Montando setup de 2 teclados (88 + 61 teclas)

Autor Mensagem
junior.teclado
Veterano
# out/12


Olá Pessoal, sou novo no fórum, pesquisei e os tópicos próximo do que estou precisando são muito velhos e o que preciso mesmo seria a combinação de 88 + 61 teclas. Se aconselharem ressurgir algum me avisem.
Preciso da ajuda e experiência de vocês para me auxiliarem em um setup de 2 teclados considerando que eu toco em banda (variados estilos) e também toco em cerimônia de casamento.
Eu acredito não precisar de um mega teclado como um MOTIF, pois tenho um XP-80 desde a época que ele ainda estava em produção e o que mais usei nele foi a parte de Sintetizador e quase nada de um Workstation. Com isso pensei em ter um teclado menos portátil de 88 teclas e outro portátil de 61 teclas para a maioria dos trabalhos.
88 teclas: Estava pensando em um piano digital, com foco em piano onde eu poderia estudar em casa e também ter teclas mais fiéis ao piano. Devido a uma boa oportunidade peguei o MOX 8 e acabei ficando feliz por ser próximo do que eu pretendia e além disso é portátil (comparando com os outros 88 de mercado e também é apenas 3kg a mais do que o XP80) e tem todos os timbre o que um piano digital não teria.
61 teclas: Estou a vender meu XP-80 para ter esse teclado mais portátil se não eu ficaria com o XP. Estava pensando em pegar um Korg ou Roland para fazer dupla com o Yamaha MOX 8 e os que andei pesquisando são os Rolands: Juno Di, Juno Gi e Korg M-50 61.
Gostaria que comentassem e me ajudassem a definir uma combinação de teclado 88 + 61 com um bom custo beneficio mesmo considerando a venda do MOX se for para melhorar sem mudar muito o valor do setup.
Abraços e desde já obrigado pela ajuda.
Junior

J.Dionatan
Veterano
# out/12
· votar


P105 para piano digital
Korg Krome 61 para teclado portátil.

Pesquisa sobre os 2 e verá que set poderoso.
Porém não acho que vaila a pena vender o Mox 8 não, fica com ele e escolha um Mid level de 61 teclas.

Thallyz
Veterano
# out/12
· votar


Porém não acho que vaila a pena vender o Mox 8 não, fica com ele e escolha um Mid level de 61 teclas. (2)

KORG M50 61 ou, se tiver paciência para esperar, KORG KROME 61.
Esse set ficaria PODEROSO...

Eu, se tivesse na mesma situação que vc, principalmente por causa do MOX que é um excelente teclado, esperaria pelo KROME.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


mas cara, quer gastar quanto em cada? até onde sei, o CP1 ganha do p105... e você ainda pode pegar um Nord Stage de 61 teclas!

bravo57
Veterano
# out/12
· votar


junior.teclado
Bem, vc deixou bem claro que não se importa com Workstation, o que vc preza mais é timbres... entÃo vamos lá.

MOX8 - Alem de teclas pesadas tem ótimos timbres e ainda assim é um sintetizador Workstation . Acho que não tem nenhuma necessidade de trocar ele. Ele já tem pianos bons, e sendo sintetizador vc ainda pode melhora-los e deixar ao seu gosto.

Synth 61 teclas - Desses que vc falou eu acho mais jogo um Korg M50 - Tem bons timbres, dá pra dar uma melhorada nos pianos (piano é gosto, não tem como discutir), nos órgãos, leads, orchestras, metais, EPs.... não tem do que falar 9 entre 10 tecladistas adoram esse timbres da Korg. Fora que o som é uma porrada.

Então tá aeh: Yamaha MOX 8 + M50. Pra quem se preocupa mais com timbres do que recursos esses formam um set excelente e sem redundancia de timbres pois Yamaha e Korg tem timbres distinto, lhe permitindo muita diversidade. Mas ambos possuem muitissimos recursos alem de bons timbres.

bravo57
Veterano
# out/12
· votar


Ah, lembrando que o M50 tbm é Workstation... e tem mais presença nos timbres do que os Junos Gi e Di.

Maestron
Veterano
# out/12
· votar


Eu ficaria com Mox8 e M-50 sem pestanejar... Um set variado e versátil...

junior.teclado
Veterano
# out/12
· votar


Obrigado pessoal pelos comentários!

J.Dionatan e Thallyz

Valeu pela Dica, não tinha visto ainda o Krome. Talvez eu até tenha visto antes mais achei que era o Kronos e acabei nem procurando mais informações, pois já estaria muito acima das minhas condições. Sem falar que esses Top de linha mesmo os 61 teclas são pesados e não tão compactos assim..rs

Acabei de Olhar muito rapidamente no forum sobre o lançamento do Krome e vi que ainda não se sabe o valor do teclado no brasil, certo? Vi que na teclacenter esta indisponivel, porém pesquisando no google fui parar em um link dessa mesma loja já na fase de calcular frete e estava aparecendo R$ 5.000,00 para esse produto.
É uma boa opção mesmo para ir investigando, afinal não estou com tanta urgência porque preciso vender o meu XP.


Thallyz

Então, não quero fugir muito do valor que já tenho (XP 80 + MOX 8). Eu ia vender o XP antes de trocar mais acabei fazendo loucura pra não perder o negócio do MOX.
A ideia seria vender o XP e acrescentar mais uns 2 mil no máximo. Considerando a venda do MOX seria o valor dos dois teclados + 2mil.


bravo57

Isso mesmo, me importo mais com os timbres, facilidade de manusea-los ao vivo (mudança de som sem corte, expressões, controles ao vivo (exemplo: controles no timbre de orgão, megavoices na sensibilidade da tecla ou em botões no teclado como tem no Juno e MOX), DBEAN eu achei legal no Juno, facil manuseio nos timbres de Lead - alteração de cutoff, filtros.. etc), fácil e grande capacidade de split/layers (A ideia é que esse tenha 128 de polifonia, pra compensar a falta no MOX que é 64).
Achei legal a parte de sequencer no Juno Gi, mais como comentei seria uma função que provavelmente eu não usaria... se o que eu comprar tiver sequencer legal, mais não é o principal na minha escolha.

Legal você dizer sobre a presença. Faz um bom tempo que não vou em Expomusic ou em grandes lojas para testar os teclados atuais. O MOX acabei comprando só no que li aqui no fórum, pois comprei um com 7 meses de uso em uma cidade visinha direto com o proprietario, então não pude comparar com outros teclados de 88. Pra esse segundo teclado estou pensando em definir uns 2 modelos e senti-los antes de fechar.

Maestron

É estou vendo que Korg M50 esta liderando Juno. Ele era minha primeira opção e estava começando a ter uma queda pelo Juno Gi.. mais vou tomar cuidado com essa queda rsrsrs.
É isso mesmo que procuro, um set bem versátil, de inicio eu pensei na versatilidade no teclado de 61 (com bons órgãos) pra tocar metais, sanfona, leads... etc .. e o de 88 seria mais pro lado que mais gosto (piano, piano elétrico, ficando o orgão no 61). O Lado bom do MOX é que tenho um bom piano já sem perder os outros timbres.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


junior.teclado
já pensou em um controller? ai da mais dinheiro para você comprar um teclado com melhores timbres!
--
um 76 HA contaria? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438531865-nord-electro-3-hp-73- teclas-novo-e-impecavel-tagsgigbag-_JM

junior.teclado
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire

Desculpe, no meu último comentário coloquei uma resposta para você só que deixei o nome do Thallyz.
Então, já pensei em controladores. Sou um pouco leigo e meio que desencanei disso quando aconteceu um problema comigo:
Uma vez fui tocar em um casamento e levei o meu XP-80 + FAST TRACK PRO + Notebook (com Reason). A Fast estava ligada via USB (não tenho fonte e deixo a alimentação pelo USB mesmo). Estava fazendo sala normal com os timbres do Reason.. Quando foi pra começar a 1°musica o notebook deixou de reconhecer a FAST. Não sei se aconteceu um pico de energia e perdeu o contato, mais ambos estavam ligados porém não tinha mas som (Já aconteceu em casa de apagar uma luz que deu um pico em casa e cortou a conexão como nesse casamento). Sorte que eu deixei o teclado ligado via P10 e na hora mudei para o XP. Mais esses imprevistos me dão medo rsrsrs. Eu teria que ter um notebook dedicado e um controlador e estudar como essa coisas não acontecerem.

bravo57
Veterano
# out/12
· votar


junior.teclado
Pra mim, ter um instrumento organico (o teclado em si) é mais seguro que trabalhar ao vivo com Vsts e Controller. Sei que é dificil acontecer com equipamentos de ba qualidade, só que eu tbm não acho legal carregar tralhada. Gosto de um instrumento pronto. Ligar e tocar. Minha opinião.

junior.teclado
Veterano
# out/12
· votar


Eu também concordo com você bravo57, talvez por não dominar esse mundo VST. Bom eu vou aguardar um pouco e ver o Krome ao vivo. Andei olhando alguns videos e gostei dele.
Acho que vou seguir esse caminho mesmo, manter o MOX8 e assim vender o XP vou investigar melhor os 3 modelos: M50, Krome e Juno.

Obrigado a todos pelas dicas.
Abs

MFSTOLL 08
Veterano
# out/12
· votar


junior.teclado Se precisar para agora pegue o M50 se não espere o Krome... Eu tava na dúvida entre Juno Gi - M50 - Mox6 ... Fui testar e nossa o Juno Gi NA MINHA OPINIÃO é 100 vezes mais inferior aos outros dois... Se conseguir o Mox8 + M50 ou Krome vai ter uma Set Poderoso demais Heheheh...

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


junior.teclado
Uma vez fui tocar em um casamento e levei o meu XP-80 + FAST TRACK PRO + Notebook (com Reason). A Fast estava ligada via USB (não tenho fonte e deixo a alimentação pelo USB mesmo). Estava fazendo sala normal com os timbres do Reason.. Quando foi pra começar a 1°musica o notebook deixou de reconhecer a FAST. Não sei se aconteceu um pico de energia e perdeu o contato, mais ambos estavam ligados porém não tinha mas som (Já aconteceu em casa de apagar uma luz que deu um pico em casa e cortou a conexão como nesse casamento)
carai!!

já pensei em controladores. Sou um pouco leigo e meio que desencanei disso quando aconteceu um problema comigo:
bem cara... o Windows é um S.O. bem complexo, há boatos de que não se sabe ao certo quantos protocolos há nele... e como se pode ver, assim como qualquer aparelho digital, ele é sujeito a bugs... mas eu duvido que esses problemas aconteçam quando se conecta um controller em um outro key... vai na fé!

bravo57
Pra mim, ter um instrumento organico (o teclado em si) é mais seguro que trabalhar ao vivo com Vsts
concordo!

junior.teclado

vou aguardar um pouco e ver o Krome ao vivo.
ai sim em! esse Krome me parece ser um Key ótimo para um MID lvl (o que me preocupa também...)...

junior.teclado
Veterano
# nov/12
· votar


MFSTOLL 08
Nossa sério? Eu nunca toquei em nenhum desses, mas os videos do Juno Gi devem enganar porque estavam me enganando.. achei que eram bem próximos .. rs
Então, estão me propondo o XP60 na troca do XP80 onde anunciei. Apesar de eu gostar da linha XP vou tentar vender mesmo e esperar um pouco mais pra analisar o Krome. Vamos ver o que vai dar.. rs

Tears Of Fire
Hehe.. então aconteceu isso em casa uma vez também. Não sei se o certo é ligar a FAST TRACK PRO em uma fonte ao invés de usar a alimentação USB.
Usar um Controlador junto a outro teclado acho que é interessante, só que sempre precisarei levar o teclado de 88 junto, a ideia é justamente ter o 61 para carregar sozinho na maioria das vezes.. rs ..

esse Krome me parece ser um Key ótimo para um MID lvl (o que me preocupa também...)...
Porque te preocupa?

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


preço, meu amigo, preço...
apareceu uma prevenda na teclacenter dele... 61 teclas 5k!

Guiller_Fernandes91
Veterano
# dez/12
· votar


junior.teclado
já fiquei na mão diversas vezes com vst....placa que não reconhece ou tela azul são frequentes com Windows...reza a lenda que com o Mac iOS não aconteça isso, porém já vi acontecer de reiniciar o Macbook no meio de uma música...realmente é complicado configurar tudo e ter segurança

keyboarder10
Veterano
# mar/13
· votar


junior.teclado

A Fast estava ligada via USB (não tenho fonte e deixo a alimentação pelo USB mesmo).

Acredito que vc deveria usar uma fonte na Fast Track, quando eu passei a usar uma fonte na minha a estabilidade melhorou muito. Falando de windows, programas pirata tbm atrapalham, todos vem cheios de bugs e coisa e tal, não se foi o seu caso, mas comigo foi assim, quando passei a comprar alguns plugins eu ganhei no quesito estabilidade.

Guiller_Fernandes91

reza a lenda que com o Mac iOS não aconteça isso

É verdade, MAC também trava.
Enfim eu desisti de windows e parti pra MAC, estou com ele a mais ou menos 1 ano, até agora nunca travou e nem engasgou. Mas acontece sim, já vi isso antes.

bravo57

só que eu tbm não acho legal carregar tralhada.

Kra depende, vou te dar meu exemplo, eu uso 2 setups diferentes um setup simples pra fazer gig, e outro mais maior pra tocar com minha banda. O mais simples é notebook(peso normal)+interface(Focusrite é um pouco pesadinha)+controlador61(Roland A-800 q acho muito leve). Carrego tudo em uma mochila + a bag do teclado, não acho que seja tralhada se fosse tocar só com um teclado eu levaria a bag dele mais uma mochila pra carregar cabos, fonte, pedais e etc, eu só aumento um pouco o peso da mochila. Quando eu estou afim eu até levo minha pedaleira MIDI(FCB1010) e controlo a troca de sons pelo pé, é uma maravilha, mas ai já são 3 bolsas.

Tears Of Fire
mas eu duvido que esses problemas aconteçam quando se conecta um controller em um outro key... vai na fé!

Acho que vc vai estar trocando um problema por outro. Pq ai vc vai ter q mexer na estrutura dos canais MIDI de seu teclado principal, pra poder direcionar o controle entre um teclado e outro. Dá pra fazer!!! Mas vai ralar muito pra entender o funcionamento do seu "módulo"!!! Pq a principal desvantagem desse tipo de sistema, na minha opinião, é a falta de padrão de comunicação que existe entre os sistemas MIDI saca? Cada um vem com um tipo de configuração e um tipo de linguagem diferente, particularidades que variam de teclado para teclado, e cabe a vc identificar isso e aprender a sincronizar os equipos corretamente.

Enfim

junior.teclado

Já deu pra perceber que eu sou defensor dos Notebooks + Vsts né?!?!?! rsrsrsrsr

A principal vantagem, a meu ver, é o custo benefício. Com meu note+controlador, eu consigo qualidade sonora a nível de korg kronos, Roland Fanton(já comprovei na expomusic) isso aliado a uma boa interface de áudio de preferência firewire e com um bom pré, vc chega nuns resultados MUITO legais, eu alcancei isso quando eu vendi a M-audio e comprei uma Focusrite. Eu uso um kontakt com o Alicia´s Keys instalado, coisa linda demais, eu uso tbm o korg legacy(pois sou fã da korg) e fico misturando com os sintetizadores do Kontakt e do próprio Logic e consigo umas texturas bem interessantes. E isso gastando por volta de 7k, vcs sabem que num kronos eu gastaria 12k fácil.

Pra vc ver como sou fã eu tenho um korg triton le (que eu amo demais), fiquei com ele uns tempos parado pois ele pegou um transiente de tensão e queimou a placa mãe, enfim troquei por uma placa de Korg TR, gastei uma graninha, fiz um frankstein mas o bixo funciona maravilhosamente, inclusive uso ele na minha banda, eu só iria me desfazer do triton le se fosse pra pegar o triton extreme que ainda hj usado custa por volta de 9k. Ai já não é a questão de qualidade sonora nem modernidade, é meu som que está ali saca? Pra korg voltar a fabricar um teclado com aquele nipe sonoro vai demorar por volta de 20 anos.

Espero ter ajudado, e desculpem-me caso eu tenha falado alguma besteira mas falei baseado nas minhas experiências.

Abçs

junior.teclado
Veterano
# mar/13
· votar


keyboarder10

Cara, muito obrigado pelas dicas!!
Eu não sou um cara tão fução, como musica não é o meu trabalho acabo dedicando pouco tempo pra estudar e alterar os programas dos teclados. Eu acabei comprando o M50 pra ficar como par do MOX8 pois não estava com condições de colocar mais dinheiro no meu setup.
Hoje eu acho que talvez a melhor opção seria um controlador + VSTs e um piano digital, porém eu iria ter um bom trabalho inicial pra deixar o controlador todo configurado com o PC e tal pra conseguir fazer trabalhos só com ele e como não domino tanto essa área (mesmo tendo varios vsts em casa) fico meio receioso de arriscar.
Estou feliz com meu setup, mais acho que daria pra melhorar com a mesma grana que ele vale.
O MOX + M50 pra mim acabam se completando, porém quando isolados fico meio triste com eles.. hehe..
MOX 8 - Gostei bastante dos sons, dos pianos eletricos, porém achei que tem poucos pianos acusticos e pianos com pad, mais vou tentar resolver isso com uns proramas que o pessoal acabou disponibilizando. O que me incomoda nesse teclado é que ele tem muitos bancos e não é pratico mudar os sons entre os bancos a não ser que eu jogue tudo pro user os que mais gosto.
M50 - Achei ele mais pratico de usar devido ao visor ser grande e Touch. Porém prefiro os sons do MOX no geral.
Acho que seu eu me dedicasse um pouco aos VSTs e migrasse para o setup piano digital + controlador eu iria ter um resultado melhor.

Até hoje apenas usei teclados normais como controladores e apenas usando o som que defini na hora. Poderia me dar uma dica, ou me indicar videos que exemplificam a praticidade de configurar um controlador?exemplo:
> Como fazer para que o controlador/teclado mude os sons no Kontakt e se por exemplo eu conseguiria criar 2 BANCOS cada um com 128 sons como em um teclado comum e mudar os sons e bancos de forma pratica.
> O controlador tem muitos botões, quão facil é mapea-los para fazer o que deseja com eles?

Desde ja, muito obrigado pela ajuda!! é que esse lance de Controlador ainda é mto novo pra mim e além disso tem muitos controladores e hospedeiros de VST.
Abs

El_Cabong
Veterano
# mar/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Acho que o jeito mais barato de montar um bom setup com dois teclados (88 + 61 teclas) seria comprar um workstation TOP de 61 teclas, por exemplo um Yamaha Motif XF6 ou então um Korg Kronos 61.

E depois compra um controlador midi de 88 teclas como por exemplo o M-Audio Keystation 88es, que é bem barato.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-470585634-m-audio-keystation-88 es-88-teclas-semi-pesadas-loja--_JM

Liga em MIDI este controlador MIDI com o workstation, e joga um timbre TOP de piano acústico, ou EP, ou ... deste workstation para o Controlador MIDI de 88 teclas.

Pleyel
Veterano
# mar/13
· votar


junior.teclado
Caso você queira realmente um piano digital portátil, dê uma olhada no piano Yamaha NP-30, ele possui 76 teclas e pesa, salvo melhor juízo, 5 kg.

abs.

manasses.ss
Veterano
# mar/13
· votar


Pleyel

Esse NP 30/31, na minha opinão é um dos melhores custobenefícios de 2 anos pra cá: Bonito, leve, e timbres de piano AC que não são pesados, mas dá pau em teclados até mais caros do que ele, digo isso com base nos demos que eu ví, me corrija se estiver errado. Aonde você vai comprar um teclado em torno de 1200,00 com essa qualidade de timbres.

Pleyel
Veterano
# mar/13
· votar


manasses.ss
Pois é, já vi algumas pessoas criticando esses modelos da Yamaha, mas não existe no mercado melhor custo benefício.
Digo isso pois tenho um Yamaha NP 30, que comprei nos EUA na época do seu lançamento e posso dizer que comparado aos preços praticados aqui, com relação a instrumentos musicais, ele saiu de graça. Paguei algo em torno de 600 dólares. (se eu não estiver enganado)
Além do que não é só o preço, como você bem disse, ele faz simulação de piano acústico e o som, na minha opinião, é muito bom, além de ser MUITO leve e portátil, ou seja, quem tem banda e precisa fazer um som de piano e não quer transportar um "trambolho" de 20 e tanto kilos essa é a melhor opção.

abs.

marcomonbr
Membro Novato
# ago/20
· votar


O último post do tópico foi em 2013 e apareceram várias opções de teclados nesse tempo. Elaborei uma lista com 6 setups e gostaria que me ajudassem com comentários. Meu foco é um teclado principal, com 88 teclas, com bons sons de piano e boa sensibilidade e resposta ao toque. Acompnahado de um sintetizador de 61 teclas, com bons timbres, facilidade de operação, conexão com DAW's. O objetivo é um espaço em casa, para estudar, explorar, preparar covers. Como um dos objetivos é substituir um piano acústico, existem pianos digitais na lista.
Valor total em torno de R$ 25.000,00.
Set 1: Korg Kronos 2 (usado) + Yamaha ModX6
Set 2: Yamaha ModX 8 + Roland FA06
Set 3: Roland FA08 + Yamaha ModX6
Set 4: Yamaha CP88 + Yamaha ModX6
Set 5: Kawai MP7SE + Yamaha ModX6
Set 6: Korg Krome EX 88 + Yamaha ModX6

Qual o conjunto que oferece melhor custo benefício e longevidade? Evidentemente, fiquem à vontade para propor um set diferente.

warto
Membro Novato
# ago/20
· votar


Boa tarde,

Ainda não entendi muito bem a sua necessidade de 2 teclados.
Pois em suas sugestões de setup, você até colocou um Kronos 2 88, que é uma puta máquina (melhor workstation em produção, cheio de engines de timbres). Com Kronos 2 e 88 (da pra fazer um monte de split sections), não creio que pra tocar, gravar e até apresentações você precisaria de um 61 e de qualidade muitíssimo inferior.
Antes de opinarmos qual o seu foco?

Valeu.

johnxx3
Membro Novato
# ago/20
· votar


Sinceramente nao entendo de quanta importancia se dá a 2 teclados juntos como se isso fosse mágica, pois magica mesmo, faz um BOM tecladista num teclado único de média qualidade contra um fraco tecladista com um teclado super-top que nada faz, pois o que manda é a habilidade e NUNCA a quantidade de teclados. Dai a estar totalmente perdido esse criador do post ao PERGUNTAR qual "setup" deveria ele ter (hilário) de 2 teclados, pois ate se respeita quem quer ter dois timbres diferentes mas justamente do GOSTO único dele, nao dos outros (é pra rir mesmo....cara! me escolha um sorvete....do teu gosto......piada!). Esse foi intuito do post..afobar própria preferência em vez de ir numa loja e testar cada marca, cada timbre e escolher o próprio gosto, nunca dos outros (e gastar milhares de pilas pra ouvir o gosto de um outro alguém.....)

warto
Membro Novato
# ago/20
· votar


johnxx3

Cara, a quantidade de teclados depende da aplicação.
Por exemplo um show longo, que requer mudanças de timbres sem corte, especialização de timbres, como synth’s, emuladores de organ, faz a diferença e como você disse, tem que ser um bom tecladista (execução e operação do setup).
Mas o marcomonbr, está com um orçamento muito grande, mas aparentemente está sem objetivos definidos e pode gastar sem pensar.
As vezes um Kronos (se ele for trabalhar em estúdio e também com produção), um Nord Stage (performance ao vivo com timbres top e rápidas edições, sem necessidades de múltiplos timbres), Yamaha CP 88 (na mesma onda do Nord), Roland Fantom/Yamaha Montage (msm onda do Kronos mas mais recentes).
Bom, vamos aguardar o retorno dele, pra tentar direciona-ló.
Mas também a grana é dele e se ele quiser gastar como quiser sem dicas, tomara que tenha boa sorte.

fernando tecladista
Veterano
# ago/20
· votar


se eu pensar no set como usar ao vivo em banda, se eu dedicar um de 88 pra piano praticamente o show inteiro (ou uns 80% de piano) um kronos pra essa função fica sobrando, muito recurso pra usar 6 timbres para um show inteiro, então seria talvez interessante ter um piano digital pra isso

ai se pensa tocar com banda e também produzir algo em casa e não é da praia de VST (como eu tb não sou) os sets listados com dois workstations até são validos

mas como comentaram
um kronos você faz de tudo nele e opções diferentes de síntese
-------------------------------------------------

entra gosto pessoal também, eu não me entendi com os motif, mox e tb com o FA...
um set que me atenderia hoje seria um kornos de 61 e um piano digital

e também onde será o trampo e tipo de trampo,quanto váo pagar... dos ultimas bandas que tive, hoje eu não tiro um kronos de casa pra ganhar cache de barzinho, me enfio com o XW-P1 da casio e um PSR EW400 pra piano... isso pelo valor que pagam nessas presepadas


=============================================
Set 4: Yamaha CP88 + Yamaha ModX6
Set 5: Kawai MP7SE + Yamaha ModX6


dentro da sua proposta se nota que vai escolher o MOdx7 ele aparece quase em tudo

dos pianos digitais eu nunca mexi,
mexi nos Kawai quando saiu o kawai mp9000, amei a mecanica, depois disso nunca mais vi um
tem que testar os dois piano e ver qual você gosta mais

kronos krome e etc... são chato para coisas simples, fazer um "DUAL" de piano com strings é um parto: edit, acerta a zona de um o timbre, o insert de efeito, volume de um, do outro... tem que salvar, dar nome

nos pianos digitais é só apertar o botão dos dois juntos que o dual tá pronto

marcomonbr
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: marcomonbr
· votar


Me desculpem pela demora na resposta. Vamos lá:
warto, como coloquei no meu post, não vou tocar profissionalmente. É uma questão de prazer pessoal. Nessa quarentena, retomei meus estudos com música e vai ser um hobby sério daqui para a frente. Como minha origem é o piano, quero manter esse contato. Pesquisei mais esses dias e defini que o de 88 teclas será um piano digital, com boa resposta sensitiva e bons timbres.
johnnxx3, você tem razão. A ansiedade é uma grande inimiga. Entendo o que você diz que timbres e teclas são uma questão de gosto e que o correto é ir a uma loja testar. Porém, ainda não me sinto confortável em sair como se não estivéssemos em quarentena. O que estou buscando é aproveitar esse período para aprender com vocês, que são mais experientes para que, quando acabar esse período, eu possa ir às lojas já com foco definido. E, quanto à questão de verba, o importante é buscar o melhor resultado para o dinheiro aplicado. Provavelmente, comprarei esses equipamentos e não terei idade para trocá-los mais.
warto, busco opiniões técnicas e embasadas, justamente, para não gastar sem pensar. As opções de teclados são muitas e as informações técnicas nem sempre são claras.
fernando tecladista, acho que você captou o meu objetivo. É ter um bom piano digital (88 teclas), ainda que sem grandes recursos adicionais, para as peças clássicas e para integrá-lo ao de 61 teclas. E o de 61 teclas seria onde eu teria a maior diversidade de timbres, recursos e possibilidades de integração com o computador.

Reconheço que esses sets iniciais estavam misturando coisas, mas foram importantes para um direcionamento. Creio que agora, as coisas estão um pouco mais claras para mim. Estou no seguinte pé:
- 88 teclas: piano digital
Yamaha CP88 ou
Kawai MP7SE ou
Korg SV2 ou
Roland RD88
Dúvida: qual deles possui maiores possibilidades de integração com um segundo teclado e VST's
Quanto a timbres e sensibilidade de teclas, sei que terei que testar.
- 61 teclas: sintetizador / workstation
- em função do preço, minha opção tem sido o ModX6, pois, entendo que várias limitações são superadas com a conexão ao computador (p.ex. sequenciamento)
- mas, há a possibilidade de aguardar um pouco mais e, caso existam benefícios importantes, partir para um Montage 6 ou Kronos 2 61, ainda que usados.
Agradeço a ajuda de todos. Só 2 considerações finais:
i. Não. O dinheiro não está sobrando. Estou vendendo os instrumentos que tenho para poder realizar um objetivo de vida.
ii. johnxx3: acredito que você seja muito bom no que faz. Apesar de eu estar engatinhando na tecnologia dos teclados, atuo profissionalmente e sou professor em faculdades de engenharia. E, acredito, que sou muito bom nessa área. Mas, nunca, por mais idiota que seja a pergunta que um aluno me faça, vou ridicularizá-lo. Ainda mais, na frente de outras pessoas. Na vida, ás vezes somos mestres, outras vezes somos alunos. Mas, nunca podemos perder a humildade e vontade de ensinar e aprender. Pense nisso.

warto
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: warto
· votar


marcomonbr,

Eu tentaria “misturar marcas”, não que seja a melhor ou pior coisa. Por exemplo, num MODX/Montage, você teria motores sonoros similares em pianos ao CP88.
Com marcas diferentes, você poderá montar um set com engines sonoras diferentes, é uma versatilidade mais abrangente.
Nos orçamentos de piano que você tem eu iriar de CP88 (sou usuário de longa data da Yamaha), mas a interface dele similar (não igual a Nord), te dará uma experiência diferente e simples de customização de timbres, além de eu ser fã dos pianos Yamaha.
Com um piano mais top, talvez um Krome/FA/MODX, que são excelentes workstation (Mid-level), te deem um poder de fogo muito bom. Mas um Kronos 61 (usado, em bom preço/estado), deixaria seu set muito mais poderoso.
Mas como o Fernando disse, o Kronos é uma máquina top mas complexa, tem muitos motores sonoros, um verdadeiro workstation pra produção. Então é uma máquina muito complexa para coisas simples como um simples layer/dual, que demanda uma boa rodada de menus pra simples operações.
Eu iria de CP88 e Krome 61 (ou Kronos 61 usado).
Mesmo que você não toque profissionalmente, esse set te dará uma longevidade e pode te oferecer futuramente um possibilidade de tocar fora em grande estilo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando setup de 2 teclados (88 + 61 teclas)