Faculdade de música: O que devo fazer?

    Autor Mensagem
    OvelhoPianista
    Veterano
    # mai/12


    Bom dia!

    Bem, tenho 26 anos e estou no primeiro ano de piano, estudo em um conservatório que dirige o aluno para o estudo erudito. Pela minha idade tomei a decisão mais madura e pago o curso com muito prazer, assim como fazê-lo me faz muito melhor em todos os aspectos.
    Estava conversando com amigos e familiares e todos eles indicaram para que eu fizesse uma faculdade, até para focar o conhecimento na área. Não tenho intuito lucrativo e sim o enorme prazer de fazer o que gosto, o resto é consequência. Pesquisando instituições aqui e ali e vendo suas provas específicas de ditados a vozes, progressão e afins me bateu aquela insegurança. Por estar entrando agora na área gostaria de saber:

    Devo esperar mais um tempinho para ganhar um conhecimento mais amplo do que eles pedem (pq tem coisa q não tenho nem noção) e prestar c uma segurança maior ou tenho q me jogar logo de cara mesmo estando no primeiro ano de piano?

    A USC é boa? É do lado de casa!

    Se puderem me ajudem...obrigado!

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bom só minha opnião ok!?

    Não creio que faculdade seja uma boa para aprender. Quem vai para uma facul de música tem que estar com o foco preparado. Pois o aprendizado soa mais acadêmico. A sua insegurança já traduz isso. Soa meio estranho mas você já tem que ter um conhecimento no mínimo técnico do assunto.

    Creio que neste momento o conservatório seja o ambiente mais ideal para amadurecer o seu aprendizado. Continue com o curso e se sentir necessidade de ganhar alguns conhecimentos do popular feche uns três meses com aulas particulares.

    E assim vai levando até completar o curso. E futuramente se quiser desenvolver , mas já sabendo o que gostaria de extrair de uma facul ai sim indicaria a você uma graduação na área.

    (Eu) prefiriria uma faculdade de música que fosse uma instituição dedicada sem cursos paralelos além de música como Berklee e ISL.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    estou no primeiro ano de piano
    Devo esperar mais um tempinho para ganhar um conhecimento mais amplo do que eles pedem

    encare o conservatório como: ensino médio
    para entrar na falcudade de música: ensino superior

    expedifer
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Faculdade de música não é tudo isso e como maior exemplo que possa ter é saber que os maiores músicos ou pianista do mundo nunca fizeram faculdade alguma (isso basta?). Faculdade em termos de de música, só tem uma principal significância (ou utilidade): de dar é claro, além do nível superior que é muito útil em vários campos, dar uma habilitação irrefutável (um currículo) de profissão a ser exercida, tanto em estúdio, empresas do ramo, gravadora, publicidade, etc, mas principamente na docência (como professor). Lembre-se que um diploma na mão não significa absolutamente competência, aptidão ou bom conhecimento (90% das pessoas que carregam um canundo, nem sabem o que "aprenderam"). Portanto reflita no pra quê quer esse canudo. Pra que te vai servir. Achar que vai virar um Beethoven com um canudo será um dos mais absurdos pois nem as matérias dessa facudade te darão aptidão, tempo ou concentração pra isso, muito pelo contrário (estudará de portugues, matemática a história da arte musical, materiais dos instrumentos e ate pedagogia: é isso que quer? tem certeza?). Talvez o conservatório te seja muito, mas muito mais útil pois nos muitos anos de estudo só terá uma única matéria: piano. Mas pelo menos escolha bons professores pois o teu orientador/professor é o que ditará teu futuro, pelo menos a princípio (professores renomados são caríssimos e exigem alunos exímios).

    WKBorges
    Veterano
    # set/12 · Editado por: WKBorges
    · votar


    Para ingressar em uma faculdade, como devo me preparar para um vestibular?

    O que geralmente avaliam em um vestibular?

    Alguém pode ajudar, por favor !?

    Abraços!!

    Tiago Correia
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Como estava revirando os tópicos. Só para não deixar a pergunta suspensa:

    Consultar "manual do canditado" da universidade em questão.

    Exemplo: Ver p. 22

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de música: O que devo fazer?