Como tirar o vocal de uma música e fazer playbacks????

Autor Mensagem
Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04


E ae galera que gosta de áudio!!!
To começando a me interessar no assunto e tenho algumas dúvidas:

Como se faz um playback?? akelas músicas só com os instrumentos gravados em que foi retirada a voz do artista da música original.
Sendo possível fazer isso com a voz, dá pra tirar um instrumento especifico tbém???
Tenho SoundFonte 4.5, Cakewalk, Sonar, Encore, Finale Notepad,Band in a Box, Wingroove, algumas soundfonts....e mais algumas coisas no pc...com isso já daria pra fazer o q quero??? o que eu preciso de software e hardware???

gustavorino
Veterano
# dez/04
· votar


vc tem que remover a faixa central da musica.. o ruim pq junto vc vai remover alguns intrumentos que tem uma frequencia parecida com a voz!
a maioria dos editores de audio fazem isso.. o sound forge se eu nao me engano faz

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04
· votar


gustavorino
pow cara...a faixa central?????? me dá os comandos de menu um a um, se possível...to aqui lembrando da tela qua abre com meu Sondforge....acho que são só duas trilhas na tela, ambas iguais, com os mesmo sons não??? To falando dos meus mp3 que ripo de cds...

me digam mais ae gente!!

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Barbosa
A voz qd gravada, ela concentra sua maior frequencia nos médios da musica... A forma manual de tirar a voz da música é diminuido-a atraves dos médio... Escolha os equalizadores de 8 ou 10 bandas no Sound Forge e faça um teste!!!!

A forma automatica, é vc baixando o download do Dirver para o Sound Forge (Vocal Remover), que na verdade vai fazer de maneira automatica, o q eu te ensinei como fazer de maneira manual!!!

OBS: Não existe nenhum meio que tire a voz com perfeição... Nenhum estúdio profissional de qualidade e responsabildade, vende estes tipos de serviço para clientes, pois perde-se muito da qualidade geral das timbragens de alguns instrumentos como bateria e baixo!!!!

O estudios profissionais qd são contratados para venderem ao cliente playbacks profissionais... Eles montam com midis, sampler ou gravam com bandas!!!!

Espero ter ajudado!!!
Desejo Boa Sorte!!!!

www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04
· votar


viniciusaugusto
vc tem o link pra esse plugin do Soundforge?? Dá pra fazer manualmente, mas nada como algo automático...mas eu instalei ha pouco tempo esse software...tem como me dizer cada comando de menu pra eu usar?? pode explicar de maneira bem boba mesmo...

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Barbosa
· votar


tentei....
process/eq/graphic

em accuracy, escolhi medium....

fiz vários "desenhos" no equalizador....em V , em ^ , experimentei zerar tudo(apagou a música)...tudo isso gerou distorções na música, sei q mudou alguma coisa...mas a voz q é bom continua lá, feia, distorcida, mas tá lá...quanto aos comandos, to no caminho certo???
Vou experimentar com outros mp3 pra ver resultados diferentes....

a galera que saca ae pode postar tbém!!!!!

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


O link do driver (Vocal Remover) vc deve achar pelo www.ubbi.com.br ou pelo www.cade.com.br

Agora, sobre trabalho manual de equalização, vc terá q estudar, a unica coisa q posso te ajudar é dizendo q os médios ficam no meio do equalizador!!!!

tiko_y
Veterano
# dez/04
· votar


Um verdadeiro PLAYBACK é feito assim:

- O artista grava com sua banda e depois coloca a voz.
- Junta a voz do artista com os instrumentos pré - gravados.
- Lançam o CD.
- Depois, na gravadora em q gravaram eles retiram a voz apertando o Delete no canal (track) onde foi gravado a voz, e salvando denovo como wav !!!

tiko_y
Veterano
# dez/04
· votar


ENTENDERAM ???!!! seus malucos !!!!

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


tiko_y
Amigo, se vc leu o forum direito eu explico: OBS: Não existe nenhum meio que tire a voz com perfeição... Nenhum estúdio profissional de qualidade e responsabildade, vende estes tipos de serviço para clientes, pois perde-se muito da qualidade geral das timbragens de alguns instrumentos como bateria e baixo!!!!

O estúdios profissionais qd são contratados para venderem ao cliente playbacks profissionais... Eles montam com midis, sampler ou gravam com bandas!!!!


Então amigo, baixe a bola qd se referir da galera do fórum, pq existem pessoas q estão aqui que entendem bem mais do que você... Outro detalhe... Vc falou q: - O artista grava com sua banda e depois coloca a voz.
- Junta a voz do artista com os instrumentos pré - gravados.
- Lançam o CD.
- Depois, na gravadora em q gravaram eles retiram a voz apertando o Delete no canal (track) onde foi gravado a voz, e salvando denovo como wav !!!


O q vc falou está com alguns detalhes errados... Eu tenho um estúdio de gravação profissional, com diversos trabalhos de produções e irei explicar a forma correta de gravação dos playbacks e músicas e etc abaixo:
*Primeiro cria-se a ideia e os arranjos registrando as partituras, tablaturas e etc.
*Depois monta-se um midi com a ideia do playback, para que possa ser gravada a voz guia.
*Gravada a voz guia, que irá guiar os musicos na gravação junto com o midi, deixando o vocalista descansado para o momento da gravação final, grava-se cada instrumento separadamente por canal (por pista), Geralmente grava-se a bateria em seis a 8 pistas separadas, junto com alguns outros instrumentos harmonicos conectados por cabos em outros canais (pistas )como:guitarra base, baixo e teclado
*Gravada estas pistas, acrescenta-se os instrumentos adicionais, q em estúdio chamamos de instrumentação extra como: percussão, solos, sopros, metais, efeitos e etc.
*Montado o instrumental, equalizamos, editamos, corrigimos defeitos. encorpamos e pre-masterizamos cada instrumento separadamente pelo computador ou por sicrovia wokstation digital, através das frequencias e graficos de audio. EX: Eletrocardiograma AudioVisual.
*Finalizando esta parte, mixaremos a voz guia em um canal separado do playback, para q possam ser gravados as pistas de backs vocais, q posteriormente tbm será pre-masterizada, editada, comprimida e reequalizada.
*Feito isso, deletamos a voz guia do playback, deixando apenas o instrumental e os backs.
*Terminamos agora de montar o playback, tendo em mãos todo o projeto de gravação da música com cada instrumento ou tom de back em sua pista separada, q poderá depois ser ultilizado para anular-trocar-remontar-reeditar futuramente.
*Agora, usaremos o playback final para a gravação da voz final. O Vocalista geralmente grava a mesma música 10 a 20 vezes, para depois o técnico de computação audio visual (editor fonografico - q é o meu caso) selecione as melhores partes de interpretação das gravações e unifique apenas em uma gravação ou pista.
*Feito isso, agora iremos encorpar a voz acrescentando: a compressão, a equalização final, o reverbe, o delay e a pre-masterização geral.
*Mixaremos agora a voz junto ao instrumental (playback) e é neste ultimo instante q é decidida a mixagem final, comparando a voz, os backs e os instrumental em um equilibrio total.
*Pronto!!!! Temos uma gravação profissional feita e terminada, podendo modifica-la totalmente no futuro, ou apenas trocar a voz do vocalista q saiu da banda por uma briga e deixar o instrumental original, q inclusive pode ser mudado de tonalização.
*Geralmente os playbacks q encontramos de bandas famosas em cds de rádio, internet etc... Com qualidade de banda, eles podem ter ser feitos por samplers (simulação de banda via arquivo midi) ou raramente pela própria gravadora, q libera o playback salvo em projetos de gravação multi-pista(SFK, DRY, PTG, WSA, TRY, TASCAN, DATE, etc) e depois convertido pra o formato wave (Duas pista - Lado direito e esquedo da caixa), q posteriormente será gravado em um CD com o formato CDDA, q é a conversão de wave para um CD de audio normal.

Pronto, esta é a verdadeira maneira de ter gravações de playbacks e músicas profissionais... Eu não queria postar isso aqui, mas como o doido tiko_y foi meio deselegante com a galera q está participando deste tópico e tentou aparecer falando besteiras... Tive que passar a limpo e mostrar como se grava e como se produz uma música ou um playback de qualidade.

Espero q todos tenham compreendido o meu ato!!!!
Desrespeito na comunidade é deselegância!!!
_____________________________________________________________

Leandro Barbosa, como eu lhe falei e te avisei, não existe nenhum meio q de tirar a voz do playback de forma perfeita, na verdade só existe um meio de baixar as frequencias q se encontram a voz, atreavés da equalização, q pode ser feita manualmente (vc terá q manjar muito de equalizador, pois pelo q falou dos seus testes deve manjar bem pouco), ou através do driver vocal remover... Só q nenhuma das duas maneiras de simulação de retirada de voz ficam boas, pelo ao contrario, vc perde muito a qualidade dos instrumentos e da musica, e sempre no fundo da gravação vai ficar a voz de longe a ser escutada com péssima qualidade.

Resumindo, não existe ainda nenhum meio profissional aonda vc pegue um wave-mp3-etc e tire a voz totalmente, deixando a gravação original sem a voz com qualidade... Isso ainda não foi inventado. O unico meio de tre os playbacks originais, é vc tendo o projeto de gravação da banda e anular a voz principal da pista gravada.

Um dica: Procure os playbacks q vc quer pelo Kazaa, colocando na busca o nome da banda e ao lado do nome da banda, escreva Karaoke... Vai aparecer um monte de playback gravado pelas bandas originais e liberadas pela gravadora, ou então, encontrará plabacks originais gravados por grupos covers.
_____________________________________________________________

Um grande abraço a todos e sorte!!!!
Feliz Natal e Feliz Ano Novo!!!!
São os votos de Vinícius Augusto

site: www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# dez/04
· votar


Onde é que estamos??? Me desculpem, mas isso é um fórum de músicos, e músico que é músico nunca me perguntou sobre como conseguir playbacks...

Me desculpem, mas é que eu me revolto com caras que fingem tocar usando playbacks. Desmoralizam tecladistas, que são os mais acusados de playbacks, já que grande parte das vezes o público não consegue ver seus dedos tocando.
Fale!!!

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


André Henrique Gontijo Matos
Entendo a sua opnião, mas um playback bem gravado para estúdio vale a pena!!!! Convenhamos!!!!

Um abraço!!!!!

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Barbosa
· votar


Vinicius Augusto
André Henrique Gontijo Matos
Realmente entendo só um pouco de equalização...mas eu seria absurdamente burro se não imaginasse q os médios estão no meio né!!! pow!!!
Quando falei dos comandos tão detalhadamente era pq queria expor pra alguém de qqer nivel o q eu estva fazendo no pc.
Sobre todo o processo de gravação eu já imaginava como é...sei que voz e instrumentos são gravados em pistas diferentes durante a criação do álbum. Sei tbém q depois de pronto o arquivo de áudio, todo o som se funde numa única "massa". Claro que imagino como são feitos os playbacks originais (acho q eu já disse isso acima) ...é só omitir a trilha onde fica a voz, isso durante a produção.
Quanto à sua revolta quanto aos playbacks, até é justa mas não vem ao caso aqui. Estou interessado nos playbacks não para tocarem no meu lugar, pelo contrário, seriam uma espécie de "quebra-galho", uma vez que sempre aparece akela música com um pequeno detalhe, um solinho, um efeito legal, que fica meio escondido...nesse caso seria ótimo se eu ao menos conseguisse encolher alguns sons e dar mais ênfase aos outros....ouvindo melhor, vc irá tocar melhor.... acho q é isso!!!!!

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Barbosa
Oh amigo, eu citei o detalhe das gravações não para vc, e sim para o cara q chamou-te de maluco e ensinou de maneira errada no topico como se monta um playback ou grava uma musica.
Espero q não tenha entendido mal. E vc fez um comentario geral sobr o André junto com meu nome, dando a impressão q eu falei o q ele falou tbmmm... Poxa, assim não dá, venho te defender, tento te ajudar e ainda sou julgado!!!!
Valeu cara!!! Boa Sorte e Feliz Natal com um Prospero Ano Novo!!!
São os votos de: Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
viniciusaugustomusic@hotmail.com

tiko_y
Veterano
# dez/04 · Editado por: tiko_y
· votar


viniciusaugusto


CONTINUO ACHANDO VCS MALUCOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


tiko_y
huahuahuahuahua
valeu!!!! Vc é dos nossos!!!!!
heheheheheheheeh
essa eu nao aguentei!!!!!
huahuahuahauhau

Bom ano novo cara!!!!
Me procura no msn, pra tricarmos algumas ideias!!!!

Abraço!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
viniciusaugustomusic@hotmail.com

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
demais, essa eu gostei!!!!! hehehehehehe

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


tiko_y
Desejo-te um feliz natal e um prospero Ano Novo!!!!
Boa Sorte!!!!

Abraço!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
viniciusaugustomusic@hotmail.com

Dimi Pop
Veterano
# dez/04
· votar


Bom, se alguém souber como se faz isso com um arquivo de audio que tenha voz pode ganhar uma fortuna e ficar milhonário pq todo mundo vai querer isso!!!!!

Isso ñ é possível!!!!!

pelo menos por enquanto...

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Dimi Pop
Concordo plenamente com vc!!!!
Mas deixa o amigo q criou o topico perceber isso!!!!
Valeu amigo!!!!
Boa Sorte e sucesso!!!!

ASS: Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04
· votar


viniciusaugusto
...deixa eu perceber isso....(!!!!!!!!)

fala sério!!!! sempre soube q não dava, a dúvida apareceu quando algum mané disse pra mim q um cara de não sei da onde conseguia tirar a voz...aí fiquei meio q duvidando, criei o tópico justamente pra elucidar a dúvida...pra perguntar ao pessoal que história era essa.
pelo q to vendo vc é o mais f*dão do fórum né...andei lendo alguns posts teus por ae e vi que em matéria de simpatia e modéstia vc se comporta de maneira indiscutível!!!!

RicardoAmaral
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Barbosa
Poxa cara, Vinícius te ajuda em dois topicos q vc criou, e vc vem aqui da pagação no cara!!!! Putz q vacilo!!!! Vc parece ser muito mal agradecido!!!!
Olha suas atitudes antes de julgar alguem ok? Juízo rapaz!!! Nao queremos mais brigas aqui e vc parece querer começar outra!!!
O cara te ajuda em dois topicos e vc quer massacrar!!!! Vacilão!!!

jhoni mor
Veterano
# dez/04
· votar


dae pro6 me registrei ai esses dia dia lind de estar junto com vc's e espero estar passando alguma coisa pra vc's como também estar aprendende com vc's valel



um grande abraço de jonathan
que vai ser conhicido como jhoni mor!!!

jhoni mor
Veterano
# dez/04 · Editado por: jhoni mor
· votar


mas uma pergunta como faz para fazer playback ????
deiXo um abraço!

RicardoAmaral
Veterano
# dez/04
· votar


jhoni mor
Só pelo teclado ou como o viniciusaugusto citou acima!!!!

jhoni mor
Veterano
# jan/05
· votar


como assim pelo teclado ?




quero aprender mais sem maudade

Leandro Barbosa
Veterano
# jul/06
· votar


impossivel fazer isso!

allanfelipe
Veterano
# ago/06
· votar


Oi, pessoal
Estou ciente da impossibilidade de se separar instrumentos de uma música pronta. Minha dúvida é como são feitos os remixes eletrônicos, nos quais a base é perfeitamente igual e os djs dão uma mudada mas por cima ( Ou mantém a melodia e elementos de harmonia igual mas mudam completamente a base rítmica ). Eles recriam a base em casa ? São sempre amigos do compositor da canção original e pedem as trilhas emprestadas? :P Só a título de curiosidade mesmo.

tec_ram
Veterano
# jun/09
· votar


Leandro Barbosa
E aí cara, conhece o audacity? esse software faz automaticamente o que tu ta tentando fazer com as frequencias da musica. Dependendo da musica ele tira quaze perfeito as frequencias equivalentes a voz humana. Assim que tu baixar o programa me manda um email que te mando todos os passos pra ti tirar a voz. Falou cara!! até.

tec_ram
Veterano
# jun/09
· votar


Leandro Barbosa
há, o meu email é multiaudio10@hotmail.com

Lord fafe
Veterano
# jun/09
· votar


tec_ram

[COVEIRO MOD: ON]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como tirar o vocal de uma música e fazer playbacks????