra ve como funciona?

    ThiagoMafra
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não sei como é em são paulo, mas aqui no rio curso de música não me parece uma parada que tu chega e faz na orelhada não. e acredito que nas públicas de Sampa seja o mesmo. Estudo na ufrj e sei o q estou falando, professor daqui num tá muito preocupado se vc tem que trabalhar pra estudar não...

    Uma coisa importante (confiram pra mim se nas públicas paulistas é assim tb) a concorrência que falaram lá em cima é meio ilusória pq muitas vezes essa relação só é publicada depois da prova de habilidade específica. Ou seja, a galera que tomou fumo na prova de música não entra nessa lista.

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Mr Madruga

    Mas vc não quer piano popular? Como vai entrar em um curso que não existe na Unesp?

    Mr Madruga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    makumbator

    Eu prefiro piano erudito, lá só marca curso de instrumento, ai tem cada categoria, teclados, cordas, etc. Não sei se é erudito ou popular.

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Mr Madruga

    Basta ver o edital do último vestibular(tem no site deles). Pelo programa de peças dá para saber. Mas eu acho que lá só erudito.

    je_lais
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Cara eu fasso faculdade na USP aqui em ribeirão preto (mais eu não fasso música, shaushuahsuahs). Se vale a pena eu não sei, mais eu ja vi varias vezes a orquestra daqui tocando e eu vo te falar: O NEGOCIO È MUITO FOD# ! Vai com fé.


    Rapaz, é "faço" e não "fasso", também é "mas" e não "mais" ...

    je_lais
    Membro Novato
    # dez/18 · Editado por: je_lais
    · votar


    O curso da Usp é focado em música erudita, tanto a licenciatura como os bacharelados (instrumento, regência ou composição). Se você quer aprender muita teoria, compensa sim. Lembrando que, caso opte por instrumento, já precisa dominá-lo totalmente.

    Leia as páginas de números 58 à 64 para ver o conteúdo da prova prática e teórica de música:

    https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest.2019.manual.candidato. pdf

    As disciplinas são distribuídas ao longo do dia, logo é bem difícil cursar música na USP ou Unicamp se você não trabalha com música.

    Eu sou formada em matemática pela USP e gostaria de cursar música, mas por não trabalhar com música ainda, não posso tentar uma vaga por enquanto ...

    je_lais
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Uma coisa importante (confiram pra mim se nas públicas paulistas é assim tb) a concorrência que falaram lá em cima é meio ilusória pq muitas vezes essa relação só é publicada depois da prova de habilidade específica. Ou seja, a galera que tomou fumo na prova de música não entra nessa lista.


    Exatamente. Às vezes, a concorrência antes da prova de música é de mais de 10 candidatos por vaga, depois da prova (as pessoas não sabem música o suficiente pra acompanhar o curso ainda, mas podem aprender ;p) a concorrência cai.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compensa fazer música na USP?