leads em teclados com teclas de piano

    Autor Mensagem
    klesiometal
    Veterano
    # nov/08


    oi amigos! bom... quero debater com vcs a respeito de alguns stilos em teclados com teclas com peso de piano. E um seguinte:
    eu estava dando uma olhada em alguns topicos bem antigos q falava de teclados 88. E uma pessoa postou q nao gosta de tc com peso de piano porquê não tem como ela execultar com perfeiçao os sons de lead, metal e orgãos. orgão até q é meio dureza pra fazer com teclas de piano!! agora lead e outros como metal, eu não vejo dificuldades. Pelo contrario, eu prefiro execultar leads com tc 88, eu sinto mais segurança nas teclas. oq vcs acham? existe mesmo essa dificuldade? quem tem teclados 88 geralmente estuda piano, e os pianistas tiram som fudido! porquê seria diferente com leads? deêm suas opiniões. valew abraço!!!

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    klesiometal
    É porque em geral os sintetizadores de épocas passadas possuíam teclas leves e sem sensibilidade, até mesmo o lendário Minimoog. Por isso muitos tecladistas que trabalham com esses timbres tipo "lead" preferem esse tipo de mecanismo em vez de teclas pesadas, que são mais voltadas para pianistas.
    E mais: quem costuma tocar timbres de Hammond B3 gosta daquelas teclas leves tipo "waterfall", que são mais lisas e macias, praticamente idênticas às do B3 original.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu tinha um SP76, com teclas semi pesadas, e agora tenho um UF8 com teclas pesadas e acho melhor as teclas pesadas para usar com Hammond (caras, vocês tem que conhecer o VST VB3, é muito menor e muito melhor que o B4, remixei várias músicas com ele e ficou muito melhor do que com o B4, tem um som muito mais quente).

    As teclas do SP76 eram legais para tocar o Hammond, mas o UF8 me dá muito mais segurança. Não sei, talvez eu tenha me adaptado, mas hoje em dia acho muito tranquilo usar 88 teclas pesadas para Hammond, assim como para os LEADs.

    Curiosamente eu consigo fazer glissandos muito mais facilmente com teclas pesadas, as teclas do UF8 são ótimas e eu saquei, através de muitos vídeos que vi pela net, algumas técnicas específicas para Hammond e consegui reproduzir de boa.


    Vai um site legal que tem uns exemplos de técnicas e alguns macetes de Hammond, que o falecido Mojo deixou por aqui:

    http://www.hearandplay.com/gkorgan.html#video

    djcy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Como assim "o falecido Mojo" o que aconteceu? Alguém poderia me explicar?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Falecido aqui no fórum, foi expulso ou saiu, não é que ele morreu hehehehee


    Poderia chamar de ex-membro, mas não sei qual é pior hehehehe

    Artref
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dá pra tocar lead numa boa com tecla de piano, não vejo tanto problema. Organ é que realmente pede uma ação de synth ou waterfall.

    Tiago-Music
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara da pra tocar tudo com teclas pesadas. É só vc olhar a performance do Jordan Rudess ( tecladista do Dream Theater)

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bom eu acredito que talvez alguns de nós sentimos certas diferenças devido a estarmos acostumados com as teclas leves para leads, afinal todos os synths voltados a leads vindo dos lendários moogs, até microkorg, Nord lead, Radias e outros sempre foram feitos com teclas leves. Eu já toquei em teclados de teclas semi pesadas e pesadas e nunca senti dificuldade quanto a usar leads, no máximo apenas um minutos para adequar o peso das teclas ao timbre.

    Agora eu prefiro muito mais as teclas pesadas para o som de Hammond, pois dá mais vida e intensidade ao timbre, claro que com teclas leves vc consegue controlar intensidade, mas as teclas pesadas recordam mais o B3, apesar que o peso das teclas do Hammod é diferente de piano ou semi-pesadas.

    klesiometal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu também acho q da pra tocar de tudo com teclas de piano, basta um pouco de treinamento, dedicaçao e vontade. vejo o Jordan Rudess execultar de tudo no monstro do OASYS, e tantos outros tecladistas fazerem soms de hammond e tantos outros com perfeiçao. eu tinha teclados so de teclas leves, depois q comprei um 88, eu execulto qualquer coiza com mais segurança, nao sei o que é isso!! rsrsrs...

    PauloFernando
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu acredito em gosto e treino. Eu comprei recentemente meu piano digital. Desde então parei de usar o sinth. Tenho conseguido tocar quase tudo, mas sempre necessito treinar no piano para ter a mesma performance. Por outro lado, hoje qndo vou tocar no sinth eu quase esmago as teclas, mas simultaneamente a constancia na intensidade do som fica melhor.

    bom...tenho q ir treinando...
    abraços

    dtplayer
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    É uma questão de costume. Uma pessoa pode muito bem tirar um sonzão de piano em teclas leves, assim como da pra fazer altos solos de lead com teclas de piano. É uma questão de constume. Um exemplo é o jordan rudess que toca de tudo com teclas pesadas, basta treinar e se adaptar. Outro exemplo são os tecladistas amadores que tiram altos sons de piano em teclas semi-pesadas (que são uma bosta diga-se de passagem).

    brunoamaral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Com exceção dos hammonds, para todos os timbres eu prefiro teclas pesadas. Tenho tocado só com 88 pesadas, no geral eu adoro, mas ainda não me adaptei muito aos glissandos nos órgãos. Mas gostei de ouvir que tem gente que até prefere teclas pesadas nos hammonds... Isso era uma coisa que vinha me desanimando, acho que vou passar a treinar pra ver se me adapto... se chegar nesse ponto de adaptação, teclas leves nunca mais!

    Música de Preto
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara, eu não consigo me imaginar usando leads em teclas pesadas... Pra mim, nessas teclas só piano mesmo, mas como eu já até disse em outro tópico, prefiro teclas leves para tudo. Pros leads então quanto mais leve melhor. Gosto das teclas do PSR, aquelas baseadas em borrachinha. Consigo até ser mais rápido.


    Outro exemplo são os tecladistas amadores que tiram altos sons de piano em teclas semi-pesadas

    Por que amadores? Por que não tocam em teclas pesadas ou não entram aqui pra chamar os outros de amadores também?

    Artref
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Música de Preto, o amigo foi infeliz no comentário, deixa pra lá. =)

    silvG8
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: silvG8
    · votar


    Música de Preto
    Gosto das teclas do PSR, aquelas baseadas em borrachinha.
    Rapaz, se eu tocar em uma tecla dessas eu acho que com o tempo elas começam a cair! rsrsss
    eu toco no piano, aí pra me adaptar a teclas semi-pesadas é meio dificil!

    toco os leads sem problema... questão de hábito.

    -corrigindo-
    eu toco no piano as músicas de piano, e meu teclado que veio depois teve que ser de teclas pesadas. =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a leads em teclados com teclas de piano