Partituras ou cifras para crianças

    Autor Mensagem
    fpinheiro
    Veterano
    # mar/09


    Pessoal,

    desculpem minha ignorancia, mas nao conheco musica na teoria, nem mesmo a diferenca entre cifra e partitura, por isso coloquei os dois no titulo do topico.
    apesar de nao conhecer, eu gosto, e gostaria de incentivar meu filho a tocar um destes tecladinhos simples que vende-se em loja de brinquedos.
    antigamente vinham com eles, umas folhas com as musicas, digamos, codificadas em letras que eram representadas igualmente no teclado, assim bastava repetir a sequencia para tocar a musica.
    claro que é uma forma rudimentar, mas acho que pra incentivo é muito válido, por isso, gostaria de saber onde consigo musicas com esta codificacao simplória ao extremo ?? tem algum lugar pra baixar na net ? tem algum livro pra se comprar ??
    agradeço a atençao de todos que tiveram paciencia de ler esta mensagem.

    abs.

    Fábio Pinheiro

    _KOG
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Amigo,
    infelizmente nao sei dizer sobre estas cifras.

    Talvez agora ele seja muito novo e não seja o caso, mas quem sabe futuramente se ele começar a se interessar um pouco mais, voce pode comprar pra ele um teclado que acende umas luzes debaixo das teclas que estão sendo tocadas. E no visor também exibe o que está sendo tocado..

    No teclado tem musicas demonstrativas que "ensina" como tocar as musicas do teclado, acendendo as notas que devem ser tocadas...

    este é um exemplo um pouco caro, mas acho que devem ter semelhantes em torno de uns R$500:
    http://www.submarino.com.br/produto/32/21205568/teclado+c/+teclas+ilum inadas+lk-80+kt+prata/cinza+-+casio?menuId=201608

    Isso é ótimo pra criança, e se não me engano essa funcionalidade serve exatamente pra isso... pra auxiliar e incentivar o aprendizado.

    _KOG
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Amigo,
    infelizmente nao sei dizer sobre estas cifras.

    Talvez agora ele seja muito novo e não seja o caso, mas quem sabe futuramente se ele começar a se interessar um pouco mais, voce pode comprar pra ele um teclado que acende umas luzes debaixo das teclas que estão sendo tocadas. E no visor também exibe o que está sendo tocado..

    No teclado tem musicas demonstrativas que "ensina" como tocar as musicas do teclado, acendendo as notas que devem ser tocadas...

    este é um exemplo um pouco caro, mas acho que devem ter semelhantes em torno de uns R$500:
    http://www.submarino.com.br/produto/32/21205568/teclado+c/+teclas+ilum inadas+lk-80+kt+prata/cinza+-+casio?menuId=201608

    Isso é ótimo pra criança, e se não me engano essa funcionalidade serve exatamente pra isso... pra auxiliar e incentivar o aprendizado.

    Super Kleber
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Quantos anos tem seu filho?
    Vc já tem o teclado, se sim, quantas teclas tem ele?


    Não daria pra colocar ele logo numa escola de música?
    Pode-se começar bem cedo...

    _KOG
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não daria pra colocar ele logo numa escola de música?
    Pode-se começar bem cedo...


    é, concordo também....

    pedro_tecla
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    concordo!(2)

    Faop
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    O lance não é só começa cedo, é ver se o garoto tem interesse também, de nada adianta você obrigar o menino a fazer algo que ele não queira, e no futuro você vai perceber que ele vai odiar o instrumento que você tentou empurrar para ele a força. O lance é começar no incentivo mesmo, mostra algumas músicas eruditas para ele, um pouco de rock progressivo pra ver se ele se interessa por sintetizadores e coisas do gênero, e então, depois de ele mostrar um grande interesse, colocá-lo ao instrumento.

    Faop
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Dica: Comece você ouvindo, sem chamar ele, se ele vir para ouvir a música, isso ja significa um interesse pela música, e então pode colocá-lo no incrível mundo dos instrumentos musicais hehe.

    fpinheiro
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    desculpem a demora em retornar, fiquei sem computador temporariamente.
    gostei muito das dicas, vou ver se já é idade boa para começar a apender em alguma escola.
    ele adora musica e tudo quanto é instrumento, mas tudo que ele tem é de brinquedo, violões, teclados e "tamborzinhos"...todos de brinquedo.. o teclado é o que mais se aproxima de um real, pois da pra selecionar o instrumento, mas ainda assim é mto rudimentar.
    o que eu queria sao umas partiturinhas beeemmm simples.. que é so ir tocando as teclas na sequencia mostrada que sai a musica... acho que se ele sentir a musica saindo já de inicio, o incentivo pode ser maior, pois numa escola vai ter muita teoria, tocar somente notas, etc... acho que o inicio deva ser pouco motivador para uma criança...
    mas obrigado pela atençao de todos.

    abracos

    LuizFelipe
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Oi amigo. Procure em bancas de revistas por uma revista de teclado para iniciantes. Algumas delas vem com adesivos para se colar os nomes das notas e com partituras bem simplificadas. Não sei se é o método mais adequado, mas acho que é isso o que você quer.

    Abraço!

    Faop
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    acho que se ele sentir a musica saindo já de inicio, o incentivo pode ser maior, pois numa escola vai ter muita teoria, tocar somente notas, etc...

    Isso depende do professor e do método de ensino que ele utiliza. Quando eu comecei, com 5 anos, eu tive aula com uma senhora que eu agradeço ela até hoje. Eu tive 3 meses de teoria antes de senta no piano, pra mim foi bom, eu to até hoje no piano, mas isso não, depende só do professor tambem, tem o aluno.
    Minha mãe da aula de iniciação infantil, dependendo muito do aluno, ela da a teoria junto com a prática exatamente por causa disso. A geração de hoje em dia (to parecendo velho falando, e tenho 16 anos hehe) não tem mais paciência pra nada, quer ir tocar direto, sem antes ter nenhuma noção. É por isso que tem tanto musico fraco por ai.
    Procure um professor, pergunte a metodologia de ensino dele, talvez ele pode conciliar a teoria com a prática.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partituras ou cifras para crianças